Conecte-se conosco

Geral

Setembro Roxo: a importância do teste do pezinho na infância

Em Içara, o procedimento é realizado em todas as unidades de saúde

Publicado

em

O Setembro Roxo é o símbolo para o mês nacional de conscientização sobre a fibrose cística. Esta é considerada a doença genética grave mais comum da infância. No Brasil, estimativas do Ministério da Saúde apontam que uma em cada 25 pessoas carregam o gene. Também conhecida como doença do beijo salgado ou mucoviscidose, pode ser identificada logo nos primeiros dias de vida por meio do teste do pezinho. Em Içara, todas as unidades de saúde realizam o procedimento.

“O teste do pezinho é um exame obrigatório para todos os recém-nascidos no Brasil, em maternidades ou unidades de saúde públicas ou privadas. A coleta para o exame deve acontecer, preferencialmente, entre o terceiro e o quinto dia de vida do bebê. Pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o teste é totalmente gratuito”, informa Sandro Ressler, secretário de Saúde de Içara.

Com o exame, é possível investigar até 14 condições médicas que podem trazer riscos à saúde da criança, caso não sejam descobertas de forma precoce. Entre elas, está a fibrose cística. “A manifestação acontece por um transtorno hereditário que coloca em risco a vida, pois danifica os pulmões e o sistema digestivo, afetando as células que produzem muco, suor e sucos digestivos, fazendo com que esses fluidos se tornem espessos e pegajosos.  Os sintomas variam e podem incluir tosse, infecções pulmonares reincidentes, incapacidade de ganhar peso e fezes gordurosas”, observa Shirley Gazola, coordenadora da Atenção Primária.

Se o resultado do teste do pezinho estiver alterado, a família e o ponto de coleta são contatados pelo Serviço de Referência em Triagem Neonatal e o bebê é reconvocado para fazer novos exames que podem confirmar ou excluir a doença. Quanto mais cedo for identificada a fibrose cística, melhor para a qualidade de vida do paciente e familiares. Apesar de não ter cura, se identificada precocemente e tratada de maneira adequada, o afetado pode levar uma vida praticamente normal, dentro de suas limitações.

“O Setembro Roxo é um mês onde temos a oportunidade de conscientizar a população sobre a fibrose cística e chamar a atenção para os sintomas, formas de diagnóstico e também colocar as pessoas diagnosticadas como protagonistas de suas próprias histórias de luta e superação. Também é fundamental que possamos orientar as pessoas que desconhecem o tema, pois acreditamos que ter acesso a informações corretas sobre a doença é algo fundamental para que o diagnóstico seja realizado o mais cedo possível”, finaliza Ressler. 

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Rodovia que liga Siderópolis à Treviso é asfaltada

Publicado

em

A rodovia municipal SID-164, que liga a comunidade de Rio Jordão, em Siderópolis, à comunidade do Balneário Rio Manin, em Treviso, recebeu a capa asfáltica no início desta semana. A obra faz parte da pavimentação de quase um quilômetro da SID-164, que está sendo executada pela empresa BCL Empreendimentos e o valor de investimento total é de R$ 1,38 milhão.
Além do asfalto, no local foi construída uma ponte de concreto de 3 metros por 11 de largura. Para a conclusão da obra, ainda serão feitos os serviços de drenagem e de sinalização da obra. Conforme o prefeito Franqui Salvaro, o local é uma importante rota turística. “Essa obra é importante para o desenvolvimento na busca de mais visitantes ao nosso município. Vamos continuar buscando promover o desenvolvimento, realizando mais obras e pavimentando ruas”, comentou.

Continue Lendo

Geral

Sancionada a Lei de criação do Sistema Municipal de Política Cultural

Publicado

em

O Sistema Municipal de Política Cultural, foi sancionado em Urussanga. Esta lei faz com que Urussanga passe a integrar o sistema estadual e nacional de cultura. O ato formal de sanção da lei foi realizado na manhã desta terça-feira, dia 2 de julho, no salão de atos da Administração Municipal, com a presença do Conselho Municipal de Cultura, dos representantes do legislativo e executivo, das entidades, da gestão pública e da sociedade cultural local.

O objetivo desta lei é promover ações culturais e criar uma gestão descentralizada, com a participação tanto da gestão pública quanto da sociedade civil. A diretora de cultura, Maria Alice Batista, afirma que a implementação deste Sistema no município é como dar um rumo e esperança a todos os agentes culturais, trabalhadores e espaços culturais. “Muitos de nossos artistas foram embora por falta de incentivo, e agora, com esta lei, temos mais esperança de valorizar e capacitar todos”, salienta.

Para a presidente do conselho de cultura da cidade, Vanessa Lopes, este projeto estava para ser implementado desde 2010 e só nos últimos anos começou a ser viabilizado. Com a nova lei, haverá uma reestruturação do Conselho, que agora será setorial, contando com a participação dos fazedores de cultura e da sociedade civil, e não apenas das entidades organizadas, como era anteriormente. A criação do Fundo de Cultura permitirá um melhor gerenciamento dos recursos financeiros, que serão aplicados diretamente na cultura. Além disso, a lei estabelece um planejamento a longo prazo, de 10 anos, para a política cultural.

Continue Lendo

Geral

Cocal do Sul: divulgado resultado final do concurso público

Publicado

em

Foi divulgado o resultado final definitivo dos classificados na prova objetiva do concurso público 01/2024 (alterado pelo edital n. 03) da Prefeitura Municipal de Cocal do Sul. O edital com os respectivos nomes dos aprovados está no site cocaldosul.sc.gov.br.

A Prova Objetiva foi realizada em Criciúma, na Unesc, no último mês. As vagas abertas foram de Assistente Administrativo; Assistente Social; Fonoaudiólogo; Orientador Social; Pedagogo; Professor de Artes; Professor de Educação Física; Professor de Educação Infantil; Professor de Língua Inglesa; Professor Séries Iniciais e Psicólogo.

Continue Lendo

Mais vistos

© Copyright 2007-2024 sulnoticias.com