Geral
Setembro Roxo: a importância do teste do pezinho na infância
Em Içara, o procedimento é realizado em todas as unidades de saúde

O Setembro Roxo é o símbolo para o mês nacional de conscientização sobre a fibrose cística. Esta é considerada a doença genética grave mais comum da infância. No Brasil, estimativas do Ministério da Saúde apontam que uma em cada 25 pessoas carregam o gene. Também conhecida como doença do beijo salgado ou mucoviscidose, pode ser identificada logo nos primeiros dias de vida por meio do teste do pezinho. Em Içara, todas as unidades de saúde realizam o procedimento.
“O teste do pezinho é um exame obrigatório para todos os recém-nascidos no Brasil, em maternidades ou unidades de saúde públicas ou privadas. A coleta para o exame deve acontecer, preferencialmente, entre o terceiro e o quinto dia de vida do bebê. Pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o teste é totalmente gratuito”, informa Sandro Ressler, secretário de Saúde de Içara.
Com o exame, é possível investigar até 14 condições médicas que podem trazer riscos à saúde da criança, caso não sejam descobertas de forma precoce. Entre elas, está a fibrose cística. “A manifestação acontece por um transtorno hereditário que coloca em risco a vida, pois danifica os pulmões e o sistema digestivo, afetando as células que produzem muco, suor e sucos digestivos, fazendo com que esses fluidos se tornem espessos e pegajosos. Os sintomas variam e podem incluir tosse, infecções pulmonares reincidentes, incapacidade de ganhar peso e fezes gordurosas”, observa Shirley Gazola, coordenadora da Atenção Primária.
Se o resultado do teste do pezinho estiver alterado, a família e o ponto de coleta são contatados pelo Serviço de Referência em Triagem Neonatal e o bebê é reconvocado para fazer novos exames que podem confirmar ou excluir a doença. Quanto mais cedo for identificada a fibrose cística, melhor para a qualidade de vida do paciente e familiares. Apesar de não ter cura, se identificada precocemente e tratada de maneira adequada, o afetado pode levar uma vida praticamente normal, dentro de suas limitações.
“O Setembro Roxo é um mês onde temos a oportunidade de conscientizar a população sobre a fibrose cística e chamar a atenção para os sintomas, formas de diagnóstico e também colocar as pessoas diagnosticadas como protagonistas de suas próprias histórias de luta e superação. Também é fundamental que possamos orientar as pessoas que desconhecem o tema, pois acreditamos que ter acesso a informações corretas sobre a doença é algo fundamental para que o diagnóstico seja realizado o mais cedo possível”, finaliza Ressler.

Geral
Superintendência de Trânsito atua no bairro Pinheirinho

O Governo Municipal, por meio da Superintendência de Trânsito de Criciúma, continua comprometido com a melhoria do tráfego na Avenida Centenário, na região do Pinheirinho. O local tem sido constantemente analisado, com o objetivo de aplicar medidas que agilizem a circulação dos veículos. Após um estudo, foi identificado que alguns condutores realizavam uma prática perigosa de conversão à esquerda, que ocupa duas faixas e coloca em risco a segurança dos demais condutores. Em resposta a esse problema, foi implementada uma estratégia de bloqueio da via proibida e de sinalização com placas e agentes de trânsito no horário de pico, das 18h às 19h.
A iniciativa visa impedir a conversão à esquerda, que atravessa duas vias, colocando em risco a segurança dos outros motoristas que transitam pela Avenida Centenário, no Pinheirinho. “O principal objetivo dessa ação é a mobilidade urbana. Inclusive, tivemos uma reunião com a comunidade do Pinheirinho e todos eles aprovaram o fechamento da rua. Colocamos placas de sinalização no local e direcionamos o trânsito com o suporte dos agentes de trânsito entre as 18h e as 19h e, devido a essa ação, o trânsito está fluindo bem”, ressalta o superintendente de trânsito de Criciúma, Sargento Edno Camelio Dutra.
A superintendência realizou um levantamento do fluxo de veículos na região e foi observado que aproximadamente 20 mil automóveis trafegam na região do Pinheirinho diariamente, sendo 7 mil em horário de pico. “Para fazer o entorno da Av. Centenário voltando para o Pinheirinho (ao lado do posto Barb), passam 3,5 mil veículos. No horário de pico, passam entre 700 e 800 veículos. Em direção à Forquilhinha, passam em torno de 4,5 mil veículos, sendo 2 mil em horário de pico. Por isso identificamos a necessidade de colocar o semáforo em funcionamento intermitente”, ressalta o sargento.

Geral
Fundação do Meio Ambiente de Morro da Fumaça promove mutirão para coleta de lixo eletrônico

A Fundação Municipal do Meio Ambiente de Morro da Fumaça (Fumaf) está promovendo, até o dia 21 de março, uma campanha de coleta de eletrônicos, pilhas e lâmpadas para descarte. Para fazer a entrega é necessário agendar com a Fumaf pelo telefone (48) 3434-4497, pelo WhatsApp (48) 99610-3267, ou ir diretamente na sede da fundação, no Edifício San Valetim, 2º andar, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Os materiais arrecadados serão destinados a empresas que fazem a reciclagem ou logística reversa dos respectivos itens.
“Temos uma demanda crescente pela coleta e destinação correta destes itens, por isso estamos em campanha para que o cidadão possa reunir os eletrônicos, baterias, pilhas ou lâmpadas que quer descartar e venha deixar neste ponto de coleta, que daremos o encaminhamento necessário”, explica a engenheira ambiental e diretora da Fumaf, Silvia Sartor Roseng. Silvia destaca que a Fundação ainda possui, no local, espaço para descarte de material de escrita e esponjas.
O Brasil ocupa a quinta posição mundial na produção de lixo eletrônico, de acordo com informações da Organização das Nações Unidas (ONU). No entanto, apenas 3% desse material é descartado de maneira adequada, permitindo seu reaproveitamento.

Geral
Semana do Sono 2025: ação de saúde e orientações serão realizadas neste sábado em Criciúma

Em alusão à Semana do Sono 2025, uma ação especial gratuita será realizada neste sábado (15), das 9h às 12h, na Praça Nereu Ramos, no Centro de Criciúma. Profissionais da saúde estarão no local oferecendo orientações sobre a importância de uma boa noite de sono para a qualidade de vida, além de serviços gratuitos de checagem de saúde.
Serviços gratuitos disponíveis na ação
✔Orientação com médicos, enfermeiros e nutricionistas da Unimed Criciúma
✔Aferição de pressão arterial
✔Teste de glicemia
✔Dicas sobre alimentação e sono saudável
Especialistas estarão disponíveis para tirar dúvidas sobre os impactos da má qualidade do sono, como isso pode afetar a saúde ao longo da vida e quais medidas podem ser adotadas para dormir melhor.
A importância do sono para a saúde
O sono desempenha um papel essencial na saúde física e mental. Durante o repouso noturno, ocorrem processos restauradores fundamentais, como:
✔Consolidação da memória
✔Eliminação de toxinas acumuladas no cérebro
✔Regulação hormonal e do apetite
✔Conservação de energia e recuperação muscular
“É fundamental que a população entenda que uma noite mal dormida pode prejudicar a saúde, tanto mental quanto física. A curto prazo, pode causar fadiga, sonolência, dificuldade de concentração e até alterações de humor. A longo prazo, pode levar ao desenvolvimento de transtornos mentais e outras doenças” — explica o médico especialista em Medicina do Sono e diretor técnico hospitalar da Unimed Criciúma, Fábio de Barros Souza.
Sobre a Semana do Sono
A Semana do Sono é uma iniciativa da Associação Brasileira do Sono (ABSono) e ocorre anualmente em todo o país. Em 2025, a campanha acontece entre os dias 14 e 20 de março, com o tema “Faça da saúde do sono uma prioridade”. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância do sono para o bem-estar e oferecer informações qualificadas sobre o tema.
Serviço
Data: 15 de março (sábado)
Horário: das 9h às 12h
Local: Praça Nereu Ramos – Centro de Criciúma
Atendimento gratuito

-
Geral5 anos atrás
Edital Cultura Criciúma: assinatura de contratos ocorre nesta quinta-feira
-
Política4 anos atrás
Edilson assume vaga na Câmara
-
Economia5 anos atrás
Edital de Inovação Unesc dará fomento financeiro para projetos da região
-
Política4 anos atrás
Confira os eleitos para o legislativo de Içara
-
Polícia4 anos atrás
Imagens da madrugada de crimes e pânico em Criciúma
-
Geral4 anos atrás
Confirmados os nove vereadores da nova Câmara do Rincão
-
Polícia4 anos atrás
Noite de terror em Criciúma
-
Imagens8 anos atrás
Cidades