Conecte-se conosco

Geral

Siderópolis cobra investimentos da Casan

Publicado

em

Ouça esta matéria

O prefeito Hélio Cesa, o Alemão, cobrou investimentos urgentes da Casan e a resolução definitiva para a falta de água em Siderópolis. As cobranças foram feitas diretamente ao superintendente Regional Sul/Serra, Vilmar Tadeu Bonetti e à gerente de Operações da empresa, Fabiula Bortolotto, em reunião realizada na manhã desta terça-feira, 18, no gabinete do prefeito. De acordo com Alemão as interrupções já se tornaram frequentes e a população está sofrendo com a falta de solução. “Precisamos impedir que isso ocorra novamente e com tanta frequência. Siderópolis precisa de um abastecimento de água que atenda a população de forma contínua e com qualidade”, destacou o prefeito ao lado do vice, Xande Feltrin e da vereadora Janete Trento.

O representante da empresa fez um relato da última interrupção, ocorrida na sexta-feira, 14, e anunciou a aquisição de duas bombas novas que serão colocadas para o abastecimento, no sistema de reserva. Além disso, deve ser tirado do papel o projeto de modernização do bombeamento e revisão da rede. “A cobrança do município é justa e vamos buscar atender da melhor maneira possível a população. As bombas devem ser entregues na próxima semana e o projeto de revisão da rede, já existente, deve ser executado”, afirmou Bonetti, acrescentando que com a mudança no sistema de bombeamento, também deverá ser feito estudo para colocação de isolamento acústico para impedir a propagação de som.

Com as explanações da superintendência da Casan, o prefeito irá à Florianópolis conversar pessoalmente com o presidente Walter Galina, para reforçar a exigência de investimentos no sistema de abastecimento na cidade.

Água para o Alto Rio Maina e Santa Luzia – O prefeito Alemão aproveitou a reunião com a Casan para reforçar o pedido de água para as comunidades de Alto Rio Maina e Santa Luzia, que atualmente utilizam um sistema de rede comunitário. “Existe um projeto que provavelmente está defasado, da época em que os moradores desistiram de ter água da Casan. Vamos revisar o projeto e apresentar os números para o prefeito”, afirmou a gerente.

Geral

Prefeitura de Criciúma realiza Feira de Robótica no Paço Municipal Marcos Rovaris

Publicado

em

Ouça esta matéria

O hall do Paço Municipal Marcos Rovaris recebe, nesta quinta-feira (23) e sexta-feira (24), a Feira de Robótica. Promovida pelo Governo de Criciúma, por meio da Secretaria Municipal de Educação, a Feira contará com a exposição de 48 trabalhos produzidos por estudantes dos Clubes de Robótica da rede municipal de ensino. A abertura do evento ocorre às 9h desta quinta-feira e a visitação será gratuita, das 9h às 16h.

A realização da Feira de Robótica faz parte da missão de propagar a educação pública de qualidade com ênfase no processo de ensino e aprendizagem para a formação humana. “Expor os trabalhos produzidos por nossos estudantes é uma maneira de incentivá-los a continuarem se empenhando em estudar e criar projetos que têm o poder de mudar toda uma geração”, declara o secretário municipal de Educação, Celito Cardoso.

Durante a Feira, o público poderá observar e compreender exposições que envolvem os fundamentos trabalhados durante as aulas de robótica, como impressão 3D, empreendedorismo, inovação, resolução de problemas, criatividade, liderança, conceitos de programação, entre outros conceitos apresentados aos alunos. “Os trabalhos selecionados para a Feira de Robótica são de excelente qualidade. Os estudantes, em conjunto com seus professores, se empenharam durante todo o período letivo para trazer projetos criativos e inovadores”, afirma o coordenador de Tecnologia Educacional da Secretaria Municipal de Educação, Angelo Machado Bortolon.

Clubes de Robótica

O projeto de robótica nasceu de uma proposta do prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, e foi concretizado em 2019, a partir de um convênio com a Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina (Satc), a Associação Beneficente Abadeus e o Sesi/Senai Regional Sul, atendendo 16 escolas. Em 2023, cerca de 700 alunos, do 5º ao 9º ano, foram contemplados com as aulas que são ofertadas por meio dos Clubes de Robótica para turmas do Ensino Fundamental, de 42 escolas da rede municipal.

Continue Lendo

Geral

Saúde na Estrada da Ipiranga chega a Santa Catarina e percorre dez cidades

Publicado

em

Ouça esta matéria

O Saúde na Estrada, maior iniciativa itinerante de saúde para caminhoneiros do Brasil, volta ao estado do Paraná e visita mais dez cidades, iniciando a rota no dia 21 de novembro em Águas Mornas, seguindo para Otacílio Costa dia 22, Lages no dia 23, Santa Cecília no dia 24, Gaspar no dia 27, Balneário Camboriú no dia 28, Imbituba no dia 29, e fechando o mês de novembro em Laguna, no dia 30. Em dezembro, a carreta segue para Criciúma no dia 1º e encerra no dia 4 em Maracajá. Neste mês, a carreta vai oferecer exames de PCR (teste rápido para detecção de câncer de próstata) e materiais informativos reforçando a conscientização no Novembro Azul.

Voltado à saúde e ao bem-estar de caminhoneiros e comunidades próximas aos postos Ipiranga Rodo Rede de diversas regiões do país, este ano serão realizados 120 eventos, 60% a mais do que em 2022, em 110 cidades de 21 estados.

A carreta possui dois andares em cerca de 110m², teto levadiço e um espaço amplo, moderno e confortável. A estrutura foi desenvolvida para permitir montagem rápida nos locais dos eventos.

Saúde – O Saúde na Estrada oferece exames com foco no checkup básico de saúde, como oximetria (oxigenação no sangue); temperatura corporal; pressão arterial, batimentos cardíacos, além de glicemia (nível de açúcar no sangue), bioimpedância (avalia a composição corporal para determinar o estado nutricional) e acuidade visual. O público poderá realizar também testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite B e C.

Por meio de parcerias com as secretarias municipais de saúde, serão aplicadas vacinas para H1N1, covid-19, tétano, hepatite B, febre amarela e tríplice viral. 

No “espaço zen”, estarão disponíveis cadeiras de massagem automáticas. Já na área da carreta dedicada a treinamentos.

Repetindo a parceria com a Polícia Rodoviária Federal, o público terá acesso a orientações de trânsito. A PRF também estará nas estradas para direcionar o caminhoneiro aos postos nos dias dos eventos.   

História – O Saúde na Estrada coleciona números expressivos em seus mais de 16 anos de atuação. Foram realizados 1.550 eventos, mais de 650 mil atendimentos em 22 estados e 200 municípios, além de envolver 52 mil profissionais voluntários da área da saúde. Durante a pandemia, houve distribuição de kits de higiene, realização de testes rápidos e aplicação de vacinas. Ainda na pandemia, a Ipiranga, por meio do Saúde na Estrada, ofereceu cerca de 4 milhões de refeições em uma ação de troca do Km de Vantagens Caminhoneiro.

Serviço: Saúde na Estrada volta ao Paraná

Horário de atendimento: 10h às 17h.

Data: 21 de novembro

Local: Auto Posto Serramar Ltda

Rod Br 282 Sn Km 41 – Águas Mornas – SC

Data: 22 de novembro

Local: Irmãos Zambonato Ltda

Rod Sc 425 1369 Km 34 Cx Postal 3 – Otacílio Costa – SC

Data: 23 de novembro

Local: Posto Leo Ampessan Ltda

Rod Br 116 Sn Km 246 – Lages – SC

Data: 24 de novembro

Local: Cesca & Cia Ltda

Rod Br 116 Sn Km 129 – São Cristóvão do Sul – SC

Data: 27 de novembro

Local: Auto Posto Gaspar Ltda

Rod Ingo Hering 6237 – Gaspar – SC

Data: 28 de novembro

Local: Posto Irmão da Estrada

Rod Br 101 Sn Km 130 – Balneário Camboriú – SC

Data: 29 de novembro

Local: Auto Posto Baleia Franca Ltda

Rod Br 101 Sn Km 270 – Imbituba – SC

Data: 30 de novembro

Local: Distribuidora de Combustíveis Rosso Ltd

Rod Br 101 Sn Km 298 – Laguna – SC

Data: 1º de dezembro

Local: Auto Posto Rosso Ltda

Rod Br 101 Sn Km 392 – Criciúma – SC

Data: 4 de dezembro

Local: Auto Posto Brambila Ltda              

Rod Br 101 237 Km 403 – Maracajá – SC             

Continue Lendo

Geral

Empresas, entidades e instituições se unem no Dia de Doar

Noite será marcada pela presença do bom velhinho na praça, acendimento das luzes e show com a Banda Batons

Publicado

em

Ouça esta matéria

Uma grande manifestação de solidariedade está marcada para esta sexta-feira, 24, quando será celebrado o Dia de Doar. A campanha Doa Criciúma terá o Dia D, com ações especiais de arrecadação lideradas pelo Núcleo do Terceiro Setor da Associação Empresarial de Criciúma (Acic).

A iniciativa, que conta com o patrocínio da Unesc, une empresas, entidades e instituições, em benefício das 17 organizações sociais nucleadas. “Estamos no final do ano e todas as organizações precisam destas doações, para poder beneficiar seus atendidos. Isso vai impactar em um Natal melhor para todos”, enfatiza a coordenadora do Núcleo, Shirlei Monteiro.

“Estamos abordando todas as empresas que já aderiram, reforçando, fortalecendo e motivando todas as pessoas. Queremos trabalhar o engajamento da cidade inteira em torno dessa campanha, porque serão mais de 30 mil beneficiados”, acrescenta. Também são parceiras da campanha Librelato, Plasson, Anjo Tintas, Ufo Way e Betha Sistemas.

Podem ser doados alimentos, itens de higiene e produtos de limpeza diretamente nos postos de coleta. Durante esta semana, nos pontos fixos instalados na Acic e na Câmara Municipal. Na sexta-feira, também na Unesc e no Nações Shopping. “Estamos sensibilizando para a doação de cestas básicas e vamos trabalhar na mobilização maior de voluntários para a triagem das doações”, explica Shirlei.

Supermercados

Além de recolher os donativos nas empresas que aderiram à campanha e nos postos de arrecadação, está programada uma mobilização em frente aos supermercados da região.

“Estamos trabalhando junto aos demais supermercados, para eles liberarem a atuação dos representantes no dia 24, para sensibilizar os clientes a doar um quilo de alimento ou produto de higiene ou limpeza para a campanha”, detalha a coordenadora.

Também podem ser doadas quantias em dinheiro. Nesse caso, exclusivamente por meio do QR code disponível no site da Acic ou pelo Pix, chave: [email protected].

“Registramos o nosso agradecimento pelo empenho de todos, à Acic, à imprensa e às organizações que estão engajadas nesta campanha, aos parceiros ao Legislativo, ao Executivo, à classe empresarial, à comunidade e aos nucleados”, declara Shirlei.

Mobilização

Uma mobilização em torno da campanha já ocorreu no dia 11 de novembro, recolhendo doações em cinco regiões de Criciúma, em parceria com os núcleos de lojistas e com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

Além da praça Nereu Ramos, no Centro, a mobilização foi realizada também no distrito do Rio Maina e nos bairros Quarta Linha, Próspera e Santa Luzia.

“A cultura de doação já está muito presente em Criciúma, mas é preciso fortalecê-la, para que as organizações sociais possam manter e ampliar os serviços que são tão relevantes, seja na educação, no esporte, na qualificação profissional, na assistência social, na saúde ou na inovação. O Terceiro Setor promove a inclusão, a sustentabilidade, a melhora na qualidade de vida das pessoas”, considera o presidente da Acic, Valcir José Zanette.

Continue Lendo

Mais vistos

© Copyright 2007-2023 sulnoticias.com