Geral
Siderópolis cobra investimentos da Casan

O prefeito Hélio Cesa, o Alemão, cobrou investimentos urgentes da Casan e a resolução definitiva para a falta de água em Siderópolis. As cobranças foram feitas diretamente ao superintendente Regional Sul/Serra, Vilmar Tadeu Bonetti e à gerente de Operações da empresa, Fabiula Bortolotto, em reunião realizada na manhã desta terça-feira, 18, no gabinete do prefeito. De acordo com Alemão as interrupções já se tornaram frequentes e a população está sofrendo com a falta de solução. “Precisamos impedir que isso ocorra novamente e com tanta frequência. Siderópolis precisa de um abastecimento de água que atenda a população de forma contínua e com qualidade”, destacou o prefeito ao lado do vice, Xande Feltrin e da vereadora Janete Trento.
O representante da empresa fez um relato da última interrupção, ocorrida na sexta-feira, 14, e anunciou a aquisição de duas bombas novas que serão colocadas para o abastecimento, no sistema de reserva. Além disso, deve ser tirado do papel o projeto de modernização do bombeamento e revisão da rede. “A cobrança do município é justa e vamos buscar atender da melhor maneira possível a população. As bombas devem ser entregues na próxima semana e o projeto de revisão da rede, já existente, deve ser executado”, afirmou Bonetti, acrescentando que com a mudança no sistema de bombeamento, também deverá ser feito estudo para colocação de isolamento acústico para impedir a propagação de som.
Com as explanações da superintendência da Casan, o prefeito irá à Florianópolis conversar pessoalmente com o presidente Walter Galina, para reforçar a exigência de investimentos no sistema de abastecimento na cidade.
Água para o Alto Rio Maina e Santa Luzia – O prefeito Alemão aproveitou a reunião com a Casan para reforçar o pedido de água para as comunidades de Alto Rio Maina e Santa Luzia, que atualmente utilizam um sistema de rede comunitário. “Existe um projeto que provavelmente está defasado, da época em que os moradores desistiram de ter água da Casan. Vamos revisar o projeto e apresentar os números para o prefeito”, afirmou a gerente.

Geral
Afasc celebra centenário de emancipação de Criciúma com Gincana Solidária

Em comemoração ao centenário de emancipação de Criciúma, a cidade se mobiliza em uma onda de solidariedade com o lançamento da “Gincana Centenária: 100 anos de Solidariedade”. A Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc) abraçou a iniciativa e, em uma ação promovida pela Afasc Solidária em parceria com o departamento de Clubes de Mães, iniciou, nessa segunda-feira (14), sua gincana, que tem como objetivo arrecadar doações para famílias em situação de vulnerabilidade atendidas pela Associação.
A gincana se alinha à campanha da Administração Municipal, lançada durante o evento “Imposto de Renda na Praça”, que busca atingir a marca de 100 toneladas de alimentos arrecadados até dezembro, simbolizando cada ano de emancipação da cidade. A coordenadora da Afasc Solidária, Nádia Paz, destaca a importância da ação para fortalecer o espírito de união e auxílio mútuo na comunidade. “A união de esforços entre a Afasc Solidária, os Clubes de Mães e a comunidade é essencial para o sucesso da gincana. Juntos, podemos fazer a diferença na vida de muitas famílias e celebrar o centenário de Criciúma com um gesto de solidariedade que ficará marcado na história da nossa cidade”, afirma.
A representante da Afasc na comissão do Centenário de Criciúma, Andreza da Silva, ressalta o papel fundamental dos Clubes de Mães na gincana, enfatizando como a participação ativa desses grupos contribui para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. “Ao longo dos anos, os Clubes de Mães da Afasc têm se mostrado verdadeiros pilares da solidariedade em nossa cidade. A participação ativa desses grupos na gincana é essencial para o sucesso da ação, pois eles possuem uma forte ligação com a comunidade e um grande poder de mobilização”, pontua.
A coordenadora dos Clubes de Mães, Juliane Manganelli, complementa que a solidariedade é um pilar essencial para as relações humanas e para o bem-estar da comunidade. “Acreditamos que a solidariedade é um valor fundamental que deve ser cultivado em nossa sociedade. Ao participarmos da gincana, estamos demonstrando que nos importamos com o próximo e que estamos dispostos a ajudar quem mais precisa”, comenta.
A arrecadação de doações segue até o dia 30 de maio, com possibilidade de prorrogação, caso a demanda seja alta. A meta da Administração Municipal de alcançar 100 toneladas de alimentos até dezembro demonstra o compromisso da cidade em celebrar seu centenário com ações concretas de apoio aos mais necessitados. As pessoas que quiserem fazer parte dessa corrente de solidariedade e colaborar com a campanha podem levar suas doações de alimentos nos seguintes pontos de coletas: Sede Administrativa da Afasc, no bairro Pio Corrêa; Centro de Convivência da Terceira Idade (CCTI), anexo ao Parque das Nações, no bairro Próspera; e na sede da Afasc Solidária, anexa ao Camelódromo, no Centro da cidade.

Geral
Prefeitura lança campanha “Criciúma Coleta Junto”

No Brasil, a geração de resíduos sólidos urbanos é de aproximadamente 80 milhões de toneladas por ano, o equivalente a 380 kg por pessoa. Em Criciúma, cerca de 54 mil toneladas anuais são destinadas ao aterro sanitário, resultando em uma média de 240 kg/ano por habitante. Mais preocupante que os números absolutos é a baixa taxa de reciclagem: pouco mais de 5% dos resíduos recebem destinação adequada, enquanto o restante é descartado de forma irregular, gerando impactos à saúde e ao meio ambiente.
Diante desse cenário, a Prefeitura de Criciúma lançou a campanha “Criciúma Coleta Junto”, com o objetivo de conscientizar e informar a população sobre a correta destinação dos resíduos sólidos.
“Queremos uma Criciúma mais limpa. Por isso, criamos mutirões para recolher o lixo descartado de maneira incorreta. É uma realidade que exige atenção, e é fundamental conscientizar a população sobre a destinação correta dos resíduos domésticos”, destacou o prefeito Vagner Espindola.
A campanha também alerta para os riscos do descarte inadequado em terrenos baldios, calçadas, às margens de estradas e a céu aberto, que representa uma ameaça direta à saúde pública devido à proliferação de insetos e animais transmissores de doenças. Anequeselen Fortunato, diretora de Meio Ambiente de Criciúma, reforça a importância da destinação adequada de materiais recicláveis de grande volume, como eletrônicos, pneus e móveis inservíveis. “É fundamental que a população tenha consciência e responsabilidade para garantir uma cidade cada vez mais limpa e sustentável”, afirmou.
A ação também tem caráter informativo. De acordo com Walter Tiscoski, coordenador-geral de Meio Ambiente e Saneamento Básico (Funsab), é preciso desenvolver uma relação mais consciente com o lixo gerado. “Temos coleta diária em todos os bairros ao menos três vezes por semana e na região central, todos os dias, exceto aos domingos. A coleta seletiva acontece uma vez por semana em 80 bairros. Um dos objetivos da campanha é divulgar esses horários, por isso criamos um site com todas essas informações e orientações sobre o descarte correto”, explicou.
Dicas do Criciúma Coleta Junto:
• Não descarte lixo em terrenos baldios, calçadas, às margens de estradas ou em qualquer local a céu aberto, evitando a proliferação de insetos e animais como mosquitos da dengue, ratos, baratas e moscas.
• Em locais abertos, o lixo contamina o solo, polui a água e compromete a qualidade de vida dos moradores.
A campanha também alerta para os riscos do descarte inadequado em terrenos baldios, calçadas, às margens de estradas e a céu aberto, que representa uma ameaça direta à saúde pública devido à proliferação de insetos e animais transmissores de doenças. Anequeselen Fortunato, diretora de Meio Ambiente de Criciúma, reforça a importância da destinação adequada de materiais recicláveis de grande volume, como eletrônicos, pneus e móveis inservíveis. “É fundamental que a população tenha consciência e responsabilidade para garantir uma cidade cada vez mais limpa e sustentável”, afirmou.

Esportes
Clubes de Mães de Morro da Fumaça recebem materiais

O Governo de Morro da Fumaça, por meio do Departamento de Assistência Social, deu início a mais um ciclo de atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) destinado a mulheres adultas, com a entrega de materiais de artesanato aos Clubes de Mães do município. Atualmente, são 22 grupos formados, que se reúnem semanalmente em 16 locais diferentes, com a participação de aproximadamente 358 mulheres.
O SCFV para mulheres adultas tem como objetivo fortalecer as relações familiares e comunitárias, promover a troca de experiências, o sentimento de pertencimento e o protagonismo feminino por meio de atividades coletivas planejadas, com foco no desenvolvimento da autonomia e no fortalecimento da identidade.
De acordo com a coordenadora de Assistência Social, Saionara Freitas, a entrega dos materiais marca simbolicamente o início das atividades do ano. “Temos uma participação expressiva nos grupos e celebramos o reinício dos trabalhos com as entregas dos materiais. Este será um novo período de produção, reencontro, acolhimento e fortalecimento dos vínculos entre as participantes”, ressalta.
Cada pacote de materiais contém tecidos para toalhas e quatro rolos de linha para bordado, materiais que serão utilizados nas oficinas de artesanato conduzidas por monitores capacitados. As atividades são desenvolvidas nos bairros Mina Fluorita, Vila Rica, Centro, Linha Batista, Linha Cabral, Santa Cruz, Linha Torrens, COHAB, Jussara, Monte Verde, Linha Frasson, Graziela, Barracão, Linha Serafim, Naspolini, na Escola Pietro Maccari e no Distrito de Estação Cocal.
As entregas dos materiais contaram com a presença da primeira-dama do município, Roberta Ghise Inocêncio, e da segunda-dama, Rozi Pellegrin, que acompanharam de perto a acolhida e a mobilização das mulheres nos grupos.

-
Geral5 anos atrás
Edital Cultura Criciúma: assinatura de contratos ocorre nesta quinta-feira
-
Política4 anos atrás
Edilson assume vaga na Câmara
-
Economia5 anos atrás
Edital de Inovação Unesc dará fomento financeiro para projetos da região
-
Política4 anos atrás
Confira os eleitos para o legislativo de Içara
-
Polícia4 anos atrás
Imagens da madrugada de crimes e pânico em Criciúma
-
Geral4 anos atrás
Confirmados os nove vereadores da nova Câmara do Rincão
-
Polícia4 anos atrás
Noite de terror em Criciúma
-
Imagens8 anos atrás
Cidades