Conecte-se conosco

Tecnologia

Fapesc apoia desenvolvimento de teste rápido para Covid-19 mais seguro

Publicado

em

Criciúma

A estudante Rahisa Scussel iniciou o doutorado em 2020 com um grande desafio: desenvolver um teste rápido mais seguro para detectar Covid-19, doença que impactou o mundo todo.  A jovem pesquisadora sai de casa todos os dias, de segunda a sexta-feira, para ir até o laboratório da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc). Faz as análises, ainda em computador, com ajuda do orientador e professor Ricardo Andrez Machado de Avila. Todo esse esforço é para garantir até setembro um importante avanço: encontrar moléculas que vão permitir identificar de maneira rápida e eficiente o vírus em pacientes contaminados.

Com esse resultado em mãos, será possível iniciar as análises clínicas e comprovar na prática o que está sendo testado usando a bioinformática, tecnologia que permite analisar e interpretar dados biológicos. O recurso tem sido usado frequente nos estudos de Covid-19 para entender com profundidade a composição do novo vírus.

Já a etapa que inclui análises clínicas contará com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc), que destinou R$ 100 mil para a pesquisa via edital para combate à Covid-19 e seus efeitos em Santa Catarina. Os recursos serão usados para compra de materiais e insumos, além de cobrir os custos de transporte, armazenamento e a análise de amostras realizadas em vários cantos do país. O estudo envolve, além da Unesc, as universidades federais do Amazonas, de Minas Gerais, de Santa Catarina e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

O presidente da Fapesc, Fábio Zabot Holthausen, destaca que o apoio financeiro é primordial para o avanço das pesquisas de Covid-19 em Santa Catarina. “Vamos continuar apoiando os pesquisadores e instituições catarinenses na busca de soluções para esta pandemia e para outros desafios futuros”, confirma.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tecnologia

Centro de Inovação de Criciúma promove evento com autor do livro “De Zero a 50 Milhões”

Publicado

em

Criciúma

Fundador e CEO de uma das empresas consideradas mais inovadoras do mercado brasileiro de tecnologia, a Exact Sales, Théo Orosco narra sua história profissional no livro “De Zero a 50 Milhões – Aprendizados reais de uma trajetória empreendedora” e vai estar em um evento promovido pelo Centro de Inovação de Criciúma nesta quinta-feira (15), das 18h30 às 20h. O bate-papo virtual será mediado pela jornalista e diretora da Alfa Comunicação e Conteúdo, Andressa Fabris. 

Para participar da conversa e conhecer um pouco mais sobre o livro e os desafios enfrentados na caminhada empreendedora de Orosco, basta se inscrever gratuitamente pelo link https://exactsal.es/eventodezeroa50.

A assinatura do Centro de Inovação de Criciúma vem com o propósito de, antes mesmo de a estrutura em construção estar pronta, movimentar os empreendedores e quem tem interesse em empreender para fortalecer o ecossistema regional, afirma o presidente do comitê, Valmir Cabral da Silva Neto. “Estamos trabalhando em diversas frentes com o objetivo de criar essa sinergia entre as instituições e incentivar novos negócios inovadores, preparando o ambiente para quando o nosso centro estiver pronto”, afirma.

Continue Lendo

Geral

Garupa: novo aplicativo de mobilidade urbana chega a Criciúma

Publicado

em

Criciúma

Plataforma conta com escritório local e atende a demandas específicas

O aplicativo de mobilidade que mais cresce no Brasil chegou a Criciúma. Com crescimento de mais de 150% em um ano, o Garupa conta aproximadamente 40 mil motoristas e mais de 1 milhão de usuários. Mais da metade dos brasileiros utilizam aplicativos de mobilidade urbana para se deslocar. O dado é da plataforma Viva Real, com estudo realizado em 12 capitais brasileiras. Para atender a essa procura, o Garupa abre um escritório na cidade com opções que atendem a demandas específicas como Garupa Delivery, Garupa Saúde/Educação, Garupa Mulher, Garupa Pet, Garupa Objeto, Garupa Kids e o Garupa Empresas.

O relacionamento próximo com usuários, motoristas, parceiros e colaboradores faz parte do DNA do Garupa. “O propósito de ter um escritório em Criciúma é facilitar a vida do usuário do aplicativo, principalmente quando se fala no resgate de objetos esquecidos no carro. No Garupa não é necessário ligar para um 0800 e burocratizar o processo”, explica o gerente de marketing e vendas da plataforma, Ivar Olson. Motorista há quase um ano, Alisson Souto viu na empresa uma oportunidade de unir o prazer em dirigir com os benefícios oferecidos. “O aplicativo disponibiliza mais formas de lucrar com o serviço com as opções que oferece. Além disso, a empresa valoriza o motorista, aumentando as possibilidades de benefício e se destacando de outras plataformas pelo fato de estar presente na cidade”, expõe o condutor. O aplicativo pensado também para os motoristas têm como objetivo dar voz ativa aos colaboradores. A parceria pode ser percebida na bonificação de 90% do valor das corridas nos três primeiros meses de cadastro dos condutores. 

O consumidor também tem vantagens ao baixar o aplicativo que oferece serviços que atendem a demandas específicas. Estudantes, profissionais da saúde e educação ainda contam com descontos nas corridas. O usuário ainda tem a oportunidade de realizar uma doação no app que é destinada ao hospital São José.  “Eu descobri o Garupa pela indicação de um colega de trabalho e ao baixar o app pude perceber funções diferentes e que valem a pena, principalmente para quem utiliza diariamente”, afirma o usuário do aplicativo, Mateus Dias Silveira.

Entenda mais sobre as opções entregues:

Garupa Kids: serviço específico para mobilidade de crianças com segurança e facilidade.
Garupa Pet: serviço especializado na mobilidade de animais domésticos.
Garupa Mulher: serviço em que as corridas são feitas por motoristas mulheres para passageiras mulheres.
Garupa Food: entregas de diversos itens e volumes.
Garupa Empresa: com pacotes para mobilidade de funcionários da empres

Continue Lendo

Tecnologia

Chegou a hora de tirar a ideia de startup do papel

Publicado

em

Criciúma

Dar o primeiro passo pode ser o mais difícil na hora de começar o próprio negócio. Sabendo disso, a Darwin, parceira da Agência de Desenvolvimento, Inovação e Transferência de Tecnologia (Aditt) da Unesc em diversas iniciativas, lançou o Ponto de Evolução – da ideia ao Produto Minimamente Viável em sete dias. Para participar basta ter uma Ideia de startup e vontade de começar, ou seguir em frente para quem já iniciou este caminho. O evento é online e gratuito. As inscrições podem ser feitas no site origem.io/ponto-de-evolucao ou clicando aqui. 

Tudo ocorre entre 7 e 13 de outubro, dentro da plataforma Origem by Darwin. Serão sete aulas ao vivo para inserir o participante em uma experiência de transformação do conhecimento, além de tarefas diárias para garantir maior assertividade na fixação do aprendizado, vivência prática, materiais de apoio e networking. 

A proposta Ponto de Evolução terá cinco eixos principais: comportamento empreendedor, definição de problema a ser solucionado pelo negócio, validação de Problema, erros comuns na trajetória de quem quer dar vida a uma startup e MVP – entenda de uma vez por todas.

Transforme uma ideia em sucesso

No Brasil nove em cada dez startups fecham no primeiro ano. Destas, 42% são motivadas pela falta de necessidade do mercado e 29% por falta de dinheiro, conforme a Darwin. Para reverter este cenário, o Ponto de Evolução será ministrado por profissionais com participação em mais de cem eventos de Empreendedorismo, uma carga de quase mil startups Auxiliadas e consultorias prestadas para mais de 48 pessoas.

Continue Lendo

Mais vistos