Conecte-se conosco

Geral

Fiesc afirma que judicialização de pedágios pode prejudicar o Sul

Publicado

em

Ouça esta matéria

Criciúma

Para a Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), o movimento contra a proposta de concessão do trecho sul da BR-101 pode ser prejudicial para os catarinenses. “Uma ação judicial adiará ainda mais os investimentos na segurança, integridade e fluidez do eixo. Estrada ruim é sinônimo de óbitos, aumento dos custos logísticos, danos ao meio ambiente, além de perda da competitividade. Sabemos que a justiça não é uma alternativa célere”, avalia o presidente da entidade, Mario Cezar de Aguiar, salientando que a falta de manutenção da rodovia exigirá investimentos quatro vezes maiores para sua restauração.

“A atitude é temporalmente inoportuna. A ANTT cumpriu o rito e a transparência exigidos. Foram quatro meses disponíveis para manifestação por escrito ou verbal, nas três audiências públicas. Prazo razoável para fazer uma análise fundamentada, articular um movimento e se contrapor ao proposto”, afirma Aguiar. Ele observa que a FIESC não só participou das audiências como analisou tecnicamente a proposta, concluindo pela coerência do plano de exploração. Nas audiências, a Federação sugeriu a aplicação de parte dos investimentos em pesquisa e desenvolvimento (P&D) para implantar o pedágio por quilômetro rodado.  

Para a FIESC, a reação contra a concessão é fundamentada principalmente na discrepância da tarifa proposta com a praticada no trecho norte. “Os valores foram definidos pelo volume de tráfego e projeção de receita e investimentos. É também uma tarifa de referência, sujeita ao deságio, que no caso do trecho norte foi de 60%”, argumenta. Outro questionamento é em relação ao número e à disposição das praças de pedágio. “Enfatizamos que não se trata de definição aleatória. Foi considerado o melhor arranjo para viabilizar R$ 3,9 bilhões de investimentos e a remuneração do investidor”, completa.

Para Aguiar, é preciso haver uma reflexão sobre os reais benefícios do gesto, considerando a complexidade do tema, que é estratégico para o desenvolvimento socioeconômico do Estado e para o futuro da BR-101.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Skatepark é oficialmente inaugurado em Criciúma

Publicado

em

Ouça esta matéria

O Skatepark, localizado no Parque Municipal Prefeito Altair Guidi, foi oficialmente inaugurado na manhã deste domingo (24). A estrutura está aberta para os apaixonados por esportes radicais desde outubro do ano passado. O espaço conta com uma área de 1.728,32 m² e teve um investimento de R$ 1.489.511,17. A entrega oficial ocorreu durante o evento da STU National, competição que vale pontos para a corrida olímpica e é responsável por abrir o calendário e o Ranking Brasileiro de skate no ano de preparação para os Jogos Olímpicos de Tóquio em 2021.

A pista é uma das melhores da América na Latina e tem destaque internacional. “O nosso município, nos últimos, tem respirado skate. Criciúma recebe os melhores competidores da modalidade e é um orgulho ver nossa cidade em rede nacional e internacional. A pista de skate é uma das melhores que tem, e tenho certeza, que com esse espaço vamos descobrir novos talentos criciumenses no skate”, afirmou o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.

O Skatepark conta com obstáculos e uma pista que remete a uma piscina com bordas e fundos arredondados. O recurso para a construção da estrutura foi viabilizado pelo Governo Federal, com apoio do deputado federal, Daniel Freitas. O deputado também foi homenageado pelo Governo de Criciúma pela parceria nos projetos que contribuem para o desenvolvimento da cidade, e por ser um grande entusiasta do esporte, auxiliando na implantação do Skatepark.

“Agora, os skatistas criciumenses podem falar que tem uma das melhores pistas do país. Isso era um sonho meu desde quando eu era vereador do município, foi o primeiro encaminhamento como deputado federal que eu fiz. Criciúma passa a ser agora a capital do skateboard”, frisou. Uma das referências do skate internacional, o skatista Bobby Burnquist, e o campeão da STU National em Criciúma, Pedro Barros, também participaram do evento.

A estrutura tem capacidade para ser utilizada para competições locais, regionais, estaduais e nacionais. “É um orgulho para nós estar aparecendo em rede nacional e mundial. A nossa cidade agora será conhecida de uma forma diferente, como uma cidade que abraça o skate”, ressaltou o presidente da Fundação Municipal de Esportes (FME) de Criciúma, Neto Uggioni

Continue Lendo

Geral

Criciúma confirma mais duas mortes por Covid-19

Publicado

em

Ouça esta matéria

A Vigilância Epidemiológica de Criciúma confirmou neste domingo mais duas mortes em decorrência da Covid-19. As vítimas, segundo boletim encaminhado à Imprensa são dois homens. Eles tinham 63 e 71′ anos.

Os dois estavam internados e apresentavam comorbidades que agravaram o quadro de infecção pelo Novo Coronavírus. Com mais estas duas mortes Criciúma chega a 251 óbitos desde o início da pandemia.

Continue Lendo

Geral

Criciúma chega a 248 mortes por Coronavírus

Publicado

em

Ouça esta matéria

O município de Criciúma chegou nesta sexta-feira as 248 mortes registradas na cidade em decorrência da Covid-19. As três últimas vítimas foram confirmadas em boletim enviado pela vigilância epidemiológica.

As vítimas são três homens. Eles tinham 44, 35 e 63 ano e estavam internados em hospitais da cidade. O município segue solicitando a população que mantenha atenção aos cuidados para as medidas sanitárias de combate ao Coronavírus.

Continue Lendo

Mais vistos

© Copyright 2007-2021 sulnoticias.com