Conecte-se conosco

Últimas

Museu em Nova Veneza é parcialmente fechado para reforma

Publicado

em

Nova Veneza

Durante os últimos dois anos o Museu do Imigrante Cônego Miguel Giacca, vem passando por mudanças, buscando melhorar suas atividades e projetos. A partir desta quinta-feira (2), o equipamento turístico passará por reforma no andar superior, onde será instalada a Reserva Técnica do museu.

Essa ação de restauração foi contemplada no prêmio Elisabeth Anderle, do Governo de Estado ainda no ano de 2019. A Reserva Técnica é um espaço de guarda do acervo que, não está em exposição e, também, local para procedimentos técnicos como: a conservação e higienização de pequenos restauros.

“Conseguimos aprovar dois projetos no Prêmio Elisabete Anderle, ano passado, sendo o da Reserva Técnica e do Plano Museológico. A ideia da implantação da reserva técnica vem de encontro, de um dos objetivos de todos os museus que é preservar e salvaguardar os bens culturais. Este espaço contribuirá com a preservação do acervo do museu, sendo possível inclusive receber novas doações, pois conseguiremos organizar todo o espaço do museu.  Outra ação futura será instalar uma sala de estudos e de pesquisa. Já em relação ao plano museológico, este se configura como uma ação e uma ferramenta de gestão do museu, sendo obrigatória a sua criação e sua implantação, conforme o Estatuto de Museus. Este plano vai estar em consonância com a missão do museu, seu regimento interno e permitirá ações sólidas para serem desenvolvidas nos próximos dez anos”, revelou o museologo, Leonardo Hermes Lemos.

A secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, Susan Bortoluzzi Brogni destaca a importância dos prêmios para o município. “Ficamos muito felizes sermos contemplados com o prêmio. Isso contribui para que consigamos realizar tudo o que está no plano de governo da atual gestão, em que um dos pontos era contratar pessoal qualificado para o museu e melhorar nossos pontos culturais e turísticos. Mesmo sabendo da atual situação em que vivemos, continuamos trabalhando internamente, arrumando e organizando a casa. É um trabalho de bastidor, para que, em breve, o espetáculo seja mostrado. As ações específicas no nosso museu, desde o início desta gestão, confirmam como estamos comprometidos com o setor cultural”.

Melhorias no Museu

Em 2018, o museu foi regulamentado pela Lei 2.662/2018 e começou o processo de documentação de seu acervo. Em 2019, ocorreu a requalificação do espaço expositivo, passando por reforma no assoalho, construção de novos mobiliários expositivos, pintura e nova exposição. Para este ano o museu busca dar continuidade as suas atividades técnicas, como a implantação da reserva técnica (espaço de guarda dos objetos que não estão em exposição) e a criação do Plano Museológico. Ambas as ações serão realizadas graças ao Prêmio Elisabete Anderle (Edital Estadual de fomento à Cultura), no qual o museu foi contemplado no ano de 2019.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Criciúma confirma mais duas mortes por Coronavírus

Publicado

em

Criciúma

Já são 98 as mortes provocadas pelo novo Coronavírus em Criciúma. Os últimos dois casos foram confirmados nesta quarta-feira, no Boletim Epidemiológico encaminhado à imprensa.

As vítimas desta quarta-feira são uma mulher de 84 anos e outra de 91. As duas vítimas eram portadores de comorbidades e estavam internadas em leitos de UTI. Nos últimos dois dias foram cinco mortes confirmadas na cidade.

Continue Lendo

Polícia

PRF flagra pássaros silvestres em caixas de leite

Publicado

em

Tubarão

Policiais Rodoviários Federais prenderam um homem por crime ambiental. Eles faziam uma blitz de rotina quando um motorista de um polo de Criciúma desobedeceu a ordem de parada. Ele acabou parando o carro cerca de 300 metros a frente da barreira Policial e tentou dispensar em um matagal uma caixa de papelão.

O motorista foi contido e a caixa recuperada.  Nela os policiais encontraram dez caixas de leite. Dentro das embalagens estão escondidos dez pássaros Silvestres. Foram recuperados sete Bicos de Pimenta e outras três Trinca Ferro. O homem de 44 anos contou a Polícia que havia comprado as aves em Florianópolis e estava levando para Criciúma.

Diante dos fatos ele foi levado a delegacia para os procedimentos legais. 

Continue Lendo

Economia

Criciúma e Içara lideram a geração de empregos na Amrec

Publicado

em

Criciúma

Dados divulgados pelo Caged, o  Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, mostram que Criciúma e Içara foram os grandes responsáveis por impulsionar a geração de empregos na Amrec ao longo do Mês de agosto. Juntas as duas cidades geraram mais da metade dos 1,473 empregos criados nos 12 municípios da região.

Segundo o relatório Criciúma terminou agosto criando 535 vagas com carteira assinada. Içara aparece em segundo com 383. Também terminaram com saldo positivo os municípios de Urussanga (127), Siderópolis (124), Nova Veneza (114) Forquilhinha (106), Morro da Fumaça (54), Treviso (20), Orleans (13) e Cocal do Sul (12). Saldo negativo apenas em Lauro Müller (-5) e Balneário Rincão (-10).

No acumulado do ano Içara se destaca

Quando os dados levam em conta todas as vagas criadas de janeiro até agosto o grande destaque acaba ficando com Içara. Impulsionada pela vinda de grandes empresas como Atacadão e Combo a cidade acumula saldo positivo de 495 vagas. A cidade é seguida de Forquilhinha que acumula a criação de  442 vagas e Urussanga, com saldo positivo de 400 novos postos de trabalho. Nesse quesito Criciúma é o destaque negativo com o fechamento de mais de mil postos de trabalho.

Confira os dados no acumulado do ano.

Continue Lendo

Mais vistos

© Copyright 2007-2020 sulnoticias.com