Economia
Natal Criciúma #façoparte tem programação confirmada

Buscando reforçar a unidade do projeto Natal de Criciúma #FaçoParte e facilitar o acesso a informação por parte da comunidade está sendo montado um calendário unificado de eventos de Natal, sejam públicos ou privados. Confira as próximas atrações:
15 e 19/11 – Festival de Pipas e Pandorgas – Parque das Nações
16/11 – Happy Hour – Terminal Central – 18h
17 e 18/11 – Feira de Artesanato Natalino
18 e 19/11 – Festa Dell´Immigrazzione -Rio Maina
21/11 – Coral Unesc – Terminal Central -17h
22 a 25/11 – Festival de corais
23/11 – Dança e Coral da APAE – Terminal Central – 14h30
23/11 – Associação Coral do Rio Maina – Terminal Central – 18h
24/11 – Celebração de Amor – Evento Ecumênico de Natal, Acendimento das Luzes & Chegada do Papai Noel – Praça Nereu Ramos – 19 h
Participação: Banda do Papai Noel, casais representando as etnias
– Abertura da Exposição Celebração de Amor entre os Povos
Contribuições para o Natal de Criciúma podem ser realizadas através de conta
Fazer o Natal acontecer coletivamente. Essa é a intenção do #façoparte. Para se engajar às ações financeiramente, apoiando a viabilização dos eventos é de possível realizar contribuições através da conta 42439-0, agência 2604, banco Sicredi. Informações: Lúcia Búrigo, coordenação geral do movimento Natal de Criciúma, 99167-0755.
Bairros mobilizados em prol do movimento pelo Natal de Criciúma
O Natal de Criciúma está contagiando toda a cidade e os bairros já estão se mobilizando com iluminação, decoração e atrações. Rio Maina, Quarta Linha e Santa Luzia estão engajados no movimento. Informações: Clotilde Michels (Rio Maina) 99993-9400, Dirceu Nogueira (Santa Luzia) 99149-4827
Economia
Mercado financeiro eleva projeção da inflação para 4,85% este ano

A previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a inflação oficial do país, deste ano subiu de 4,81% para 4,85%. A estimativa está no boletim Focus de hoje (12), pesquisa divulgada semanalmente pelo Banco Central (BC), com a projeção para os principais indicadores econômicos.
Para 2022, a estimativa de inflação é de 3,53%. Tanto para 2023 como para 2024 as previsões são de 3,25%.
O projeção para 2021 está acima do centro da meta de inflação que deve ser perseguida pelo BC. A meta, definida pelo Conselho Monetário Nacional, é de 3,75% para este ano, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Ou seja, o limite inferior é de 2,25% e o superior de 5,25%.
De janeiro a março, a inflação já acumula 2,05% e, nos últimos 12 meses, chega a 6,10%. Na semana passada, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgou que, em março, o IPCA ficou em 0,93%, a taxa mais alta para o mês desde 2015, quando alcançou 1,32%. Em março de 2020, a variação havia sido de 0,07%.
Os principais impactos vêm dos aumentos nos preços de combustíveis (11,23%) e do gás de botijão (4,98%). Já a inflação do grupo alimentação e bebidas, que influenciou a alta do índice nos últimos meses, vem desacelerando e está em 0,13%. Os preços continuam em alta, mas sobem menos a cada mês. As variações anteriores foram de 1,74% em dezembro, 1,02% em janeiro e 0,27% em fevereiro.
Economia
Receita adia o prazo de entrega da Declaração de Imposto de Renda

A Receita Federal adiou, para 31 de maio, o prazo para entrega da declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física, ano-base 2020. O período de ajuste anual, que começou em 1º de março, terminaria no dia 30 de abril, mas foi prorrogado pela Instrução Normativa nº 2.020/2021, publicada hoje (12) no Diário Oficial da União.
De acordo com a Receita, a prorrogação foi estabelecida como forma de suavizar as dificuldades impostas pela pandemia de covid-19, assim como aconteceu em 2019. No ano passado, o prazo foi estendido em dois meses, até 30 de junho.
“A medida visa proteger a sociedade, evitando que sejam formadas aglomerações nas unidades de atendimento e demais estabelecimentos procurados pelos cidadãos para obter documentos ou ajuda profissional. Assim, a Receita Federal contribui com os esforços do governo federal na manutenção do distanciamento social e diminuição da propagação da doença”, explicou, em nota.
Em razão do adiamento, o contribuinte que deseja pagar o imposto via débito automático desde a primeira cota deverá fazer a solicitação até o dia 10 de maio. Quem enviar a declaração após esta data deverá pagar a primeira cota por meio de Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF), gerado pelo próprio programa de declaração. Nesse caso, as demais cotas poderão ser em débito automático.
Para aqueles que não optarem pelo débito automático, os DARFs de todas as cotas poderão ser emitidos pelo programa ou pelo Extrato da Declaração, disponível no Centro Virtual de Atendimento (e-CAC) no site da Receita Federal.
Também foram prorrogados para 31 de maio de 2021 os prazos de entrega da Declaração Final de Espólio e da Declaração de Saída Definitiva do País, assim como, o vencimento do pagamento do imposto relativo a essas declarações.
A Receita destacou ainda que disponibiliza diversos serviços aos cidadãos, que podem ser acessado sem sair de casa. Por meio do e-CAC com uma conta gov.br, o portal único do governo federal, o contribuinte tem acesso, por exemplo, aos comprovantes de rendimentos informados na Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte (DIRF) pelas fontes pagadoras, à cópia da última declaração entregue e à declaração pré-preenchida.
Economia
Números efetivam retomada da economia em Criciúma

Apesar dos impactos negativos da pandemia na economia, Criciúma vem se restabelecendo neste cenário e apresentando crescimento contínuo na geração de empregos e abertura de empresas. Apenas nos dois primeiros meses deste ano, foram criados 702 novos negócios, um acréscimo de mais de 60% em comparação ao mesmo período do ano passado, de acordo com levantamento da Casa do Empreendedor do Governo Municipal. Houve também, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), um saldo de 867 novos empregos formais gerados em fevereiro.
A expectativa é que esse número cresça nos próximos meses, já que apenas uma empresa de descartáveis, instalada no loteamento industrial Cizeski, na Linha Batista, está ampliando uma de suas duas fábricas e, com isso, pretende gerar aproximadamente 200 novos empregos para Criciúma. “Estamos dobrando a capacidade da nossa fábrica de embalagens para fast-food e delivery agora em abril e queremos contratar em torno de 200 novos colaboradores”, comentou o empresário, Anselmo Freitas.
Segundo ele, apesar das adversidades do momento, iniciativas do Município estão auxiliando o trabalho da empresa e de outras indústrias da região. “Recebemos um apoio muito importante da prefeitura, por meio da pavimentação do condomínio, onde estamos instalados juntos a outras empresas. Essa parceria facilitou muito o acesso e deslocamento”, revelou.
Apoio ao empreendedorismo
O Governo de Criciúma também aplicou uma série de medidas para impedir o fechamento de empresas e estimular a economia local, conforme explica o secretário municipal da Fazenda, Celito Cardoso. “Investimos em melhorias nos condomínios industrias e estamos implantando uma via marginal (parelale à rodovia), entre a Via Rápida e o Porto Seco. Além disso, prorrogamos o pagamento de impostos para os setores mais afetados pela pandemia”.
-
Geral9 meses atrás
Edital Cultura Criciúma: assinatura de contratos ocorre nesta quinta-feira
-
Política5 meses atrás
Confira os eleitos para o legislativo de Içara
-
Polícia4 meses atrás
Imagens da madrugada de crimes e pânico em Criciúma
-
Economia1 ano atrás
Edital de Inovação Unesc dará fomento financeiro para projetos da região
-
Geral5 meses atrás
Confirmados os nove vereadores da nova Câmara do Rincão
-
Polícia4 meses atrás
Noite de terror em Criciúma
-
Polícia3 meses atrás
Adolescentes morrem em grave acidente no Balneário Esplanada
-
Geral5 meses atrás
As imagens do temporal em Criciúma