Conecte-se conosco

Tecnologia

Palestras de negócios do Bethacon17 evidenciam tendências da área de tecnologia

Publicado

em

Ouça esta matéria

As palestras nacionais sempre foram os grandes diferenciais do Bethacon, mas na edição deste ano, as apresentações de cases e palestras de negócio também devem surpreender e movimentar a sede da Associação Empresarial de Criciúma (Acic), nos dias 30 e 31 de agosto. A ideia, conforme a coordenadora de Marketing da Betha Sistemas, Mônica Fernandes Pinheiro Bento, é tornar o Bethacon referência em conteúdo, já que a área de gestão pública é carente de eventos com este perfil. “Por isso estamos trazendo nomes que são referências em suas áreas de atuação. São profissionais que abordam temas que acreditamos ser de interesse do nosso público, contribuindo com o assunto de forma crítica e enriquecendo ainda mais o encontro”, coloca Mônica.

Entre os convidados especiais para as palestras de negócio estão o doutor em Direito do Estado pela USP, Gustavo Carvalho Schiefler, que falará sobre as principais alterações no Projeto de Lei do Senado que cria a Nova Lei de Licitações e Contratos; o auditor federal de Finanças e Controle da Controladoria Regional da União do Espírito Santo, Olavo Caldas, que abordará os Conceitos e metodologias para medir a transparência pública em municípios brasileiros. Além deles, o CEO da Humantech Gestão do Conhecimento, Celso Salazar, explanará sobre o Cidadão digital e os impactos na gestão pública.

Para o diretor comercial da Betha, Anderson Felício, trazer palestras com este foco tem se tornado cada vez mais importante, haja vista que a área de negócios tende a ganhar cada vez mais poder e influência sobre as decisões relacionadas à tecnologia nos ambientes públicos e privados. “O setor de TI, por exemplo, deve estar cada dia mais ligado ao de negócios, pois estudos apontam possibilidades reais deste advento. Isso aumenta o nosso desafio de oferecer conhecimento na área, provendo soluções aderentes às necessidades dos gestores e dos servidores públicos”, relata Felício.

 

Geral

Prefeitura de Criciúma lança ação Agiliza

Publicado

em

Ouça esta matéria

O Governo de Criciúma criou uma série de medidas, que fazem parte do novo programa: o Agiliza, para acelerar serviços e facilitar o atendimento da população no Centro de Planejamento Urbano. A proposta é ampliar o horário de funcionamento do setor nas segundas e terças-feiras, das 8h às 19h, durante um mês, a partir da semana que vem (21). Além disso, a ação de implantação da solução Aprova Digital vai permitir com que engenheiros e arquitetos emitam de maneira 100% on-line a licença de construção e a análise e aprovação de projetos arquitetônicos e hidrosanitários.

“Queremos zerar o número de processos físicos em tramitação e migrar para o digital. Com isso, vamos economizar dinheiro público, garantir mais transparência e dar mais agilidade e celeridade e menos burocracia para quem busca esses serviços”, afirmou o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.

Atualmente, o Centro de Planejamento, composto pelas já extintas Divisões de Planejamento Físico e Territorial (DPFT), de Parcelamento de Solo (DPS), de Fiscalização Urbana (DFU) e de Planejamento Urbano (DPU), possui 300 processos parados. “A maioria deles os profissionais da prefeitura já analisaram e estão aguardando o retorno dos requerentes. Por isso, decidimos ampliar o horário de atendimento e fazer um chamamento, porque pretendemos zerar essa lista física e começar a realizar de maneira 100% on-line gradativamente”, explicou o diretor de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de Criciúma, Aldinei Potelecki.

Sistema digital

A prefeitura também está implantando a solução Aprova Digital, que pretende informatizar e tornar mais rápido a aprovação de obras e de loteamentos e de alvarás automáticos, de execução, de obras, de reforma e de demolição. Hoje, três desses processos já ocorrem de maneira 100% digital, por meio da plataforma. “A nossa intenção é gradativamente ir disponibilizando outros serviços. Agora, estamos planejando uma capacitação com escritórios de engenharia, com o Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de Criciúma (Sinduscon) e outros órgãos do município para treinar e orientar os profissionais”, contou o diretor da Tecnologia de Informação (TI), Tiago Ferro Pavan.

Continue Lendo

Geral

Área da tecnologia se fortalece ainda mais com o novo normal

Publicado

em

Ouça esta matéria

No momento em que estamos vivendo, já foi constatado que o processo de transformação digital foi acelerado. O profissional de tecnologia foi o que melhor se adaptou ao novo normal do home office, por exemplo. Sabendo disso, a Esucri está com as matrículas abertas para o curso superior na área de TI, o de Sistemas de Informação, possibilitando o ingresso ainda neste ano.

De acordo com o diretor das Faculdades Esucri, professor Everaldo José Tiscoski, a área contém ramificações que farão a diferença no futuro. “Nossos alunos estarão preparados para os desafios como profissionais capacitados. O interesse nesse perfil aumentou, nossa rotina mudou e tivemos que nos adequar às ferramentas tecnológicas. O profissional de TI é uma peça essencial, pois tem o conhecimento de tudo que envolve conectividade”, comentou.

A graduação tem duração de quatro anos e contará com disciplinas como processo de desenvolvimento de software, programação, banco de dados, análise e gerência de projetos, redes e segurança da informação, entre outras inovações frente ao mercado de trabalho.

“A empregabilidade é alta e além de oportunidades de trabalho na região, viabiliza vagas em empresas de outros estados e até fora do país. Tudo por conta do home office, que já era uma realidade da profissão, e aumentou nesses tempos de isolamento social”, disse a coordenadora do curso, professora Andréia Ana Bernardini.

“Tanto empresas de base tecnológica, quanto empresas de outros ramos têm setores específicos de Tecnologia da Informação. Participação em startups e projetos freelancer também é de praxe do profissional”, concluiu.

A Esucri também oferece cursos nas áreas de administração, engenharias, direito e da saúde. Com mensalidades acessíveis e opções de bolsas de estudo de acordo com a necessidade do estudante. A matrícula no curso de Sistemas de Informação pode ser feita no setor de Gestão do Aluno, localizada na Unidade V da instituição. O horário de funcionamento é das 8h às 12h e das 13h30 às 22h. O telefone para mais informações é o (48) 3431-3750.

Continue Lendo

Geral

Municípios do Sul de Santa Catarina investem em serviços digitais

Publicado

em

Ouça esta matéria

Com a pandemia mudando a forma de órgãos públicos e empresas atuarem, as Prefeituras, em especial, tem acelerado o investimento em tecnologias que garantam a continuidade dos serviços prestados à população. Nesta terça-feira (26), um encontro virtual, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD), para tratar de inovação nos municípios do Sul de Santa Catarina, reuniu prefeitos e gestores de quase 70 Prefeituras.

“E o desafio é muito grande neste início de gestão em meio a uma pandemia. E no Sul, foco deste webinar não é diferente. Dos 46 municípios da região, 30 têm novos prefeitos eleitos, uma renovação de 65%. Por isso a importância do compartilhamento de experiências que possam ser adaptadas pelas cidades”, ressaltou o diretor da RCD, José Marinho.

A oferta de serviços digitais é uma das apostas de Tubarão, conforme destacou o prefeito reeleito Joares Ponticelli durante o evento online.

De acordo com o prefeito, entre os investimentos nos últimos anos está a gestão eletrônica de documentos, que vem resultando em economia e maior rapidez na tramitação dos processos. Somente em papel, ressalta o prefeito, foram mais de R$130 mil economizados. “Desde que assumimos em 2017 temos procurado participar desses eventos e sempre correr atrás da implementação de políticas digitais e tirar o nosso município da era analógica como encontramos, mas naturalmente que a pandemia exigiu que esse processo ganhasse celeridade”, comentou o prefeito de Tubarão.

A prefeita de Sombrio, Gislaine Cunha, também destacou a importância das ferramentas para aproximar poder público e cidadão durante o isolamento social. “Precisamos inovar enquanto gestores dos municípios, ser criativos, fazer investimentos porque não tem mais como fugir disso”, disse a prefeita.

Segundo o diretor de TI de Criciúma, Tiago Ferro Pavan, a transformação digital nos municípios passa por setores de tecnologia da informação bem estruturados nas Prefeituras. “Que não sejam somente no operacional, mas que trabalhem a TI como provedora de soluções”, ressaltou Pavan sobre o papel estratégico da tecnologia na administração municipal. “Em segundo nós precisamos ter processos muito bem definidos e bem estruturados. Quando a gente trata de transformação digital, é colocar o cidadão no centro do negócio”, orientou o diretor

Continue Lendo

Mais vistos

© Copyright 2007-2021 sulnoticias.com