Programas de coleta seletiva arrecadam 480 toneladas em 2019

Içara

Venda dos resíduos arrecadados beneficiam oito famílias que integram Associação de Catadores

A coleta seletiva e a reciclagem são fatores que contribuem para o meio ambiente, preservando e reduzindo o excesso de lixo. Em Içara, os Programas de coleta seletiva “Reciclou, Levou” e “Recicla Içara”, desenvolvidos pelo Governo do Município, por meio da Fundação do Meio Ambiente de Içara (Fundai), coletaram 480 toneladas resíduos em 2019. Os programas, além de contribuir com a sustentabilidade, auxiliam na renda de oito famílias que compõe a Associação de Catadores.

A diretora superintende da Fundai, Taynan Toretti, indica que esse número de arrecadação aumenta consideravelmente a vida útil do aterro sanitário. “A coleta seletiva contribui na diminuição do uso do espaço do aterro, tendo em vista que para o depósito do lixo comum requer uma área considerável do Município, além disso, garante renda aos integrantes da Associação de Catadores” mencionou.

“É interessante que a população içarense mantenha essa conscientização e que continuem em 2020 fazendo a separação do lixo, seguindo a contribuição com a coleta seletiva”, acrescentou Taynan.

O presidente da Associação de Catadores Alexandre Barbosa, atua de forma direta com os projetos do Governo de Içara há dois anos, mas são oito anos como coletor de reciclável. “São dois fatores fundamentais com esse trabalho, o auxílio ao sustento de nossas famílias e a limpeza significativa da cidade com os resíduos retirados e destinados de forma correta” destacou.

São permitidos na coleta, materiais como papel, plástico, metal e vidro. Esses materiais devem estar devidamente limpos para evitar mal odor e proliferação de insetos. Eletroeletrônicos, pilhas, baterias, lâmpadas e moveis inservíveis não são permitidos. 

Confira o funcionamento dos programas desenvolvidos em Içara

O programa de coleta “Reciclou, Levou” consiste na troca de materiais recicláveis por produtos na Feira da Agricultura Familiar que funciona às sextas-feiras ao lado do Terminal Rodoviário de Içara.  A cada quilo de resíduo reciclável o cidadão ganha o valor de R$0,50 em vale-feira para adquirir produtos.

Já o “Recicla Içara” faz a coleta em 15 bairros do município durante a semana. Às segundas-feiras são contemplados os bairros Aurora, Vila Nova, Ana Elisa e Jussara. Terças é a vez de Presidente Vargas, Planalto, Centro e Raichaski. Os bairros Centro, Cristo Rei e Primeiro de Maio recebem a coleta nas quartas-feiras. Quintas a coleta é feita no Tereza Cristina, Jardim Silvana, Nossa Senhora de Fátima e Liri. Os bairros Jaqueline e Jardim Elizabete são contemplados nas sextas-feiras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *