Conecte-se conosco

Variedades

Unesc é colorida com o encontro anual de Bois de Mamão

Publicado

em

Cores vibrantes e sons característicos dominaram o cenário da Unesc nesta quinta-feira (21/09), durante a realização da sétima edição do Encontro de Bois de Mamão e o terceiro Encontro de Maricotas. O Hall do Bloco Administrativo da Instituição se transformou no palco de uma festa repleta de música e dança, com as apresentações dos grupos culturais de bois de mamão vindos das cidades de Nova Veneza, Içara, Criciúma, Forquilhinha e Araranguá. No total, oito grupos brilharão em suas apresentações, que ocorrem até esta sexta-feira (22/09), na Universidade. O evento é aberto ao público.

O Boi de Mamão representa uma manifestação popular de Santa Catarina, profundamente enraizada na tradição de diversas cidades. De acordo com a coordenadora do Setor Arte e Cultura, Amalhene Baesso Reddig, a Unesc é reconhecida como um Ponto de Cultura da Rede Cultura Viva pelo Ministério da Cultura desde 2018.

“A realização deste evento está alinhada com nosso compromisso de manter ativa a rede de criadores culturais em todo o Brasil, estimulando a participação social e a conexão entre os pontos de cultura”, enfatizou.

“Ao promover encontros entre os grupos culturais de Boi de Mamão em nossa região, estamos contribuindo diretamente para a implementação das políticas culturais da Unesc, fortalecendo e aprimorando a gestão de cada um desses grupos culturais. Essa é a nossa missão e nosso compromisso. O olho das crianças brilha muito e todos ficamos emocionados”, conclui Amalhene, informando que as maricotas estarão em exposição na Unesc durante uma semana.

“É uma grande alegria vê-los aqui hoje. Desejamos que todos vocês se integrem e vivenciem plenamente a cultura que valorizamos tão profundamente, que é o Boi de Mamão”, expressou com entusiasmo a Diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego.

O professor Abel Corrêa de Souza, que representou a Diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Universidade, ressalta a relevância da preservação dessas tradições. “A cultura do Boi de Mamão é um tesouro, e desde a minha infância, sempre a acompanhei de perto. Mesmo diante das constantes transformações no mundo, é imprescindível que as tradições culturais sejam mantidas e reverenciadas”,  enfatizou.

Para o Produtor Cultural da Universidade, Maxwell Sandeer Flor, esse encontro é fundamental para dar continuidade a essa rica trajetória cultural. “Manter essa ação anual na Universidade proporciona um importante intercâmbio entre os grupos de Bois de Mamão em nossa região”, mencionou. Alunos de diversas instituições de ensino da região acompanharam as apresentações.

“Estamos confeccionando faixas manualmente para que as maricotas levem de volta às suas escolas. Essas faixas servirão como um convite caloroso e um reforço para que voltem no próximo ano e, assim, a Universidade possa recebê-las novamente com entusiasmo”, adicionou Amalhene.

Revitalização

O morador da cidade de Tubarão, José Marcondes, mais conhecido como Mestre Zé do Boi desempenha um papel fundamental na revitalização do Boi de Mamão nas escolas da região. Segundo ele, o simples fato de ser reconhecido pelas crianças nas ruas é uma experiência maravilhosa.

“Aqui em nossa região, estamos empenhados em revitalizar essa tradição de forma intensiva. Afinal, o Boi de Mamão é nosso, é catarinense, ele nasceu aqui. Estou sempre engajado em compartilhar meu conhecimento e ensinar a importância dessa tradição. Para mim, o Boi de Mamão é algo verdadeiramente mágico”, contou enquanto assistia as apresentações.

Tradição

O mestre de boi da Escola Julieta Torres Gonçalves de Nova Veneza, professor Marcos Santos, enalteceu que essa parceria é fundamental, pois permite que as gerações futuras vivenciem a tradição do boi nas escolas. “Essa prática é importante não apenas como memória, mas também por ser algo vivo, palpável no cotidiano escolar. As famílias se envolvem e é uma honra compartilhar essa rica tradição com todos vocês”, comentou o docente.

A aluna do colégio Quintino Rizzieri, de Içara, Alice de Souza da Silva, de 10 anos, fez parte da apresentação e disse que ficou encantada em participar. “Estamos ascendendo esta história. Acho muito interessante e amo participar. Fiquei muito feliz em apresentar aqui. Todas as semanas ensaiamos na escola”, explicou a pequena.

A estudante da Escola Julieta Torres Gonçalves, Rafaella Pasini Panciera, de 12 anos, teve a honra de ser a Estandarte durante a apresentação. Com entusiasmo, ela compartilhou: “Foi incrível. Fiz amizades com todos e pude realmente conhecer a cultura do Boi de Mamão este ano”, comentou.

A estudante Huana Paulini de Menech, de 13 anos, também não conseguia esconder a sua alegria ao participar do grupo, no qual também desempenhou o papel de Estandarte, representando com orgulho o nome da escola. “Isso é uma verdadeira festa, um momento em que encontramos amigos e nos reunimos com grande entusiasmo”, contou.

Esta edição, que envolve oficinas, rodas de conversa, encontro de maricotas e apresentações de Boi de Mamão no campus, termina nesta sexta-feira (22/09).

Neste primeiro dia se apresentaram a escola Serafina Milioli Pescador de Criciúma; E.E.B. Egídio de Bona de Forquilhinha; o Boi de Mamão da Casa da Fraternidade – Ponto de Cultura Juventude Luzes do Amanhã de Araranguá. 

Foi realizado ainda o Cortejo de Bois e Café com Maricotas e a participação do presidente do Conselho de Boi de Mamão de Santa Catarina, Cláudio de Andrade, e da conselheira de Cultura de Santa Catarina, Márcia Cristina Ferreira, em uma live proposta pelo Setor para discutir a cultura do Boi de Mamão.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Variedades

Arraial Solidário: Farol Shopping e Dehon promovem união de solidariedade, diversão e tradição

Publicado

em

A solidariedade e a diversão se unem mais uma vez no Arraial Solidário. De 05 a 07 de julho a Praça de Eventos Ivo Prim no Farol Shopping será palco para a gentileza, a animação e quitutes saborosos. Em parceria com Colégio Dehon, UNITVSC e Fundação InoversaSul, o evento vai favorecer oito entidades da região e contará com show do Roblox, apresentações artísticas realizadas pelas entidades e turmas da instituição de ensino.

O acesso ao evento e suas atrações é totalmente gratuito. No entanto, os valores arrecadados com a venda de quitutes, brinquedos e na pescaria serão destinados integralmente às seguintes instituições: Associação Tubaronense de Apoio a Famílias (STAN), Associação Tubaronense para Integração ao Deficiente Visual (ATIDEV), Comunidade Terapêutica Renascer, Filhos para Sempre – Grupo de Estudos e Apoio à Adoção de Tubarão, Grupo de Apoio aos Renais Crônicos (Graarc), Grupo Escoteiro Willy Zumblick, Joanna de Angelis e Lar da Menina.

“Estamos muito animados em realizar o Arraial Solidário no Farol Shopping. Este evento representa a essência da nossa comunidade: solidariedade, alegria e tradição. Queremos proporcionar um ambiente onde as famílias possam se divertir juntas, enquanto apoiam causas nobres. O Arraial Solidário é uma oportunidade única de unir entretenimento e responsabilidade social, demonstrando que, com pequenas ações, podemos fazer uma grande diferença”, comentou a gerente de Marketing do Farol Shopping, Georgia Menegaz.

Durante o evento, o público pode experimentar os quitutes, apreciar boa música e ter momentos de lazer com a família, além de resgatar tradições. “O Arraial Solidário tem o intuito de trazer a cultura presente e recuperar toda a questão folclórica, e sobretudo ajudar as instituições que fazem grande diferença na nossa sociedade. São várias instituições filantrópicas que prestam serviço à comunidade e que, pelo resultado dos produtos vendidos no arraial, podem aplicar os recursos na instituição e levar o bem a tantas pessoas”, ressaltou José Antonio Matiolla, diretor-geral do Colégio Dehon.

Confira a programação do Arraial Solidário:

05 de julho –  A partir das 20h
06 de julho – A partir das 14h
07 de julho – A partir das 14h 

Continue Lendo

Variedades

Show Nacional:  BLITZ será atração principal do Baile Centenário do Mampituba

Publicado

em

Com grandes hits como “Você Não Soube Me Amar”, a Banda Blitz será a atração principal do Baile Centenário da Sociedade Recreativa Mampituba no dia 6 de julho. Evandro Mesquita e banda prometem garantir uma noite com muito agito e alegria. “Salve galera de Criciúma e região. Nós estaremos tocando nos 100 anos do Mampituba. Segura a onda”, disse Mesquita em vídeo.

Após o show da Blitz, a festa continua com a Banda Show Nega Fulô de Curitiba (PR), com direito a troca de figurinos e muito agito durante a apresentação. O Baile Centenário irá contar, ainda, com um jantar delicioso com diversos pratos bem elaborados pelo Siso’s Restaurante.

“São 100 anos de uma história muito marcante. Por isso, não poderia ser diferente. Estamos preparando uma grande festa e uma noite inesquecível. O Baile Centenário é aberto ao público em geral e convidamos a todos que venham celebrar, festejar e viver uma noite fantástica no Mampituba”, destaca o presidente do clube, Larciney Antônio Fabris.

O Baile Centenário ocorre no dia 6 de julho, sábado,  às 20h, no Salão Abílio Paulo, o principal do Mampituba. Os ingressos já estão à venda nas secretarias do clube e através do Topedindo Ingressos. (https://topedindoingressos.com.br/e/baile-centenario-do-mampituba-06_07)

Continue Lendo

Variedades

Divertida Mente 2 estreia no Cine Show Tubarão

Publicado

em

A programação do Cine Show Tubarão está com uma super estreia esta semana. Divertida Mente 2, que já é sensação entre crianças e adultos, agora tem lançamento especial nesta quinta-feira (20). Além disso, A Semente do Mal, Bad Boys: Até o Fim e Assassino por Acaso, seguem em cartaz nas telonas do cinema do Farol Shopping.

Divertida Mente 2

Divertida Mente 2, volta a entrar na mente da agora adolescente Riley, no momento em que a Sala de Comando passa por uma repentina demolição para dar lugar a algo totalmente inesperado: novas emoções. Alegria, Tristeza, Raiva, Medo e Nojinho, que há muito tempo comandam uma operação de sucesso, não sabem ao certo como se sentem quando a Ansiedade, a Inveja, o Tédio e a Vergonha chegam.

Ingressos

Aos cinéfilos que desejam adquirir os ingressos com antecedência e evitar filas, é possível garantir a entrada pelo site clicando aqui.

Trailer Divertida Mente 2

Divertida Mente 2 | Trailer Oficial Dublado 

Programação válida de 20/06/2024 a 26/06/2024:

[ESTREIA] – Divertida Mente 2
Dublado (2D): 14h30 (exibição sábado e domingo), 15h, 15h20, 16h30, 17h20, 18h30, 19h, 19h20 e 20h30
Dublado (3D): 17h

A Semente do Mal
Dublado (2D): 21h10

Bad Boys: Até o Fim
Dublado (2D): 14h (exibição sábado e domingo), 16h20, 18h40 e 21h

Assassino por Acaso
Dublado (2D): 21h15

Confira a programação completa do Cine Show, neste link

Continue Lendo

Mais vistos

© Copyright 2007-2024 sulnoticias.com