Geral
Unesc figura entre as melhores Universidades da América Latina

Criciúma
O Sul de Santa Catarina conta com uma das melhores universidades da América Latina, atuante no ensino, pesquisa e extensão. A Unesc está na seleta lista da revista inglesa THE (Times Higher Education), com a posição 125 do Ranking Universitário Latino Americano. O reconhecimento foi trazido a público nesta terça-feira (7/7), na semana de comemorações pelo Dia Nacional da Ciência e Dia Nacional do Pesquisador, lembrados pontualmente em 8 de julho.
Com o objetivo de reconhecer as melhores instituições de ensino localizadas entre Uruguai e México, a THE realiza seu estudo com base em 13 rigorosos indicadores de desempenho. Em Santa Catarina, a Unesc foi a mais bem colocada entre as não estatais.
“Nossa Universidade, ao longo destes 52 anos, tem se posicionado de modo diferenciado no cenário regional, estadual, brasileiro e internacional. Suas contribuições para o desenvolvimento são evidentes, em todas as dimensões acadêmicas e na interlocução com o cenário externo. Temos um grupo de professores, extensionistas e pesquisadores de elevada formação, capacidade técnica e produção científica. Estes resultados confirmam a posição de destaque que nossa instituição vem assumindo ao longo de sua história. Estamos orgulhosos deste resultado e do crescimento contínuo da nossa Unesc”, comemorou a reitora, Luciane Bisognin Ceretta.
Neste ano, a revista selecionou 165 instituições com desempenho considerado de excelência, analisando com maior peso cinco pontos principais: ensino, visão internacional, pesquisa, criação científica e transferência de conhecimento para a indústria. “Em sua história, a Universidade desenvolve um trabalho consistente na área acadêmica, em suas diferentes dimensões. A articulação da pesquisa e extensão ao ensino nos confere qualidade e excelência na formação de profissionais, pautada na forte relação com a realidade social. Também colocamos em destaque a associação entre teoria e prática, resultando por muitas vezes em uma imersão na sociedade e que nos caracteriza como Universidade comunitária. Este reconhecimento é fruto do trabalho coletivo de todos que fazem parte da comunidade Unesc”, destacou a pró-reitora acadêmica, Indianara Reynaud Toreti.
O reconhecimento, posto diante de datas comemorativas pela ciência, teve um importante peso dentro da avaliação. Na Unesc, a pesquisa é um dos pilares de atuação da instituição, junto ao ensino e a pesquisa. Grande parte deste segmento é trabalhando por meio da criação científica e da transferência de conhecimento, realizado dentro do Iparque (Parque Científico e Tecnológico) da Instituição, criando uma harmonia entre as áreas do conhecimento e levando a Unesc a figurar nesta seleta lista. “Ano após anos temos conquistado melhorias, por meio de um corpo técnico qualificado e estímulo à ciência. A Unesc investe e valoriza seus grupos e programas de pesquisa. Este aspecto reflete em melhorias quantitativas e qualitativas. Além disso, podemos destacar nossos sete programas de Pós-Graduação, com cinco deles ofertando doutorado e um atingindo a nota de excelência na avaliação do MEC (Ministério da Educação)”, frisou o diretor de Pesquisa e Pós-Graduação, Oscar Montedo.
Aspecto citado pela reitora da Instituição, o crescimento contínuo da Universidade vem sendo evidenciado pelos órgão de avaliação ano após ano. Em destaque, a Unesc recebeu nota máxima no conceito do Ministério da Educação – cinco de cinco. Ao realizar o estudo, a Times Higher Education utilizou a mesma metodologia mesma empregada para avaliar universidades em escala global, mas os pesos são recalibrados para refletir as características das universidades da América.
Unesc com matrículas abertas
O mundo está mudando, o que não muda é a força do conhecimento. Para viver a experiência de estudar na Universidade mais bem conceituada do Sul catarinense, as matrículas para o segundo semestre já estão abertas na Unesc, por meio do Ingresso sem vestibular.
Geral
Previsão indica a volta da chuva já na quarta-feira

Após uma semana dominada por um clima carrancudo, a tão aguardada segunda-feira de sol trouxe ânimo para muitos, mas a alegria vai ser passageira. O meteorologista Piter Scheuer alerta que o período de tempo firme será curto, com mais chuva chegando já na quarta-feira.
De acordo com Scheuer, uma nova frente fria está prevista para avançar pela região. Enquanto a terça-feira promete ser um dia ensolarado, marcado pelo calor intenso, com máxima atingindo os 35 graus, a quarta-feira sinaliza um retorno das precipitações, levando à possibilidade de transtornos na região Sul do Estado.
“Vamos ter calor intenso na terça=feira e ai na quarta a chuva já volta e não dá para descartar totalmente novos temporais e risco de alguns danos pelo Sul do Estado. É importante lembrar que o solo está saturado. Por conta disso qualquer chuva é sempre motivo de alerta”, ressalta.
Geral
Chegada do Papai Noel abre programação de natal de Nova Veneza

Nova Veneza está às vésperas do início de mais uma programação de natal. A abertura oficial, chegada do Papai Noel e acendimento das luzes estão marcados para o próximo domingo (26), a partir das 20 horas. O domingo será repleto de atrações culturais em meio às tradicionais decorações e iluminação desta época do ano, na Praça Humberto Bortoluzzi. Este ano, ainda terá o grande desfile natalino nas ruas centrais do município.
Na mesma noite, a dupla sertaneja Brenno e Edu, vai animar o centro da cidade. “Quem vem à Nova Veneza já pode observar a iluminação sendo montada, os lojistas entrando no clima e a data mais aguardada do ano ganhando forma através das luzes, decoração que deixam a nossa cidade ainda mais bela”, comenta a secretária de Cultura, Carolina Ghislandi.
O ponto alto da programação será no dia 2 de outubro, quando as ruas centrais da cidade serão tomadas por um grande desfile. Serão mais de 500 participantes que vão estar caracterizados, distribuindo doces e muita alegria entre a rua dos Imigrantes e a Praça Humberto Bortoluzzi.
Ainda, nos dias 10 e 17 de dezembro, será realizada na rua coberta uma feira inteiramente com artigos natalinos. E no dia 22, apresentação do Coral Pequenos Peregrinos e show com a dupla Luana e Gabriel.
“Nova Veneza é uma cidade que encanta por si só. E esse momento do desfile vai ser mágico, nossas equipes de colaboradores e voluntários estão trabalhando para deixar tudo perfeito para o grande desfile de natal. Por isso, convite para toda a região virem a nossa cidade viver esse momento conosco”, pontua Carolina.
Confira a programação completa:
26/11
20h – Abertura do Natal na Praça Humberto Bortoluzzi
Apresentações culturais
Show Brenno e Edu
02/12
20h – Desfile de Natal, com início na rua dos Imigrantes
10/12 e 17/12
Das 12h às 19h – Mercatini Di Natale, na rua coberta
22/12
20h – Apresentação do Coral Pequenos Peregrinos
Dupla Luana e Gabriel, na rua dos Imigrantes.
Geral
Cermoful inaugura nova subestação com energia garantida para mais 30 anos

A inauguração da nova subestação da Cermoful Energia, na manhã deste sábado (18), é um impulso para o desenvolvimento regional do Sul de Santa Catarina. Localizada no bairro Monte Verde, em Morro da Fumaça, a subestação teve mais de R$ 27 milhões em investimentos e vai ampliar a oferta de energia nos municípios atendidos pela cooperativa.
Aos 60 anos de fundação, a Cermoful Energia atende mais de 17 mil associados, sendo que destes 9.500 unidades consumidoras serão interligadas incluindo as classes residencial, industrial, comercial e rural. Com a nova subestação, a Cermoful está preparada para suprir a crescente demanda por energia elétrica de indústrias, comércios e residências, criando um ambiente favorável para o desenvolvimento social e econômico na região Sul de Santa Catarina.
Com a inauguração da nova subestação, a Cermoful se consolida no mercado como uma das mais importantes cooperativas de eletrificação do Estado de Santa Catarina. “São mais de R$ 27 milhões em investimentos, garantindo energia para mais 30 anos. Quem já está instalado aqui, pode ampliar suas indústrias e comércios. Quem quiser vir, pode chegar. Temos energia de qualidade e em quantidade”, afirmou o presidente da Cermoful, Rudy Recco. “Desenvolvimento econômico, gera emprego, renda e melhora a qualidade de vida das pessoas”, acrescentou o vice-presidente, Marcos Paulo.
Representando a Federação das Cooperativas de Energia do Estado de Santa Catarina (Fecoerusc), o presidente da Cooperativa de Eletricidade Gravatal (Cergral), João Vanio Mendonça Cardoso, enalteceu a relevância da obra. “As pessoas passam e olham essas estruturas de concreto, esses equipamentos, mas não têm noção do quanto isso é grandioso. Traz poder de investimento para o empresário, que vai se sentir seguro em ampliar o seu negócio, se instalar no município, porque ele sabe que vai ter energia em abundância”, disse Cardoso.
A Cermoful é uma das 22 cooperativas de eletrificação instaladas no Estado e afiliadas à Fecoerusc. Juntas, as cooperativas catarinenses atendem mais de 1 milhão de clientes. Integrante da Frente Parlamentar do Cooperativismo na Câmara dos Deputados, a deputada federal Geovânia de Sá parabenizou a Cermoful pela inauguração. “As cooperativas no Brasil são case de sucesso. Nós queremos o nosso Estado e o país cada vez mais fortes e as cooperativas dão exemplo do que é união, para podermos crescer e crescermos juntos”, assegurou Geovânia.
De acordo com o engenheiro eletricista, Adélcio Cavagnoli, ao longo dos quase dois anos de serviços, o cronograma foi cumprido com responsabilidade e transparência. Cavagnoli resumiu um pouco do que foi a parte técnica relacionada à construção da obra. Sobre o funcionamento e a capacidade, relatou o engenheiro eletricista, Samuel Salvan Sartor. “Essa subestação tem como alguns benefícios, maior qualidade de energia, segurança, confiabilidade, além de dobrar a capacidade de atendimento para os consumidores. A localização dela foi escolhida de forma estratégica, perto da rodovia para a chegada de mais empresas e ainda cabe aqui um terceiro transformador. Estamos nos preparando para o futuro da região e o crescimento da cidade”, resumiu Sartor.
O prefeito de Morro da Fumaça, Noi Coral, avaliou a obra como a maior de Morro da Fumaça dos últimos tempos. “Essa talvez seja a maior obra de Morro da Fumaça, tanto em valor quanto em benefício, em garantia de energia de qualidade. Sempre tivemos uma parceria muito boa com a Cermoful. E nessa gestão a parceria se manteve, sempre com muito respeito pela cidade”, afirmou o prefeito.
O legado dos fundadores, dos presidentes, diretores e funcionários que atuaram e atuam na Cermoful ao longo desses 60 anos foi reconhecido pelo atual presidente, Rudy Recco. “Sem todas essas pessoas, nós não poderíamos ter essa inauguração hoje. Cada um fez a sua parte, um trabalho com muito amor”, disse Recco, citando o nome de cada um dos ex-presidentes: Jorge Silva (1962-1973), Paulino Bif (1973-1991), Claudionor Vasconcelos (1991-1999), Armando Bif (2000-2013), Ricardo Tadeu Canto Bittencourt (2013-2020).
A história da Cermoful começou em 13 de novembro de 1963, quando um grupo de quase 100 fundadores se reuniu para transformar a então Força e Luz São Roque em uma cooperativa de eletrificação. Com muito trabalho e superando as dificuldades, a Cermoful ampliou a área de cobertura e hoje atende as cidades de Morro da Fumaça, Içara, Criciúma, Cocal do Sul, Urussanga e Pedras Grandes.
Filha do ex-presidente Claudionor, a vereadora Silvana Vasconcelos, hoje presidente da Câmara de Vereadores de Morro da Fumaça, também enalteceu a história de trabalho ao longo dos 60 anos da Cermoful. “Essa obra traz um grande benefício social e de desenvolvimento econômico. Podemos dizer que somos referência para o Estado. Isso é mérito de pessoas que realmente trabalharam, arregaçaram as mangas, para que hoje nós pudéssemos estar aqui fazendo história”, disse Silvana.
Comemorações de Natal e de 60 anos
A inauguração da nova subestação é um marco na história de 60 anos da Cermoful, que também tem um calendário de comemorações preparado para o fim de 2023 e o início de 2024.
No dia 1º de dezembro, sexta-feira, a partir das 18 horas, será realizado o Natal Cermoful, com a chegada do Papai Noel e show com a banda Matusa. Será em frente ao ginásio de esportes Jorge Silva, em Morro da Fumaça. Além disso, haverá o sorteio de 20 bicicletas e 22 cestas de Natal para os presentes no evento, além do sorteio de motocicletas, aparelhos de televisão e celulares para os associados. Também será feita a entrega dos prêmios da promoção Conta em Dia Prêmio na Mão.
No dia 2 de dezembro, sábado, a partir do meio-dia, em frente ao ginásio esportes Jorge Silva, em Morro da Fumaça, será oferecido um churrasco com 60 costelas e dois bois no rolete, além de show com bandas locais.
Nos dias 18 a 21 de dezembro, o Caminhão Iluminado de Natal vai percorrer as comunidades levando a magia do Natal.
Nos dias 17 a 21 de janeiro, no Balneário Esplanada, serão realizados o Cooper Verão e a Corrida do Cooperativismo, abrindo as atividades de integração com a comunidade no ano de 2024.
-
Geral3 anos atrás
Edital Cultura Criciúma: assinatura de contratos ocorre nesta quinta-feira
-
Política2 anos atrás
Edilson assume vaga na Câmara
-
Economia4 anos atrás
Edital de Inovação Unesc dará fomento financeiro para projetos da região
-
Política3 anos atrás
Confira os eleitos para o legislativo de Içara
-
Polícia3 anos atrás
Imagens da madrugada de crimes e pânico em Criciúma
-
Geral3 anos atrás
Confirmados os nove vereadores da nova Câmara do Rincão
-
Polícia3 anos atrás
Noite de terror em Criciúma
-
Imagens6 anos atrás
Cidades