Conecte-se conosco

Variedades

Após licitação deserta Criciúma não terá iluminação de natal

Publicado

em

Ouça esta matéria

Criciúma

Governo de Criciúma confirmou nesta tarde, através de nota encaminhada pela Diretoria de Comunicação, que o município não terá iluminação de natal nas ruas da cidade esse ano. A decoração ficou inviabilizada depois que licitação aberta para a contratação de empresa especializada acabou deserta, sema participação de nenhum interessado. Com isso, restará no natal desse ano, a programação prepara pela Fundação Cultural.

Confira a nota

O Governo de Criciúma informa que a licitação, aberta na manhã desta quinta-feira (3), para a contratação de empresa especializada para a instalação da iluminação natalina (mão de obra + material), não teve interessados.

Uma das justificativas das empresas é a falta de materiais devido à retração nas importações provocada pela pandemia de Coronavírus.

Dessa forma, por falta de tempo hábil para novo processo licitatório, infelizmente não será possível executar o projeto de iluminação planejado para este Natal na região central e em bairros da cidade.

Mesmo com o imprevisto, o Governo Municipal afirma que o clima de Natal está garantido, por meio da Programação do Natal para Todos, elaborada pela Fundação Cultural de Criciúma – FCC, uma programação itinerante, e que vai envolver toda a comunidade de forma criativa e segura, já que ainda estamos em meio à pandemia!

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Variedades

Turismo consciente: Proposta integra vindima em Santa Catarina

Publicado

em

Ouça esta matéria

A forma de viajar em todo o mundo foi impactada de diferentes modos pela atual pandemia. A implantação de protocolos sanitários, os cuidados com a higiene, o distanciamento social e a preferência por locais ao ar livre são alguns dos aspectos modificados. Esta nova realidade é propícia para lugares que oferecem um turismo consciente e de experiências singulares e exclusivas.  

É o caso do período de colheita da uva em Santa Catarina, enaltecido no Sul do Estado com a realização anual da Vindima Goethe no mês de janeiro, na cidade de Urussanga, com cerca de 20 mil habitantes. A 13ª edição desta celebração acontece neste ano entre os dias 9 e 24 de janeiro. 

Para acolher os visitantes, atividades em meio à natureza e nos empreendimentos turísticos foram readaptadas. Ações como visitas às vinícolas e experiências ligadas ao enoturismo seguem os cuidados e protocolos sanitários devido à pandemia. Por este motivo, o agendamento feito sob reserva é a principal orientação.

Raros, típicos e únicos descrevem os produtos encontrados nesta região com Indicação de Procedência denominada Vales da Uva Goethe. O território torna-se um roteiro enoturístico que proporciona ao visitante um encontro, envolvimento e encantamento com a identidade cultural. Reviver tradições como, por exemplo, colheita e pisa das uvas, e apreciar os potenciais enogastronômicos e turísticos serão alguns dos atrativos desta edição.

De Mato Grosso do Sul, a família Mendonça está a passeio no Sul do Estado. Conhecer os produtos feitos com esta rara variedade de uva foi uma grata surpresa para pais e filho. O atendimento na vinícola restrito a, no máximo, quatro pessoas por vez, o distanciamento e a retirada de máscaras apenas durante a degustação são novas medidas adotadas durante a pandemia.

“Não conhecíamos estes vinhos. Ficamos surpreendidos positivamente pela qualidade da Goethe. É excepcional. Estamos visitando nossa filha em Criciúma e percebemos que o turismo por aqui é consciente e qualificado. Os visitantes vêm para Urussanga e região, locais mais tranquilos, a procura de cultura, vinho e gastronomia”, afirma o turista Ademir Mendonça.

GASTRONOMIA & MÚSICA

A rara variedade de uva resulta em vinhos brancos, frisantes e espumantes que são harmonizados com a gastronomia, contemplando desde alimentos com sabores especiais locais a pratos contemporâneos. Um circuito gastronômico oferece aos visitantes experiências peculiares. Restaurantes, cafeterias, padarias, pub’s, lanchonetes, entre outros empreendimentos, elaboraram pratos exclusivos e harmonizações para surpreender os consumidores.

Outra novidade desta edição será a 1ª Mostra de Música Erudita em homenagem a um dos maiores tenores brasileiros, o urussanguense Aldo Baldin (in memoriam). A soprano Kalinka Damiani, também natural de Urussanga, acompanhada de piano e do Quinteto Persch, conduzirá a apresentação que acontecerá no dia 16 de janeiro, às 20 horas, na Vigna Mazon, com transmissão ao vivo pelo Youtube.

Continue Lendo

Variedades

Museu ao Ar Livre é contemplado com o Prêmio Aldir Blanc

Publicado

em

Ouça esta matéria

O Museu ao Ar Livre Princesa Isabel, foi um dos contemplados com o Prêmio de Reconhecimento por Trajetória Cultural Aldir Blanc SC, da Fundação Catarinense de Cultura (FCC). A instituição vai receber o valor de R$ 40 mil que colaborará com a manutenção do museu. A diretora do museu, Valdirene Böger Dorigon, comemorou o resultado de ter tirado a nota máxima na categoria Arquivos, Bibliotecas e Museus.

“É o reconhecimento de 40 anos dedicados a preservação e divulgação do patrimônio cultural, de Orleans e região sul catarinense”, comentou Valdirene. Sobre o Prêmio O Prêmio de Reconhecimento por Trajetória Cultural Aldir Blanc SC tem o objetivo de valorizar a trajetória dos trabalhadores e trabalhadoras da cultura, artistas, artífices, mestras, mestres, grupos, coletivos, instituições artísticas e culturais e pontos de cultura, entre outros entes atuantes no território catarinense que tenham prestado significativa contribuição ao desenvolvimento artístico e cultural de Santa Catarina.

O Prêmio recebeu inscrições em todas as 20 categorias propostas, com candidatos de 118 municípios catarinenses. O valor final a ser distribuído é de R$ 13.150.000,00 para 703 premiados. Os valores serão depositados até 31 de dezembro de 2020. A realização do Prêmio contou, ainda, com o apoio do Conselho Estadual de Cultura de Santa Catarina (CEC-SC), Controladoria-Geral do Estado de Santa Catarina (CGE), Controladoria-Geral da União (CGU), Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE), Ministério Público de Contas de Santa Catarina (MPC-SC), Secretaria de Estado da Casa Civil (SCC) e Secretaria de Estado da Fazenda (SEF).

Continue Lendo

Variedades

Atrações levam a magia do Natal a Morro da Fumaça

Publicado

em

Ouça esta matéria

Morro da Fumaça

Na sexta-feira, dia 18, e no domingo, dia 20, Morro da Fumaçarecebe duas atrações de Natal. Neste ano um pouco diferente, é verdade, devido à pandemia, mas que reforçaram ainda mais a magia desta época do ano.

Na sexta-feira, o mini trio elétrico com a presença do Papai e da Mamãe Noel e da banda Batons passou por diversos bairros do município, levando muita música, alegria e mensagem de Natal.

Já no domingo, a Banda do Papai Noel percorreu a Rua 20 de Maio. A atração levou muita alegria e descontração aos comerciantes e pessoas que estavam no Centro da cidade. “Estas  atrações levaram uma mensagem de esperança de um mundo melhor, com mais amor e boas ações”, destaca a diretora de Cultura, Rosângela Pagnan Maragno.

Continue Lendo

Mais vistos

© Copyright 2007-2021 sulnoticias.com