Casa Filosófica de Porto Alegre presta homenagem ao empresário Beto Colombo

Criciúma

Catarinense de Criciúma (SC), Beto Colombo foi homenageado pela entidade por seus relevantes estudos em filosofia clínica nas organizações.

Há dez anos, Beto Colombo levou os métodos da filosofia clínica – até então voltada exclusivamente ao atendimento em consultórios – para dentro das empresas, criando assim o que hoje se conhece como Filosofia Clínica nas Organizações. O filósofo atende empresas em processo de sucessão e também analisa a cultura organizacional a fim de identificar a estrutura de pensamento das empresas, chegando ao que ele denominou de a Alma da Empresa, título de seu livro em parceria com o filósofo clínico Rosemiro Sefstrom, lançado em 2016 e que ganhou uma edição bilíngue (português-espanhol) no final de 2019, ambos publicados pela Dois Por Quatro Editora, de Florianópolis.

Além de ter escrito diversos livros voltados à gestão e à filosofia, Colombo foi um dos fundadores do Instituto Sul Catarinense de Filosofia Clínica e atualmente coordena o curso de pós-graduação em Filosofia Clínica na Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense), em Criciúma (SC).

Depois de obter o sucesso como empreendedor, aos 44 anos Colombo direciona sua carreira profissional para o campo da filosofia clínica, vindo a se tornar um conceituado terapeuta e mentor de empresários, executivos e profissionais liberais. Dos estudos de filosofia, passou para a filosofia clínica e, durante seis anos, aplicou a técnica na sucessão de sua própria empresa. Aos 50 anos, passa a se dedicar integralmente à filosofia clínica. Sua larga experiência como empresário facilitou a aceitação do novo conceito nas organizações, o que gradativamente crescia conforme os resultados iam aparecendo. Hoje, atende em seu consultório em Santa Catarina e no estado de São Paulo pacientes (ou partilhantes, como ele chama) de todo o Brasil.

Para Beto Colombo, este diploma de Doutor Honoris Causa é o reconhecimento ao trabalho que vem fazendo nos últimos anos. “Estamos fazendo um trabalho inédito e responsável, que está dando resultado nas empresas”, diz o filósofo. “Fiquei honrado com este título, que recebo como um estímulo ao desenvolvimento e à disseminação da filosofia clínica pelo Brasil”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *