Conecte-se conosco

Variedades

Diva’s Black: concurso destaca a beleza da mulher negra

Publicado

em

Ouça esta matéria

Criciúma

Um evento carregado de valores e de propósito, o 4º Concurso Diva’s Black tem se consolidado como símbolo de representatividade no estado de Santa Catarina. O objetivo é valorizar a beleza da mulher negra, mas a iniciativa acaba contemplando muito mais do que isso: empoderamento, oportunidades, visibilidade e muitos outros elementos sociais são trabalhados e destacados pelo evento, que chega a sua etapa final nesta sexta-feira (27/11). A partir das 19 horas, o encontro poderá ser assistido ao vivo em Unesc.net/UnescTV

A ideia nasceu em 2016, com a criação da marca de roupa Diva’s Black. Assim que o projeto saiu do papel, Franki dos Passos, acompanhado de Lidiane Serafim Francisco e Jhenifer Oliveira, inscreveu a ideia no Plano de 60 dias da Unesc. Foram três fases de mentoria, com o objetivo de consolidar o empreendimento. Após o processo, mais uma vez a opção foi por fortalecer o projeto na Universidade com a entrada no Programa Mentoring. “Como éramos novos, nossa ideia foi buscar capacitação para entrar de fato no mercado”, contou.

Não demorou para que a marca Diva’s, voltada ao público afro, encontrar um de seus pilares mais fortes. Logo, o objetivo foi ser mais do que um negócio, e impactar à sociedade de verdade. Entre as ações, o Concurso foi pensado. “É uma maneira diferente de enfrentar o preconceito. A renovação de ideias é essencial. Não podemos lutar novas batalhas com armas antigas e devemos investir em projetos que transformem vidas de verdade. Nossa resposta tem de ser ocupar os espaços, e é isso que o Concurso propõe”, evidenciou Passos.

Após quatro anos, em 2020 o Diva’s Black já se consolida como uma marca de representatividade e valorização negra. Com inscrições de todo o estado, mais de 300 mulheres já passaram pelo projeto, que devido a pandemia está sendo realizado de forma virtual.

Mediadora do evento, a professora e coordenadora do Núcleo de Empreendedorismo, Cristiane Dias, acompanhou o projeto desde a criação. Para ela, a ideia nunca foi criar uma marca de roupa, mas criar um projeto alinhado com o empreendedorismo social, com as questões étnico-raciais, da valorização da mulher negra e do envolvimento dos jovens nesta luta.

Cristiane também relata o encanto de encontrar, nos bastidores do evento, histórias reais de transformação pessoal. “Quando eu visto essa marca, eu quero trazer um recado para a sociedade e mostrar a bandeira do que acredito. Não é só uma peça de roupa, é a representatividade. Além de tudo isso, quando a gente fala que um empreendimento tem de ter propósito, essa consolidação aparece neste projeto”, destacou.

Uma ideia que cresceu dentro da Unesc, o Diva’s Black contempla os pilares da Universidade, conectando ensino, pesquisa e extensão. “Tivemos o envolvimento dos alunos do curso de Administração, que contribuíram para a iniciativa por meio de consultorias, e o envolvimento da sociedade, que vem buscar apoio e se encontrar” completou Cristiane.

Para participar da edição 2020, as participantes gravaram e enviaram vídeos destacando o porquê deveriam ser a escolhida, além de enviar fotos. “A busca vai além do padrão. Queremos ver representatividade, conhecer e destacar suas trajetórias de vida, estimular impactos sociais e mostrar que a mulher negra é bela e capaz de conquistar qualquer coisa”, pontuou Passos.

A Universidade, por meio do Núcleo de Empreendedorismo, é parceira do 4º Concurso Diva’s Black. Para ser parceiro nesta transformação social basca entrar em contato nas redes sociais ou no telefone (48) 9 9600-0965. 

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Variedades

AFABESS entrega enxovais a mães do município

Publicado

em

Ouça esta matéria

Através do programa Bem Vindo à Vida a Associação Feminina de Assistência e Bem Estar Social de Siderópolis (AFABESS) realizou, na tarde desta quinta-feira, a doação de dois kits de enxoval para mães cadastradas no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município. 

A entrega foi realizada pela primeira e segunda-dama do município, Cristiane Correa Salvaro e Marta Cardoso Canto Teixeira, na sede da entidade, situada  no Centro Social Urbano.

O programa Bem Vindo à Vida atende gestantes cadastradas no CRAS do município, em parceria com a Secretaria de Saúde, com o objetivo de estimular o acompanhamento médico durante o pré-natal. “A iniciativa é uma maneira que o município encontrou para estar presente em um momento importante da vida das famílias e ao mesmo tempo incentivar a realização do acompanhamento médico durante a gestação”, explicou a primeira-dama. 

Os kits contém roupas de bebê, cobertor, travesseiro e fraldas para o recém nascido. Os itens do enxoval são oriundos de doações e alguns itens, como: lençóis, mantas e casacos são produzidos pelas voluntárias da AFABESS. Foto: Decom

Continue Lendo

Variedades

Semana com duas estreias no Cine Show

Publicado

em

Ouça esta matéria

Desde a reabertura, o cinema do Farol Shopping está cumprindo todos os protocolos de higiene e segurança

Duas estreias agitam as telonas do Cine Show nesta semana. “Pinóquio” e “Destruição Final: O Último Refúgio” entram em cartaz nesta quinta-feira (21/01), no cinema do Farol Shopping, em Tubarão.

Em Destruição Final: O Último Refúgio, uma família luta para sobreviver enquanto um cometa segue em direção à Terra. John Garrity (Gerard Butler), sua esposa Allison (Morena Baccarin) e seu jovem filho Nathan (Roger Dale Floyd) fazem uma perigosa jornada à procura de um local seguro para se estabelecerem. Nessa jornada, eles enfrentarão o pior da humanidade em um momento de crescimento do pânico, desbravando um cenário onde a lei não existe mais.

O filme será exibido dublado em versão 2D diariamente às 21h.

Uma nova versão de Pinóquio

Gepetto (Roberto Benigni) é um solitário marceneiro que sonha em ser pai e deseja que Pinóquio (Federico Ielapi), o boneco que acabou de construir, ganhe vida. Seu pedido é atendido, mas a desobediência de Pinóquio faz com que ele se perca de casa e embarque em uma jornada repleta de mistérios e seres fantásticos, que o levará a conhecer de perto os perigos do mundo.

O filme será exibido diariamente na versão 2D. As sessões dubladas serão às 16h e às 18h10; já a sessão legendada, será às 20h50.

Cuidados extras

O cinema está operando com capacidade reduzida. O controle é feito já no momento da compra dos ingressos, por isso é aconselhável que o público garanta a entrada via site (farolshopping.com.br/cinema), dessa forma o risco de não encontrar os ingressos na hora é menor. O distanciamento de 1,5m é obrigatório na bilheteria e na bomboniere. E as máscaras de proteção são exigidas em todas as áreas comuns do cinema.

Continue Lendo

Variedades

ECoCria Unesc recebe Edivaldo Dondossola para bate-papo com alunos e comunidade

Publicado

em

Ouça esta matéria

As experiências do jornalista Edivaldo Dondossola na carreira televisiva estarão em pauta, na quinta-feira (21/1), no ECoCria Talks na edição “Trajetórias que inspiram – De Forquilhinha para a Rede Globo”. O evento virtual é promovido pela Escola de Comunicação da Unesc e será transmitido pelo canal da Unesc TV no YouTube (clique aqui https://youtu.be/Dwm_Z6b0k0I), a partir das 19h.

Dondossola é natural de Forquilhinha e trabalha atualmente como repórter da Rede Globo no Rio de Janeiro. Ele iniciou a carreira no telejornalismo aos 20 anos de idade, como repórter freelancer na antiga RBS TV Criciúma, atual NSC.

O compartilhamento do exemplo de crescimento e de destaque dentro da profissão, além dos desafios vencidos e situações vivenciadas, conforme a coordenadora da ECoCria, Caroline Bortot, será de extrema importância para os estudantes que estão em fase de descobertas dentro da comunicação. “O crescimento do Edivaldo dentro do jornalismo foi algo muito bonito de acompanhar. Ele evoluiu gradualmente, se destacou por seu talento e conquistou lugares incríveis enquanto profissional em uma das grandes emissoras do mundo. Isso certamente é uma grande inspiração para nossos estudantes”, destaca.

Após uma apresentação sobre o início da carreira no jornalismo regional, as fases vividas até a chegada ao patamar de hoje e algumas experiências marcantes, Dondossola será sabatinado por estudantes e colegas da imprensa. “Será possível fazer perguntas, sanar curiosidades e até ouvir detalhes de coberturas especiais feitas pelo colega, como a da pandemia de Covid-19, ainda tão atual”, completa.

O evento tem foco especial voltado aos estudantes da Escola de Comunicação da Unesc e colegas da imprensa regional, mas será aberto para toda a comunidade por meio do YouTube.

Continue Lendo

Mais vistos

© Copyright 2007-2021 sulnoticias.com