Conecte-se conosco

Variedades

Livro ‘Criciúma: uma história de todos!’ é lançado e será entregue para as unidades escolares

Publicado

em

Ouça esta matéria

Na sua história de 141 anos, Criciúma reúne garra, luta, colonização, desenvolvimento e muito trabalho. Estes fatos marcam a história da cidade do carvão e foram agrupadas no livro ‘Criciúma: uma história de todos!’, escrito pelos profissionais da Secretaria Municipal de Educação. Os exemplares serão distribuídos para as Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB) do município. O lançamento ocorreu por meio de live no Instagram da prefeitura na tarde desta quinta-feira (1º).

“Precisávamos de um material rico que contasse a história do nosso município para trabalharmos nas salas de aula. Os nossos alunos precisam conhecer a história da sua cidade para entender a realidade de hoje e poder se inspirar para fazer uma Criciúma cada vez melhor para todos. Cada unidade receberá uma quantia para os acervos das bibliotecas das escolas municipais”, ressaltou o secretário municipal de Educação, Miri Dagostim.

Conforme a gerente pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Silvana Bento, o livro é um material lúdico e pedagógico. Os profissionais realizaram uma pesquisa em diversos documentos e iconografias para elaborar o exemplar. “Esta obra foi escrita a partir da necessidade e inquietações dos profissionais da rede municipal, que nos solicitavam materiais de pesquisa para trabalharem questões a respeito do município”, explicou a gerente.

A obra engloba desde os primeiros habitantes, os povos indígenas e seu contato com os colonos, passando pelos movimentos migratórios, os quais contribuíram e ainda contribuem para o desenvolvimento social e econômico e as modificações do município durante os anos. Além de reunir, fotografias, informações sociais, econômicas, geográficas, de infraestrutura e administrativas de Criciúma.

Os profissionais que participaram da iniciativa foram: Guilherme Medeiros Honorato, Janio Cesar Conti, Livia da Silva, Micheli da Costa Bez Birolo, Silvana Alves Bento Marcineiro e Fabrízio Agnes Rodrigues.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Variedades

Escola de Idiomas da Unesc oferece aulas de Libras, Italiano para Viagem e Francês para Curiosos

Publicado

em

Ouça esta matéria

A Escola de Idiomas da Unesc traz novidades para o mês de abril e de maio: cursos de Língua Brasileira de Sinais (Libras), de Italiano para Viagem e de Francês para Curiosos. Os interessados já podem fazer suas matrículas e se prepararem para o início das atividades. As aulas ocorrerão presencialmente na Unesc, e, seguindo todos os protocolos de biossegurança, com número reduzido de pessoas na sala.

Libras

A coordenadora pedagógica da Escola de Idiomas da Unesc, Dayane Cortez, explica que o curso de Libras na modalidade presencial é uma novidade e terá aulas às terças-feiras das 20 às 22 horas, totalizando 32 horas de curso e terá início ainda em abril. “Como ainda estamos em situação pandêmica, o número de alunos é reduzido, pelos protocolos de biossegurança, e assim, temos vagas limitadas. Como Libras é uma língua espaço-visual, acreditamos que com aulas presenciais o aproveitamento será maior”, comenta.

A professora de Libras, Ana Paula Marques Luiz, explica que a Língua Brasileira de Sinais é usada pela comunidade surda no Brasil. “Ela é extremamente importante, como qualquer outra, mas por se tratar de uma língua usada pela comunidade surda é também capaz de incluir estas pessoas na sociedade”, comenta Ana Paula.

Já a coordenadora pedagógica da Escola de Idiomas, chama a atenção para a necessidade de a população entender que Libras é uma língua, assim como Alemão ou Francês, por exemplo, e possui estrutura, verbo, variação linguística de lugar para lugar do Brasil, um organismo vivo. “Libras é uma língua oficial do Brasil, com o mesmo status e importância que o Português. Por isso, quando você acessa um órgão público tem direito a um intérprete de Libras, assim como a Unesc garante o direito dos alunos a terem um intérprete de Libras em sala de aula e eventos”.

O curso é voltado para o público em geral, mas atualmente tem uma demanda maior de pedagogos, professores do Ensino Fundamental e Médio e docentes da graduação que, segundo Dayane, querem melhor atender os alunos surdos. “Isso não dispensa o intérprete de Libras da sala de aula, mas ao ter conhecimento sobre Libras, o professor consegue ficar mais próximo do aluno surdo e ter um melhor resultado de seu trabalho”, comenta.

Italiano para viagem

Aos que planejam viagem a passeio ou a trabalho no pós-pandemia, a Escola de Idiomas da Unesc oferece o curso de Italiano para Viagem. Diferente do curso de Italiano já oferecido, este é uma introdução à língua, voltado especificamente para quem precisa aprender o idioma antes de viajar. A professora do curso, Nathália Spencer, explica que se trata de um curso rápido, com carga horária de 20 horas e não é um curso regular de Língua Italiana. As aulas terão início em 3 de maio.

“É voltado especificamente para quem vai viajar e não tem noção nenhuma de Italiano. O curso vai desenvolver situações básicas para que a pessoa consiga se comunicar. Estas situações são baseadas em coisas que o turista vai se deparar, esteja viajando a lazer ou a negócios, como desembarcar no aeroporto, pedir um táxi, pedir o quarto no hotel, fazer compras, pedir comida no restaurante e até em caso de emergência médica. Além disso, os alunos aprenderão também um pouco dos costumes daquele país”.

Francês para curiosos

Destinado a pessoas que gostam da cultura francófona (envolve todos os lugares e pessoas que têm em comum a Língua Francesa), o curso com 20 horas de duração e aulas de 1h30 por semana, terá início em 3 de maio. Vai trabalhar por módulos culturais, como por exemplo, uma aula partir de uma música, onde a professora trará a história da canção, do seu intérprete e da região que ela vem.

“Em uma aula se falará da região da Borgonha, e assim, vamos entrar no assunto vinhos, que são destaque daquele local. Em alguns momentos, a turma receberá convidados especiais, que estão em países que falam francês”, conta a coordenadora pedagógica da Escola de Idiomas da Unesc. À exemplo do curso Italiano para Viagem, Francês para Curiosos não será um curso voltando para a fluência no idioma, mas para auxiliar em situações diversas de uso da língua.

Matrículas

Para saber mais sobre estes e outros cursos ofertados pela Escola de Idiomas Unesc e sobre as matrículas, assim como tirar dúvidas, você pode entrar em contato com a Escola de Idiomas pelo Telefone e Whatsapp Business (48) 3431-45

Continue Lendo

Variedades

Domingo da Misericórdia: Diocese de Criciúma propõe toque de sinos por vítimas da pandemia

Publicado

em

Ouça esta matéria

Todas as igrejas que integram o território da Diocese de Criciúma vão badalar os sinos às 15h deste domingo, dia 11. A iniciativa recordará as vítimas da Covid-19 e as famílias impedidas de vivenciar o luto.

Além do esforço dos profissionais de saúde e o desejo dos brasileiros quanto à superação da pandemia. O horário escolhido também faz referência à hora da misericórdia, em que Cristo entregou a vida após ser crucificado.

Continue Lendo

Variedades

Mundo Jurássico volta ao Nações para marcar aniversário do Shopping

Publicado

em

Ouça esta matéria

O Nações Shopping comemora cinco anos no próximo dia 16 de abril e presenteia Criciúma e região com o mundo pré-histórico dos dinossauros. A atração promete encantar crianças e adultos com réplicas, em tamanho real, dos animais que dominaram a Terra há mais de 100 milhões de anos. A exposição Mundo Jurássico começa dia 17 de abril e vai até 16 de maio. Ao todo 12 representações de dinossauros estarão espalhadas pelo shopping. A entrada é gratuita.

Dentre as atrações está o temível Tiranossauro Rex – um gigante de mais de 6 metros de altura e cerca de 60 dentes, o Gigantossauro – maior animal terrestre carnívoro da história, e o Braquiossauro – um dos dinossauros mais altos que já existiram. A exposição ainda apresentará réplicas do Espinossauro, T-rex filhote, Maiassauro e Raptor, Pterossauro, Estiracossauro, Galimimo, Anquilossauro, Dilofossauro, Protocerátops e um ovo de dinossauro.

Além dos animais, o público poderá se divertir no quiosque de realidade virtual e tirar fotos com os seres pré-históricos. Para tornar a experiência mais real, os dinossauros emitem sons e realizam movimentos específicos. Toda a exposição foi pensada em conjunto com museólogos, arquitetos e cenógrafos. 

O Nações Shopping reforça que todas as medidas de proteção contra a Covid-19 estão sendo seguidas para a proteção do público: distanciamento social, uso de máscaras e álcool em g

Continue Lendo

Mais vistos

© Copyright 2007-2021 sulnoticias.com