Conecte-se conosco

Variedades

Via Gastronômica apresenta ações programadas para 2021

Publicado

em

Ouça esta matéria

As ações programadas para 2021 e 2022 pela Via Gastronômica da Associação Empresarial de Criciúma (Acic) foram apresentadas em encontro realizado na tarde desta segunda-feira, 22, na sede da entidade. O planejamento inclui desde o desenvolvimento e formação de profissionais até a realização de eventos, com ênfase no fortalecimento do segmento na cidade.

“Criciúma tem potencialidades que podemos explorar e também ampliar para a região. Há, por exemplo, um grande potencial no turismo de negócios e a circulação desse público pode fomentar o setor gastronômico”, declara o empresário Joster Favero, que assume a presidência da Via Gastronômica para um mandato de dois anos, ao lado de Marcelo Ribeiro da Costa (tesoureiro), Miguel Angelo Mastella (secretário), Guilherme Farias (diretor de Marketing e Eventos) e Leandro Vettorazzi (diretor comercial).

O plano de ação engloba o incentivo às casas ligadas à gastronomia a se associar à Via Gastronômica e tornar a associação de utilidade pública. “Quando as pessoas se unem, têm a força necessária para superar as dificuldades e uma mostra disso veio justamente dos restaurantes, diante da luta que enfrentamos no ano passado. O empreendedor não se deixou abater: buscou alternativas, se reinventou e continuou de portas abertas”, enaltece o presidente da Acic, Moacir Dagostin.

Outro ponto é o apoio a iniciativas relacionadas à cultura e à gastronomia. “O momento é de virada e a motivação vem de movimentos como esse, que fomentem a cultura criativa, tragam mais pessoas para o comércio, os hotéis e os estabelecimentos de gastronomia”, considera o presidente da Fundação Cultural de Criciúma (FCC), Zalmir Casagrande.

Festivais

Realizado pela Via Gastronômica, o Festival Sabores de Criciúma já se consolidou como um dos principais eventos da cidade, oferecendo pratos especiais a preços acessíveis a todos os públicos, nas casas participantes. Na última edição, que ocorreu entre novembro e dezembro do ano passado, foram comercializados quase 1 mil pratos do festival.

Segundo Joster Favero, a nova diretoria pretende mantê-lo, além de projetar o Festival Gastronômico de Criciúma, mais amplo, sendo promovido em algum dos espaços públicos da cidade. “A ideia é evoluir e levar o festival para a rua, montar uma estrutura em um local público e continuar com os preços acessíveis. Apresentamos este ano, mas se não pudermos fazer por conta da pandemia, ficará para 2022. Será um salto qualitativo no calendário de eventos de Criciúma”, avalia.

Outra proposta é criar o Jantar na Mina Modelo, oferecendo refeições nas dependências da Mina de Visitação Octávio Fontana. Para divulgar os pontos turísticos e as opções de gastronomia na cidade, a Via propõe implementar o Mapa Gastronômico de Criciúma.

Mais de 1 mil estabelecimentos registrados

A relevância do segmento para a economia da cidade é ressaltada pelos números. São mais de 1 mil estabelecimentos de gastronomia registrados na Junta Comercial, gerando uma média de 6 mil empregos diretos e uma projeção de 21 mil empregos indiretos. Com isso, os restaurantes injetam aproximadamente R$ 9 milhões mensais na economia local.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Variedades

Siderópolis define comissão de eventos

Publicado

em

Ouça esta matéria

O Governo Municipal de Siderópolis, através do Departamento de Cultura juntamente com outras lideranças do município e região, instituiu a comissão de eventos que será responsável pela organização de eventos esportivos, de entretenimento, cultura e turismo na cidade.

O grupo é composto por profissionais técnicos e integrantes de empresas, com larga experiência no ramo, juntamente com representantes da Prefeitura. Willi Backes e Jaque Backes, representam a Nossa Casa Feiras e Eventos, Euclides Jerônimo Ribeiro, Edson Luciano Ribeiro, Kintsia Sebrian Ribeiro, Rielf Sebrian Ribeiro, representa a 3LR Esportes, Jorge Luiz de Paiva Filho representando a Bloo vídeos, Lucas Fontanella representando a Arena Rio Jordão.

Apesar do período de pandemia, a atual gestão acredita ser fundamental estruturar a parte de organização de eventos e turismo, um dos principais pilares econômicos que o município deseja fortalecer. “Siderópolis tem um potencial turístico gigantesco, e precisamos nos preparar para poder explorar esse recurso, assim que possível”, destaca o prefeito, Franqui Salvaro.

A equipe, inicialmente, tem como objetivo elaborar os projetos técnicos da Festa do Colono 2022, da Festa dos 130 anos da Colonização Italiana de Siderópolis e do evento esportivo Serra Mar. “Essa etapa é fundamental para que possamos trabalhar na viabilização dos recursos na esfera Estadual, Federal e privada. Com isso resolvido conseguimos planejar a execução dos eventos”, esclarece Thiago Freitas, responsável pelo Departamento de Cultura e Turismo que juntamente com a diretora de turismo, Ana Paula Sarnowski, representam a Prefeitura de Siderópolis na comissão.

Continue Lendo

Variedades

Decoração de Páscoa é instalada em Nova Veneza

Publicado

em

Ouça esta matéria

Coelhos, cenouras e ovos gigantes já estão fazendo parte das ruas centrais de Nova Veneza. Nesta sexta-feira (5), a Secretaria de Cultura iniciou a tradicional decoração de páscoa. Toda a decoração deste ano foi reaproveitada do ano passado e distribuída na Praça Humberto Bortoluzzi, Avenida do Imigrante e no entorno da Casa da Minestra.

Esse ano, além de embelezar a cidade, os enfeites são uma forma de incentivar e fortalecer o sentimento de esperança entre os cidadãos. “A Páscoa nos remete a lembranças de alegrias, de união e família. Infelizmente, esse ano não vamos conseguir realizar as atividades que já são tradicionais, nesta data. Mas temos que nos manter confiantes para que tudo passe logo”, comenta a Secretária de Cultura, Esporte e Turismo, Caroline Ghislandi.

A secretária ainda ressalta as mensagens que esta época do ano remete. “Queremos, ainda, passar para a população a mensagem linda de renascimento que essa época do ano nos mostra. Por isso, precisamos ter a leveza e o pensamento positivo para que possamos reviver após superarmos a pandemia”, enfatiza. 

Continue Lendo

Variedades

Páscoa: crianças podem pintar ovos coloridos para decorar a Osterbaum em Forquilhinha

Publicado

em

Ouça esta matéria

A cidade de Forquilhinha, a mais alemão do Sul de Santa Catarina, começa a viver a tradição da Páscoa. Nesta época da Quaresma, o município convida as famílias de Forquilhinha a começarem a produção de ovinhos coloridos com as crianças para enfeitar a Osterbaum, a Árvore da Páscoa, na praça dos Imigrantes Alemães.

A árvore é a grande atração da cidade e conta com a participação dos alunos e comunidade em geral que contribuem com ovos pintados à mão. “É algo simples, mas de uma beleza única e um simbolismo muito importante para a cidade”, comentou a coordenadora do Centro Cultural, Thais Figueredo.

O trabalho de pintar as casquinhas une gerações e é nessa época do ano que podemos evidenciar o verdadeiro sentido da Páscoa. “Queremos envolver ainda mais a comunidade na decoração da árvore e deixar a nossa osterbaum maravilhosa. É brincando que as crianças aprendem a manter viva a tradição da árvore de Páscoa”, declarou.

Coleta de casquinhas

Para decorar a Osterbaum, o governo de Forquilhinha, conta ainda com a parceria da Secretaria de Educação para trabalhar com as crianças em sala de aula a produção dos ovinhos. Já para a comunidade em geral, os ovinhos para a decoração podem ser entregues na casa do coelho, em frente à Rua Coberta até o dia 22 de março. Em virtude da pandemia, não podem ser realizadas as atividades com oficinas para a pintura das casquinhas como acontecia em anos anteriores. A decoração de Páscoa tem a parceria da Câmara de Dirigentes Lojistas de Forquilhinha (CDL) e Coopera.

Significado da Osterbaum, segundo o cristianismo

A árvore da Páscoa, é um dos símbolos usados na Alemanha durante a Páscoa, é montada com um galho seco, que simboliza a frieza e morte do sepulcro de Jesus Cristo.

No galho são colocadas cascas de ovos coloridos, que simbolizam a alegria da vida que significa a ressurreição do Senhor.

O ovo significa ou simboliza que há vida dentro dele e dali ela brota, apesar de estar escondida até o momento em que a ruptura acontece. Dentro do ovo está a vida.

A Páscoa é Vida, Ressurreição, Esperança e Alegria, apesar da Sexta-feira Santa com a crucificação de Jesus. “Eu vivo, vós também vivereis”, é a sua mensagem gloriosa.

Continue Lendo

Mais vistos

© Copyright 2007-2021 sulnoticias.com