Conecte-se conosco

Variedades

Werner Schünemann compartilha experiências em bate-papo com acadêmicos na Unesc

Personalidade da cultura lançou seu primeiro livro em evento na Universidade

Publicado

em

Ouça esta matéria

A carreira, as inspirações, planos para o futuro e as percepções de Werner Schünemann sobre diferentes assuntos fizeram parte das conversas do ator, diretor e escritor em visita à Unesc nesta segunda-feira (26/09). Werner esteve na Universidade especialmente para o lançamento da sua primeira obra como autor, o romance “Alice deve estar viva”. O lançamento do livro e o bate-papo com o autor foram promovidos pelos cursos de Artes Visuais, Letras e Teatro da Unesc.

Com 44 anos de profissão, Werner traz na bagagem uma extensa história no teatro, na televisão e no cinema. Ele, que se prepara para gravar o 47º filme, se alegra pela profissão que escolheu e, ainda mais, por estar ingressando em um novo universo oficialmente. “Tenho muitos cadernos com ideias e histórias escritas, mas esta é a primeira publicada. Sou um leitor assíduo e por isso me dá tanto prazer lançar meu próprio livro. Como ator também me realizo, já que nesta profissão nós não repetimos se quer um dia da mesma forma, estamos sempre fazendo algo inédito, assim como me lançar no mundo da escrita”, pontuou.

Após ouvir um pouco da experiência de Werner, o ator e acadêmico de Artes Visuais da Unesc, Gustavo Marcos Fernandes, fez questão de deixar seu agradecimento ao ídolo e evidenciar a influência de Werner na escolha profissional. “Sou um fã de muito tempo e a sua atuação me inspirou muito a ser ator também, especialmente ao assistir A Casa das Sete Mulheres. Assim como és inspiração para mim, tenho certeza que és para muitos jovens atores brasileiros e, portanto, gostaria de saber qual o seu sentimento em relação a isso”, questionou, da plateia.

Ao responder o autor agradeceu o carinho e evidenciou a responsabilidade que sente com relatos como este. “Me sinto lisonjeado ao ouvir isso. Influenciar pessoas é algo muito sério e eu desejo que eu continue sempre fazendo por merecer tamanha admiração”, respondeu.

Antes do evento oficial, o ator foi recebido pela reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, ao lado de colegas da gestão e coordenadores dos cursos que protagonizaram o lançamento. Para Luciane, foi uma honra receber o conterrâneo gaúcho que preza pela cultura e escolheu a Universidade para falar sobre sua obra. “Que alegria conversar com um profissional tão inteligente e que passa a fazer parte da nossa história também. É uma honra oferecer esse contato aos nossos alunos para que possam extrair o máximo dessa experiência”, destacou.

Após o bate-papo, Werner autografou livros e tirou fotos com acadêmicos, professores, colaboradores e visitantes.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Variedades

Centro Cultural Jorge Zanatta recebe o espetáculo ‘Dentre’ nesta quarta-feira

Publicado

em

Ouça esta matéria

A partir das 20h da próxima quarta-feira (9), o Centro Cultural Jorge Zanatta receberá o espetáculo ‘Dentre’, da Karma Coletivo de Artes Cênicas, de Itajaí. A apresentação conta com elementos de dança, teatro e performance. A atração é um trabalho de dança contemporânea em diálogo com a arquitetura, pesquisa desenvolvida pela bailarina e arquiteta Lídia Abreu. A entrada é limitada e franca. A indicação é para maiores de 14 anos.

‘Dentre’ é apresentado em espaços arquitetônicos históricos para pensar sobre a memória, o patrimônio e a ruína. Além de Lídia, a Karma Coletivo é formada pelos artistas Leandro Cardoso e Mauro Filho. A pesquisa coletiva tem foco em conceitos como dramaturgia expandida, fisicalidade e presença.

A apresentação faz parte do o Programa de Integração e Descentralização da Cultura (IDC), promovido pelo Governo do Estado de Santa Catarina, que tem como foco a circulação da cultura catarinense de forma gratuita para a população.

Continue Lendo

Variedades

Festival de Dança da Unesc vai reunir mais de 800 bailarinos a partir de sexta-feira em Criciúma

Publicado

em

Ouça esta matéria

A partir de sexta-feira (04/11) a dança vai invadir a cidade de Criciúma e trazer toda a emoção de volta aos palcos com a apresentação de 100 coreografias nas categorias infanto-juvenil e sênior. É o 21º Unesc em Dança, que vem recheado de novidades, no evento que ocorre até domingo (6/11) no Teatro Municipal Elias Angeloni e na Universidade, com visitantes de várias cidades do estado de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul no Festival que é gratuito e aberto a toda a comunidade. 

A iniciativa contará ainda com mais de 800 bailarinos, de 46 grupos de danças envolvidos, e com a contribuição de 60 coreógrafos. Para a reitora Luciane Bisognin Ceretta, isso é motivo de orgulho pela grandiosidade e relevância que tem para a Instituição, como formação de público e de profissionais da arte em específico na linguagem da dança.

“Isso é reflexo de um time que conduz uma proposta em uma Universidade que é de todos, que é da comunidade, que une ciência, ensino e pesquisa com arte, com a cultura, com a dança. O desenvolvimento de uma região também se analisa e se verifica quando os investimentos em cultura são realizados. Por isso, temos como eixo fundamental os investimentos nesta área”, comenta a reitora.

No primeiro dia de programação, o Unesc em Dança contará com Talk Show com convidados especiais que vão levar conhecimento e descontração aos participantes, a partir das 19h na Instituição. No sábado, às 19h, será a abertura oficial no Teatro. Oficinas também fazem parte do Festival. As apresentações de dança terão gêneros, como Ballet Clássico de Repertório, Ballet Clássico Livre, Dança Moderna e Contemporânea, Jazz, Danças Urbanas e Danças Populares. 

Conforme a coordenadora do Setor Arte e Cultura da Unesc, Amalhene Baesso Reddig, o objetivo do evento é apresentar o panorama da dança, sob o aspecto não competitivo, buscando o aprimoramento técnico e artístico, garantindo o caráter didático pedagógico e contribuindo para o fortalecimento da linguagem da dança, formação de plateia e valorização da arte e da cultura.

“O Festival tem esse intuito de socializar os muitos trabalhos em dança desenvolvidos na região Sul e de outras regiões. Sabemos que muitos bailarinos e coreógrafos estão aguardando esse momento com muita intensidade para voltar a se apresentar. Optamos por continuar o Festival não competitivo, por acreditar e defender que todos podem qualificar cada vez mais suas propostas quando participam no grande palco e são observados por profissionais renomados que emitem pareceres descritivos”, enfatiza Amalhene.

Grupo de Sombrio participa há 14 anos do Festival

Participando há 14 anos, a Cia. De Dança Liberty, de Sombrio, está na expectativa para mais esta edição. “O evento é um dos maiores e mais importantes festivais de dança da nossa região, ele dá oportunidade de mostrar o trabalho desenvolvido pelos grupos, escolas e Cias, além de promover a troca de experiência entre os participantes”, enfatiza a coreógrafa Taiani Krás Borges.

Segundo ela, a vivência artística, o processo criativo, o entendimento de um espetáculo e a experiência de estar no palco de um teatro municipal são de extrema importância. “Para nós, coreógrafos, é a oportunidade de mostrar o trabalho desenvolvido, além de poder participar dos cursos, fornecidos gratuitamente aos participantes”, comenta ela. 

O grupo vai apresentar quatro coreografias: A fazendinha da Jessie (baby); As diferenças que nos unem (Teen); Floresta Encantada (sênior); e Para não dizer que não falei das Flores (Teen).

Oficinas e apresentações

As oficinas e mostras serão realizadas no Teatro Municipal, no sábado e domingo. Para o produtor cultural da Unesc, Maxwell Sandeer Flôr, ao ser promovido por uma Universidade, o Unesc em Dança tem uma grande preocupação com a formação dos grupos de dança e a avaliação de áudios dos cinco jurados que serão entregues aos coreógrafos e bailarinos servirão para aprimorar seus trabalhos. 

O Unesc em Dança é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, com patrocinadores das empresas Giassi Supermercados, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Anjo Tintas, SETEP Construções e Bistek Supermercados. A realização é da Unesc, Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.

Continue Lendo

Variedades

Criciúma Shopping já vive clima de natal

Publicado

em

Ouça esta matéria

Embalados pelas tradicionais canções que falam de amor, união e felicidade, os visitantes do Criciúma Shopping receberam o Papai Noel com muito carinho e emoção nesse sábado, 29. O sino tocou e, junto com a bandinha, toda a comunidade se deixou levar pelo clima natalino. Com a tão esperada chegada dessa figura especial, a temporada do Natal 2022 está oficialmente aberta no estabelecimento.

Por mais que o encontro seja garantido todos os anos, alguns contam os dias para conversar de pertinho com o barbudo e ver a deslumbrante decoração. E entre os principais admiradores do Bom Velhinho estão as crianças, como é o caso de Rafael Silva Silveira, de 6 anos. Desde cedo, o pequeno já aguardava ansioso a chegada do Papai Noel enquanto assistia ao espetáculo musical. “O Natal é a melhor época do ano e não poderíamos deixar de prestigiar esse momento. Assim que vi nas redes sociais convidei ele e viemos para cá”, afirma a mãe do menino, Emília Silva.

A época, que já é mágica por si só, desta vez foi ainda mais especial para o Criciúma Shopping, que comemorou 26 anos de história também no sábado, 29. Passar esse momento ao lado daqueles que fazem o estabelecimento prosperar, para o gerente comercial e operacional do Criciúma Shopping, Guilherme Sardá, é algo único e emocionante. “O Natal carrega a magia e sempre nos lembra que o ano está chegando ao fim. Ao olharmos para tudo o que vivemos, só temos a agradecer a cada um que esteve conosco”, destaca.

Horários do Papai Noel

Muitos já aproveitaram para garantir a foto com o Bom Velhinho. E quem ainda não conseguiu deixar a lista de presentes pode ficar tranquilo, pois ele estará no Shopping da Família de quinta a domingo. Os horários variam conforme o dia da semana:

·        Quintas e sextas-feiras, das 16h às 22h;

·        Sábados, das 14h às 22h;

·        Domingos, das 14h às 20h.

Continue Lendo

Mais vistos

© Copyright 2007-2022 sulnoticias.com