Conecte-se conosco

Geral

Sol, frio e ressacada durante os próximos dias

Publicado

em

Depois da chuva registrada nesta quarta-feira a região volta a ser influenciada por uma área de ar frio e seco ao longo dos próximos dias. Com isso, o sol volta a predominar até a próxima terça-feira. Mas o tempo firme tem um custo.

“Vamos ter um período de frio intenso ao longo dos próximos dias. Há inclusive a chance de neve isolada nos pontos mais altos da Serra”, explica o Meteorologista Piter Scheuer. Segundo ele, ao longo do fim de semana as mínimas devem se aproximar dos 2 graus e a máxima não irá superar os 20. Aumento nas temperaturas só na próxima quarta-feira.

Além do ar seco um ciclone em alto mar também exige atenção para os pescadores e para as cidades litorâneas. “Em mar aberto teremos rajadas de vento superando os 100 quilômetros por hora. Esse vento também incomoda quem vive mais próximo da praia. Além disso essa movimentação toda provoca ondas de mais de três metros e gera ressaca em todo o litoral”.

 

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Museu ao ar Livre tem programação para a 22ª Semana Nacional de Museus

Publicado

em

O Museu ao Ar Livre Princesa Isabel, de Orleans, preparou uma programação especial para a 22º Semana Nacional dos Museus, que inicia nesta terça-feira, dia 14, e segue até sábado, dia 18. Estão previstas oficinas de brinquedos com elementos naturais, aula interativa e visitas guiadas. O tema deste ano é “Museus, Educação e Pesquisa”, e conforme o Conselho Internacional de Museus (ICOM), a escolha do tema apresenta uma reflexão sobre a fundamental atuação dos museus como impulsionadores de educação e pesquisa.

Durante toda a semana estão previstas visitas guiadas para grupos escolares, com vagas limitadas, sendo necessário o prévio agendamento. Na quarta, dia 15, haverá uma aula interativa com os acadêmicos do curso de Pedagogia do Centro Universitário Barriga Verde (Unibave), às 19h. A ação envolve a metodologia da Educação Patrimonial: observação, registro, exploração e apropriação, do acervo material e documental considerando aspectos da história da Educação da região.

No sábado, dia 18, Dia Internacional dos Museus, está prevista a realização de uma Ação Educativa intitulada “Sementes do amanhã: plantando futuros verdes”, junto a crianças entre 7 a 10 anos. Será realizada uma oficina de brinquedos utilizando elementos da natureza e ainda uma atividade de observação de pássaros com binóculos. “Será feito plantio de mudas, pintura com tintas naturais e ainda mais algumas surpresas”, afirma a colaboradora do Museu ao Ar Livre, Rosani Hobold Duarte.

Segundo ela, “Sementes do Amanhã” é resultado de um Projeto de Extensão que envolve o tripé “ensino, pesquisa e extensão”, desenvolvido no curso de Pedagogia do Unibave. A oficina a ser realizada no espaço do Museu ao Ar Livre, busca conectar as crianças com a natureza por meio de atividades lúdicas e educativas.

Para a diretora do Museu ao Ar Livre, Valdirene Böger Dorigon, a proposta das Semana Nacionais de Museus é chamar a atenção para o setor museológico e movimentar os museus do Brasil. “É uma semana para incentivar os museus a propor ações diferentes e chamar a atenção do público sobre temas importantes”, destaca Valdirene.

*Sobre*

A Semana Nacional de Museus é uma das ações da Política Nacional de Museus do Instituto Brasileiro de Museus – Ibram, construída e proposta de forma articulada com o setor museal brasileiro, e que tem como propósito mobilizar os museus de todo o país a partir de um esforço de convergência de suas programações em torno de um mesmo tema.

Continue Lendo

Geral

Chuvas causam desabastecimento de água em Sombrio

Publicado

em

A Sombrio Saneamento informa que, em razão das fortes chuvas, ocorreu o rompimento da Lagoa da Guarita, local onde é feita a captação de água bruta para ser tratada e abastecer a população de Sombrio. A consequência é a falta de água em todo o município.

As equipes da concessionária estão trabalhando intensamente para solucionar o problema o mais rápido possível, ao lado da Prefeitura Municipal e Defesa Civil. Essa ação também depende da diminuição da correnteza e do nível da lagoa.

A orientação é para que, neste momento, cada pessoa faça o uso consciente da água, até que o abastecimento seja normalizado.

“Ainda não há previsão para o retorno do abastecimento. Por isso, contamos com a compreensão e a colaboração de todos para enfrentarmos essa dificuldade momentânea causada pelas chuvas, e assim minimizarmos as consequências pela falta de água”, solicitou o superintendente da Sombrio Saneamento, Gian Scandolara.

Continue Lendo

Geral

Cermoful atua com solidariedade e apoio às vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul

Publicado

em

A Cermoful Energia está de mãos dadas com o movimento de solidariedade e apoio às regiões afetadas pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul. A primeira carreta com doações saiu da sede da cooperativa, em Morro da Fumaça, na manhã desta segunda-feira (13), com destino ao território gaúcho.
Além das inúmeras ajudas individuais oferecidas por seus associados, funcionários, diretoria e arrecadações da comunidade de Estação Cocal, a Cermoful Energia fez uma doação de mil travesseiros, mil edredons e mil toalhas de banho para os as vítimas atingidas pelas chuvas do estado. Entre as arrecadações, foram enviados ainda água mineral, produtos de higiene e limpeza, além de roupas infantis e para adultos, calçados, fraldas e brinquedos.
Para o presidente da Cermoful, Rudy Recco, que vai acompanhar a entrega na cidade de Igrejinha, no Rio Grande do Sul, junto de alguns colaboradores, o estado está enfrentando um dos momentos mais desafiadores de sua história, com a chuva deixando rastros de destruição. Segundo ele, o espírito do cooperativismo tem como base a união, o fortalecimento de laços e a presença na comunidade. “O cooperativismo é o que nos move. Então, esse movimento de solidariedade não serve apenas para aliviar o sofrimento imediato das vítimas, mas também oferece um sinal de esperança para todos diante deste cenário”, pontuou o presidente.
Ao mesmo tempo em que a Cermoful está atuando na arrecadação de produtos para as famílias atingidas, a cooperativa está com uma equipe de profissionais preparada para atender tecnicamente, com uma frota, as regiões que necessitam. “Nós estamos preparados para doar também a mão de obra qualificada da Cermoful. Os pedidos feitos pelas cooperativas gaúchas são encaminhados para a Fecoerusc e nós estamos aguardando o momento de enviar nossas equipes para essa função mais técnica, de infraestrutura para reconstruir as redes atingidas”, resumiu Recco.
Na quarta-feira, mais uma carreta de arrecadações estará levando mais doações, para finalizar os produtos adquiridos pela cooperativa. A transportadora Transal é parceira da Cermoful no transporte das doações.

Continue Lendo

Mais vistos

© Copyright 2007-2024 sulnoticias.com