Conecte-se conosco

Política

Edilson assume vaga na Câmara

Publicado

em

Suplente em exercício, o vereador Miguel Pierini está se licenciando pelos próximos 45 dias do Legislativo de Criciúma. Miguel é o primeiro suplente do partido e assumiu a vaga com a ida do titular Miri Dagostin para a Secretaria de Educação. A saída do parlamentar já estava programada. A mudança é um acordo partidário para valorizar o suplentes.

Com a saída de Miguel quem assume a vaga é o segundo suplente Edilson Medeiros. Em 2004 ele chegou a ser eleito vice-prefeito na chapa de Décio Góes (PT), mas a chapa acabou sendo cassada e ele nunca assumiu a função.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Chile Matias e Marcos Macedo deixam o PDT e anunciam ida para o MDB de Forquilhinha

Publicado

em

O ex-vice-prefeito Chile Matias e o ex-vereador Marcos Macedo oficializam sua saída do PDT e preparam filiação ao MDB de Forquilhinha. A decisão ocorre após divergências internas no partido e reflete o realinhamento político para as eleições municipais de 2024.

O convite para integrar o MDB partiu da direção municipal e foi reforçado durante visita à região do deputado federal licenciado e atual secretário de Agricultura de Santa Catarina, Carlos Chiodini, que também preside o MDB estadual.

O ato oficial de filiação está previsto para os próximos dias e contará com a presença de lideranças locais e estaduais.

Reforço de peso para o MDB

Além de Chile e Marcos, outros ex-filiados do PDT — incluindo ex-vereadores, lideranças comunitárias e representantes de cooperativas — também integram o movimento, que se declara oposição ao atual governo municipal. O grupo soma forças com PP e PL, redesenhando o cenário eleitoral em Forquilhinha.

Com a adesão do novo grupo, o MDB se fortalece e busca retomar protagonismo no município, unindo nomes com histórico político consolidado e ampliando sua presença no debate pré-eleitoral.

Continue Lendo

Política

Câmara de Içara completa 100 dias de legislatura com balanço positivo

Publicado

em

Nesta quinta-feira (10), a 16ª legislatura da Câmara Municipal de Içara (2025-2028) completa 100 dias de atuação. O atual mandato é marcado por renovação: dos 15 vereadores, 10 estão em seu primeiro mandato e, pela primeira vez, o plenário conta com três vereadoras, ampliando a representatividade feminina.

Atuação legislativa

Desde janeiro, foram realizadas 15 sessões ordinárias e duas sessões extraordinárias. No período, os vereadores aprovaram 22 projetos de lei — sendo 17 de autoria do Executivo e cinco do Legislativo. Outras 18 propostas seguem em análise nas comissões permanentes.

Além dos projetos, a produção legislativa inclui 234 indicações, 59 requerimentos, 23 moções e dois pedidos de informação.

O presidente da Casa, vereador Duca Zata (PP), avalia o início dos trabalhos como produtivo. “Levando em consideração ser o início de legislatura e com a maioria dos parlamentares em seu primeiro mandato, os números demonstram o comprometimento com a cidade. Trabalhamos com responsabilidade e transparência”, destacou.

Emendas, ações sociais e articulações

Zata também ressaltou o empenho dos vereadores na articulação com deputados estaduais, federais e senadores para a obtenção de emendas parlamentares. “Nesse começo, todos foram em busca de recursos que possam ser aplicados em melhorias para Içara”, afirmou.

Em março, a Procuradoria Especial da Mulher da Câmara promoveu uma palestra sobre saúde mental e violência contra a mulher. O Legislativo também reconheceu, por meio de moções, o trabalho de pessoas e entidades que contribuem para o desenvolvimento do município.

O presidente da Câmara esteve em Brasília no último mês, acompanhando a Rede Feminina de Combate ao Câncer e o secretário municipal de Saúde, Acélio Casagrande, durante a 12ª Conferência de Lideranças em Saúde da Mulher, promovida pela FEMAMA. “Estivemos em gabinetes de deputados e senadores buscando investimentos para a Rede Feminina”, pontuou.

Próximos passos

Para os próximos meses, Zata projeta continuidade no ritmo de trabalho. “É uma grande responsabilidade estar à frente do Legislativo. Vamos seguir atuando com inteligência, ouvindo a comunidade e fortalecendo o diálogo com o Executivo na tramitação de projetos que melhorem a vida da população”, concluiu.

Continue Lendo

Política

Urussanga firma pacto de amizade com Valdobbiadene, na Itália, em noite de celebração e cultura

Publicado

em

Urussanga oficializou, na quarta-feira (9), um pacto de amizade com Valdobbiadene, cidade italiana localizada na província de Treviso e reconhecida mundialmente pela produção de espumantes. A cerimônia foi realizada na Câmara de Vereadores e reuniu autoridades locais, representantes culturais e membros da comunidade em um momento marcado por emoção, cultura e confraternização.

Estiveram presentes o presidente da Associazione Trevisani nel Mondo de Valdobbiadene, Luciano Murer, e, virtualmente, o prefeito de Valdobbiadene, Luciano Fregonese, que enviou um vídeo destacando a importância da parceria.

Cidades unem cultura, gastronomia e tradição vitivinícola

A prefeita de Urussanga, Stela Dagostin Talamini, celebrou o acordo como uma oportunidade de ampliar conexões internacionais. “É um orgulho para nós firmar essa amizade com Valdobbiadene, reconhecida pela Unesco como patrimônio mundial da humanidade. Queremos expandir as trocas culturais, sociais e econômicas com essa região que é referência global na produção de espumantes”, destacou.

No vídeo enviado da Itália, o prefeito Fregonese expressou o desejo de estreitar laços com o Brasil por meio de ações conjuntas nas áreas da gastronomia, cultura e vitivinicultura, tradição que tornou Valdobbiadene internacionalmente conhecida.

Parceria reforça raízes históricas e culturais

Durante a solenidade, Luciano Murer reforçou o convite para que a comunidade de Urussanga visite Valdobbiadene, estreitando ainda mais a relação entre os povos. Já a secretária de Cultura, Turismo e Esporte de Urussanga, Vanessa Lopes, ressaltou os valores em comum entre as duas cidades. “Valdobbiadene e Urussanga compartilham a mesma paixão pela vitivinicultura. Esse pacto reforça nossos laços culturais e abre caminhos para novas oportunidades”, declarou.

A diretora de Cultura, Eliana Maccari, lembrou que a aproximação entre as cidades começou em 2014 e se intensificou em 2017, com a troca de cartas entre os prefeitos da época, selando a intenção de cooperação.

Brinde simbólico com Prosecco e Goethe selou o pacto

O momento solene foi encerrado com um brinde simbólico entre brasileiros e italianos, unindo dois ícones da vitivinicultura: o Prosecco de Valdobbiadene e o Goethe de Urussanga. Com o pacto, Urussanga fortalece seu posicionamento como referência no enoturismo e abre portas para novas parcerias culturais e econômicas internacionais.

Continue Lendo

ADS1

Mais vistos