Conecte-se conosco

Economia

Mercado Livre lança campanha contra reajuste dos Correios

Publicado

em

O Site Mercado Livre, líder no livre comércio na Internet de produtos novos e usados, lançou nesta quarta-feira uma campanha contra o aumento do frete nos Correios, que passa a valer a partir da próxima semana.  As novas tarifas entram em vigor no próximos dia 6 e devem impactar principalmente pequenos empreendedores que negociam a compra e a venda de mercadorias via internet.

Hoje quem acessa o site encontra a hastag “Frete Abusivo não”. “Aumento de até 51% nos fretes dos Correios afetará o consumidor e, principalmente, os pequenos e médios empreendedores que vendem pela internet. Participe da campanha e compartilhe a hashtag #FreteAbusivoNão nas suas redes sociais!”, conclama texto publicado pelo site.

O aumento médio será de 29% e vai afetar todo tipo de correspondência. Só o Mercado Livre reúne 110 mil pessoas que usam a plataforma de e-comerce para engordar a renda.

Diante da manifestação a direção nacional da empresa emitiu uma nota oficial. Nela a empresa desmente o percentual. Confira: “Sobre a campanha realizada pelo Mercado Livre em suas redes sociais a respeito do ajuste de preços que será aplicado pelos Correios a partir de 6 de março para os clientes de contrato, os Correios esclarecem: Ao contrário do que foi divulgado, o reajuste não será de “até 51% no frete dos produtos a todos que compram e vendem pela internet”. A média será de apenas 8% para os objetos postados entre capitais e nos âmbitos local e estadual, que representam a grande maioria das postagens realizadas nos Correios.”

 

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Taxa de desemprego fica em 7,9%; índice é o menor em 10 anos

Publicado

em

A taxa de desemprego do país no primeiro trimestre de 2024 foi de 7,9%, uma queda de 0,9 ponto percentual na comparação com o mesmo trimestre de 2023 (8,8%), segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), divulgada hoje (17) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A taxa é a mais baixa da série histórica do primeiro trimestre em 10 anos – até então, o menor índice tinha sido registrado no primeiro trimestre de 2014, com 7,2%.

Na comparação com o primeiro trimestre do ano passado, a taxa de desocupação caiu em 21 estados e no DF. As unidades da federação que registraram menor nível de desocupados foram: Acre, Amazonas, Pará, Amapá, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Mato Grosso, Goiás e DF.

O crescimento na desocupação foi registrado em quatro estados: Rondônia (3,2% a 3,7%), Roraima (6,8%  a 7,6%), Rio Grande do Sul (de 5,4% a 5,8%) e Mato Grosso do Sul (4,8% a 5%). Em Santa Catarina, a taxa se manteve estável em 3,8%.

“A trajetória de queda anual, que já vem sendo observada em outros trimestres, se manteve”, analisa Adriana Beringuy, coordenadora de pesquisas por amostras de domicílios do IBGE, em nota.

taxa de desocupação trimestral

No primeiro trimestre de 2024, havia 1,9 milhão de pessoas que procuravam trabalho durante dois anos ou mais. Esse contingente se reduziu em 14,5% frente ao primeiro trimestre de 2023, quando 2,2 milhões de pessoas buscavam trabalho por dois anos ou mais.

A pesquisa também revelou aumento no rendimento médio real mensal habitual que, no trimestre encerrado em março, foi de R$ 3.123. No mesmo trimestre do ano passado, esse valor era R$ 3.004. 

Desigualdade de gênero e raça

As taxas de desocupação seguem maiores para mulheres, pessoas pretas e pardas e aquelas com o ensino médio incompleto. Todos esses grupos ficaram acima da média nacional (7,9%). No primeiro trimestre, essa taxa foi estimada em 6,5% para os homens e 9,8% para as mulheres.

Quando analisada a taxa de desocupação por cor ou raça, a dos que se declararam brancos (6,2%) aparece abaixo da média nacional, enquanto a dos pretos (9,7%) e a dos pardos (9,1%) ficaram acima.

Já na análise por nível de instrução, a taxa de desocupação para as pessoas com ensino médio incompleto era de 13,9%. Para os que tinham superior incompleto, a taxa foi de 8,9%, mais que o dobro da verificada para o nível superior completo (4,1%).

Continue Lendo

Economia

Semana do MEI acontece na próxima semana em Criciúma

Palestra de abertura será na segunda-feira (20), às 19h, no Salão Ouro Negro, no Paço Municipal Marcos Rovaris

Publicado

em

Pensando no Microempreendedor Individual (MEI), a Administração Municipal, através da Casa do Empreendedor, em parceria com o Sebrae, realizará a Semana do MEI em Criciúma. A iniciativa inicia na segunda-feira (20), com uma palestra gratuita voltada às mulheres empreendedoras, ministrada às 19h, no Salão Ouro Negro, no Paço Municipal Marcos Rovaris, e se estende até a próxima sexta-feira (24), com consultorias e atendimentos ofertados na Casa do Empreendedor. Os interessados em participar das ações devem ser inscrever pelo link bit.ly/semanadomeicriciuma.

A ação é um evento anual exclusivo para os MEIs e tem como foco principal conscientizar e informar os microempreendedores. “A semana do microempreendedor é mais uma iniciativa do governo municipal, em parceria com o Sebrae, para apoiar aqueles que decidiram seguir o caminho do empreendedorismo. Esta semana é uma oportunidade para todos os microempreendedores de Criciúma se envolverem, aprenderem e se beneficiarem das ferramentas e dos recursos disponíveis para impulsionar seus negócios”, destaca o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.

De acordo com o coordenador da Casa do Empreendedor, Agenor Brunel, a semana foi criada para dar uma atenção especial para o MEI buscar o desenvolvimento da sua própria empresa, visando o crescimento e resultados. “É muito importante para quem está começando e deseja se formalizar ou quem já tem um MEI aberto mas necessita regularizar pendências do seu CNPJ. Disponibilizamos 200 vagas para os MEIs aproveitarem a semana e alavancarem seus negócios”, explica.

Continue Lendo

Economia

Semana do MEI oferece atendimentos e palestra gratuitas

Publicado

em

Os empreendedores neovenezianos receberão entre os dias 20 e 24 de maio ações gratuitas, direcionadas às situações do dia-a-dia. A iniciativa tem parceria entre a Sala do Empreendedor da Prefeitura e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (SEBRAE/SC).

Dentre as ações, o responsável pela Sala do empreendedor, Claudio Luiz Marques, irá tirar dúvidas sobre a declaração anual DAS, como regularizar uma empresa, além de auxiliar na abertura de uma empresa. “Desde a criação da sala do empreendedor de Nova Veneza, temos um único objetivo, diminuir a burocracia para abertura de empresas no nosso município. E isso já é realidade, para abrir um negócio aqui, é super rápido e vamos estar durante essa semana para auxiliar os empreendedores”, destaca o coordenador.

Ainda, na programação da semana, os profissionais irão oferecer uma consultoria gratuita sobre plano de negócios, na sexta-feira, das 8h às 17h. “Às vezes a pessoa está uma com ideia de negócio e não sabe por onde começar, nós juntos com o SEBRAE, destinamos um dia nesta semana de ações, para poder orientar essas pessoas a darem os primeiros passos”, comenta Marques.

Todas as ações serão gratuitas, assim como a palestra com o consultor do SEBRAE, Marcelo Luiz, no dia 22 de maio, a partir das 19h, no Palazzo Delle Acque. O palestrante irá abordar o tema “como o seu comportamento impacta no sucesso do seu negócio”.

Para garantir a vaga na consultoria e nos atendimentos, basta entrar em contato através do telefone 3471.1783. 

Continue Lendo

Mais vistos

© Copyright 2007-2024 sulnoticias.com