Conecte-se conosco

Geral

Pesquisadores de vários países vão estar na Unesc para debater Direitos Humanos e Estado

Publicado

em

Os pesquisadores já podem inscrever seus trabalhos no 1º Seminário Internacional em Direitos Humanos e Sociedade e 3ª Jornada de Produção Científica em Direitos Fundamentais e Estado. O evento, promovido nos dias 28 e 29 de junho, vai reunir profissionais de diversos países na Universidade para uma troca de conhecimentos sobre o tema “Os desafios da Democracia e dos Direitos Sociais no século XXI”. Os trabalhos podem ser submetidos até o dia 10 de maio.

Segundo o mestrando em Direito Michel Belmiro Ilíbio, um dos organizadores do Seminário, o evento vai proporcionar um lugar de debates entre pesquisadores, estudantes e profissionais da área do Direito. “Queremos fomentar a produção e as conversas sobre Direitos Humanos fundamentais e o Estado, no cenário brasileiro e latino-americano, oportunizando a interação de pesquisadores brasileiros e de fora do país”, afirma.

Ele destaca também as oportunidades proporcionadas pelo encontro aos profissionais e pesquisadores. “Além de ser um espaço rico em compartilhamento, para quem opta por esta área de atuação, é um aprimoramento fundamental para suas pesquisas e conhecimentos”, ressalta.

O evento, promovido pelo PPGD (Programa de Pós-Graduação em Direito), é aberto a pesquisadores, profissionais da área do Direito, conselheiros de políticas públicas, gestores municipais, representantes de movimentos sociais, representantes de ONGs (Organizações não Governamentais) e membros de fóruns temáticos da sociedade civil.

Outras informações sobre o evento e as normas de submissão de trabalhos podem ser encontradas no link http://www.unesc.net/portal/capa/index/739

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Museu ao ar Livre tem programação para a 22ª Semana Nacional de Museus

Publicado

em

O Museu ao Ar Livre Princesa Isabel, de Orleans, preparou uma programação especial para a 22º Semana Nacional dos Museus, que inicia nesta terça-feira, dia 14, e segue até sábado, dia 18. Estão previstas oficinas de brinquedos com elementos naturais, aula interativa e visitas guiadas. O tema deste ano é “Museus, Educação e Pesquisa”, e conforme o Conselho Internacional de Museus (ICOM), a escolha do tema apresenta uma reflexão sobre a fundamental atuação dos museus como impulsionadores de educação e pesquisa.

Durante toda a semana estão previstas visitas guiadas para grupos escolares, com vagas limitadas, sendo necessário o prévio agendamento. Na quarta, dia 15, haverá uma aula interativa com os acadêmicos do curso de Pedagogia do Centro Universitário Barriga Verde (Unibave), às 19h. A ação envolve a metodologia da Educação Patrimonial: observação, registro, exploração e apropriação, do acervo material e documental considerando aspectos da história da Educação da região.

No sábado, dia 18, Dia Internacional dos Museus, está prevista a realização de uma Ação Educativa intitulada “Sementes do amanhã: plantando futuros verdes”, junto a crianças entre 7 a 10 anos. Será realizada uma oficina de brinquedos utilizando elementos da natureza e ainda uma atividade de observação de pássaros com binóculos. “Será feito plantio de mudas, pintura com tintas naturais e ainda mais algumas surpresas”, afirma a colaboradora do Museu ao Ar Livre, Rosani Hobold Duarte.

Segundo ela, “Sementes do Amanhã” é resultado de um Projeto de Extensão que envolve o tripé “ensino, pesquisa e extensão”, desenvolvido no curso de Pedagogia do Unibave. A oficina a ser realizada no espaço do Museu ao Ar Livre, busca conectar as crianças com a natureza por meio de atividades lúdicas e educativas.

Para a diretora do Museu ao Ar Livre, Valdirene Böger Dorigon, a proposta das Semana Nacionais de Museus é chamar a atenção para o setor museológico e movimentar os museus do Brasil. “É uma semana para incentivar os museus a propor ações diferentes e chamar a atenção do público sobre temas importantes”, destaca Valdirene.

*Sobre*

A Semana Nacional de Museus é uma das ações da Política Nacional de Museus do Instituto Brasileiro de Museus – Ibram, construída e proposta de forma articulada com o setor museal brasileiro, e que tem como propósito mobilizar os museus de todo o país a partir de um esforço de convergência de suas programações em torno de um mesmo tema.

Continue Lendo

Geral

Chuvas causam desabastecimento de água em Sombrio

Publicado

em

A Sombrio Saneamento informa que, em razão das fortes chuvas, ocorreu o rompimento da Lagoa da Guarita, local onde é feita a captação de água bruta para ser tratada e abastecer a população de Sombrio. A consequência é a falta de água em todo o município.

As equipes da concessionária estão trabalhando intensamente para solucionar o problema o mais rápido possível, ao lado da Prefeitura Municipal e Defesa Civil. Essa ação também depende da diminuição da correnteza e do nível da lagoa.

A orientação é para que, neste momento, cada pessoa faça o uso consciente da água, até que o abastecimento seja normalizado.

“Ainda não há previsão para o retorno do abastecimento. Por isso, contamos com a compreensão e a colaboração de todos para enfrentarmos essa dificuldade momentânea causada pelas chuvas, e assim minimizarmos as consequências pela falta de água”, solicitou o superintendente da Sombrio Saneamento, Gian Scandolara.

Continue Lendo

Geral

Cermoful atua com solidariedade e apoio às vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul

Publicado

em

A Cermoful Energia está de mãos dadas com o movimento de solidariedade e apoio às regiões afetadas pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul. A primeira carreta com doações saiu da sede da cooperativa, em Morro da Fumaça, na manhã desta segunda-feira (13), com destino ao território gaúcho.
Além das inúmeras ajudas individuais oferecidas por seus associados, funcionários, diretoria e arrecadações da comunidade de Estação Cocal, a Cermoful Energia fez uma doação de mil travesseiros, mil edredons e mil toalhas de banho para os as vítimas atingidas pelas chuvas do estado. Entre as arrecadações, foram enviados ainda água mineral, produtos de higiene e limpeza, além de roupas infantis e para adultos, calçados, fraldas e brinquedos.
Para o presidente da Cermoful, Rudy Recco, que vai acompanhar a entrega na cidade de Igrejinha, no Rio Grande do Sul, junto de alguns colaboradores, o estado está enfrentando um dos momentos mais desafiadores de sua história, com a chuva deixando rastros de destruição. Segundo ele, o espírito do cooperativismo tem como base a união, o fortalecimento de laços e a presença na comunidade. “O cooperativismo é o que nos move. Então, esse movimento de solidariedade não serve apenas para aliviar o sofrimento imediato das vítimas, mas também oferece um sinal de esperança para todos diante deste cenário”, pontuou o presidente.
Ao mesmo tempo em que a Cermoful está atuando na arrecadação de produtos para as famílias atingidas, a cooperativa está com uma equipe de profissionais preparada para atender tecnicamente, com uma frota, as regiões que necessitam. “Nós estamos preparados para doar também a mão de obra qualificada da Cermoful. Os pedidos feitos pelas cooperativas gaúchas são encaminhados para a Fecoerusc e nós estamos aguardando o momento de enviar nossas equipes para essa função mais técnica, de infraestrutura para reconstruir as redes atingidas”, resumiu Recco.
Na quarta-feira, mais uma carreta de arrecadações estará levando mais doações, para finalizar os produtos adquiridos pela cooperativa. A transportadora Transal é parceira da Cermoful no transporte das doações.

Continue Lendo

Mais vistos

© Copyright 2007-2024 sulnoticias.com