Geral
Cocal do Sul recebe kit de Defesa Civil e amplia capacidade de resposta a emergências
Cocal do Sul garantiu nesta quarta-feira (3) um importante reforço para ampliar a capacidade de prevenção e resposta a emergências.
Durante evento realizado em Tubarão, onde o Governo do Estado anunciou mais de R$ 100 milhões em investimentos para a Proteção e Defesa Civil do Sul catarinense, o prefeito Ademir Magagnin assinou o convênio que assegura ao município o novo Kit Proteção e Defesa Civil.
Com a assinatura, o Estado confirmou que a entrega do kit deve ocorrer até março de 2026, prazo estabelecido para que todos os municípios contemplados recebam os equipamentos, que agora passam a contar com equipamentos modernos e adequados às demandas provocadas pelos eventos climáticos.
O kit contempla um veículo 4×4, um drone, um notebook, uma Smart TV e um tablet, itens definidos pela Instrução Normativa que padroniza a estrutura mínima das defesas civis municipais em Santa Catarina
Na prática o conjunto de equipamentos permitirá que Cocal do Sul chegue mais rápido aos locais atingidos, monitore pontos de risco com mais precisão e organize as operações com mais eficiência.
O prefeito Ademir Magagnin destacou que o reforço chega em um momento decisivo para o município.
“Esse kit representa segurança para a nossa população. Com o veículo, o drone e toda a estrutura tecnológica, passamos a ter condições muito melhores de agir com rapidez e precisão em qualquer situação de emergência. É um investimento que protege vidas e fortalece a capacidade do município de enfrentar desafios climáticos cada vez mais frequentes”, afirmou.
A vice-prefeita Roseny Cittadin (Nega) participou do ato e ressaltou que o Governo do Estado atende uma demanda histórica dos municípios, especialmente daqueles que, por muitos anos, não tiveram acesso a uma estrutura mínima de Defesa Civil.
O coordenador municipal, Luciano Brolesi, reforçou que o kit chega para transformar o trabalho da equipe no dia a dia.
“Esse kit é de grande valia porque finalmente nos dá condições reais de estrutura. Hoje, muitas defesas civis trabalham com limitações, e agora teremos um veículo que nos leva até áreas alagadas ou de difícil acesso, um drone que chega onde não conseguimos chegar fisicamente e equipamentos tecnológicos que organizam comunicação, registro e monitoramento”, explicou.
Ele acrescentou que a resposta a emergências será muito mais rápida: “Agora conseguimos visualizar antes, chegar antes e agir com mais segurança. Isso muda completamente a nossa capacidade operacional”, pontua.

Geral
Programa Golfinho forma 124 alunos do 4º ano da Rede Municipal de Siderópolis
Com o objetivo de promover a cultura da prevenção e o uso seguro de ambientes aquáticos, o Programa Golfinho realizou a formatura de 124 alunos do 4º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Siderópolis. O batismo, com o tradicional banho de mangueira, foi realizado na Piazza Nova Beluno, nessa terça-feira, dia 2.
A ação, conforme a guarnição do Corpo de Bombeiros Militar, foi desenvolvida de forma lúdica e educativa, com atividades teóricas e práticas que despertam a atenção das crianças para cuidados em rios, piscinas e praias. Estudantes das escolas Aurora Péterle, Miguel Lazzarin, Jorge Bif, Deputado Sílvio Ferraro e Professora Sara Bom Moretti participaram do projeto.
Durante as atividades, as crianças aprenderam sobre segurança na água, cidadania, respeito à natureza e primeiros cuidados em situações de risco. O programa tem como lema a frase “Água no umbigo, sinal de perigo”, reforçando de forma simples e direta a importância de reconhecer os limites de segurança ao brincar em locais com água.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (SOBRASA), o afogamento é a segunda maior causa de mortes entre crianças de 1 a 4 anos e a quarta entre crianças e jovens de 5 a 24 anos, conforme o boletim de 2022.
O prefeito Franqui Salvaro, que acompanhou a formatura, inclusive tomou banho junto com as crianças, reforça os cuidados. “Nosso município tem muitos lugares lindos e ótimos para amenizar o calor no verão. A educação e a informação contribuem com essa prevenção, não só para eles, mas para os pais e parentes”, afirmou.
O secretário de Educação de Siderópolis, Méricles Rossa, o Meck, analisa que o Programa Golfinho auxilia na formação de uma geração consciente, cuidadosa e preparada para lidar com os riscos no convívio com ambientes aquáticos.

Geral
Rincão abre a temporada de verão com Festival Gastro e chegada do Papai Noel
O Balneário Rincão inicia no próximo fim de semana as primeiras atividades da temporada de verão. A partir de quinta-feira (4), a Praça Central de Eventos recebe a segunda edição do Festival Gastro Rincão, que reúne restaurantes do município com opções gastronômicas e atrações musicais até domingo (7).
No mesmo local, na sexta-feira (5), às 19h, ocorre a chegada do Papai Noel, acompanhada de apresentações artísticas de escolas da cidade.
O festival reúne estabelecimentos locais que vão apresentar pratos típicos do Balneário Rincão. Para o prefeito Luiz Laurindo, o evento fortalece a abertura da temporada. Ele destaca que moradores e visitantes poderão aproveitar a gastronomia local e a movimentação na região central.
A chegada do Papai Noel e a abertura da casa temática estão sendo organizadas em parceria com o Grupo Voluntários do Balneário Rincão (VBR). Segundo o voluntário Morvan Borges, a programação começa no bairro Pedreiras e segue até a área central. Ele reforça o convite à comunidade para participar das atividades.

Geral
Quinta-feira pode ter paralisação de caminhoneiros
O desembargador aposentado Sebastião Coelho e o líder da União Brasileira dos Caminhoneiros (UBC), Chicão Caminhoneiro, anunciaram que protocolaram uma ação na Justiça para dar respaldo jurídico à paralisação nacional dos caminhoneiros marcada para esta quinta-feira (4 de dezembro).
De acordo com os organizadores, o movimento não tem ligação partidária e reúne demandas específicas da categoria. As reivindicações incluem estabilidade contratual, cumprimento das leis do setor, revisão do marco regulatório do transporte de cargas e aposentadoria especial após 25 anos de atividade comprovada.
Em vídeo divulgado nas redes, Chicão afirmou que o protocolo busca garantir segurança jurídica ao ato. Sebastião Coelho confirmou que acompanhará a mobilização e dará suporte legal ao grupo.
O movimento, porém, não é consenso entre as lideranças do transporte rodoviário. Representantes de entidades nacionais afirmam que não houve convocação unificada e que a paralisação não é reconhecida como oficial pela categoria.

-



Geral5 anos atrásEdital Cultura Criciúma: assinatura de contratos ocorre nesta quinta-feira
-



Política4 anos atrásEdilson assume vaga na Câmara
-



Economia6 anos atrásEdital de Inovação Unesc dará fomento financeiro para projetos da região
-



Política5 anos atrásConfira os eleitos para o legislativo de Içara
-



Polícia5 anos atrásImagens da madrugada de crimes e pânico em Criciúma
-



Geral5 anos atrásConfirmados os nove vereadores da nova Câmara do Rincão
-



Polícia5 anos atrásNoite de terror em Criciúma
-



Imagens8 anos atrásCidades


















