Conecte-se conosco

Blog Anderson de Jesus

Mais quatro anos de transformação para a Unesc

Publicado

em

A eleição para a escolha da nova Gestão Superior da Unesc está confirmada para o dia 11 de março. Mais que isso, o resultado já está praticamente definido: Luciane Ceretta seguirá no comando da instituição e terá como sua vice a atual pró-reitora Gisele Coelho Lopes. Na prática, estão assegurados mais quatro anos de transformação e saldo positivo para a Universidade. A chapa eleita comandará a Unesc entre junho de 2025 e junho de 2029.

Referência nos mais variados temas, a Unesc também se destaca quando o assunto é a eleição para reitoria. O processo democrático envolve a participação de toda a comunidade acadêmica, incluindo estudantes, professores e técnicos administrativos. Esse modelo reflete o compromisso da Unesc com a gestão participativa, característica das universidades comunitárias, permitindo que todos os segmentos acadêmicos contribuam na definição dos rumos da instituição.

A reitora e sua equipe fazem por merecer mais um mandato. Ao longo dos últimos oito anos, a Unesc se consolidou como referência em pluralidade, excelência no ambiente de trabalho, pesquisa, extensão e qualidade de ensino.

Desde que assumiu a reitoria, Luciane Ceretta fez questão de eleger um slogan: a Unesc é a “Nossa Universidade”. E ela transformou essa ideia em realidade. Nunca antes Criciúma e região tiveram um sentimento tão forte de pertencimento em relação à Universidade. A Unesc alcançou um novo patamar, e esse reconhecimento deve conduzir a reitora a mais quatro anos no comando da Nossa Universidade.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog Anderson de Jesus

Unesc celebra o centenário como “motor propulsor” do desenvolvimento regional

Publicado

em

Enquanto Criciúma celebra seu centenário nesta terça-feira (4), a Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), que nasceu como Fundação Educacional de Criciúma (Fucri) em 1968, reafirma seu papel como parte essencial da identidade e do desenvolvimento da cidade.

A trajetória da Unesc é considerada um dos capítulos mais simbólicos da própria evolução de Criciúma, transformando a realidade socioeconômica do Sul catarinense.


Do Carvão ao Conhecimento: A Visão de 1970

A Unesc nasceu de um sonho coletivo, de lideranças que, no fim dos anos 1960, acreditaram que o conhecimento seria o novo combustível para o futuro da região, que então dependia do carvão. O primeiro vestibular da Fucri, em 1970, com a comemoração marcante dos calouros, foi o divisor de águas.

A reitora licenciada e secretária de Estado da Educação, Luciane Bisognin Ceretta, enfatiza:

“A Unesc nasceu do sonho de uma cidade e hoje é parte essencial da sua identidade. Aquela decisão visionária de criar a Fucri plantou uma semente que germinou em todas as áreas do desenvolvimento regional.”

Protagonismo Comunitário e Serviços à Sociedade

A Unesc atua em frentes estratégicas que reforçam seu compromisso comunitário:

  • Inovação: Gestão do Centro de Inovação Criciúma (CRIO).
  • Saúde: Gestão da UPA do Bairro Boa Vista e atendimento de mais de 200 mil pessoas por ano nas Clínicas Integradas.
  • Desenvolvimento: Projetos como o Plano de Desenvolvimento Regional e a Escola de Lideranças Comunitárias.

Hoje, a Instituição saltou de oito para mais de 60 graduações, nove Mestrados e cinco Doutorados, com uma comunidade acadêmica de mais de 17 mil acadêmicos. O crescimento do campus no bairro Pinheirinho transformou o local em um verdadeiro polo de conhecimento e desenvolvimento urbano.

O ex-reitor Edson Rodrigues define a Instituição como “o motor propulsor do desenvolvimento regional“, destacando o impacto humanitário da universidade na saúde e acolhimento da comunidade.

Continue Lendo

Blog Anderson de Jesus

Unesc concede título de Doutor Honoris Causa a Jorginho Mello e Pedro Uczai

Governador do Estado e Deputado Federal serão homenageados por sua dedicação a Educação

Publicado

em

O Conselho Universitário (Consu) da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) aprovou, por unanimidade, a concessão do título de Doutor Honoris Causa ao governador de Santa Catarina, Jorginho dos Santos Mello (PL), e ao deputado federal Pedro Francisco Uczai (PT).

A honraria, a maior distinção acadêmica da universidade, enaltece as duas lideranças políticas por sua expressiva defesa da educação superior e pelo fortalecimento do sistema comunitário catarinense.


Reconhecimento à Defesa da Educação Comunitária

A reitora em exercício da Unesc, Gisele Coelho Lopes, destacou que a decisão expressa o reconhecimento da comunidade universitária à trajetória de contribuição de ambos na defesa do progresso da educação superior e, em especial, na valorização das universidades comunitárias catarinenses.

A reitora licenciada e secretária de Educação do Estado, Luciane Bisognin Ceretta, ressaltou que o título é concedido a personalidades que deixaram um legado permanente ao ensino superior brasileiro.

Legados Políticos na Educação

O Conselho Universitário considerou as atuações decisivas dos homenageados em políticas de expansão e sustentabilidade do ensino superior:

  • Jorginho Mello:
    • Autor da lei que incluiu as universidades comunitárias na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).
    • Idealizador e implementador do Programa Universidade Gratuita, que ampliou historicamente o acesso ao ensino superior em SC.
  • Pedro Uczai:
    • Autor e relator de proposições estruturantes para a sustentabilidade das instituições comunitárias.
    • Presidente da Frente Parlamentar em Defesa das Universidades Comunitárias.

A solenidade oficial de outorga do Doutor Honoris Causa será realizada em data a ser definida, reunindo autoridades acadêmicas e representantes da sociedade civil.

Continue Lendo

Blog Anderson de Jesus

Nicola Martins será o novo Secretário Adjunto de Ciência, Tecnologia e Inovação

Publicado

em

O vereador Nicola Martins (PL) deve ser oficializado nos próximos dias como o novo Secretário Adjunto da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação no Governo de Santa Catarina. O assunto já foi acordado com o Governador Jorginho Mello, e o anúncio é esperado para os primeiros dias de novembro.

Com a ida de Nicola Martins para o Executivo Estadual, a vaga na Câmara Municipal será ocupada pelo suplente Toninho da Figueira.


Relação com o Governador e Foco na Inovação

Nicola Martins mantém uma boa relação com o governador Jorginho Mello, tendo sido um dos coordenadores de campanha do atual chefe do Executivo na região quando ele disputou o Senado.

O vereador também tem proximidade com a área de inovação e tecnologia, tendo recentemente realizado visitas a São Paulo para buscar novas ideias relacionadas ao setor.

Continue Lendo

Blog AJ

Blog AJ

Mais vistos