Conecte-se conosco

Geral

Satc projeta 2029 e mobiliza colaboradores em novo ciclo de planejamento estratégico

Instituição aposta na participação coletiva e na transparência para construir os próximos passos rumo ao futuro

Publicado

em

Com os olhos focados em 2029, a Satc iniciou um novo planejamento estratégico reunindo colaboradores de todas as áreas em um momento de alinhamento, reflexão e construção de futuro. A iniciativa reforça uma prática que já demonstrou resultados positivos no ciclo anterior e que agora ganha ainda mais força como pilar institucional.

Entre 2021 e 2025, a instituição executou um plano estratégico que gerou resultados positivos. Para o CEO da Satc, Carlos Antônio Ferreira, um dos fatores determinantes para esse resultado foi a ampla divulgação do planejamento e o envolvimento das pessoas em todas as etapas.

“O plano anterior foi muito bem-sucedido e, na minha avaliação, um dos principais motivos foi termos dado publicidade ao planejamento estratégico. Quando queremos que as pessoas estejam engajadas no futuro que projetamos e que foi construído a muitas mãos,  é fundamental que elas compreendam o que está sendo feito, participem, questionem e se sintam parte desse processo”, destaca o CEO.

A proposta para 2029 segue essa mesma lógica: transparência, participação e senso de pertencimento. Ainda, conforme Ferreira, ao reunir todos os setores em um único espaço, a Satc reforça que o planejamento não é uma diretriz restrita à direção executiva ou aos coordenadores, mas um compromisso institucional.

“Não é um plano da gestão, é um plano da instituição. Os benefícios são colhidos por todos, profissionais, alunos e pela sociedade como um todo. Por isso, é tão importante dar visibilidade ao que estamos construindo”, complementa o reitor.

Geral

Criciúma recebe estudo de viabilidade da PPP de Cidade Inteligente

Publicado

em

O Governo de Criciúma recebeu, nesta sexta-feira (13), o estudo que fundamenta a Parceria Público-Privada (PPP) de Cidade Inteligente do município. O documento foi entregue pelo presidente do Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC), Leonardo Santos, ao prefeito Vagner Espindola e ao vice-prefeito Salésio Lima, em reunião realizada no Paço Municipal.

O material, chamado Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica, Jurídica e Ambiental (EVTEJA), reúne a análise completa do projeto e mostra como Criciúma pode modernizar serviços essenciais com tecnologia, eficiência e metas de desempenho.

“Essa PPP é pioneira no Brasil e vai fazer história em Criciúma. Estamos preparando a nossa cidade para um novo ciclo de modernização, com investimento e metas. É um projeto pensado para durar e para melhorar a vida de quem mora aqui”, afirma o prefeito.

Como próximo passo, a modelagem contratual será consolidada e apresentada na B3 (antiga Bovespa), em São Paulo, em uma etapa voltada ao diálogo com o mercado e à atração de investidores e operadores capazes de executar o projeto. “Criciúma estará na B3 pela primeira vez, apresentando a PPP ao mercado de forma absolutamente transparente”, detalha o gestor municipal.

Entenda o projeto e os próximos passos

Na prática, a proposta integra a modernização e a gestão da iluminação pública, a implantação de infraestrutura de telecomunicações e conectividade, rede de câmeras inteligentes e videomonitoramento, além de uma usina fotovoltaica.

“Esse é um dos projetos de PPP de Cidade Inteligente mais completo do Brasil, pelo escopo integrado e pela capacidade de transformar, de uma vez, áreas que impactam diretamente a segurança, a conectividade e os custos da cidade”, explica o secretário municipal de Governança, Tiago Ferro Pavan.

Estão previstas soluções como câmeras para controle de tráfego com leitura de placas, equipamentos integrados para controle de pedestres, terminais de emergência, semáforos inteligentes, estações meteorológicas, além da integração do monitoramento interno e a implantação de um Centro de Controle e Operação, reunindo informações e imagens em um único ambiente para dar mais agilidade às decisões.

O estudo prevê mais de R$ 165 milhões em investimentos privados para implantar as soluções ao longo do contrato. Além disso, a operação e a manutenção do conjunto de serviços ao longo da concessão estão estimadas em R$ 224 milhões. O contrato foi estruturado para um prazo de 25 anos, considerado o tempo necessário para o equilíbrio do projeto.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Thiago Rocha Fabris, o controlador-geral do Município, Felipe Tavares, o procurador-geral, José Araújo Pinheiro Neto, e o diretor de Licitações e Contratos, Maurício Bacis Guglielmi, também participaram da reunião técnica de apresentação do estudo.

O processo de estruturação também já tem percurso definido, com etapas que envolvem a consolidação da modelagem contratual, consulta e audiência pública, roadshow, ajustes finais, licitação e, por fim, a assinatura do contrato de parceria.

Continue Lendo

Geral

Siderópolis é selecionado para mostra estadual com trabalho sobre Outubro Rosa

Publicado

em

Pela primeira vez, Siderópolis foi selecionado para a 8ª Mostra Catarinense “Brasil, aqui te SUS” na modalidade “Apresentação oral”. O trabalho inscrito, intitulado “Além do diagnóstico: Outubro Rosa e a valorização de mulheres que enfrentaram o câncer de mama”, será apresentado durante o 10º Congresso das Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina, que ocorre em Chapecó entre os dias 11 a 13 de março deste ano.

“Para nós é motivo de orgulho ver o reconhecimento por meio desta classificação, mostrando o quanto estamos engajados e atentos em campanhas que visam o bem-estar e a saúde da população”, destacou a secretária de Saúde, Tayná Consoni.

O prefeito, Franqui Salvaro, também celebrou a conquista. “É uma grande honra ver o nome do nosso município sendo levado a um evento tão importante. Isso é fruto de um trabalho sério e dedicado de toda a equipe da saúde, que não mede esforços para cuidar bem da nossa gente”, concluiu.

Continue Lendo

Geral

Morro da Fumaça abre edital de processo seletivo emergencial para Auxiliar de Ensino

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Morro da Fumaça, por meio da Secretaria do Sistema de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, lançou nesta quinta-feira, 12 de fevereiro, o Processo Seletivo Simplificado Emergencial nº 01/2026, com o objetivo de preencher vagas para contratação temporária de Auxiliar de Ensino e para compor cadastro reserva destinado à ocupação de vagas que venham a surgir no decorrer do ano letivo. 

As inscrições para o processo seletivo estarão abertas entre os dias 13, 18, 19 e 20 de fevereiro, das 8h às 11h59 e das 13h às 16h59, diretamente na Secretaria do Sistema de Educação, no Edifício San Valentin, 1º andar, localizado na Rua Inocente Pagnan, nº 21, Centro de Morro da Fumaça.

Continue Lendo

ADS1

Mais vistos