Conecte-se conosco

Geral

Governo de Criciúma promove seminário sobre resíduos sólidos

Publicado

em

Repensar o destino do lixo em Criciúma. Esse foi um dos objetivos do 1º Seminário de Gestão de Resíduos Sólidos que ocorreu nesta quinta-feira (26) no Salão Ouro Negro do Paço Municipal Marcos Rovaris. Na busca de se tornar uma cidade mais sustentável, Criciúma recebeu profissionais de Chapecó e Itajaí que compartilharam suas experiências. Também foi discutido durante todo o dia, o papel do cooperativismo, as iniciativas na área da educação, soluções para a coleta, separação, transporte e destino final dos resíduos.

Em Criciúma, são produzidas quase 5 mil toneladas de lixo por mês, dessa quantidade apenas 40 toneladas são recicladas, ou seja, menos de 2% do total produzido. Existem três tipos de resíduos: o reciclável, o orgânico e o rejeito. O resíduo reciclável pode ser dividido em papel, plástico, metal e vidro, que vai para os catadores ou para o caminhão de coleta seletiva. O lixo orgânico vai para compostagem e o rejeito, que não pode mais ser reaproveitado, para a coleta convencional.

Em Chapecó, o Plano de Resíduos Sólidos foi construído em união com os catadores de material reciclável com metodologia participativa e não terceirizada. O projeto passou por etapas como mobilização social, diagnóstico da situação da cidade, legislações aplicáveis, planejamento de ações, diretrizes, estratégias, ações e metas, e agora execução do plano nos últimos seis anos. Atualmente são 13 associações de catadores, distribuídas em 10 bairros da cidade.

A cidade de Itajaí trabalha com duas cooperativas com mais de 30 coletores, que buscam tirar os catadores das ruas transformando-os em coletores de material reciclável. O encaminhamento correto dos dejetos foi algo trabalhado desde a escola até o grupo de idosos da cidade.

Para a presidente da Fundação do Meio Ambiente (Famcri), Anequésselen Bitencourt Fortunato, é de extrema importância que o Governo do Município esteja preocupado com a melhoria na gestão de resíduos na cidade. “Conhecendo essas experiências de sucesso das cidades vizinhas vai nos ajudar muito a aplicar dentro do nosso município projetos eficazes”, acrescentou.

Segundo o diretor do Fundo de Saneamento Básico (Funsab), Luiz Selva, atualmente Criciúma tem duas cooperativas com menos de 20 associados e muitos catadores que trabalham de forma individual. O objetivo é que o cooperativismo seja estimulado. “Nós vamos organizar tudo aquilo que nós já temos. Queremos trabalhar muito com a educação ambiental e envolver a iniciativa privada nisso tudo”, explicou.

 

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Prefeitura de Criciúma realiza ação para orientar MEIs sobre declaração do Imposto de Renda

Publicado

em

Com o objetivo de auxiliar os Microempreendedores Individuais (MEIs) de Criciúma a preencherem a declaração anual do Imposto de Renda (IR), a Administração Municipal, por meio da Casa do Empreendedor, realizará uma ação gratuita neste sábado (11), das 8h às 12h, na Rua Coberta – Giro Henrique Lodetti, na região central.

“Disponibilizaremos toda a equipe da Casa do Empreendedor para auxiliar os MEIs. Será uma oportunidade para os nossos microempreendedores fazerem a declaração do tributo de forma gratuita”, explica o coordenador da Casa do Empreendedor, Agenor Brunel. De acordo com Brunel, os demais serviços oferecidos pela Casa do Empreendedor também serão disponibilizados às pessoas.

Os MEIs interessados em preencherem a declaração do IR devem apresentar o CNPJ e o faturamento anual referente ao ano de 2023. “Se deixar de cumprir com as suas obrigações junto ao fisco federal, o microempreendedor poderá acarretar prejuízos a sua empresa e até mesmo a perda da condição de MEI”, desta o coordenador.

Feira Espaço Criativo da AMPE

Neste sábado, a Rua Coberta – Giro Henrique Lodetti receberá, também, a Feira Espaço Criativo da Associação de Micro e Pequenas Empresas de Criciúma e Região (AMPE). A iniciativa, promovida em parceria com o Governo de Criciúma, será realizada das 9h às 17h, e contará com expositores de artesanatos, acessórios, confecção, decoração, papelaria, higiene e beleza. “Os espaços públicos de Criciúma têm sido ferramentas importantes para o processo do empreendedorismo e apoio à cultura local”, afirma a presidente da AMPE, Adriana Marquezini.

Segundo Adriana, as diversas opções de produtos e serviços que serão ofertados no evento refletem a força da AMPE. “O movimento das micro e pequenas empresas só acontece devido a união de todos em busco de um propósito: desenvolver pessoas e criar oportunidades”, destaca.

Sobre a Casa do Empreendedor

Localizada no Paço Municipal Marcos Rovaris, a Casa do Empreendedor é um setor da prefeitura que oferece, há seis anos, equipamentos de apoio às pessoas físicas e jurídicas na criação e continuidade de um negócio. O setor foi instalado a partir do entendimento de que a burocracia para abrir uma empresa é, por vezes, um obstáculo para os empreendedores. A Casa do Empreendedor foi idealizada para que o processo de abertura de um novo negócio se tornasse mais prático e ágil, afetando diretamente o desenvolvimento econômico da cidade.

Continue Lendo

Geral

Mais um caminhão com suprimentos deixa a Unesc rumo ao Rio Grande do Sul

Publicado

em

Enquanto mais um caminhão era carregado, as doações não paravam de chegar ao ginásio José Antônio Carrilho, na Unesc. A generosidade do voluntariado é tão grande que não faltavam pessoas para carregar o veículo nem para receber os novos insumos.

O caminhão com suprimentos arrecadados pela campanha SOS Rio Grande do Sul, deixou a Universidade na tarde desta quinta-feira (9/05), com água, roupas, cobertores, colchões, alimentos para consumo rápido, fraldas e brinquedos, todas prioridades levantadas equipe da Unesc que esteve em solo gaúcho nesta semana.

A corrente do bem é formada por centenas de voluntários, acadêmicos e colaboradores da Unesc. “Talvez os voluntários não tenham noção, mas o movimento que protagonizam fará a diferença na vida de muitas pessoas. Estivemos lá e vimos um pouco da situação pela qual o povo do Rio Grande do Sul está passando e não temos como agradecer a disponibilidade e empenho de cada um dos voluntários”, relata a professora e coordenadora da campanha SOS Rio Grande do Sul na Unesc, Tatiane Macarini.

Tatiane esteve no estado vizinho ao lado da coordenadora do curso de Serviço Social EaD, Tamara Bellettini Munari que, entre as instituições visitadas, está o Hospital Universitário em Canoas, que abriga oito mil pessoas que necessitam roupas, cobertores, colchões e alimentos prontos para o consumo.

A equipe multiprofissional da Unesc retornará com acadêmicos de diversas áreas, incluindo as residências, para efetivar as ações a partir das demandas levantadas.

Campanha

A Unesc se transformou, desde a última sexta-feira (3/04), em um verdadeiro centro de triagem de donativos para apoio à população gaúcha afetada pela enchente histórica dos últimos dias. Junto de uma mobilização com todas as instituições da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), já foram arrecadados mais de 114 toneladas de mantimentos, sendo 25 toneladas somadas pela Unesc entre alimentos, água e produtos de limpeza líquidos.

Já foram ainda mais de 100 bolsas em tamanho industrial com roupas, dezenas de colchões, roupas de cama, travesseiros, brinquedos, entre outros donativos.

Neste último carregamento somaram-se ainda 65 pacotes de pão de forma, centenas de rolos de papel higiênico, centenas de sabonetes, fraldas infantis e geriátricas e absorventes.

Continue Lendo

Geral

Equipe da Unesc realiza levantamento de necessidades prioritárias em ação da campanha SOS Rio Grande do Sul

Publicado

em

Colaboradores da Unesc foram ao Rio Grande do Sul com o objetivo de levar donativos e identificar as instituições que necessitam de ajuda humanitária, além de donativos. Para fazer este levantamento, os profissionais da Universidade realizam a escuta junto aos especialistas da área da saúde e as pessoas que estão abrigadas nesses locais.

Além disso, os representantes da Unesc fizeram a entrega de medicamentos para hospitais e abrigos. “Os profissionais de saúde nos recebem bastante emocionados e expressam gratidão. As medicações que estão em falta, principalmente insulina, controlados e para tratamento de leptospirose”, relata a professora e assessora da Reitoria da Unesc, Tatiane Macarini. Ela, que coordena a campanha SOS Rio Grande do Sul na Unesc, está em solo gaúcho ao lado da coordenadora do curso de Serviço Social EaD, Tamara Bellettini Munari.

Os medicamentos entregues neste dia foram arrecadados por meio de uma mobilização especial nas Clínicas Integradas da Unesc. Toda a comunidade interna e externa pode contribuir levando medicamentos com prazo de validade de no mínimo três meses. As doações podem ser entregues nas Clínicas das 8h às 12h e das 13h às 17h.

“Entre as prioridades que percebemos até o momento é de acolhimento, apoio psicológico e de outras áreas da saúde. Eles estão com bastante fome, então comidas prontas para consumo, são bem-vindas. Perguntei para uma criança em um abrigo, como poderíamos deixá-la mais feliz e ela respondeu: ‘Quero um refrizinho’. Tínhamos no carro. Foi pouco e ele sorriu tanto”, acrescenta Tatiane.

Umas das instituições visitadas, o hospital Universitário em Canoas está abrigando 8 mil pessoas, necessitam de roupas, cobertores, colchões e alimentos prontos para o consumo. 

A equipe multiprofissional da Unesc retornará com alunos profissionais de diversas áreas incluindo as residências para efetivar as ações a partir das demandas levantadas. 

Campanha

A Unesc se transformou, desde a última sexta-feira (3/04), em um verdadeiro centro de triagem de donativos para apoio população gaúcha afetada pela enchente histórica dos últimos dias. Junto de uma mobilização com todas as instituições da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), já foram arrecadados quase 114 toneladas de mantimentos, sendo 25 toneladas somadas pela Unesc. Somam-se ainda ao total mais de 930 cobertores e 350 quilos de ração para cães e gatos.

A primeira entrega de donativos às comunidades afetadas pelas chuvas foi realizada na noite de segunda-feira (6/05) e a segunda sai de Criciúma na manhã desta quinta-feira (9/05) com destino a Santa Maria.

Continue Lendo

Mais vistos

© Copyright 2007-2024 sulnoticias.com