Conecte-se conosco

Variedades

Dayana Rampinelli traz “Maria e o Mundo Mágico” para Criciúma

Publicado

em

A cidade de Criciúma receberá um evento literário encantador no próximo sábado (11/05). A jornalista, autora e artista plástica, Dayana Rampinelli, irá lançar o livro infantil “Maria e o Mundo Mágico” na Livraria Fátima, em Criciúma, a partir das 10h, em evento aberto ao público. Este livro inaugura uma série de quatro obras educativas que prometem envolver crianças e adultos em aventuras repletas de criatividade.

“Nosso livro já foi lançado nos Estados Unidos, na Ásia, e está sendo comercializado em todos os websites do Brasil e na Amazon Worldwide. Estou entusiasmada em compartilhar as histórias e interagir com as crianças que estiverem presentes. Será uma oportunidade maravilhosa para conversarmos e lermos juntos”, comentou a autora, que é natural de Nova Veneza.

A história de “Maria e o Mundo Mágico” gira em torno da protagonista Maria e seu fiel companheiro Pop, um cachorrinho que chega em seu sexto aniversário. Juntos, eles mergulham em um universo imaginário repleto de experiências comoventes, onde a confiança e autoestima são habilidades-chave para desbravar esse novo mundo.

Dayana, inspirada por sua própria infância, encontrou na criação de livros infantis uma maneira de transmitir valores e estimular a imaginação das crianças. “Esta tetralogia não apenas diverte, mas também ensina lições importantes sobre conexões familiares, autoconfiança e a capacidade de realizar sonhos”, observa ela.

Filantropia

A série Maria e o Mundo Mágico encanta com sua narrativa envolvente e também abraça causas sociais de inclusão a programas educacionais e filantrópicos voltados para crianças de baixa renda. 

Um dos projetos é em parceria com o Bairro da Juventude, em Criciúma, no programa de acesso à língua inglesa para crianças da instituição. 

“Nossos leitores abrangem crianças a partir de três anos, além de pais e familiares interessados em compartilhar a experiência da leitura com os pequenos. Escolas particulares e Prefeituras já incorporaram o livro em suas grades curriculares”, explica a autora, informando ainda que em 2024, está previsto o lançamento do segundo livro da série.

“Acredito plenamente que a Educação e o acesso à informação são fundamentais para construir uma vida com mais oportunidades. Foi por isso que um dos meus projetos favoritos é o programa de inglês ‘Mary and the Magic World’ voltado para a Educação. A informação representa poder, e a verdadeira autonomia e liberdade residem no conhecimento”, enfatiza ela.

Como surgiu a ideia do livro

A ideia para escrever a saga de “Maria e o Mundo Mágico” nasceu de um momento carregado de significado, em um café em Florianópolis, quando rabiscava uma história infantil em um guardanapo. Com uma vida marcada pela escrita tanto profissionalmente quanto como forma de lazer, Dayana estava habituada a criar pequenos fragmentos textuais, como o início de tramas ou breves narrativas ficcionais, em momentos do dia a dia. 

Para criar o universo criativo da protagonista, Dayana recorreu às suas próprias memórias infantis, especialmente aquelas vividas na sua terra natal, em Nova Veneza. A influência da avó, o desejo de ter um animal de estimação, o amor incondicional dos pais, as transformações simbólicas nas datas de aniversário, o contato com a natureza, a conquista do amor-próprio, a curiosidade em entender o mundo, a formação de amizades, a coragem para explorar novos lugares e a criatividade para inventar histórias fantásticas são elementos que se entrelaçam na trama, conferindo-lhe autenticidade e profundidade emocional.

Sobre a autora

Dayana Rampinelli é jornalista, autora e artista plástica nascida em Nova Veneza, Santa Catarina. Com uma trajetória profissional diversificada, após sua formação em jornalismo, viveu em diversas cidades e países, acumulando experiências ao longo de 20 anos de carreira. Durante esse período, desempenhou papeis fundamentais como produtora de reportagens, roteirista e relações públicas. Em 2013, estabeleceu-se nos Estados Unidos, buscando dedicar mais tempo à escrita e à pintura.

Variedades

Alunos da escola Zuleima Búrigo Guglielmi visitam horto florestal de Morro da Fumaça

Publicado

em

Os alunos do primeiro ano da Escola Zuleima Búrigo Guglielmi, de Morro da Fumaça, participaram nesta segunda-feira (10) de uma visita ao horto florestal do município, administrado pela Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fumaf).

A atividade foi idealizada pela professora Karla Baldessar Ghizzo, que trabalha o tema meio ambiente com os estudantes. O objetivo da visita foi aproximar os alunos das plantas, permitindo que identificassem suas partes e compreendessem suas funções, além de analisar as interações entre as plantas, o ambiente e outros seres vivos.

“É sempre uma satisfação muito grande receber alunos estudando a temática ambiental, especialmente para expandir os conhecimentos adquiridos em sala de aula de forma prática. Estamos de portas abertas para que as instituições nos visitem e conheçam mais sobre os serviços que ofertamos”, destacou a diretora da Fumaf, Silvia Sartor Roseng.

Aprendizado na prática

Durante a visita, os estudantes aprenderam sobre plantas nativas, com destaque para a gabiroba. No horto, puderam conhecer um pé de gabiroba e outras mudas de árvores nativas da Mata Atlântica. Toda a experiência foi conduzida por servidores da Fumaf, que ajudaram a reforçar os conceitos estudados em sala de aula.

Escolas interessadas em realizar visitas ao horto podem agendar diretamente com a Fumaf.

Horto florestal disponibiliza mudas de árvores para a população

O horto florestal de Morro da Fumaça, localizado no bairro Industrial, ao lado do Centro de Bem-Estar Animal, disponibiliza mudas de árvores nativas para a população.

Como retirar mudas?
Agendamento prévio necessário
Fundação Municipal do Meio Ambiente – Galeria do Edifício San Valentim, nº 21, Avenida Inocente Pagnan
Mais informações: (48) 3434-4497 (telefone/WhatsApp)

A iniciativa visa incentivar o reflorestamento e a preservação ambiental no município.

Continue Lendo

Variedades

Noite do Bem: Casa Guido promove jantar beneficente para arrecadar recursos

Publicado

em

A Casa Guido está promovendo a primeira edição da Noite do Bem, que será um jantar beneficente para arrecadar fundos para a entidade. O evento será realizado no dia 14 de março, no Restaurante Nono Tchillo, localizado na Rodovia ICR 253, Segunda Linha – Içara, a partir das 19h30. Os ingressos (que são limitados) podem ser adquiridos através do Whatsapp (48) 3413-7911, no valor de R$ 45,00.

A noite contará ainda com música ao vivo e bingo com muitos prêmios – as cartelas poderão ser adquiridas na hora, no valor de R$ 5,00. O cardápio conta com comida típica italiana, além das sobremesas, em um ambiente agradável, em meio à natureza.

A Casa Guido viabiliza todo o suporte em atendimentos de assistência social, pedagógica, psicológica e jurídica; encaminhamento para consulta com médicos especialistas e exames médicos; custeio de medicamentos rotineiros e de alto custo, além de custeio de cirurgias, procedimentos médicos, próteses e órteses quando não contemplados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Por isso, são necessárias ações como esta que contribuem para a manutenção de todos esses serviços.

“Para darmos continuidade a essa missão, precisamos do apoio da população, cada gesto, cada contribuição, é um passo a mais na luta por um futuro mais saudável e cheio de oportunidades para nossas crianças e adolescentes”, declara o presidente da instituição, Rogério Campos.

Continue Lendo

Variedades

Teatro Criciúma Elias Angeloni tem programação imperdível em março

Publicado

em

O Teatro Criciúma Elias Angeloni se prepara para um mês repleto de grandes atrações, com programação diversificada que promete emocionar, arrancar risadas e reviver clássicos inesquecíveis da música.

Uma das atrações de março será às 21h do dia 14, com a apresentação do espetáculo “Caminhos que Cruzei, Amigos que Encontrei”. Comemorando 25 anos de sucesso e mais de 500 mil espectadores, a peça de teatro espírita convida à reflexão sobre a vida, a espiritualidade e as conexões humanas, tocando profundamente o coração do público.

Já no dia 16, às 18h, o palco será tomado pelo humor afiado de Victor Sarro, que apresenta o novo show de stand-up “O Rei da Quinta Série”. Com estilo irreverente, ele transforma temas como mudanças sociais, desafios da infância e o impacto da cultura atual em piadas afiadas e inteligentes, garantindo muitas risadas e momentos de reflexão.

Na semana seguinte, no dia 23, às 20h, a primeira banda cover dos Beatles no Brasil, Beatles 4Ever, sobe ao palco para celebrar 40 anos de trajetória. Fundada em 1976, ela é reconhecida por recriar fielmente a história dos Beatles, transportando o público para uma viagem nostálgica pelos maiores sucessos do quarteto de Liverpool.

“A nossa missão à frente do Teatro Criciúma Elias Angeloni é oferecer uma programação cultural rica e diversificada, capaz de emocionar, divertir e proporcionar momentos inesquecíveis. O mês de março é um exemplo disso, com espetáculos que tocam a alma. O nosso compromisso é transformar o teatro em um espaço de experiências únicas, valorizando a arte e promovendo a cultura para toda a região”, comenta o proprietário da 737 Produtora, administradora do teatro, Jackson Lemos.

Para fechar o mês, o espaço recebe o fenômeno infantil do YouTube Maria Clara & JP em um espetáculo repleto de música, dança e diversão para toda a família. A atração, agendada para às 16h do dia 29, conta com cenografia lúdica, iluminação vibrante e grandes coreografias que deverão transformar o teatro em uma grande festa ao som dos maiores sucessos do canal, como “O Chão é Lava”, “Ser Criança É” e “A História do Homem Biscoito”. Além disso, personagens famosos dos vídeos da dupla farão participações especiais ao lado de dançarinos, b-boys e acrobatas.

Continue Lendo

ADS1

Mais vistos