Conecte-se conosco

Geral

Cocal do Sul começa a receber água da Barragem do Rio São Bento

Publicado

em

Cocal do Sul

No meio da tarde desta terça-feira (19/05) parte da população de Cocal do Sul começou a receber água da barragem do Rio São Bento. As obras ampliando em 300 metros de rede de água, foi iniciada na semana passada e encerrada hoje pela manhã. A ligação envolve a rede de água da CASAN, no bairro São Simão, em Criciúma, passa pela rede da SAMAE de Morro da Fumaça, chegando a rede de Cocal do Sul, abastecendo cerca 700 famílias, dos bairros Boa Vista, Centro, União, Brasília, Horizonte Guanabara e Cristo Rei.

Segundo o prefeito de Cocal do Sul, Ademir Magagnin, isso vai reduzir o tempo de desabastecimento que chegou a 36 horas. “Pretendemos reduzir para 12 a 16 horas”, informou.

Na semana passada, Cocal do Sul decretou situação de emergência em razão do longo período de estiagem. A falta de chuvas vem comprometendo o sistema de abastecimento de água, diminuindo o nível dos três reservatórios que abastassem a cidade. O prefeito de Cocal do Sul, Ademir Magagnin, lembra que o decreto da situação vai dar mais agilidade nas ações. “Nos dará mais agilidade na contratação de caminhões pipa, por exemplo, e na aquisição de água de outras cidades”, explica o prefeito. Ainda segundo ele, ações para minimizar a estiagem estão sendo encaminhadas.

Mais ampliação de rede

O SAMAE de Cocal do Sul deve fazer mais ampliações de rede triplicando a quantidade de água recebida da Barragem do Rio São Bento. O processo de autorização está em analise no Deinfra, já que as obras vão acontecer as margens da Rodovia SC-108.

A obra deve ter uma ampliação de 700 metros, segundo o diretor do SAMAE, Marcio Zanetti, onde serão feitas duas ligações em canos de 85 milímetros de diâmetros. Uma em frente a sede da SER Eliane e outra em frente ao loteamento Giassi. A previsão da obra após autorização do Deinfra é de quatro dias.

Geral

22ª Semana Nacional de Museus inicia em Criciúma

Publicado

em

Focado em educação e pesquisa, o Museu Municipal Histórico e Geográfico Augusto Casagrande é palco para a 22ª edição da Semana Nacional de Museus no município de Criciúma. O evento iniciou nesta segunda-feira (13) e possui grande relevância para a cultura e história da cidade. Este ano, o tema escolhido para Criciúma é “Entre Memória e Descobertas: Museu Como Laboratório da Educação e Pesquisa”. O museu oferecerá, até sexta-feira (17), uma programação com exposição de fotografias, jornais e acervos relacionados ao tema. Os visitantes têm a oportunidade de participar de quatro oficinas e um dia de workshop, mediante inscrição gratuita.

A historiadora do Museu Augusto Casagrande, Cinthia Franco, destaca que a participação da instituição na Semana Nacional dos Museus é essencial, pois ressalta o papel do museu como um verdadeiro laboratório para estudos e investigações. “Situado como um espaço de preservação e divulgação da história local, o museu se torna uma fonte importante para a comunidade acadêmica e o público em geral. Ao abrir suas portas durante este evento nacional, ele oferece não apenas a oportunidade de apreciar artefatos e exposições, mas também de se engajar em atividades educativas e pesquisa ativa que acontecerão no local”, enfatizou.

A Semana Nacional de Museus é uma iniciativa coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), realizada em celebração ao Dia Internacional dos Museus, comemorado no dia 18 de maio. O tema da temporada de eventos é definido anualmente pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM), e a temática escolhida para a 22ª Semana Nacional de Museus é “Museus, Educação e Pesquisa”.

Segundo o diretor de Cultura da Fundação Cultural de Criciúma (FCC), Ismail Ahmad, o museu desempenha um papel relevante como guardião de acervos valiosos. “Além de preservar a memória de uma população, os museus servem como fontes primárias para investigações acadêmicas e científicas. Por meio de exposições interativas, visitas acompanhadas, oficinas e palestras, nós focamos em promover um ambiente enriquecedor para os estudantes, pesquisadores e para a comunidade em geral”, ressaltou.

As oficinas têm como objetivo ensinar sobre o manuseio dos acervos de livros, documentos e fotos, além de instruir acerca da realização da limpeza e conservação desses materiais. Na quarta-feira (15) e sexta-feira, os visitantes terão a oportunidade de receber um sachê antipragas para colocar na biblioteca, junto com os livros, a fim de auxiliar na conservação. No workshop: “Sons que contam histórias: um diálogo entre áudios antigos e atuais”, será explorada a evolução da pesquisa através de áudios, gravados geralmente em fitas, até o momento atual, com a utilização da Inteligência Artificial (IA). As oficinas de conversação serão apresentadas pela coordenadora do Arquivo Histórico da FCC, Marilei Rodrigues Correa. Já as oficinas de prevenção e contra pragas, além do workshop, ficarão sob a responsabilidade da historiadora Cinthia Franco.

Os interessados em prestigiar a iniciativa devem se inscrever, de forma gratuita, pelo telefone (48) 99988-1804.

Continue Lendo

Geral

Museu ao ar Livre tem programação para a 22ª Semana Nacional de Museus

Publicado

em

O Museu ao Ar Livre Princesa Isabel, de Orleans, preparou uma programação especial para a 22º Semana Nacional dos Museus, que inicia nesta terça-feira, dia 14, e segue até sábado, dia 18. Estão previstas oficinas de brinquedos com elementos naturais, aula interativa e visitas guiadas. O tema deste ano é “Museus, Educação e Pesquisa”, e conforme o Conselho Internacional de Museus (ICOM), a escolha do tema apresenta uma reflexão sobre a fundamental atuação dos museus como impulsionadores de educação e pesquisa.

Durante toda a semana estão previstas visitas guiadas para grupos escolares, com vagas limitadas, sendo necessário o prévio agendamento. Na quarta, dia 15, haverá uma aula interativa com os acadêmicos do curso de Pedagogia do Centro Universitário Barriga Verde (Unibave), às 19h. A ação envolve a metodologia da Educação Patrimonial: observação, registro, exploração e apropriação, do acervo material e documental considerando aspectos da história da Educação da região.

No sábado, dia 18, Dia Internacional dos Museus, está prevista a realização de uma Ação Educativa intitulada “Sementes do amanhã: plantando futuros verdes”, junto a crianças entre 7 a 10 anos. Será realizada uma oficina de brinquedos utilizando elementos da natureza e ainda uma atividade de observação de pássaros com binóculos. “Será feito plantio de mudas, pintura com tintas naturais e ainda mais algumas surpresas”, afirma a colaboradora do Museu ao Ar Livre, Rosani Hobold Duarte.

Segundo ela, “Sementes do Amanhã” é resultado de um Projeto de Extensão que envolve o tripé “ensino, pesquisa e extensão”, desenvolvido no curso de Pedagogia do Unibave. A oficina a ser realizada no espaço do Museu ao Ar Livre, busca conectar as crianças com a natureza por meio de atividades lúdicas e educativas.

Para a diretora do Museu ao Ar Livre, Valdirene Böger Dorigon, a proposta das Semana Nacionais de Museus é chamar a atenção para o setor museológico e movimentar os museus do Brasil. “É uma semana para incentivar os museus a propor ações diferentes e chamar a atenção do público sobre temas importantes”, destaca Valdirene.

*Sobre*

A Semana Nacional de Museus é uma das ações da Política Nacional de Museus do Instituto Brasileiro de Museus – Ibram, construída e proposta de forma articulada com o setor museal brasileiro, e que tem como propósito mobilizar os museus de todo o país a partir de um esforço de convergência de suas programações em torno de um mesmo tema.

Continue Lendo

Geral

Chuvas causam desabastecimento de água em Sombrio

Publicado

em

A Sombrio Saneamento informa que, em razão das fortes chuvas, ocorreu o rompimento da Lagoa da Guarita, local onde é feita a captação de água bruta para ser tratada e abastecer a população de Sombrio. A consequência é a falta de água em todo o município.

As equipes da concessionária estão trabalhando intensamente para solucionar o problema o mais rápido possível, ao lado da Prefeitura Municipal e Defesa Civil. Essa ação também depende da diminuição da correnteza e do nível da lagoa.

A orientação é para que, neste momento, cada pessoa faça o uso consciente da água, até que o abastecimento seja normalizado.

“Ainda não há previsão para o retorno do abastecimento. Por isso, contamos com a compreensão e a colaboração de todos para enfrentarmos essa dificuldade momentânea causada pelas chuvas, e assim minimizarmos as consequências pela falta de água”, solicitou o superintendente da Sombrio Saneamento, Gian Scandolara.

Continue Lendo

Mais vistos

© Copyright 2007-2024 sulnoticias.com