Conecte-se conosco

Geral

Novo carregamento de vacinas da índia já estão no Brasil

Publicado

em

O governo de São Paulo anunciou hoje (23) o envio de 3,9 milhões de doses da vacina contra o novo coronavírus ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde.

Hoje (23), será enviado lote com 1,2 milhão de doses e, amanhã (24), serão entregues mais 900 mil frascos da vacina. Até domingo (28), serão liberados mais três lotes de 600 mil doses – previstas para envio nos dias 25, 26 e 28 de fevereiro.

De 5 de fevereiro a 5 de março, o governo paulista estima entregar 5,6 milhões de doses ao PNI, 65% a mais que o volume previsto inicialmente.

“No início de março, o Instituto Butantan vai disponibilizar mais 1,7 milhão de vacinas para a imunização do país, estando previstas remessas de 600 mil doses no dia 2; 500 mil, no dia 4 e 600 mil, no dia 5”, disse o governo de São Paulo, em nota.

As doses enviadas hoje fazem parte do lote de imunizantes envasados no Butantan com o Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) enviado pela Sinovac Life Science, da China. O instituto já entregou 90% de todas as vacinas usadas na rede pública do país e criou uma força-tarefa para envasar, em ritmo acelerado, doses para a entrega ao PNI.

Vacinação em São Paulo

O estado de São Paulo ultrapassou a marca de 2 milhões de vacinas aplicadas contra covid-19, às 18h17 do último domingo (21).

Na manhã desta terça-feira, o Vacinômetro apontava 2.070.040 imunizações no estado de São Paulo, sendo 1.665.803 da primeira dose e outras 407.237 para a segunda dose.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

SATC abre campanha de conscientização a segurança e saúde no ambiente de trabalho

Publicado

em

A SATC está abrindo o Abril Verde, mês de conscientização sobre a segurança e saúde no ambiente de trabalho. A campanha já é tradicional na instituição, sendo realizada desde 2021. Para engajar todos os setores na iniciativa, diversas ações serão realizadas durante o mês, visando principalmente a conscientização no dia a dia dos colaboradores.

A campanha é organizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) e pelo setor de Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT). As atividades iniciaram, na primeira semana do mês, com a entrega dos laços verdes nos setores da SATC, itens que são símbolos da temática. 

Conforme o assistente administrativo do SESMT, Leonardo Leonel Bonfante , a campanha é em memória das 78 vítimas de uma explosão de uma mina nos EUA em 28 de abril de 1969. “O principal objetivo da ação é conscientizar, já que a vida é o nosso bem maior, por esse motivo é preciso cuidá-la colocando a saúde e a segurança em primeiro lugar. Nosso foco é sempre alcançar a maioria dos funcionários que atuam na instituição”, detalha o profissional.

Dando continuidade, mais três momentos importantes acontecerão durante o mês. Pensando na proteção dos colaboradores contra as doenças ocupacionais, será realizada a Campanha de Vacinação contra a Gripe Influenza. 

Na segunda semana acontecerá a Gincana dos extintores e hidrantes, que tem como principal objetivo incentivar o conhecimento sobre a localização dos equipamentos de combate a incêndio. Em toda a SATC, os extintores e hidrantes terão perguntas e os colaboradores que mais acertarem ganharão brindes do SESMT (1º, 2º e 3º lugar).

Para finalizar o mês, os setores serão convidados a utilizar a cor verde durante um dia de trabalho,  em apoio à prevenção de acidentes. “Buscamos sempre fazer com que o ambiente de trabalho seja um lugar agradável e seguro para trabalhar, visando que em casa temos uma família nos esperando e isso é o que devemos cultivar”, adiciona Bonfante.

Segurança no trabalho é um dos pilares na SATC

As ações do Abril Verde não são ações isoladas nos corredores da SATC, pois a segurança é um dos pilares da instituição. “Essa campanha vem para corroborar com isso. Para dar um pouco mais de ênfase no que a instituição já trabalha diariamente, que é prezando a segurança”, destaca a pró-reitora administrativa da SATC, Débora Pagani.

Além de incentivar a conscientização sobre o tema, as ações também buscam levar ainda mais integração aos setores da SATC. “Esperamos que o pessoal se engaje em todas as ações, pois são muito importantes para reforçar toda a nossa parte de cuidado. A instituição busca fazer normas e políticas para deixar esses ambientes cada vez mais seguros”, completou a pró-reitora.

Continue Lendo

Geral

Colégio SATC celebra 63 anos destacando legado e formação para o futuro

Publicado

em

O Colégio SATC celebra, nesta sexta-feira, 10 de abril, 63 anos de fundação, reafirmando seu compromisso com a educação e com a formação de cidadãos preparados para o futuro. Mais do que marcar uma trajetória de ensino, a data evidencia o legado das pessoas que ajudaram a construir a história da instituição e consolidar sua atuação na região Sul de Santa Catarina. Durante as comemorações, a instituição reforça tema norteador do ano, ‘Inspirar e Transcender: Guiando Sonhos’.

Fundada em 1963 como Escola Industrial Masculina, voltada à formação profissional dos filhos de trabalhadores da indústria carbonífera, a SATC nasceu com o propósito de oferecer assistência social e capacitação técnica. Ao longo das décadas, ampliou sua atuação e hoje oferece ensino da Educação Infantil ao Técnico, mantendo a formação integral como um de seus pilares.

Para a diretora do Colégio SATC, Izes Machado Beloli, a história da instituição sempre esteve conectada à inovação e com o olhar para o futuro. “O Colégio carrega, desde a origem, a preocupação em acompanhar transformações tecnológicas, pedagógicas e metodológicas, mantendo o aluno como protagonista do próprio aprendizado. E esse olhar inovador foi construído por muitas pessoas que deixaram suas marcas na nossa escola e somos o reflexo dessa construção ao longo das décadas”, enfatiza.

A educação profissional segue como uma marca importante da instituição. “As atividades práticas e o ensino voltado à realidade contribuem diretamente para a formação dos estudantes e refletem no impacto regional, com profissionais qualificados atuando em diferentes áreas. Com o passar do tempo, a escola ampliou seus segmentos, permitindo uma jornada educacional completa, sem deixar de valorizar a formação técnica como ferramenta de transformação de vida”, ressalta a diretora.

Entre os alunos, o sentimento de pertencimento e projeção de futuro também se fazem presentes. “Esse ano fui eleito como vereador mirim do Colégio e me senti encorajado pelos professores a seguir seus sonhos. Meu tio, que também estudou na SATC, construiu o caminho profissional dele aqui e por isso, meus pais me colocaram aqui para eu ter um futuro profissional de sucesso”, conta o estudante do 7º ano D, Arthur Bessegatto.

Inspirar para o futuro

Em 2026, o Colégio trabalha com o tema ‘Inspirar e Transcender: Guiando Sonhos’, que orienta projetos pedagógicos e ações institucionais. A proposta busca fortalecer valores e promover a integração com as famílias, que serão convidadas a participar de atividades ao longo do ano. A iniciativa visa unificar objetivos e ampliar o envolvimento da comunidade escolar até o fim do período.

A estudante do Curso Técnico em Multimídia, Ana Beatriz Just Schmidt, destaca a importância do apoio dos professores em sua formação. “O ambiente escolar e, principalmente, o Ensino Técnico estão contribuindo para a construção da minha identidade profissional e para a definição de meus objetivos. Meu plano sempre foi seguir carreira na área do Direito e, com o suporte de professores tão engajados, sei que vou alcançar esse sonho”, relata.

Como parte das comemorações, o Colégio também realizou o lançamento da Feira de Ciências e Tecnologia (Fecitec). Criada na década de 1990, a feira reúne projetos desenvolvidos por alunos do Ensino Fundamental anos finais, Ensino Médio e Técnico.

“A atividade valoriza a aplicação prática do conhecimento e, a cada edição, apresenta crescimento no número de participantes e na qualidade dos trabalhos. O lançamento da Fecitec em nosso aniversário reforça a trajetória construída por educadores, alunos e colaboradores, mantendo o compromisso de inspirar novas gerações e contribuir para com cidadãos conscientes de seu papel na sociedade”, ressalta Izes.

Continue Lendo

Geral

Criciúma investe em obras de revitalização nos bairros Recanto Verde e Vila Rica

Publicado

em

A Prefeitura de Criciúma autorizou o início de duas obras na noite desta quinta-feira (9): a reforma do Centro Comunitário do bairro Recanto Verde e a revitalização do campo de futebol do bairro Vila Rica. As iniciativas buscam transformar espaços públicos em locais de acolhimento, lazer e integração para todas as gerações. A assinatura foi realizada na Sala de Atos do Paço Municipal, com a presença de representantes das comunidades.

As obras contam com recursos viabilizados pelo presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), o deputado estadual Júlio Garcia, e da deputada federal Geovania de Sá.

O prefeito de Criciúma, Vagner Espindola, agradeceu o apoio dos parlamentares e destacou que a existência de espaços adequados reforça o senso de pertencimento. “Por isso, o foco dessas obras é proporcionar aos moradores ambientes que estimulem a convivência e a solidariedade, tornando a cidade mais humanizada e agradável para se viver”, declarou.

Um novo ponto de encontro no Recanto Verde

No bairro Recanto Verde, o Centro Comunitário passará por uma transformação completa. Com investimento de R$ 634 mil, o projeto prevê a criação de um espaço moderno e acessível, equipado com salas multiuso, áreas para eventos, cozinha e sanitários adaptados.

O vice-prefeito de Criciúma, Salésio Lima, estima que o local se torne um catalisador de desenvolvimento humano, oferecendo infraestrutura para atividades culturais e educativas que beneficiem especialmente crianças, jovens e idosos. “Além da modernização física, o projeto prioriza a sustentabilidade, com a instalação de iluminação em LED e sistemas de eficiência energética”, completou.

Esporte e segurança para a Vila Rica

A comunidade da Vila Rica celebrou o início da revitalização de seu campo de futebol, um espaço essencial para a promoção da saúde e do lazer organizado. Com um investimento de R$ 252 mil, a obra cobrirá uma área de intervenção de aproximadamente 5,7 mil metros quadrados.

O projeto técnico contempla a preparação e plantio de grama natural esportiva, novas traves metálicas com pintura anticorrosiva, alambrado e a instalação de redes de proteção atrás das traves, assegurando a tranquilidade de pedestres e moradores vizinhos.

A revitalização do Centro Comunitário no bairro Recanto Verde está a serviço da empresa Construcity Construções e Reformas Ltda, com prazo de execução para até 180 dias. A obra no bairro Vila Rica está a cargo da empresa GZ Service Ltda, com prazo de 60 dias corridos após expedição da ordem.

 

Continue Lendo

ADS1

Mais vistos