Conecte-se conosco

Geral

Unesc: Oportunidades que mudam a história

Publicado

em

“Não vejo a hora de me formar para dizer: essa sou eu, assistente social formada pela Unesc. Serei a Adriana que eu quero a partir do momento que tiver o diploma nas mãos e puder ajudar as pessoas como eu sempre quis”. A fala da estudante do curso de Serviço Social EAD da Universidade, Adriana Oliveira do Nascimento, 42 anos, vem carregada de significado. Ela, que sonhava em fazer curso superior e sempre acreditou em si, comemora esta realização e o início da construção da carreira para a qual tem a certeza de estar destinada.

Nascida em Teixeira de Freitas, no Sul da Bahia, a mais velha de três irmãos cresceu em uma realidade difícil e bem próxima a de muitos brasileiros. “Minha mãe é semianalfabeta e fazer uma faculdade nunca foi tema de conversas dentro da minha família. Para nós, era coisa de outro planeta”, conta. Mas o desejo de ir além, trouxe Adriana ao Sul do Brasil, mais especificamente, ao Extremo Sul catarinense. Em 2003, veio morar em Araranguá, onde trabalhava em uma equipe que vendia livros didáticos de porta em porta. “Eu vendia muito! Sempre estava sorrindo e era muito bem recebida pelas pessoas. Nas conversas, muitas vezes durante um café, eu incentivava aquelas pessoas a estudarem. Mesmo sem as mínimas condições para fazer um curso superior, eu sempre dizia para as pessoas não desistirem e estudarem”, relembra.

Adriana seguiu o próprio conselho e mesmo precisando mudar os planos, não desistiu. Após um ano e meio trabalhando em Araranguá, a saudade dos filhos falou mais alto e ela retornou a sua cidade natal. Permaneceu um ano em Teixeira de Freitas e decidiu voltar à Araranguá e trazer os filhos Arthur (na época com 6 anos) e Beatriz (com 5 anos) junto. “Saí da minha cidade muito jovem e naquele momento, eu não conseguia ter as oportunidades que estava tendo aqui”, comenta.

Foi na região que ela construiu uma nova história para a sua vida. Conheceu o marido, Marcelo Gelesky, se mudou para Criciúma, criou os filhos e aumentou a família, com a adoção de Lorenzo, ainda bebê e hoje com 6 anos. À medida que os anos passaram, a vontade de estudar só aumentou. Em 2020, completou o Ensino Médio na Educação de Jovens e Adultos (EJA), e no início de 2021 decidiu que ingressaria na Universidade, mesmo com as dificuldades financeiras em decorrência da pandemia.

“Decidi fazer curso superior, e tinha que ser na Unesc! Ela é uma universidade comunitária, que abraça as pessoas, e isso tem muito a ver comigo. Peguei o celular, sem dinheiro nem para a matrícula e quis fazer inscrição. Não sabia nem de onde iria tirar dinheiro, arrumei e fiz a matrícula. A preocupação em como eu iria pagar as mensalidades era grande, mas a fé que ia dar certo era maior. Pois participei do processo seletivo do Uniedu (Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina) e consegui bolsa de estudo”, conta.

Assim, em 9 de março, Adriana iniciou uma nova etapa de sua vida, com o começo das aulas no curso de Serviço Social na Unesc. Mas as oportunidades não pararam por aí. Como na Unesc, alunos de todos os cursos, independentemente da modalidade, podem participar de projetos de pesquisa e de extensão, a acadêmica soube da seleção de bolsistas para o Programa Território Paulo Freire 2 – Pinheirinho Universitário e resolveu participar. “Algo conspira. É Deus e mais nada! Dez dias depois das aulas iniciarem, a coordenadora do nosso curso falou da oportunidade e eu me inscrevi e fui escolhida. Além de poder estar participando e aprendendo junto da comunidade, ainda consegui bolsa”, conta Adriana. “Não consigo descrever. Estar na Unesc é a realização de um sonho! Eu tenho dificuldades iguais a de todos e posso ter mil problemas, mas falo na Unesc, já tem um sorriso no rosto”.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

MoviMENTE transforma o cuidado em saúde mental e reduz filas em Içara

Publicado

em

Valorizar a saúde mental também é encurtar distâncias entre o cidadão e o atendimento. Em Içara, esse cuidado ganhou forma com a implantação do projeto MoviMENTE. A iniciativa, criada pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, tem o objetivo de melhorar o acesso da população aos atendimentos psicológicos. A proposta é levar os profissionais para mais perto das pessoas, descentralizando o atendimento e reduzindo o tempo de espera por consultas.

O projeto MoviMENTE foi estruturado como uma ação preventiva e de atenção integral ás pessoas. Ou seja, não atua apenas quando o problema já está agravado, mas também busca evitar que os casos se tornem mais complexos. Para isso, o município adotou uma nova forma de organização dos serviços com a divisão da cidade em distritos.

Segundo a coordenadora de saúde mental de Içara, Thayse Piazza, a cidade foi estruturada em quatro distritos que abrangem um conjunto de bairros:

Distrito 1: Jardim Elizabete, Jaqueline, Nossa Senhora de Fátima, Tereza Cristina e Jardim Silvana.

Distrito 2: Aurora, Presidente Vargas, Cristo Rei, Raichaski e Terceira Linha.

Distrito 3: Vila Nova, Boa Vista, Coqueiros, Jussara, Esplanada, Esperança e Rio Acima.

Distrito 4: Demboski, Primeiro de Maio, Centro e Liri.

“Quando levamos o atendimento para dentro dos territórios, conseguimos olhar cada paciente de forma mais completa, entendendo seu contexto, rotina necessidades. Isso fortalece o vínculo entre os profissionais, tornando os atendimentos mais assertivos e acessiveis. Os resultados já estamos vendo, como a redução das filas e do tempo de espera”, completa Thayse.

O projeto se estruturou a partir da alocação de duas psicólogas em dois distritos, com carga horária de 20 horas semanais cada. Até o momento o MoviMENTE está em funcionamento em dois distritos prioritários. Conforme a coordenadora, a expectativa é que, com a ampliação do projeto para todo município, os resultados sejam ainda mais efetivos e positivos.

Segundo o levantamento realizado pela Secretaria de Saúde, em julho de 2025, considerado o marco inicial do projeto, a fila para Psicologia Adulto era de 301 usuários, com tempo médio de espera de três meses. Já em janeiro de 2026, após a implantação e reorganização dos serviços, esse número caiu para 202 pessoas, com espera reduzida para 30 dias. Na Psicologia Infantil, a redução foi ainda mais expressiva: de 116 para 41 usuários, com tempo de espera diminuindo de quatro meses para 20 dias, dentro do parâmetro operacional.

Na área de Psiquiatria, os avanços também são significativos. A fila de Psiquiatria Adulto passou de 657 para 365 usuários, com o tempo de espera reduzido de cinco meses para 30 dias. Já na Psiquiatria Infantil, a fila caiu de 86 para 58 pacientes, com espera reduzida de 60 para 45 dias.

Para o secretário de Saúde do município Acélio Casagrande, o projeto MoviMENTE representa uma mudança importante na forma como organizamos a saúde mental em Içara. “Ao dividir o município em distritos e levar profissionais para mais perto da população, conseguimos reduzir filas históricas e dar mais agilidade aos atendimentos. Nosso compromisso é garantir acesso, qualidade e continuidade no cuidado. Os números já mostram que essa estratégia está trazendo resultados concretos para os içarenses”, comenta.

A iniciativa também possui critérios técnicos como a classificação de risco. Casos classificados como vermelho têm prazo assistencial de até 20 dias para atendimento, garantindo prioridade e agilidade nos quadros mais sensíveis. Conforme a pesquisa, na fila atual de Psicologia Adulto, apenas 35 usuários permanecem classificados como amarelo. Os demais, considerados de menor risco, já estão sendo absorvidos pelas psicólogas que atuam nos distritos.

Continue Lendo

Geral

Gabinete Itinerante: Mutirão de Limpeza recolhe cerca de 1,5 tonelada de resíduos no bairro Progresso

Publicado

em

Uma grande força tarefa mobilizou gestores e servidores voluntários da Prefeitura de Criciúma, assim como a comunidade, durante o primeiro Mutirão de Limpeza de 2026, na manhã deste sábado (28), no bairro Progresso. Com foco no recolhimento de resíduos sólidos, entulhos e itens inservíveis, a iniciativa recolheu cerca de 1,5 tonelada de resíduos. A ação encerrou o cronograma do Programa “Criciúma, quem ama cuida” na região da Cidade Mineira, iniciado na segunda-feira (23).

Durante toda a semana, equipes da Administração Municipal atuaram com frentes de roçada, varrição, requalificação de ruas, pintura de meio-fio, poda de árvores, reparos em praças, entre outros serviços de atendimento à população. A ação de hoje finalizou na Estação Cidadania – Cultura de Criciúma, conhecida como Praça CEU, com apresentações artísticas da própria comunidade, coordenadas pela Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc).

O prefeito Vagner Espindola destacou o impacto direto da ação nos bairros. “O mutirão mostra, na prática, a força da união entre poder público e comunidade. Quando todos se envolvem, conseguimos dar respostas mais rápidas, deixar os bairros mais organizados e promover mais qualidade de vida para a população. Nosso objetivo é dar sequência a esse trabalho tão importante em outras regiões e, cada vez mais, ampliar os resultados”, ressaltou.

O Mutirão de Limpeza contou com uma mobilização multissetorial, coordenada pelo Comitê de Meio Ambiente e Saneamento Básico, sob gestão da Diretoria Municipal de Meio Ambiente de Criciúma (DMACRI). O objetivo da ação permanente da Prefeitura de Criciúma é promover o envolvimento da população e da Administração Municipal na construção de uma cidade cada vez mais limpa e sustentável, envolvendo diversas secretarias e entidades parceiras em atividades voltadas ao bem-estar da comunidade.

O vice-prefeito de Criciúma, Salésio Lima, reforçou a importância da atuação conjunta durante o mutirão. “Esse tipo de ação permite organizar o bairro de forma completa, em uma grande força tarefa onde todos se unem para beneficiar uma região. A colaboração da comunidade é essencial para que o bairro se mantenha limpo, principalmente no descarte correto de materiais, para que o resultado seja duradouro”, afirmou.

A ação marcou o início das edições de 2026 do Programa “Criciúma, quem ama cuida”. O coordenador do Comitê de Meio Ambiente e Saneamento Básico, Walter Tiscoski, comentou o caráter contínuo do trabalho. “O mutirão é uma etapa importante dentro de um planejamento maior. Além da limpeza, trabalhamos a conscientização e o cuidado permanente com a cidade, para evitar o acúmulo irregular de resíduos e melhorar as condições de saneamento”, declarou.

O presidente da Associação de Moradores do bairro Progresso, Júlio Cezar Fraga, também destacou a importância da ação para a comunidade e os resultados percebidos ao longo da semana. “O mutirão foi muito importante para o nosso bairro. Várias demandas aqui da nossa comunidade foram atendidas pela prefeitura. Ficou muito bom, a comunidade está de parabéns também. Ficamos muito felizes com essa iniciativa e esperamos que outras ações como essa continuem acontecendo”, pontuou.

Programa “Criciúma, quem ama cuida”
 
O Programa “Criciúma, quem ama cuida” é uma iniciativa da Prefeitura de Criciúma que reúne as secretarias municipais em uma força-tarefa para levar atendimento e serviços do Governo para mais próximo da comunidade. A programação do Gabinete Itinerante desta semana contou com diversas iniciativas voltadas aos bairros Cidade Mineira Nova, Cidade Mineira Velha, Imperatriz, Jardim União, Loteamento Meller, Mina União, Progresso, Vila Belmiro e Vila Manaus.

Continue Lendo

Geral

ONG Amigos Pra Cachorro é declarada de utilidade pública em Morro da Fumaça

Publicado

em

A Câmara de Vereadores de Morro da Fumaça aprovou por unanimidade, na Sessão Ordinária de segunda-feira, dia 23 de março, o Projeto de Lei do Legislativo nº 4/2026, que reconhece como de utilidade pública a ONG Amigos Pra Cachorro. A proposta, de autoria da vereadora Marijane Felippe, garante à entidade o acesso a direitos e benefícios previstos na legislação vigente, ampliando as possibilidades de captação de recursos e o fortalecimento das atividades.

Autora da proposta, a vereadora Marijane Felippe ressaltou que o reconhecimento é fruto de um trabalho sério e comprometido desenvolvido pela ONG. “Representantes da entidade nos procuraram nas últimas semanas para apresentar a necessidade do reconhecimento. Realizamos a análise de toda a documentação, que está plenamente de acordo com o marco regulatório e com a Lei Orgânica do Município”, afirmou.

Durante sua fala, a vereadora destacou que a saúde e o bem-estar animal são pautas que precisam ser debatidas constantemente. “Estamos falando de controle populacional, cuidado com os animais e também de uma questão de saúde pública. Atualmente, a ONG atende mais de 180 animais, entre cães e gatos, realizando resgates, tratamentos e acolhimento. É um trabalho bonito, que merece todo o reconhecimento”, ressaltou.

O presidente da Câmara, vereador Luciano Formentin Pereira, também parabenizou a iniciativa e reforçou o compromisso do Legislativo com a causa. “Com a utilidade pública, a entidade passa a ter acesso a emendas impositivas e outras formas de apoio, o que certamente vai fortalecer ainda mais esse serviço tão essencial”, destacou.

Ele ainda mencionou a possibilidade de ampliar o reconhecimento da ONG em outras esferas. “Nos colocamos à disposição para buscar também a utilidade pública em nível estadual, o que permitirá o acesso a recursos do Governo do Estado. Sabemos das dificuldades enfrentadas pelas ONGs, muitas vezes mantidas com recursos próprios, e esse apoio é fundamental para garantir a continuidade e a qualidade no atendimento”, finalizou.

Continue Lendo

ADS1

Mais vistos