Conecte-se conosco

Geral

Unesc oferece formação em Gestão Pública EaD 

Publicado

em

A graduação em Gestão Pública desempenha papel importante na formação de profissionais capacitados para atuar na administração pública, promovendo uma gestão mais eficiente, transparente e voltada para atender às necessidades da sociedade. Pensando nisso e em consonância com o que o mercado necessita, a Unesc oferta, dentre outros cursos a distância, a graduação em Tecnologia em Gestão Pública. 

O curso capacita os estudantes no uso de ferramentas jurídico-administrativas direcionadas ao setor público, promovendo reflexões sobre a aplicação desses conhecimentos para aprimorar a qualidade das atividades administrativas.

Conforme a coordenadora da graduação, Michele Schneider, os profissionais formados em Gestão Pública desempenham papel importante na organização dos órgãos e entidades públicas, bem como nas relações com as organizações associadas, tornando-se agentes de mudança nos ambientes organizacionais em que atuam. 

“Eles são capacitados para identificar e implementar práticas eficientes de gestão, contribuindo assim para a melhoria contínua dos serviços públicos e o fortalecimento das instituições governamentais”, comentou Michele.

Segundo ela, o mercado é vasto e diversificado. “O estudante possui oportunidades de atuação em uma variedade de setores, incluindo órgãos públicos nos níveis federal, estadual e municipal, bem como na iniciativa privada e em organizações do terceiro setor, como as organizações não governamentais (ONGs)”, explicou Michele.

“Na iniciativa privada e nas ONGs, as possibilidades profissionais se ampliam, especialmente no que diz respeito à participação em processos de licitação pública. Essa experiência não apenas oferece oportunidades de carreira, mas também permite que os profissionais contribuam para o desenvolvimento e aprimoramento dos serviços públicos e das políticas sociais”, acrescenta Michele.

Sobre a graduação

A graduação em Gestão Pública da Unesc está alinhada com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para o exercício da profissão, com valores inspiradores da sociedade democrática, responsabilidade social, justiça e ética, a base para ação pessoal e profissional.

O profissional irá atuar de forma criativa, eficiente e dinâmica, desenvolvendo atividades com base no conhecimento de leis, normas, procedimentos e padrões relacionados à gestão pública, que atendam às necessidades do público envolvido, seguindo os preceitos morais e éticos.

Diferenciais do curso

• O curso estimula a prática empreendedora, a autonomia, a proatividade e o senso crítico; 

• Oportunidade de estudos e reflexões sobre as melhores práticas gerenciais públicas; 

• Proposta interdisciplinar com experimentação em diversas áreas do conhecimento; 

• Oportunidades de participação em projetos de pesquisa e extensão comunitária; 

• Currículo alinhado com as necessidades do mercado. 

• Forte relação de teoria e prática. 

• Professores mestres e doutores com ampla experiência no mercado; 

• Material didático próprio, elaborados por professores da unesc

• Currículo alinhado à esfera pública; 

• Atividades que oportunizam reflexões sobre temas contemporâneos da gestão pública

Matrículas

As matrículas estão abertas e funcionam em fluxo contínuo, com entradas em fevereiro, maio, agosto e outubro. A próxima turma inicia em 13 de maio. Mais informações podem ser encontradas na página da Unesc e pelo telefone (48)3431-2782.

Geral

Temporal deixa estragos em Içara e Treze de Maio

Publicado

em

Um forte temporal registrado na tarde desta quinta-feira provocou danos em Içara, com registro de granizo, rajadas de vento e alagamentos em diferentes pontos da cidade.

De acordo com a Defesa Civil de Içara, o granizo teve maior intensidade na região de Esplanada. Já no bairro Vila São José, a força do vento derrubou uma estrutura metálica, que atingiu a rede elétrica e chegou a entortar um poste. Veículos que estavam no local também foram atingidos.

Antes da mudança no tempo, o calor era intenso. Termômetros de rua chegaram a marcar quase 40ºC no município. No entanto, conforme dados do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina, a temperatura oficial atingiu cerca de 30ºC por volta das 13h.

O município de Treze de Maio foi atingido por ventos fortes e queda de granizo na tarde desta quinta-feira (2), provocando danos em diferentes pontos da cidade.

De acordo com a Defesa Civil de Treze de Maio, equipes estão em campo realizando o levantamento das ocorrências para avaliar a extensão dos prejuízos.

Foram registradas quedas de árvores, além de destelhamentos em galpões e residências. Apesar dos danos materiais, não há, até o momento, registro de pessoas desabrigadas, desalojadas ou vias interditadas.

Já em Criciúma também houve registro de granizo fraco, vento e pontos de alagamento. A chuva forte também provocou alagamentos pontuais na cidade

Continue Lendo

Geral

Balneário Rincão tira do papel obra aguardada há uma década na Zona Sul

Publicado

em

Em ato solene na Zona Sul, a Prefeitura de Balneário Rincão assinou, na noite de ontem, a Ordem de Serviço para a retomada da escola municipal paralisada desde 2016. O projeto, que se arrastava por 10 anos devido a entraves burocráticos, agora recebe um investimento de aproximadamente R$ 4,5 milhões via FNDE.

A nova unidade contará com 12 salas de aula e foco no atendimento do pré-escolar ao 5º ano do Ensino Fundamental. A localização estratégica, próxima à APAE, visa suprir o vácuo educacional de bairros como Mirassol e Chico do Poço. A secretária de Educação, Jucilene Fernandes, destacou que a estrutura chega em um momento crítico de crescimento populacional. Segundo ela, o perfil da cidade mudou drasticamente após a pandemia, com o aumento de famílias que escolheram a cidade como residência fixa.

Iniciada em 2014 e interrompida dois anos depois por problemas técnicos e judiciais, a obra segue agora um cronograma rigoroso. A previsão é que os serviços sejam concluídos em até um ano. A estrutura moderna é vista como o principal equipamento público para consolidar a urbanização e o atendimento social na Zona Sul do município.

Continue Lendo

Geral

Unidade, fé e missão marcam a Missa do Crisma na Diocese de Criciúma

Publicado

em

A Catedral São José, em Criciúma, foi o local de encontro do clero da Diocese de Criciúma na manhã desta Quinta-feira Santa, dia 2, durante a celebração da Missa do Crisma, também chamada de Missa dos Santos Óleos. A solenidade foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Jacinto Inacio Flach, e contou com a concelebração de Dom Milton Zonta e dos sacerdotes de todo o território pastoral.

A celebração integra o Tríduo Pascal, tempo central da fé cristã, no qual a Igreja recorda os mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. Além dos padres, participaram seminaristas, diáconos, religiosas e fiéis vindos de diversas comunidades.

Em sua reflexão, Dom Jacinto ressaltou o valor da Eucaristia como fonte de unidade e encontro com Cristo, recordando que a missão sacerdotal permanece viva ao longo dos séculos, dando continuidade ao testemunho dos apóstolos. “A Santa Missa nos insere neste mistério divino e fortalece nossa caminhada de fé”, disse o prelado.

Durante a celebração, um dos momentos mais expressivos foi a renovação das promessas sacerdotais. Diante do bispo e do povo, os padres reafirmaram sua entrega ao serviço de Deus e da Igreja. Em sua exortação, Dom Jacinto incentivou os sacerdotes a permanecerem firmes na vocação, mesmo diante dos desafios. “Somos chamados à fidelidade e à perseverança, confiando sempre na presença de Deus que nos acompanha”, afirmou.

O bispo também dirigiu uma palavra aos fiéis, convidando-os a sustentarem seus pastores com a oração e a comunhão. Segundo ele, toda a Igreja é chamada a viver como discípula missionária, mantendo o olhar fixo em Cristo e na eternidade.

Os Santos Óleos

Durante a celebração, Dom Jacinto abençoou os óleos do Batismo e da Unção dos Enfermos e consagrou o óleo do Crisma marcando outro momento importante da celebração. Os recipientes com os óleos, conduzidos até o altar pelos diáconos Danilo Pereira dos Reis (Irmão Moisés), Marco Antonio Scarpari Amboni e Rithele Alexandre Lima, serão utilizados ao longo do ano nos sacramentos celebrados nas paróquias e santuários.

O óleo do Crisma, preparado com óleo e bálsamo, está ligado aos sacramentos da Crisma e da Ordem, sendo sinal da presença do Espírito Santo. Durante o rito, o bispo soprou sobre o óleo e acrescentou o perfume, gesto que recorda a missão do cristão de testemunhar Cristo no mundo.

O óleo dos catecúmenos, empregado no Batismo, simboliza a força divina que sustenta aqueles que iniciam a vida cristã. Já o óleo dos enfermos, utilizado na Unção, expressa o cuidado de Deus diante da fragilidade humana, levando consolo e esperança aos que sofrem.

A celebração foi concluída em clima de unidade e espiritualidade, preparando a comunidade para os dias mais intensos da Semana Santa. Após a missa, o clero participou de um momento de convivência fraterna em um almoço oferecido pela Catedral São José, fortalecendo os vínculos de comunhão entre os sacerdotes.

Confira o horários das celebrações na Catedral e nos santuários diocesanos:

Catedral São José
Quinta-feira: Missa dos Santos Óleos às 9h30 e da Ceia do Senhor às 20 horas
Sexta-feira: Paixão do Senhor às 15h e Procissão da Via Sacra às 19h saindo do bairro Michel
Sábado: Solene Vigília Pascal às 19 horas
Domingo: Missa às 8h, 10h, 17h e 19 horas

Santuário Nossa Senhora Mãe dos Homens (Araranguá/SC)
Quinta-feira: Missa da Ceia do Senhor às 19h30
Sexta-feira: Paixão do Senhor às 15h e Procissão às 19h
Sábado: Solene Vigília Pascal às 19 horas
Domingo: Missa às 8h, 16h e 19 horas

Santuário Nossa Senhora de Caravaggio (Nova Veneza/SC)
Quinta-feira: Missa da Ceia do Senhor às 19h30
Sexta-feira: Paixão do Senhor às 15h
Sábado: Solene Vigília Pascal às 18 horas
Domingo: Missa às 8h e às 10 horas

Basílica Santuário do Sagrado Coração Misericordioso de Jesus (Içara/SC)
Quinta-feira: Missa da Ceia do Senhor às 19h30
Sexta-feira: Via Sacra da Paixão de hora em hora das 6 às 11 horas – com encenação às 13h30 saindo da Igreja de Morro Bonito e Leitura da Paixão às 15h
Sábado e Domingo conforme os horários de costume 

Continue Lendo

ADS1

Mais vistos