Variedades
Parque Albert Einstein realiza programação especial para as férias
Em busca de opções de lazer diferenciadas para as férias, a Administração Municipal, por meio do Parque Astronômico de Criciúma, preparou uma programação especial para os meses de janeiro e fevereiro. Com essa iniciativa, famílias, estudantes e turistas poderão imergir no universo da astronomia, vivendo uma experiência enriquecedora de conhecimento, descobertas e diversão.
Os interessados em explorar os mistérios do cosmos terão a oportunidade de participar de sessões extras e oficinas interativas. As sessões no planetário são gratuitas para estudantes, professores, idosos e crianças menores de 6 anos. Para os demais visitantes, o valor para participação é de R$10.
De acordo com a coordenadora do Parque Astronômico, Emanoela Ceron, além dos horários regulares, que acontecem de quinta-feira a domingo, com sessões do planetário às 15h, 17h e 19h e observação no telescópio das 20h às 21h, o público também poderá assistir às sessões extras de segunda a quarta-feira, às 10h e às 15h. Durante essas sessões, os visitantes terão a chance de assistir a filmes como “Sol, nossa estrela viva”, “Questão da Vida”, “Exoplanetas”, “De volta à Lua”, “Formas espaciais”, “O Universo tem o que” e “Relógios celestes”.
Para tornar o parque ainda mais atrativo como destino turístico, Emanoela destaca que, entre janeiro e fevereiro, o público poderá participar de oficinas que combinam teoria e prática. A primeira dessas aulas será no dia 8 de janeiro, às 13h30. Nela, a professora Vanessa Medeiros ministrará uma aula sobre as constelações. “As oficinas começam com conceitos introdutórios de Astronomia e, em seguida, partimos para a parte prática. A cada oficina, os participantes produzirão um material didático sobre o tema estudado”, explica Vanessa Medeiros, orientadora pedagógica do Parque Astronômico Albert Einstein.
Conforme a coordenadora, essa programação foi criada para que os visitantes possam aproveitar ao máximo o parque durante as férias. Os interessados em participar podem se inscrever por meio de um formulário disponível no Instagram do Parque. Embora os participantes possam ser acompanhados por um responsável, os adultos não poderão permanecer durante as atividades.
Confira as oficinas do mês de janeiro:
- 08 de janeiro – Oficina de Constelações
- Público: Crianças de 10 a 12 anos
- Horário: 13h30 às 15h30
- Ministrante: Vanessa Medeiros
- Atividades: Aula sobre constelações, produção de luminárias representando as constelações, e uma sessão no planetário usando o aplicativo Stellarium para explorar o céu de forma interativa. Todos os materiais serão fornecidos pelo parque. Vagas limitadas a 10 participantes.
- 15 de janeiro – Oficina “Construção de Telescópio com Materiais Acessíveis”
- Público: Jovens de 10 a 14 anos
- Horário: 13h30 às 15h30
- Ministrante: Fernando Lodetti da Silva
- Atividades: Contextualização histórica dos telescópios, produção de um telescópio funcional utilizando materiais acessíveis e teste prático do aparelho. Participantes devem trazer uma garrafa PET de 2l, 2,5l ou 3,3l. O restante dos materiais será fornecido pelo parque. Vagas limitadas a 10 participantes.
- 29 de janeiro – Oficina “Conhecendo o Planeta Terra através das Rochas”
- Público: Crianças de 8 a 12 anos
- Horário: 13h30 às 15h30
- Ministrante: Amanda Lúcio Savi
- Atividades: Aula sobre a formação do Planeta Terra, tipos de rochas e processo de fossilização. Observação de amostras de rochas e fósseis, confecção de um modelo fóssil em gesso, construção de uma linha do tempo sobre a evolução da vida na Terra e sessão no planetário com o filme “Questão da Vida”. Todos os materiais serão fornecidos pelo parque. Vagas limitadas a 10 participantes.
Variedades
Atrações para todos os públicos compõem a agenda do Teatro Criciúma Elias Angeloni
Espetáculos de setembro e outubro são voltados à música, dança e humor
As portas do Teatro Criciúma Elias Angeloni seguem abertas para receber o público para os diversos espetáculos programados para setembro e outubro. No palco, as cortinas se abrem para os artistas apresentarem muitas canções, dança e humor.
A música ganha espaço na agenda desta quinta-feira (24/9), às 19h30min, com o AC/DC UK – Brazil Tour 2026, um dos maiores tributos do mundo ao AC/DC. Diretamente da Inglaterra, a banda promete reproduzir clássicos como “Back in Black”, “Highway to Hell”, “Thunderstruck”, entre outros, além de elementos marcantes dos shows do grupo australiano, com repertório, performance e produção inspirados na experiência original.
Na sexta-feira (25/9), às 19h30min, Chico Chico chega a Criciúma com a turnê “Let It Burn – Deixa Arder”, em um espetáculo que apresenta faixas do álbum homônimo e percorre diferentes influências musicais, passando pelo blues, folk, milonga, gospel e sonoridades brasileiras.
Para fechar setembro, o público infantil terá uma atração especial no sábado (26/9), às 15h, com “Mundo Torajo – Uma viagem ao mundo de frutas”. O espetáculo acompanha Torajo em uma aventura pelo planeta Verade, onde encontra personagens conhecidos e uma humana que, misteriosamente, não quer voltar para a Terra.
Característica do equipamento, a variedade de atrações também prevalece na programação dos próximos dois meses, que reúne produções nacionais e internacionais e diferentes linguagens artísticas.
“Construímos uma programação que busca atender públicos diferentes e trazer para Criciúma artistas e espetáculos que nem sempre passam pela região. A ideia é que o Teatro Criciúma seja cada vez mais um espaço de encontro, onde diferentes experiências possam chegar ao público e movimentar a cena cultural da cidade”, afirma o proprietário da 737 Produtora e responsável pela programação do equipamento, Jackson Lemos.
Outubro amplia a diversidade da agenda
Outubro inicia com espetáculo voltado aos mais jovens com “A noite é uma criança – 4ª Mostra de Dança Infantil de Criciúma”. A apresentação ocorre a partir das 15h30min, de sábado (3/10). Um dia depois, quem sobe ao palco é a banda Iron Maiden Symphonic – The Beast Experience, atração prevista para domingo (4/10), às 18h30min, com uma proposta voltada aos fãs de heavy metal e ao repertório de uma das bandas mais conhecidas do gênero.
Uma semana depois, no dia (18/10), às 15h, o público poderá acompanhar o espetáculo de ballet “Um Mundo Ideal”, protagonizado pela personagem Isabela, uma menina de 10 anos que vive em um reino encantado e precisa enfrentar um feitiço lançado pela Rainha Má para ajudar as princesas a reencontrarem quem são.
Na quarta-feira (21/10), às 19h30min, o Teatro Criciúma Elias Angeloni recebe The Moscow Ballet – Cinderella, com a bailarina Oksana Bondareva. A produção internacional apresenta uma montagem de “Cinderella” com bailarinos da Rússia e de outros países europeus, além de cenário e figurinos desenvolvidos especialmente para o espetáculo.
Já na sexta-feira (23/10), o humorista Renato Albani traz toda a sua irreverência com o espetáculo “Salve-se quem puder”. A atração terá três sessões, às 18h30min, às 21h, e às 23h, ampliando a oportunidade para o público acompanhar a apresentação. O show possui repertório 100% inédito, com textos novos, piadas e histórias originais, sem repetição de especiais anteriores. O tema central aborda reflexões sobre a saúde emocional na vida contemporânea, tratada com o humor leve característico do artista.
A programação completa do Teatro Criciúma Elias Angeloni está disponível no site: teatrocriciuma.com.br/agenda. Os ingressos podem ser adquiridos no site Minha Entrad
Variedades
Urussanga recebe 1ª edição da Benedetta Primavera no fim de semana
Urussanga sedia, nos dias 26 e 27 de setembro, a primeira edição da Benedetta Primavera. O evento acontece na Praça de Itália, dentro do Parque Municipal Ado Cassetari, e reúne pequenos empreendedores, artesãos, floricultores e produtores gastronômicos da região.
A realização é da Associação do Circuito Turístico La Benedetta, com apoio da Prefeitura. A proposta central é valorizar a produção local e dar mais visibilidade aos pequenos negócios do município.
Expositores e atrações culturais
O público vai encontrar expositores de segmentos variados: artesanato, cerâmica, cosméticos naturais, decoração, floricultura e gastronomia típica ítalo-urussanguense. Além da comercialização de produtos, a programação traz apresentações da Escola Municipal de Artes e música ao vivo.
A organizadora Ana Paula Zappelini explica que o evento nasce como espaço de convivência entre comunidade, empreendedores e visitantes. “A Benedetta Primavera é uma oportunidade para mostrar a diversidade e a qualidade do que é produzido pelos nossos empreendedores. Queremos que o público conheça, prestigie e valorize esses negócios”, destaca.
Confira a programação completa
No sábado (26), das 17h às 22h, o destaque é a Noite da Pizza Express, com atração musical ao vivo.
No domingo (27), das 10h às 17h, o evento traz apresentações culturais, Almoço a Kilo Tempero de Mãe e Café da Roça Trevisol.
Entrada gratuita e evento pet friendly
A Benedetta Primavera tem entrada gratuita e é pet friendly. A programação inclui ainda exposição de flores e artesanato, reforçando a identidade cultural da região.
A Magnólia Branca, flor símbolo de Urussanga, marca presença como referência visual e conceitual do evento.
Variedades
Afasc reúne 2 mil participantes do Clube de Mães em baile inspirado no crochê
Um ponto de crochê pode parecer pequeno quando visto sozinho, mas é a união de vários deles que transforma fios em peças cheias de significado. No Clube de Mães a lógica é parecida: cada participante traz sua história, seus talentos e suas experiências, e, juntas, elas formam uma rede de vínculos e amizades. Foi pensando nessa união que a Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc) realizou um baile especial para as integrantes do serviço na tarde desta quinta-feira (17), na AM Master Hall, tendo o crochê como inspiração para a celebração.
O tradicional evento reuniu cerca de duas mil mulheres, que levaram ao baile peças de crochê produzidas especialmente para a ocasião. A programação uniu confraternização, música e celebração dos laços construídos entre as participantes ao longo dos últimos meses.
Para a presidente de honra da Afasc, Gisele Bolan, o baile representa um momento de encontro e reconhecimento das mulheres que fazem parte dos grupos. “O Clube de Mães é feito de histórias, de talentos e, principalmente, de amizades que se fortalecem a cada encontro. Assim como acontece com o crochê, cada mulher é um ponto importante nessa grande rede que construímos. Ver tantas participantes reunidas, celebrando juntas, é motivo de muita alegria e mostra a força desse serviço”, destaca.
O evento contou ainda com a presença do prefeito de Criciúma, Vagner Espíndola; do vice-prefeito, Salésio Lima; da vice-dama e vice-presidente de honra da Afasc, Rosane Custódio Lima; da diretora-executiva da Afasc, Gheniffer Dutra; da coordenadora do Clube de Mães, Juliane Manganelli Pinto Colonetti, e de vereadores do município. As autoridades acompanharam a programação e participaram do momento de confraternização com as integrantes do serviço.
Segundo o prefeito, o Clube de Mães tem papel relevante na promoção da convivência comunitária e na valorização das mulheres de Criciúma. “O Clube de Mães é uma iniciativa que reúne, acolhe e valoriza milhares de mulheres da nossa cidade. Um evento como esse demonstra a importância desse trabalho para as comunidades, além de movimentar a economia local, envolvendo o comércio, salões de beleza, fornecedores e diversos outros profissionais. É uma celebração que promove bem-estar, gera oportunidades e movimenta Criciúma”, afirma.
Tarde de celebração
Além da decoração e dos detalhes em crochê, o tema também esteve presente nos trajes das participantes. Para Eliete Pimentel Francisco Vieira, de 64 anos, integrante do Clube de Mães do Bairro Comerciário há três anos, a preparação para o baile tornou a experiência ainda mais especial. “Não perco nenhum. Tudo que é organizado pela Afasc é maravilhoso, nota dez mesmo. A gente encontra as colegas, a música é boa, assim como o café, a decoração, é tudo muito bom e quem não vem perde. Eu nunca perco”, conta.
O baile encerrou a programação com um clima de celebração e integração, reforçando o propósito do Clube de Mães de proporcionar espaços de convivência, troca de experiências e valorização das participantes. Mais do que uma festa, o encontro celebrou os vínculos que, ponto a ponto, ajudam a formar a história do serviço.
-



Geral6 anos atrásEdital Cultura Criciúma: assinatura de contratos ocorre nesta quinta-feira
-



Política5 anos atrásEdilson assume vaga na Câmara
-



Economia7 anos atrásEdital de Inovação Unesc dará fomento financeiro para projetos da região
-



Política6 anos atrásConfira os eleitos para o legislativo de Içara
-



Polícia6 anos atrásImagens da madrugada de crimes e pânico em Criciúma
-



Geral6 anos atrásConfirmados os nove vereadores da nova Câmara do Rincão
-



Polícia6 anos atrásNoite de terror em Criciúma
-



Imagens9 anos atrásCidades

















