Conecte-se conosco

Geral

Santa Catarina tem o menor índice de insegurança alimentar do Brasil, aponta levantamento

Publicado

em

Santa Catarina é o estado com o menor índice de insegurança alimentar grave do Brasil, segundo o Indicador de Risco de Insegurança Alimentar Municipal (CadInsan), que utiliza dados do Cadastro Único (CadÚnico). O levantamento revela que apenas 3,5% das famílias catarinenses cadastradas estão em situação de risco grave, colocando o estado em último lugar no ranking nacional.

A região Sul como um todo apresenta os menores percentuais de famílias em risco. Para Juliana Pires, coordenadora estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, o resultado é reflexo de múltiplos fatores, como os bons índices de emprego, a agricultura diversificada e ações específicas no setor. “Esse índice demonstra o comprometimento de Santa Catarina com a segurança alimentar. É resultado de políticas integradas e do esforço das equipes municipais e estaduais”, afirma.

Entre os destaques está o desempenho do estado no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Em 2025, Santa Catarina executou R$ 10 milhões em apenas cinco meses, beneficiando 130 municípios. O case catarinense foi apresentado no 1º Encontro Nacional do PAA Indígena, realizado em Brasília.

Sobre o CadInsan

O CadInsan tem como objetivo monitorar o risco de insegurança alimentar grave entre famílias inscritas no CadÚnico em todo o país, auxiliando no planejamento de políticas públicas. São considerados critérios como renda per capita, sexo e raça do responsável familiar, presença de menores de 18 anos, localização (urbana ou rural), setor de ocupação e região geográfica.

Em Santa Catarina, a Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional está vinculada à Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS), com a missão de ampliar o acesso a alimentos saudáveis, especialmente em comunidades indígenas, quilombolas, periferias urbanas e populações tradicionais.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Da SATC para a Europa: missão internacional fortalece conexões na França

Publicado

em

As conexões construídas na SATC também atravessam fronteiras. Durante missão internacional pela Europa, o professor e pesquisador Richard de Medeiros Castro esteve em Strasbourg, na França, onde cumpriu agenda no National Institute of Applied Sciences (INSA Strasbourg) e na University of Strasbourg. Além de conhecer estruturas de ensino e pesquisa, a passagem pela cidade evidenciou como relações iniciadas no Brasil podem contribuir para aproximar a SATC de pesquisadores e profissionais que hoje constroem suas carreiras no exterior.

No INSA Strasbourg, Richard foi recebido por professores das áreas de Engenharia Mecânica e Engenharia Elétrica, entre eles o brasileiro Caio Fonseca e Thibault Parpaite. A programação passou por laboratórios e espaços dedicados a materiais poliméricos, metalurgia, fabricação, caracterização de materiais e tribologia. Parte dessas áreas dialoga diretamente com pesquisas realizadas na SATC, especialmente o projeto voltado à eficiência energética na mobilidade elétrica, que motivou a missão internacional do pesquisador.

“Uma viagem como essa permite enxergar que as relações construídas ao longo da nossa trajetória podem abrir novas portas para a SATC. Encontrar pessoas que conhecem a instituição e que hoje estão inseridas em universidades e centros de pesquisa no exterior facilita essa aproximação. A partir desses contatos, conseguimos conversar sobre pesquisa, intercâmbio e oportunidades que também podem chegar aos nossos estudantes”, destaca Richard.

Além das atividades nos laboratórios, a visita permitiu conhecer espaços utilizados pelos estudantes e entender um pouco da dinâmica acadêmica das instituições francesas. Nas conversas com os professores, também foram discutidas possibilidades de estágios para estudantes da SATC em Strasbourg, criando perspectivas para que acadêmicos tenham experiências internacionais e ampliem sua formação a partir do contato com outros ambientes de ensino e pesquisa.

A passagem pela França integra a missão internacional de aproximadamente 15 dias realizada por Richard pela França e Alemanha com apoio da Fapesc. Depois da primeira etapa no Karlsruhe Institute of Technology (KIT), a agenda em Strasbourg amplia a rede de contatos construída durante a viagem e reforça a internacionalização da SATC, aproximando pesquisadores, instituições e profissionais e transformando essas conexões em possibilidades de pesquisa, ensino e novas experiências para os estudantes.

Continue Lendo

Geral

Criciúma decreta situação de emergência e suspende eventos com aglomeração por 24 horas

Publicado

em

A Prefeitura de Criciúma decretou situação de emergência nesta segunda-feira (21), em razão dos impactos das chuvas intensas no município. Em um segundo decreto, determinou a suspensão temporária de todos os eventos públicos e privados com aglomeração de pessoas pelo período de 24 horas, a contar da publicação do ato, ou seja, até as 15h30 desta terça-feira (22).

A medida busca reduzir os riscos nos deslocamentos e evitar que o tráfego intenso, associado a possíveis alagamentos, prejudique a mobilização das equipes de socorro e o atendimento às ocorrências.

No início da tarde, o prefeito Vagner Espindola e o vice-prefeito Salésio Lima reuniram representantes da Defesa Civil, secretarias, intendências, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar e demais equipes envolvidas na resposta às ocorrências para coordenar as ações de proteção e atendimento à população.

“Nossas equipes continuarão atuando de forma coordenada para proteger as pessoas. Permaneceremos de plantão, com monitoramento dos rios e das áreas de risco e atendimento às ocorrências, conforme previsto no Plano Municipal de Contingência”, afirma o prefeito.

Pontos de acolhimento

O Centro Multiuso e o Centro de Convivência da Terceira Idade (CCTI), disponibilizados pela Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc), foram definidos como os pontos primários de acolhimento para pessoas desalojadas ou desabrigadas em razão das chuvas. Os dois espaços ficam no Parque das Nações, no bairro Próspera, e estão preparados para receber as famílias que necessitarem de abrigo.

A orientação para toda a população é evitar deslocamentos desnecessários. No trânsito, os motoristas devem reduzir a velocidade, aumentar a distância dos demais veículos e respeitar a sinalização e os bloqueios.

Trechos alagados não devem ser atravessados, seja a pé ou de veículo. Em situações de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada pelo 199 ou pelo WhatsApp (48) 99162-9006.

Continue Lendo

Geral

Vento e chuva provocam transtornos na região; rio Criciúma ameaça sair da calha no bairro Paraíso

Publicado

em

O vento forte da madrugada e a chuva intensa desta manhã de segunda-feira provocam transtornos pela região. Na região de Sombrio, vários bairros ficaram sem energia já nas primeiras horas desta manhã. Em Araranguá, houve registro de queda de árvores, destalhamentos e danos na rede elétrica.

Em Içara, equipes da Cooperaliança seguem trabalhando para atender às ocorrências geradas pelo vento da madrugada. Em nota, a cooperativa informou que ainda pela manhã todos os problemas devem estar resolvidos. “Em função dos temporais registrados durante a noite, alguns pontos isolados da área de atuação da Cooperaliança estão sem energia elétrica. Nossas equipes já estão em campo atuando nos locais afetados para realizar os reparos necessários e restabelecer o fornecimento de energia”, diz a nota

Em Criciúma, a chuva provocou acúmulo de água em vários pontos, exigindo atenção redobrada dos motoristas. Na região do bairro Paraíso já há ruas alagadas. A escola João Linus Rech já registra alagamentos e os alunos estão sendo retirados e levados para casa.

Continue Lendo

Mais vistos