Conecte-se conosco

Entretenimento

‘Banho de batismo’ marcam a formatura de 142 alunos do Programa Golfinho em Cocal do Sul

Publicado

em

A tarde desta quarta-feira (5) foi de orgulho e emoção para 142 alunos da rede municipal de Cocal do Sul, que participaram da formatura do Programa Golfinho, desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina com a parceria da Administração Municipal.

A iniciativa ensina, de forma leve e divertida, noções de segurança no mar, cidadania e preservação ambiental para crianças de 7 a 11 anos.

A cerimônia e o curso, realizados na Arena Multiuso Carlos Osellame, reuniram famílias, professores, bombeiros e autoridades.

As turmas do 4º ano das escolas Cristo Rei, Demétrio Betiol e José Peruch receberam certificados e encerraram o programa com o tradicional “banho de batismo dos golfinhos”, momento simbólico com jatos de água lançados pelo caminhão dos bombeiros, marcando a nova fase das crianças como multiplicadoras da prevenção.

Entre os formandos estava Vinícius Mazzuco, de 10 anos, que contou o que mais aprendeu ao longo das aulas.

“Eu aprendi que a gente tem que tomar cuidado no mar, sempre ir com um adulto e prestar atenção nas bandeiras”, disse, orgulhoso.

O sargento Lucas Matias, comandante do quartel do Corpo de Bombeiros Militar em Cocal do Sul, ressaltou o propósito do programa. “Essas crianças são o futuro. Cada uma delas leva para casa o que aprendeu e compartilha com a família. Isso cria uma corrente de cuidado e ajuda a reduzir acidentes”, afirmou.

Representando o prefeito Ademir Magagnin, que cumpre agenda em Brasília, a vice-prefeita Roseny Cittadin (Nega) participou da cerimônia e falou sobre a importância do aprendizado.

“O que vocês aprenderam aqui pode salvar vidas, a de vocês, de um amigo, de alguém da família. Tenham orgulho de serem golfinhos e de fazerem parte dessa história tão bonita de Cocal do Sul”, disse.

O major Renan Fernandes, subcomandante do 4º Batalhão de Bombeiros Militar (4° BBM), também acompanhou a formatura e reforçou o impacto do programa.

“Além de essas crianças crescerem e se tornarem adultos conscientes, agora elas vão conscientizar outras pessoas também, ampliando nossa área de prevenção e reduzindo o número de ocorrências em ambientes aquáticos.”

Criado entre os verões de 1998 e 1999, o Programa Golfinho é gratuito e voltado a crianças de 7 a 11 anos.

As aulas envolvem prevenção de afogamentos, primeiros socorros, preservação ambiental e convivência cidadã, sempre com atividades práticas e recreativas.

A edição deste ano contou com o apoio da Prefeitura de Cocal do Sul e de empresas locais, que auxiliaram na aquisição de materiais, uniformes e na estrutura necessária para o desenvolvimento das atividades.

Entretenimento

Criciúma organiza encontros para trocas de figurinhas do álbum do centenário

Publicado

em

A Fundação Cultural de Criciúma (FCC) promove, nesta semana, os primeiros encontros para troca de figurinhas do álbum “100 Anos de Criciúma – Um século de conquistas”. A primeira ação será realizada nesta quinta-feira (4), das 9 às 12 horas, na sede da FCC, no Centro da cidade, e é aberta ao público.

Ao todo, 40 mil álbuns já foram distribuídos gratuitamente aos estudantes das redes municipal, estadual e privada de ensino de Criciúma. O material tem mobilizado escolas, famílias, alunos e colecionadores que buscam completar as 140 figurinhas que contam a história da cidade por meio de personagens, espaços icônicos e momentos marcantes.

“O álbum despertou um entusiasmo lindo entre os estudantes e suas famílias. Vemos crianças, jovens e adultos circulando com seus pacotinhos, buscando completar as páginas e aprender mais sobre Criciúma. A repercussão mostra o quanto a população abraçou essa iniciativa”, afirma.

Troca-troca na Praça Nereu Ramos

A segunda edição do encontro está marcada para sábado (6), das 9 às 12 horas, na Praça Nereu Ramos, também no Centro, ambiente que deve reunir colecionadores de todas as idades. Segundo a presidente da FCC, a alta procura por figurinhas novas abriu espaço para ampliar as ações de troca-troca.

“Temos em circulação mais de cinco milhões de figurinhas e a demanda só cresce. Se o público continuar participando com todo esse entusiasmo, vamos organizar novos encontros em outros bairros e espaços públicos, garantindo que todos tenham a chance de completar o álbum”, completa.

Locais dotroca-troca de figurinhas:

  • Fundação Cultural de Criciúma: Rua Coronel Pedro Benedet, 269, Centro – Quinta-feira (4), das 9h às 12h;
  • Praça Nereu Ramos, Centro, nas mesas de xadrez próximas a Catedral São José – Sábado (6), das 9h às 12h.
Continue Lendo

Entretenimento

25º Festival Internacional de Corais Criciúma inicia nesta quarta

Publicado

em

O Governo de Criciúma, por meio da Fundação Cultural (FCC), realizará, de quarta-feira a sábado (3 a 6), o 25º Festival Internacional de Corais Criciúma. Integrado às comemorações do Centenário de Emancipação Político-Administrativa do município, o evento contará com apresentações na Catedral São José, no Centro da cidade, e no Teatro Elias Angeloni, no bairro São Luiz.

Com o objetivo de ser um encontro de vozes e estilos, a 25ª edição do Festival também tem o intuito de reafirmar o papel de Criciúma como referência regional na promoção da música coralista. A noite de abertura será nesta quarta-feira (3), a partir das 19 horas, na Catedral São José, e promete reunir o público ao retomar a tradição dos grandes festivais do passado.

O prefeito de Criciúma, Vagner Espindola, ressalta o simbolismo da iniciativa em um ano tão especial para o município. “O Festival Internacional de Corais é uma de nossas maiores expressões culturais. Muitos ainda lembram das apresentações marcantes dos festivais passados. Ele celebra a música, a união de vozes e a rica diversidade do nosso povo. No ano do Centenário, resgatar e fortalecer essa tradição é uma forma de valorizar a arte, a história e o encontro que formam a identidade de Criciúma”, afirma.

O vice-prefeito, Salésio Lima, que já foi coralista por oito anos na Igreja da Santa Luzia, salienta os sentimentos de união e amizade que o Festival resgata. “É mais do que apenas música; é a celebração do talento e da integração entre povos e culturas. Coralistas e espectadores celebram juntos a realização de mais uma edição marcada pela emoção, técnica vocal e o prazer de compartilhar a arte”, comenta o vice-prefeito.

De acordo com a presidente da Fundação Cultural de Criciúma, Cristiane Uliana Zappelini, o evento cumpre o papel de unir gerações e valorizar práticas que fazem parte da identidade cultural da cidade. “O Festival visa resgatar a tradição dos corais, o que significa, acima de tudo, preservar a memória musical de Criciúma e inspirar novas formações e talentos para o futuro”, destaca.

A edição de 2025 contará com 26 corais convidados, vindos de nove cidades dos três estados do Sul do país – Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná, além da participação internacional do Coro Popular Departamental de Rocha, do Uruguai.

Com programação diversificada, o Festival apresentará cerca de 30 espetáculos musicais em quatro dias, reunindo mais de 70 canções em diferentes estilos, como Música Popular Brasileira, releituras de clássicos internacionais, cantos líricos, música sacra e cantos tradicionais latino-americanos. O evento foi viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), além do apoio das empresas Librelato, Angeloni e Bistek Supermercados.

Confira a programação completa do 25º Festival Internacional de Corais Criciúma:

 

Quarta-feira (dia 3) – Catedral São José:

19h – Coral Infantil Juvenil da Fundação Cultural de Içara;

19h20 – Coral Encantos do Colégio Cristo Rei;

19h40 – Coral Madre Tereza Michel;

20h – Coral Infantil Marista;

20h20 – Coral Infanto Juvenil Os Pequenos Peregrinos;

20h40 – Coral Infanto Juvenil da Escola Sesi de Criciúma;

21h – Coral Municipal Infantil de Criciúma;

21h20 – Coral Shekina.

 

Quinta-feira (dia 4) – Teatro Elias Angeloni:

19h30 – Associação Coral Criciúma;

19h50 – Coral Espírita Maestro Valdenir Zanette;

20h10 – Associação Coral Santa Barbara;

20h30 – Coral Vozes do Paço;

20h50 – Coral Amigos;

21h10 – Associação Coral de Içara;

21h30 – Associação Coral Os Peregrinos da Montanha;

21h50 – Associação Coral de Araranguá.

 

Sexta-feira (dia 5) – Teatro Elias Angeloni:

19h30 – Coral da Escola de Artes de Urussanga;

19h50 – Associação Coral São Marcos;

20h10 – Associação Coral Criciúma;

20h30 – Coral de Londrina – Paraná;

20h50 – Coral de Portão – Rio Grande do Sul;

21h10 – Coro Popular Departamental de Rocha – Uruguai.

Sábado (dia 6) – Catedral São José:

19h – Coro Popular Departamental de Rocha – Uruguai;

19h30 – Associação Coral Unicanto de Londrina – Paraná;

20h – Associação Coral de Portão – Rio Grande do Sul;

20h30 – Coral Univale – Itajaí;

21h – Coral Unisul de Tubarão;

21h30 – Coral Unesc;

21h50 – Coral Santo Antônio;

22h10 – Coral da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

 

Continue Lendo

Entretenimento

Coral da APAE leva espírito natalino a comércios e instituições do município 

Publicado

em

O Coral da APAE de Cocal do Sul iniciou nesta semana o roteiro de apresentações de Natal. Cerca de 25 alunos, acompanhados da professora regente e do maestro Jaime De Brida, vão percorrer até o dia 15 de dezembro diversos locais da cidade, levando música e alegria. O grupo visita comércios parceiros, órgãos municipais, supermercados, além de realizar uma apresentação especial na Praça Coberta, no dia 12 de dezembro, às 19h30, durante a programação do Cocal Luz 2025.

Para encerrar a programação com chave de ouro, o coral participa no dia 15 de dezembro de uma live especial promovida pela Coopercocal a partir das 19h, com transmissão pelo Instagram da cooperativa (@coopercocal), pela Rádio Marconi 99.9 FM e pela Rádio Cocal FM.

A professora regente do coral, Daiane Lima Viana, destaca a empolgação das turmas com o roteiro deste ano. “Os alunos estão muito felizes e animados com cada visita. Para eles, é um momento muito esperado, porque se sentem acolhidos, valorizados e conectados com a comunidade. A cada lugar que chegamos somos recebidos com muito carinho, e isso fortalece ainda mais o trabalho que fazemos ao longo do ano”, afirma.

O roteiro de apresentações é uma tradição na APAE e, neste ano, integra o projeto “Superando Limites pela Arte”, uma iniciativa cultural desenvolvida pela instituição. O projeto é aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e conta com o patrocínio das empresas Esmalglass, BRDE – Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul e Torrecid do Brasil – Fritas, Esmaltes e Corantes Ltda.

Com esse apoio, foi possível adquirir novos instrumentos, além de caixas de som e microfones, garantindo mais qualidade aos ensaios que acontecem todas as quintas-feiras, e às apresentações.

A diretora Morgana Moro Kieslark, reforça a importância deste incentivo. “O Superando Limites pela Arte nos permite ampliar o acesso dos nossos alunos à música e à cultura. Esses recursos fazem diferença real no dia a dia, melhoram as condições de ensaio e fortalecem o trabalho do coral. Somos muito gratos às empresas patrocinadoras e a todos que acreditam na força da arte como ferramenta de inclusão”, destaca.

Continue Lendo

ADS1

Mais vistos