Blog Anderson de Jesus
Câmara recebe representantes da OAB de Criciúma para fortalecer diálogo e buscar soluções conjuntas
A Câmara de Vereadores de Criciúma recebeu, nesta quinta-feira (27), representantes da Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção de Criciúma (OAB Criciúma), para um encontro com o presidente do Legislativo, Luiz Manoel Alexandre Neto (PSDB), o Neto Uggioni. A reunião teve como objetivo fortalecer a relação institucional, promover a escuta e tratar de assuntos de interesse das duas entidades.
Participaram do encontro o presidente da OAB, Subseção de Criciúma, Moacyr de Menezes, a vice-presidente Janaína Alfredo da Rosa, a secretária-geral da Subseção, Caroline Hobold Sakae, e o tesoureiro da Subseção, Maurício Rocha. Durante a conversa, foram abordadas questões relacionadas a uma manifestação feita no Plenário na última segunda-feira (24), além da importância de manter o respeito e o diálogo entre as instituições.
Conforme pontuou o presidente da Câmara, a Casa está à disposição da OAB para contribuir no que for necessário e buscar, em conjunto, os melhores encaminhamentos para as questões apresentadas.
“A Câmara de Vereadores é a Casa do Povo e está de portas abertas para receber, ouvir e dialogar com todas as instituições e com a comunidade. Quero reforçar à OAB que estamos à disposição para contribuir no que for necessário e buscar, juntos, os melhores encaminhamentos. As manifestações individuais feitas pelos vereadores na Tribuna fazem parte do debate democrático, mas não representam o posicionamento institucional da Câmara. Nosso compromisso é manter o respeito, o diálogo e a construção conjunta”, afirmou Neto Uggioni.
O encontro reforçou a disposição do Legislativo em manter os canais de comunicação abertos com a OAB e em atuar de forma colaborativa na busca por soluções e encaminhamentos que contribuam para o fortalecimento da relação entre as instituições.
Blog Anderson de Jesus
Alesc aprova licença de Jorginho Mello; Marilisa assume governo de SC
A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) aprovou, em sessão extraordinária na tarde desta quarta-feira (26), a autorização para que o governador Jorginho Mello (PL) se afaste do cargo entre 29 de agosto e 5 de outubro.
O Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 2/2026 foi aprovado pelo Plenário e agora será transformado em decreto legislativo, formalizando a licença do governador.
O pedido havia sido encaminhado pelo Poder Executivo na segunda-feira (24), por meio da Mensagem 2055/2026. No documento, Jorginho solicitou o afastamento em caráter particular e sem custos para o Estado.
Marilisa assume o governo
Durante o período de licença, a vice-governadora Marilisa Boehm ficará à frente do Governo de Santa Catarina. Ela assume oficialmente a chefia do Executivo estadual a partir deste sábado (29).
A mudança ocorre em um momento decisivo do calendário político. A saída de Jorginho do cargo já vinha sendo discutida nos bastidores e permitirá que o governador se dedique integralmente à articulação política e à campanha para a tentativa de reeleição pelo PL.
O afastamento segue até 5 de outubro, período que coincide com uma das fases mais intensas do processo eleitoral.
Blog Anderson de Jesus
Balneário Rincão projeta sistema de saneamento para atender até 200 mil pessoas
Prefeitura descarta concessão do Samae e avalia projeto com emissários e estação de tratamento modular, estimado em R$ 25 milhões
A Prefeitura de Balneário Rincão busca alternativas para enfrentar um dos principais desafios de infraestrutura do município: a implantação de um sistema de coleta e tratamento de esgoto. Projeto vem sendo tratado desde o começo da atual gestão como uma das principais metas do Prefeito Luiz Laurindo (PSD). Atualmente, a cidade não possui uma rede de coleta de esgoto e considera o saneamento básico uma etapa fundamental para acompanhar o crescimento populacional e urbano.
Na última semana, Laurindo se reuniu com especialistas em saneamento e integrantes da equipe técnica da Prefeitura para discutir possibilidades para implantação do sistema. Deste encontro duas ficou claro que duas alternativas que já haviam sido avaliadas anteriormente são pouco viáveis. Uma delas previa a privatização do serviço por meio de uma concessão a uma empresa. A proposta, segundo o prefeito, implicaria também a entrega do Samae à iniciativa privada.
“Não é viável para o município, porque o Samae também é uma renda dentro da cidade, que permite vários tipos de receita para investimentos dentro do Rincão”, explicou Luizinho.
Outra possibilidade analisada envolvia a criação de áreas específicas para que uma empresa assumisse a operação do serviço de saneamento. Após as discussões com os especialistas, porém, o município passou a considerar uma terceira alternativa.
Projeto prevê emissários e duas áreas de tratamento
A proposta em estudo prevê a construção de um sistema de emissários capaz de atravessar o município e direcionar o esgoto para duas áreas de tratamento. Uma delas ficaria na região do Torneiro e a outra nas proximidades da Barra do Araranguá.
A ideia também inclui a ampliação da estação de tratamento de esgoto existente, com a adoção de um modelo modular.
Segundo o prefeito, o formato permitiria ampliar gradualmente a capacidade da estação conforme novas áreas da cidade fossem conectadas ao sistema.
“É muito mais palpável, muito mais viável e muito mais acessível dentro de um programa que também pode ser através de recurso do governo federal, principalmente por meio do Ministério das Cidades”, afirmou.
Sistema poderá atender 200 mil pessoas
A projeção apresentada pela Prefeitura é de um sistema com capacidade para atender até 200 mil pessoas. O investimento estimado é de aproximadamente R$ 25 milhões.
Para Luizinho, o modelo pode ser executado de maneira gradual e permitir que o município avance na solução de um problema que se arrasta há anos.
A administração municipal também pretende buscar recursos junto ao Governo Federal e discutir a participação da iniciativa privada no projeto.
A expectativa é que empreendedores que atuam no município também possam contribuir para a implantação da estrutura, especialmente diante do crescimento imobiliário e urbano de Balneário Rincão.
Para a Prefeitura, a implantação do saneamento é considerada estratégica não apenas para melhorar a qualidade de vida da população, mas também para preparar o município para o crescimento dos próximos anos.
Blog Anderson de Jesus
PL de Urussanga emite nota em apoio ao vereador Ivan Vieira
PL de Urussanga emitiu nota em apoio ao vereador Ivan Vieira. Ele foi taxado de misógino depois de se manifestar na tribuna do legislativo sugerindo que a prefeita tirasse férias e deixasse o vice administrar. Para alguns a fala foi preconceituosa e deixou como interpretação de que a cidade estaria melhor se fosse gerida por um homem.
Vieira garantiu que foram críticas a gestão, aos problemas da cidade e não a mulher. Na nota o PL deixou claro que repudia a tentativa de tentar “rotular a crítica legítima como misoginia”. Deputada Júlia Zanata comentou na postagem e disse que mulher, quando entra na política tem que estar pronta para críticas “Igual a Janja agora”
-
Geral6 anos atrásEdital Cultura Criciúma: assinatura de contratos ocorre nesta quinta-feira
-
Política5 anos atrásEdilson assume vaga na Câmara
-
Economia6 anos atrásEdital de Inovação Unesc dará fomento financeiro para projetos da região
-
Política6 anos atrásConfira os eleitos para o legislativo de Içara
-
Polícia6 anos atrásImagens da madrugada de crimes e pânico em Criciúma
-
Geral6 anos atrásConfirmados os nove vereadores da nova Câmara do Rincão
-
Polícia6 anos atrásNoite de terror em Criciúma
-
Imagens9 anos atrásCidades
