Conecte-se conosco

Economia

Série “Diálogos” debate o desenvolvimento de Criciúma

Publicado

em

Pluralidade, crescimento, mudança, união e esperança foram as palavras-chaves definidas como norteadoras para potencializar o desenvolvimento de Criciúma. A reflexão foi feita pelos especialistas que participaram na noite desta quinta-feira, 20, da série Diálogos – “Pensar a cidade”, do Projeto Cultura Acic, na sede da Associação Empresarial de Criciúma. Lançar um olhar caleidoscópico e juntar várias vozes para dialogar a cidade é o foco da série neste ano com curadoria das psicanalistas Maria Cristina Carpes e Débora Mabel Sônego Búrigo.

O presidente da Acic, Moacir Dagostin, foi um dos debatedores do encontro e chamou a atenção para as áreas de educação, infraestrutura e Administração Pública. “Nós temos uma educação privada de qualidade na região, assim como também não vejo grandes problemas com relação a educação pública. Um dos nossos grandes problemas é o baixo índice do desenvolvimento da educação básica. Precisamos também externalizar os trabalhos dos acadêmicos e trazê-los  efetivamente para a prática. Temos que tirá-los das gavetas”, observa.

Com relação ao Poder Público, Dagostin pontua a preocupação com os gastos públicos. “O Legislativo precisa rever seus custos. Temos uma preocupação muito grande com o CriciumaPrev. O fator atuarial é de R$ 649 milhões”, coloca. O presidente da Acic ressalta ainda que somente com união da sociedade e do Poder Público conseguiremos pensar a cidade de forma diferente e chegarmos aos objetivos propostos.

A economista Melissa Watanabe, coordenadora do Programa de Pós-Graduação da Unesc, destacou que as formas diferentes de pensar de Criciúma são oportunidades para o crescimento.  “Pluralidade é uma característica muito forte da cidade e de toda a região. “Temos muitas possibilidades, precisamos criar as estruturas. O desenvolvimento turístico é um deles. Curitiba era uma cidade dormitório e foi pensada para que se tornasse uma cidade atrativa. Criciúma e região tem sua parte turística com rios, gastronomia, praias. E como vamos potencializar tudo isso?”, provoca.

Foco no aumento da arrecadação municipal  

O jornalista Adelor Lessa também expôs seu olhar sobre a cidade durante o encontro. “Acredito muito na organização da sociedade, quanto mais organizada ela estiver fora da estrutura oficial, resultados melhores teremos. Criciúma possui gravíssimos problemas estruturais e acredito que a questão principal é aumentar a receita da cidade. Criciúma já foi uma potência, chegando a quarta colocação na arrecadação em movimento econômico em Santa Catarina, e ao longo do tempo foi perdendo espaço”, pontua.

Concluindo o diálogo, a psicanalista Débora Mabel Sônego Búrigo, trouxe o olhar da psicanálise para a discussão.

O próximo encontro da série Diálogos “Pensar a Cidade” acontecerá no dia 12 junho, abordando o tema “Movimento no espaço urbano”.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Produção sustentável de jeans é apresentada na reunião da diretoria da ACIC

Diretor da entidade, o gerente de multimarcas B2B da Damyller, Gabriel Damiani, detalhou o uso da tecnologia para um processo produtivo de menor impacto ambiental

Publicado

em

Durante a reunião de diretoria da Associação Empresarial de Criciúma (Acic) da última semana, os diretores conheceram o processo de produção da Damyller, apresentado pelo gerente de multimarcas B2B da empresa, Gabriel Damiani, também diretor da entidade. No encontro, o executivo detalhou ações que levaram a companhia à fabricação sustentável de calças jeans.

Uma das principais inovações destacadas foi o uso de tecnologia espanhola que permite a fabricação do jeans com um impacto ambiental significativamente reduzido. “Com essa tecnologia, conseguimos produzir uma calça jeans utilizando uma quantidade mínima de água”, explicou Damiani.  

“Enquanto normalmente são necessários em média 80 litros de água, agora conseguimos alcançar o mesmo resultado com apenas uma borrifada, graças à lavagem com ozônio. Esse processo não apenas reduz drasticamente o consumo de água, mas também confere à peça o efeito de lavanderia desejado”, acrescentou.

Essa preocupação com a sustentabilidade não é recente para a Damyller, que desde sua fundação, em 1979, em Criciúma, assumiu um compromisso com o uso responsável dos recursos naturais.

“Desde o início, a empresa demonstrou sua preocupação com a sustentabilidade, como evidenciado pela construção de uma estação de tratamento de água durante sua mudança para Nova Veneza, em 1985, garantindo que a água utilizada no processo de fabricação fosse devolvida ao rio em condições adequadas”, ressaltou Damiani.

Prêmios ligados à sustentabilidade


Além da redução no uso de recursos naturais, a Damyller foi reconhecida com diversos prêmios ligados à sustentabilidade, fruto de suas iniciativas em economia de eletricidade, produção de energia limpa e reaproveitamento de materiais.

A empresa também se destaca por levar a sustentabilidade a suas lojas, onde elementos como papel reciclável, tecidos reaproveitados e iluminação LED são incorporados para promover uma experiência de compra mais consciente.

O compromisso da Damyller com a inovação não se limita à produção, estendendo-se também ao setor de vendas. “A pandemia acelerou nossa jornada de inovação tecnológica, permitindo uma integração mais eficiente entre o site e as lojas físicas, resultando em redução de custos e tempo de entrega, fortalecendo assim nosso e-commerce”, relatou Damiani.

Sobre a empresa

Completando 45 anos em 2024, a Damyller é uma referência nacional no segmento de jeans, com duas unidades fabris, cerca de 120 lojas próprias em 70 municípios brasileiros, e uma visão de expansão tanto no comércio eletrônico quanto no canal de atacado multimarcas B2B. “Estamos focados em expandir nosso alcance, especialmente na região Sudeste, e acreditamos que podemos chegar a 200 lojas próprias no Brasil”, concluiu o executivo.

Continue Lendo

Economia

Sessão de Negócios vai reunir empresas de diferentes portes

Publicado

em

Empresas de diferentes portes vão se encontrar na Sessão de Negócios, evento promovido pela Associação Empresarial de Criciúma (Acic) em parceria com o Sebrae. O encontro ocorrerá nesta quinta-feira, 9, a partir das 15h30, na sede da entidade empresarial e os interessados em participar podem se inscrever pelo site www.acicri.com.br ou pelo WhatsApp (48) 9 9949-0135.

A Sessão será aberta à participação de não associados, mas associados da Acic contam com condições diferenciadas. “A realização de rodadas de negócios geralmente é uma das demandas apresentadas quando nos reunimos no Café com Associados, que acolhemos com muita satisfação, pois entendemos a importância dessa iniciativa. Contamos com a parceria do Sebrae, pela expertise e metodologia própria”, ressalta o presidente da Acic, Valcir José Zanette.

Os participantes terão a oportunidade de se apresentar e de conhecer novos clientes, fornecedores e parceiros, estabelecendo novas conexões. Conforme a metodologia do Sebrae, eles serão divididos em sete mesas. Em cada rodada, cada participante terá um minuto para fazer sua apresentação e/ou entregar materiais. Após o final de cada rodada, os participantes irão trocar de mesa, possibilitando assim que todos se conheçam.

Além dos participantes que estarão alternando durante as rodadas, uma empresa ficará fixa em cada mesa, sendo elas: Damyller, Destak Logística e Transportes, Farben Tintas, Gabriella Revestimentos Cerâmicos, Plascin Soluções em Plásticos, Plasson do Brasil e Empresas Rio Deserto.

Continue Lendo

Economia

Dia das Mães: compras na internet exigem cuidados extras

Publicado

em

Com a proximidade do Dia das Mães, muita gente procura o presente sem muita atenção por causa do pouco tempo. E na internet, sem os cuidados básicos, o risco de cair num golpe é alto. O comércio estima que as vendas com a data devem superar os R$ 13 bilhões.

Então, na hora que aquela promoção aparecer, é importante ter calma e observar alguns detalhes como o CNPJ da empresa, se ela oferece canais de contato, como endereço, telefone ou e-mail. Isso garante a credibilidade, explica advogada do Idec, Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, Carolina Vesentini.

E se decidir ficar com o produto, tem que guardar cada passo da compra.

“Importante também imprimir ou salvar no computador, essas páginas que trazem o detalhamento da oferta do produto, como preço e prazo de entrega. E que confirmam a efetivação da compra. E sempre bom lembra que, por segurança, não realizar comprar em computadores públicos, como os de lan house, escola e trabalho”.

Na hora de escolher o presente, um detalhe importante é com o prazo de entrega, para que não chegue só depois do Dia das Mães.

Se o item adquirido online chegar e não agradar, o consumidor tem o direito de troca. São sete dias para desistir da compra e devolver o produto.

Já no caso das lojas físicas, a troca não é obrigatória se o presente comprado não tiver defeito. Aí vai da boa vontade do vendedor.

Por isso, sempre guarde a nota fiscal. E a última dica é pesquisar bastante, já que os preços variam muito nessa época do ano. E evite se endividar.

Continue Lendo

Mais vistos

© Copyright 2007-2024 sulnoticias.com