Conecte-se conosco

Geral

Santuário de Caravaggio recebe documento de filiação a basílica papal

Publicado

em

Uma manhã de alegria, com uma sigilosa certeza há muitos dias esperada. A Diocese de Criciúma recebeu hoje (25) a correspondência assinada pelo Cardeal Stanislaw Rylko, arcipreste protetor da Basílica Papal de Santa Maria Maior (Santa Maria Maggiore), que reconhece o “Vínculo Espiritual de Afinidade” entre a referida Basílica e o Santuário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio, de Nova Veneza.

“É um momento muito bonito este em que recebemos, de uma das quatro basílicas papais – a Basílica dedicada a Santa Maria Maior, mãe das igrejas dedicadas a Nossa Senhora – este privilégio. Agora o Santuário Nossa Senhora de Caravaggio passa a ser uma extensão desta igreja de Roma. Para nós, é uma grande alegria esta ligação com a maior igreja dedicada a Maria no mundo. Maravilhosamente nosso Santuário vai participar celebrando seus 50 anos com esta grande oportunidade”, enfatiza o Bispo da Diocese de Criciúma, Dom Jacinto Inacio Flach.

O Reitor do Santuário, padre Valdemar Carminati, em meio aos preparativos finais da novena e da grande Romaria marcada para este domingo, 28, esbanjou felicidade ao tomar a carta em mãos. “É uma notícia muito boa esta filiação à primeira basílica do Ocidente, construída a partir do ano 432, e um fato realmente marcante conseguirmos também as indulgências plenárias, que são concedidas à basílica, também aqui no nosso Santuário, para as pessoas que vêm à festa. Um presente merecido e significativo neste ano jubilar em que celebramos os 50 anos de sua inauguração. Nós temos toda uma história. Este santuário surgiu pequeninho e foi crescendo, crescendo e se tornou o que é hoje”, afirma o reitor.

A iniciativa de buscar a filiação à Basílica Papal, também conhecida como Basílica Liberiana, nasceu fruto de um desejo da comunidade que teve como mediador o neoveneziano Giliard Cesconetto Gava, hoje seminarista de Filosofia na Pontifícia Universidade Lateranense, na capital italiana. A conversa ocorreu durante uma das reuniões da comissão organizadora dos festejos do ano jubilar, no ano passado, que preparou todo o material que incluiu a história, as peregrinações e destacou a importância do Santuário para o Sul do Estado. Os documentos com aval do Bispo Diocesano e do Reitor foram entregues ao Supremo Tribunal da Penitenciária Apostólica, incluindo uma carta assinada por Dom Jacinto em 08 de março deste ano. O seminarista Giliard ressalta o apoio alcançado através de Dom Giuseppe Banfi, sacerdote da Basílica. “Ele, recebendo a documentação e conhecendo a história de Nossa Senhora de Caravaggio, ficou maravilhado com a fé levada pelos imigrantes e prontamente correu atrás dos trâmites, empenhando-se desde a apresentação do documento até sua aprovação, expedida em 28 de março. Uma tramitação por demais especial e rápida, algo que não é comum. Devemos todo nosso carinho e consideração a ele”, ressalta Gava.

Santuário agora poderá conceder indulgência plenária

Uma das grandes novidades obtidas com o reconhecimento recebido pelo Santuário está na oportunidade da obtenção de indulgência plenária aos fiéis que devotamente fizerem sua peregrinação mariana ao Santuário, seguida pela confissão sacramental, participação da santa missa e do sacramento da comunhão eucarística e rezarem nas intenções do Papa.

“A partir de agora temos o privilégio de estender alguns dias especiais, durante o ano, escolhidos para ganharmos a indulgência plenária. A indulgência sempre é o perdão de nossas penas temporais, nossos pecados que trazem prejuízo para a sociedade e para a comunidade. De vez em quando, em momentos especiais, a Igreja tem o poder de perdoar estas faltas dando o indulto, ou seja, uma indulgência. Deus nos perdoa sempre, mas todo pecado tem sempre um prejuízo no meio da sociedade. A indulgência apaga esse pecado. Por exemplo, quando eu falo mal de uma pessoa, peço perdão a ela e me confesso. Deus perdoa meu pecado, mas a pessoa ficou doente, perdeu o emprego, teve um prejuízo muito grande na sua vida, na sua saúde e na sua família. Esta é chamada pena temporal: uma pena que a pessoa está sofrendo por causa do meu pecado. Assim, a Igreja tem o poder de perdoar esses pecados quando concede a indulgência plenária”, explica Dom Jacinto.

Buscando seguir as orientações encaminhadas pelo Cardeal Rylko, Dom Jacinto Flach escolheu quatro datas significativas para que os fiéis possam “lucrar”, todos os anos, da indulgência plenária igualmente concedida à Basílica Papal, sendo o dia 26 de maio (dia da aparição de Nossa Senhora de Caravaggio), o último domingo de maio (dia da Romaria e Festa de Nossa Senhora de Caravaggio no Santuário), o dia 15 de agosto (solenidade da Assunção de Nossa Senhora e aniversário de instalação da Diocese de Criciúma) e o dia 1º de outubro (aniversário de inauguração do Santuário).

Geral

Prefeitura de Criciúma realiza ação para orientar MEIs sobre declaração do Imposto de Renda

Publicado

em

Com o objetivo de auxiliar os Microempreendedores Individuais (MEIs) de Criciúma a preencherem a declaração anual do Imposto de Renda (IR), a Administração Municipal, por meio da Casa do Empreendedor, realizará uma ação gratuita neste sábado (11), das 8h às 12h, na Rua Coberta – Giro Henrique Lodetti, na região central.

“Disponibilizaremos toda a equipe da Casa do Empreendedor para auxiliar os MEIs. Será uma oportunidade para os nossos microempreendedores fazerem a declaração do tributo de forma gratuita”, explica o coordenador da Casa do Empreendedor, Agenor Brunel. De acordo com Brunel, os demais serviços oferecidos pela Casa do Empreendedor também serão disponibilizados às pessoas.

Os MEIs interessados em preencherem a declaração do IR devem apresentar o CNPJ e o faturamento anual referente ao ano de 2023. “Se deixar de cumprir com as suas obrigações junto ao fisco federal, o microempreendedor poderá acarretar prejuízos a sua empresa e até mesmo a perda da condição de MEI”, desta o coordenador.

Feira Espaço Criativo da AMPE

Neste sábado, a Rua Coberta – Giro Henrique Lodetti receberá, também, a Feira Espaço Criativo da Associação de Micro e Pequenas Empresas de Criciúma e Região (AMPE). A iniciativa, promovida em parceria com o Governo de Criciúma, será realizada das 9h às 17h, e contará com expositores de artesanatos, acessórios, confecção, decoração, papelaria, higiene e beleza. “Os espaços públicos de Criciúma têm sido ferramentas importantes para o processo do empreendedorismo e apoio à cultura local”, afirma a presidente da AMPE, Adriana Marquezini.

Segundo Adriana, as diversas opções de produtos e serviços que serão ofertados no evento refletem a força da AMPE. “O movimento das micro e pequenas empresas só acontece devido a união de todos em busco de um propósito: desenvolver pessoas e criar oportunidades”, destaca.

Sobre a Casa do Empreendedor

Localizada no Paço Municipal Marcos Rovaris, a Casa do Empreendedor é um setor da prefeitura que oferece, há seis anos, equipamentos de apoio às pessoas físicas e jurídicas na criação e continuidade de um negócio. O setor foi instalado a partir do entendimento de que a burocracia para abrir uma empresa é, por vezes, um obstáculo para os empreendedores. A Casa do Empreendedor foi idealizada para que o processo de abertura de um novo negócio se tornasse mais prático e ágil, afetando diretamente o desenvolvimento econômico da cidade.

Continue Lendo

Geral

Mais um caminhão com suprimentos deixa a Unesc rumo ao Rio Grande do Sul

Publicado

em

Enquanto mais um caminhão era carregado, as doações não paravam de chegar ao ginásio José Antônio Carrilho, na Unesc. A generosidade do voluntariado é tão grande que não faltavam pessoas para carregar o veículo nem para receber os novos insumos.

O caminhão com suprimentos arrecadados pela campanha SOS Rio Grande do Sul, deixou a Universidade na tarde desta quinta-feira (9/05), com água, roupas, cobertores, colchões, alimentos para consumo rápido, fraldas e brinquedos, todas prioridades levantadas equipe da Unesc que esteve em solo gaúcho nesta semana.

A corrente do bem é formada por centenas de voluntários, acadêmicos e colaboradores da Unesc. “Talvez os voluntários não tenham noção, mas o movimento que protagonizam fará a diferença na vida de muitas pessoas. Estivemos lá e vimos um pouco da situação pela qual o povo do Rio Grande do Sul está passando e não temos como agradecer a disponibilidade e empenho de cada um dos voluntários”, relata a professora e coordenadora da campanha SOS Rio Grande do Sul na Unesc, Tatiane Macarini.

Tatiane esteve no estado vizinho ao lado da coordenadora do curso de Serviço Social EaD, Tamara Bellettini Munari que, entre as instituições visitadas, está o Hospital Universitário em Canoas, que abriga oito mil pessoas que necessitam roupas, cobertores, colchões e alimentos prontos para o consumo.

A equipe multiprofissional da Unesc retornará com acadêmicos de diversas áreas, incluindo as residências, para efetivar as ações a partir das demandas levantadas.

Campanha

A Unesc se transformou, desde a última sexta-feira (3/04), em um verdadeiro centro de triagem de donativos para apoio à população gaúcha afetada pela enchente histórica dos últimos dias. Junto de uma mobilização com todas as instituições da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), já foram arrecadados mais de 114 toneladas de mantimentos, sendo 25 toneladas somadas pela Unesc entre alimentos, água e produtos de limpeza líquidos.

Já foram ainda mais de 100 bolsas em tamanho industrial com roupas, dezenas de colchões, roupas de cama, travesseiros, brinquedos, entre outros donativos.

Neste último carregamento somaram-se ainda 65 pacotes de pão de forma, centenas de rolos de papel higiênico, centenas de sabonetes, fraldas infantis e geriátricas e absorventes.

Continue Lendo

Geral

Equipe da Unesc realiza levantamento de necessidades prioritárias em ação da campanha SOS Rio Grande do Sul

Publicado

em

Colaboradores da Unesc foram ao Rio Grande do Sul com o objetivo de levar donativos e identificar as instituições que necessitam de ajuda humanitária, além de donativos. Para fazer este levantamento, os profissionais da Universidade realizam a escuta junto aos especialistas da área da saúde e as pessoas que estão abrigadas nesses locais.

Além disso, os representantes da Unesc fizeram a entrega de medicamentos para hospitais e abrigos. “Os profissionais de saúde nos recebem bastante emocionados e expressam gratidão. As medicações que estão em falta, principalmente insulina, controlados e para tratamento de leptospirose”, relata a professora e assessora da Reitoria da Unesc, Tatiane Macarini. Ela, que coordena a campanha SOS Rio Grande do Sul na Unesc, está em solo gaúcho ao lado da coordenadora do curso de Serviço Social EaD, Tamara Bellettini Munari.

Os medicamentos entregues neste dia foram arrecadados por meio de uma mobilização especial nas Clínicas Integradas da Unesc. Toda a comunidade interna e externa pode contribuir levando medicamentos com prazo de validade de no mínimo três meses. As doações podem ser entregues nas Clínicas das 8h às 12h e das 13h às 17h.

“Entre as prioridades que percebemos até o momento é de acolhimento, apoio psicológico e de outras áreas da saúde. Eles estão com bastante fome, então comidas prontas para consumo, são bem-vindas. Perguntei para uma criança em um abrigo, como poderíamos deixá-la mais feliz e ela respondeu: ‘Quero um refrizinho’. Tínhamos no carro. Foi pouco e ele sorriu tanto”, acrescenta Tatiane.

Umas das instituições visitadas, o hospital Universitário em Canoas está abrigando 8 mil pessoas, necessitam de roupas, cobertores, colchões e alimentos prontos para o consumo. 

A equipe multiprofissional da Unesc retornará com alunos profissionais de diversas áreas incluindo as residências para efetivar as ações a partir das demandas levantadas. 

Campanha

A Unesc se transformou, desde a última sexta-feira (3/04), em um verdadeiro centro de triagem de donativos para apoio população gaúcha afetada pela enchente histórica dos últimos dias. Junto de uma mobilização com todas as instituições da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), já foram arrecadados quase 114 toneladas de mantimentos, sendo 25 toneladas somadas pela Unesc. Somam-se ainda ao total mais de 930 cobertores e 350 quilos de ração para cães e gatos.

A primeira entrega de donativos às comunidades afetadas pelas chuvas foi realizada na noite de segunda-feira (6/05) e a segunda sai de Criciúma na manhã desta quinta-feira (9/05) com destino a Santa Maria.

Continue Lendo

Mais vistos

© Copyright 2007-2024 sulnoticias.com