Blog Anderson de Jesus
Acic celebra 80 anos unindo propósitos
Programação especial de aniversário começa com uma celebração no dia 18 de junho, data de fundação da entidade
O mês de junho é um marco significativo para a Associação Empresarial de Criciúma (Acic), que celebra seus 80 anos de existência. A Acic nasceu do desejo de impactar profundamente a vida das pessoas e de toda a sociedade. Esse caminho de sucesso exigiu dedicação, voluntariado, resiliência, força e, acima de tudo, respeito pelas pessoas.
“Este é um momento importante para reconhecermos, honrarmos e valorizarmos todas as pessoas que fizeram e fazem parte desta história”, destaca o presidente da Acic, Valcir José Zanette.
“Sinto-me honrado em presidir esta associação durante um período tão especial e significativo. Somos uma entidade que se renova constantemente, inova diariamente e enfrenta os desafios. Isso nos faz ser reconhecidos com grande credibilidade pela comunidade, desempenhando um papel vital no desenvolvimento socioeconômico de Criciúma e da região Sul”, acrescenta.
A história da Acic também se entrelaça com a história da cidade. Dos 144 anos de Criciúma, a Acic participa em 80 deles, mostrando a união fundamental entre essas grandes trajetórias.
Valores
Ao longo de sua jornada, a Acic se fundamentou em valores como representatividade, credibilidade, apoio, respeito e coletividade. “Somos uma associação que representa, acima de tudo, as pessoas. A representatividade é a ação que leva as reivindicações aos lugares certos e que se nutre e cresce no espírito coletivo”, pontua Zanette.
Foi com o empenho de presidentes, diretores e associados que pautas imprescindíveis para a região saíram do papel e continuam sempre presentes na agenda da entidade.
Programação especial
Durante todo o ano, a Acic realizará uma série de eventos para celebrar suas oito décadas de desafios e conquistas coletivas. A programação especial começa no dia 18 de junho, data de fundação da entidade, com um concerto da Camerata di Venezia, reunindo associados, lideranças e comunidade. Além disso, a agenda inclui exposições, homenagens, reconhecimentos, eventos culturais, uma edição especial da Revista Liderança Empresarial, com conteúdo dedicado à história da Acic, e palestras.
Atualmente, a Acic conta com mais de 2 mil associados, de microempreendedores individuais a empresas de grande porte e profissionais, que atuam nos setores da indústria, do comércio e de serviços.
A fundação da Acic
O relógio marcava 10 horas quando um grupo de lideranças políticas e comerciantes de Criciúma se reuniu no Salão do Cine Rovaris, na Praça Nereu Ramos, Centro da Cidade. Era 18 de junho de 1944 e, sob o comando do prefeito Elias Angeloni, nascia a Associação Comercial de Cresciúma. Naquela manhã foi lido e aprovado o estatuto da entidade, assim como aclamados os membros da primeira diretoria, que teve como presidente Antônio Roque Júnior.

Blog Anderson de Jesus
Moreira endossa MDB com Rodrigues e fala em “aliança política madura”
O ex-governador Eduardo Moreira foi uma das principais lideranças presentes na coletiva que confirmou a pré-candidatura de João Rodrigues ao Governo de Santa Catarina. Ele celebrou a construção da aliança e afirmou que sempre defendeu a parceria entre os partidos.
Segundo Moreira, a transformação de Chapecó durante as gestões de Rodrigues é um dos pilares da candidatura. “Ele é prefeito pela quinta vez e quem vai a Chapecó vê a grande transformação. É uma cidade com desenvolvimento impressionante, crescimento, limpeza e planejamento econômico e social”, afirmou.
O ex-governador confirmou que o MDB deve indicar o candidato a vice, ampliando o protagonismo da sigla na composição. Ele também destacou a presença do senador Esperidião Amin na aliança, classificando-o como um dos principais nomes do Congresso Nacional.
Para Moreira, o grupo vai além de uma articulação eleitoral. “Não é apenas propaganda. É um projeto de futuro para Santa Catarina, com foco em destravar a infraestrutura, avançar na saúde e atuar em áreas essenciais para a população”, pontuou.
Moreira também comentou a aliança entre partidos historicamente adversários, como MDB e Progressistas, classificando o movimento como um avanço político. Ele relembrou a reaproximação entre Luiz Henrique da Silveira e Raimundo Colombo como exemplo de construção institucional baseada no diálogo.
“Briga política não constrói estrada, hospital ou escola. Isso é sinal de maturidade e reconhecimento da importância dos partidos para o desenvolvimento do Estado”, afirmou.
Ao analisar o cenário político, o ex-governador destacou que Santa Catarina construiu seus indicadores sociais e econômicos ao longo de décadas, com participação de diferentes governos.
Ele também criticou o atual ambiente político, que classificou como de “radicalização”, e defendeu projetos com base partidária sólida. Moreira ainda citou o governador Jorginho Mello ao afirmar que o atual grupo político enfrenta isolamento no Estado.
“Agora há um novo time em campo, liderado por João Rodrigues. Vamos mostrar quem apresenta o melhor projeto para Santa Catarina”, concluiu.

Blog Anderson de Jesus
João Rodrigues confirma renúncia em Chapecó e lança pré-candidatura com MDB e União Progressista
Em coletiva na Capital do Estado, o prefeito de Chapecó, João Rodrigues, confirmou que renuncia ao mandato na próxima terça-feira para disputar o Governo de Santa Catarina. Em entrevista à Rádio Cidade em Dia, ele destacou a construção de uma ampla aliança política envolvendo MDB, PP e União Brasil.
Segundo Rodrigues, a composição representa um movimento inédito no cenário estadual. “Quero dizer da minha alegria de chegar a esse desfecho natural, sem forçação de barra, sem troca de favores, apenas pensando em um projeto de Estado. Conseguimos unir adversários em torno de um objetivo comum”, afirmou.
O prefeito ressaltou que a chapa contará com nomes de peso na política catarinense, como o senador Esperidião Amin.
“Hoje conseguimos trazer o senador Esperidião Amin para ser candidato na nossa chapa. O MDB estará conosco na majoritária, assim como o União Brasil e o Progressista. É uma coligação transparente, com líderes comprometidos. Anunciamos oficialmente a nossa pré-candidatura ao Governo do Estado”, declarou.
Ao falar sobre a saída da prefeitura, João Rodrigues afirmou que deixa o cargo com a sensação de dever cumprido.
“Graças a Deus, com a missão cumprida. Peguei uma cidade e entrego muito melhor. Deixo cerca de R$ 1,9 bilhão em obras iniciadas, concluídas e em andamento. Agradeço ao povo de Chapecó pelas quatro oportunidades que me deram como prefeito. Agora é um desafio maior”, disse.
Mesmo diante de um cenário competitivo, o pré-candidato demonstrou confiança em uma virada eleitoral.
“Há mais elementos hoje do que em outras eleições históricas. Já vimos candidatos começarem com poucos pontos e vencerem. Eu parto de um patamar mais alto, mesmo estando atrás. Tenho convicção de que vamos ganhar essa eleição com trabalho e compromisso com o povo”, pontuou.
Rodrigues também criticou possíveis pressões políticas sobre prefeitos. “Quero conquistar apoio com respeito e diálogo. Não é correto governar com pressão ou corte de convênios”, afirmou.
O pré-candidato se definiu como um nome de direita, mas com postura aberta ao diálogo.
“A democracia permite o diálogo. O respeito deve ser o princípio. Santa Catarina recebe muito bem pessoas de todas as regiões. Cabe a nós conquistar o voto dessas pessoas. Voto não é obrigação, é conquista”, concluiu

Blog Anderson de Jesus
Içara quer apresentar projetos na próxima edição da Smart City Expo
Em busca de novas referências de gestão, o vice-prefeito Alex Michels representa Içara na Smart City Expo, em Curitiba. Durante o evento, Michels confirmou que o município pretende inscrever dois projetos inovadores para a edição do próximo ano: o aplicativo para compra de uniformes escolares e o programa Boscaiolo, voltado à limpeza de terrenos baldios.
O projeto dos uniformes permite que os pais recebam os créditos e realizem a compra diretamente via app, enquanto o Boscaiolo — atualmente em fase piloto — automatiza desde o credenciamento de prestadores até a execução do serviço.
Segundo Michels, o exemplo da cidade de Assaí (PR), que figura entre as mais inteligentes do mundo apesar do pequeno porte, serve de inspiração. “Tecnologia é para cidades de todos os tamanhos; são soluções escaláveis que facilitam a vida do cidadão”, pontuou.

-
Geral6 anos atrásEdital Cultura Criciúma: assinatura de contratos ocorre nesta quinta-feira
-
Política5 anos atrásEdilson assume vaga na Câmara
-
Economia6 anos atrásEdital de Inovação Unesc dará fomento financeiro para projetos da região
-
Política5 anos atrásConfira os eleitos para o legislativo de Içara
-
Polícia5 anos atrásImagens da madrugada de crimes e pânico em Criciúma
-
Geral5 anos atrásConfirmados os nove vereadores da nova Câmara do Rincão
-
Polícia5 anos atrásNoite de terror em Criciúma
-
Imagens9 anos atrásCidades
