Conecte-se conosco

Geral

Amrec começa a estudar novas barragens

Publicado

em

Criciúma

A estiagem dos últimos meses traz à tona outra vez tema já estudado: a construção de novos barramentos. O armazenamento de água será necessário, já que a barragem do Rio São Bento tem tempo de vida útil, tanto para abastecimento da população, quanto para a produção de arroz e industrial.

O tema da construção de novas barragens foi levantando em Brasília pela Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC) e agora deve ganhar uma nova etapa. Hoje (11/10) o diretor executivo da AMREC, Vanderlei Alexandre, o Lei, esteve no IPAT Unesc verificando os estudos para encaminhar ao Ministério do Desenvolvimento Regional para solicitação de recursos para construção destas barragens.

“Essas barragens serão importantes para reserva de água para produção de arroz e para o abastecimento da população. Principalmente em períodos de estiagem, onde poderá complicar a distribuição da água e do abastecimento”, afirma Lei.

O estudo do IPAT já tem cinco anos. Onde de 12 áreas apontadas pela Epagri, se chegou quatro mais vantajosas, localizadas em Nova Veneza e em Morro Grande. A maior delas, está localizada na comunidade de Rio Centro Alto, em Nova Veneza, e teria área de 134 hectares, um pouco menos de um quatro da Barragem do Rio São Bento, que tem 450 hectares aproximadamente.

Segundo os colaboradores da UNESC, o analista de cartográfico e geoprocessamento, Jori Ramos Pereira, e o professor Sergio Galato, as próximas etapas seriam o projeto de concepção, onde se faria o estudo geológico e geotécnico da área e em seguida entraria com o pedido de licenciamento ambiental.

Nas próximas semanas um oficio com o projeto e o orçamento necessário para o andamento das próximas etapas será encaminha ao Ministério do Desenvolvimento Regional, pela AMREC e pela IPAT UNESC. Outra possibilidade levantada é que essas barragens possam também ser uma fonte geradora de energia, aproveitando o recurso natural água.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Prefeitura de Criciúma lança campanha contra violência sexual de crianças e adolescentes

Publicado

em

A Prefeitura de Criciúma, por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), em parceria com a Polícia Civil (PC) e Polícia Científica (PCI), iniciou, nesta semana, a campanha “Faça Bonito: Proteja Nossas Crianças e Adolescentes”, em alusão ao Maio Laranja, mês dedicado ao enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes. A iniciativa foi lançada em solenidade realizada no Salão Ouro Negro, no Paço Municipal Marcos Rovaris.

Conforme o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, é fundamental que a Administração Municipal esteja aberta e receptiva para a realização de palestras que foquem na prevenção de violências. Salvaro destaca, ainda, que Criciúma é uma das cidades mais seguras de todo o território nacional. “Eu tenho a certeza de que o debate realizado aqui vai nos deixar mais preparados para enfrentar os desafios relacionados ao enfrentamento à violência sexual contra criança e adolescentes”, conta.

O presidente do CMDCA de Criciúma, Vladimir Teixeira, celebrou a parceria entre o governo municipal e os órgãos de segurança para a realização da campanha. “Ao unir esforços, podemos investigar de forma mais eficiente casos de abuso, exploração, além de outras formas de violência que afetam os jovens em nossa comunidade”, pontua.

Na solenidade de lançamento da iniciativa, profissionais da PCI compartilharam informações sobre as campanhas e os projetos de conscientização sobre os riscos à segurança e ao bem-estar das crianças. Movimentos como “Operação Caminhos Seguros, Combate Violência Sexual” e “Minha Voz Tem Vez” foram listados durante a cerimônia. Deste modo, a delegada e coordenadora das Delegacias de Proteção à Criança ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso (DPCAMIS), Patrícia Maria Zimmermann D’Avila, reforçou o papel da polícia no combate à violência sexual infantojuvenil.

No decorrer do ato, foram apresentados, também, os índices criminais, o funcionamento do procedimento do exame de anamnese e a importância do tema. “Por isso que nós, além da nossa função de investigação, temos partido para programas preventivos”, frisa Patrícia. Segundo ela, as discussões visam apresentar informações que muitas pessoas não possuem acesso ou entendimento.

Omissão é crime

“É um crime muito intenso, porque aquilo vai impactar a vida da criança ou do adolescente como um todo”, reforça o médico perito legista e psiquiatra forense da PCI, Rafael Gusmão Rocha. Desta forma, o profissional, durante a solenidade, destacou que as pessoas precisam ficar atentas às mudanças bruscas nas atitudes e comportamentos de crianças e adolescentes.

Continue Lendo

Geral

Mulheres produzem bolachas para atingidos pelas enchentes no RS

Publicado

em

Mulheres dos clubes de mães de Nova Veneza realizaram uma ação para contribuir com os atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Como é a Capital Nacional da Gastronomia Típica Italiana, oito mulheres dos clubes de mães do município, colocaram a mão na massa e produziram mais de seis mil bolachas caseiras para destinar para as cidades de Canoas, Eldorado do Sul, Gravataí e Sapucaia do Sul.

Uma das voluntárias, Guiomar Bortolotto, destaca que a iniciativa foi uma forma de contribuir com algo mais que as doações que já estão sendo realizadas no município. “Essa é uma pequena forma de levar afeto às pessoas que estão passando por este momento difícil. Queremos passar para eles que todos nós, vamos estar junto com eles para que tudo isso passe e que eles possam retomar as suas vidas o mais rápido possível”, comenta.

As doações para o estado vizinho em Nova Veneza continuam, tanto no prédio da Prefeitura, na Travessa Osvaldo Búrigo, 44, como na sede da Associação Feminina de Assistência Veneziana (AFAVE), na rua Antônio Remor, 335, no centro. 

Continue Lendo

Geral

Unesc promove Semana Acadêmica Conecta Saberes com programação Multidisciplinar

Publicado

em

Os 30 cursos da Unesc Virtual ganham neste ano um evento especialmente pensado para contribuir com cada área de atuação. O Conecta Saberes, programado para acontecer entre 3 e 6 de junho, é um novo modelo da Semana Acadêmica Integrada da Unesc Virtual.

Com mais de 15 atividades ao longo dos dias, o evento, que promete uma abordagem inovadora e multidisciplinar, ocorrerá de forma síncrona e ao vivo, promovendo a participação ativa dos estudantes. As atividades programadas incluem palestras, oficinas, webinários e mesas redondas.

Para a coordenadora dos cursos de gestão da Unesc Virtual, Michele Domingos Schneider, os estudantes e profissionais das quatro áreas do conhecimento não podem deixar de aproveitar essa oportunidade de aprendizado.

“Este é um movimento muito bacana protagonizado pela Unesc Virtual para motivar e qualificar ainda mais os estudantes. Percebendo a relevância da temática, a Instituição abre também para acadêmicos dos cursos presenciais e comunidade externa para que possam participar gratuitamente e, literalmente, conectar saberes”, pontua.

Conforme a diretora de Educação a Distância da Unesc, Almerinda Tereza Bianca Bez Batti Dias, ao promover o Conecta Saberes, a Unesc Virtual abre um novo momento em eventos. “Realizar uma semana de intenso aprendizado dessa forma mostra a força que tem a Educação a Distância na Unesc e a constante evolução do projeto”, acrescenta.

Além do conteúdo acadêmico e das atividades práticas, os participantes do Conecta Saberes terão a oportunidade de obter um certificado de 20 horas complementares.

As inscrições podem ser feitas por meio do link https://www.unesc.net/semana-academica-integrada-2024.

Continue Lendo

Mais vistos

© Copyright 2007-2024 sulnoticias.com