Entretenimento
‘Banho de batismo’ marcam a formatura de 142 alunos do Programa Golfinho em Cocal do Sul
A tarde desta quarta-feira (5) foi de orgulho e emoção para 142 alunos da rede municipal de Cocal do Sul, que participaram da formatura do Programa Golfinho, desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina com a parceria da Administração Municipal.
A iniciativa ensina, de forma leve e divertida, noções de segurança no mar, cidadania e preservação ambiental para crianças de 7 a 11 anos.
A cerimônia e o curso, realizados na Arena Multiuso Carlos Osellame, reuniram famílias, professores, bombeiros e autoridades.
As turmas do 4º ano das escolas Cristo Rei, Demétrio Betiol e José Peruch receberam certificados e encerraram o programa com o tradicional “banho de batismo dos golfinhos”, momento simbólico com jatos de água lançados pelo caminhão dos bombeiros, marcando a nova fase das crianças como multiplicadoras da prevenção.
Entre os formandos estava Vinícius Mazzuco, de 10 anos, que contou o que mais aprendeu ao longo das aulas.
“Eu aprendi que a gente tem que tomar cuidado no mar, sempre ir com um adulto e prestar atenção nas bandeiras”, disse, orgulhoso.
O sargento Lucas Matias, comandante do quartel do Corpo de Bombeiros Militar em Cocal do Sul, ressaltou o propósito do programa. “Essas crianças são o futuro. Cada uma delas leva para casa o que aprendeu e compartilha com a família. Isso cria uma corrente de cuidado e ajuda a reduzir acidentes”, afirmou.
Representando o prefeito Ademir Magagnin, que cumpre agenda em Brasília, a vice-prefeita Roseny Cittadin (Nega) participou da cerimônia e falou sobre a importância do aprendizado.
“O que vocês aprenderam aqui pode salvar vidas, a de vocês, de um amigo, de alguém da família. Tenham orgulho de serem golfinhos e de fazerem parte dessa história tão bonita de Cocal do Sul”, disse.
O major Renan Fernandes, subcomandante do 4º Batalhão de Bombeiros Militar (4° BBM), também acompanhou a formatura e reforçou o impacto do programa.
“Além de essas crianças crescerem e se tornarem adultos conscientes, agora elas vão conscientizar outras pessoas também, ampliando nossa área de prevenção e reduzindo o número de ocorrências em ambientes aquáticos.”
Criado entre os verões de 1998 e 1999, o Programa Golfinho é gratuito e voltado a crianças de 7 a 11 anos.
As aulas envolvem prevenção de afogamentos, primeiros socorros, preservação ambiental e convivência cidadã, sempre com atividades práticas e recreativas.
A edição deste ano contou com o apoio da Prefeitura de Cocal do Sul e de empresas locais, que auxiliaram na aquisição de materiais, uniformes e na estrutura necessária para o desenvolvimento das atividades.

Entretenimento
Show nacional com Raça Negra reúne mais de 30 mil pessoas no Parque das Nações
A noite que Criciúma comemorou seu centenário de emancipação político-administrativa foi marcada por muita música, alegria e emoção. O grupo Raça Negra encantou mais de 30 mil pessoas nessa terça-feira (4), no Parque das Nações, no bairro Próspera. Famílias e amigos prestigiaram o espetáculo que compilou os maiores sucessos de uma das bandas de samba e pagode mais consagradas do Brasil. O evento gratuito para o público foi promovido pelo Governo do Município, por meio da Fundação Cultural de Criciúma (FCC), com apoio da Caixa Econômica Federal.
A noite começou com apresentações de artistas regionais, com DJ Euzébio, Jonas & Thiago, V Negão e Banda Styllus animando os presentes. Por volta das 21 horas, o Grupo Raça Negra subiu ao palco principal e fez o público cantar junto os clássicos que marcaram gerações, como ‘Cheia de Manias’, ‘Cigana’ e ‘É Tarde Demais’. Para o prefeito de Criciúma, Vagner Espindola, o evento foi uma celebração à altura da história da cidade.
“Foi uma noite inesquecível. Criciúma completando 100 anos merece uma festa como essa, com alegria, união e um show que reuniu milhares de famílias. Nosso Centenário é a celebração do trabalho, da fé e da força do nosso povo, que construiu essa cidade com garra e amor. Ver tanta gente reunida, sorrindo e comemorando, é motivo de muito orgulho”, destacou o prefeito.
O vice-prefeito, Salésio Lima, ressaltou o simbolismo do evento. “Mais do que um show, foi um momento de confraternização e celebração da nossa história. Criciúma vive uma fase de conquistas e progresso, e ver o povo reunido, celebrando os 100 anos da cidade, reforça o orgulho de ser criciumense”, afirmou.
A presidente da FCC, Cristiane Maccari Uliana Zappelini, comemorou o sucesso do evento e a participação do público. “Foi uma grande festa. Cada detalhe foi planejado com muito carinho para entregar uma noite que traduzisse a emoção de viver os 100 anos da nossa cidade. O Raça Negra trouxe um show emocionante, que uniu gerações e reforçou o sentimento de orgulho que move Criciúma. É lindo ver a cultura sendo celebrada com tanta energia e participação da população”, destacou.
Centenário de emancipação político-administrativa de Criciúma
Criciúma celebrou, nesse 4 de novembro, um marco histórico de 100 anos de emancipação político-administrativa. A data representa um século de crescimento, trabalho e transformação de uma cidade que nasceu do sonho dos imigrantes italianos e se tornou referência no Sul de Santa Catarina em desenvolvimento econômico, cultura, educação e qualidade de vida. O município, que construiu suas bases por meio da extração do carvão mineral, hoje se destaca pela inovação, sustentabilidade e por um legado que reflete a coragem e a união do seu povo.
Ao longo desse centenário, Criciúma se reinventou sem perder suas raízes, preservando a memória de quem ajudou a construir sua história e projetando um futuro de oportunidades. A cidade se consolida como Capital Catarinense dos Parques Urbanos, investe em educação tecnológica e inclusiva, moderniza sua infraestrutura e mantém o título de cidade mais transparente do estado.

Entretenimento
Picanhaço abre a temporada de festas de verão no Balneário Rincão
O verão no Sul de Santa Catarina tem cheiro de mar, música alta e picanha na brasa. Entre as festas que já se tornaram tradição na orla, o Picanhaço está de volta para mais uma edição que promete lotar o Balneário Rincão. O evento, marcado para o dia 22 de novembro, será realizado em frente à Casa de Pedra, e vai celebrar a 7ª edição do encontro que une churrasco, música e animação em formato open bar e open food.
O organizador Neguinho, que também sobe ao palco como uma das atrações musicais, garante que este será o Picanhaço mais completo já realizado. “A programação tem como destaque o show nacional sertanejo com a dupla Breno e Caio César, além de apresentações regionais como o grupo de pagode Jeito Louco e os DJs Junior M e Projeto Tryx”, revela.
Se o público já espera fartura no espeto, este ano vem com reforço no cardápio. Além da tradicional picanha liberada no open food, o evento terá open pizza pela primeira vez. “Para acompanhar, um open bar premium com chopp Brahma, vodka Smirnoff, gin tônica Oh My Gin, caipiras, água e refrigerantes durante toda a festa”, salienta Neguinho.
Os ingressos já estão à venda no site www.topedindoingressos.com.br. Quem adquirir junto aos promoters oficiais garante o benefício de não pagar taxa.

Entretenimento
Confira as orientações para o show gratuito com Raça Negra nesta terça-feira
Criciúma viverá uma noite especial nesta terça-feira (4) para celebrar o Centenário de Emancipação Político-administrativa do município. O grupo Raça Negra, uma das bandas de pagode mais tradicionais do Brasil, se apresentará no Parque das Nações, no bairro Próspera, por volta das 21 horas. A programação inicia as 19 horas, com shows regionais e o lançamento da tradicional Quermesse de Criciúma. Para promover um evento organizado, seguro e acessível a todos, a Administração Municipal orienta o público a seguir recomendações para aproveitar a programação da melhor forma.
A entrada será gratuita para toda a comunidade, mediante doação de um quilo de alimento não perecível para a campanha “100 Toneladas de Solidariedade”. A apresentação do grupo Raça Negra conta com o apoio da Caixa Econômica Federal. Com o objetivo de garantir mais conforto e tranquilidade, a Fundação Cultural de Criciúma (FCC) recomenda que o público chegue com antecedência ao local. Será permitido levar cadeiras de praia, garrafas de água e pequenos lanches.
A estrutura do evento contará com praça de alimentação, banheiros, equipe de segurança e brigadistas de prontidão. Também haverá áreas com acessibilidade para pessoas com deficiências físicas e amplo estacionamento gratuito no entorno do parque, além do apoio da Diretoria de Trânsito e Transporte (DTT) para organizar o fluxo de veículos e pedestres nas proximidades.
Para o prefeito de Criciúma, Vagner Espindola, o show nacional do grupo Raça Negra será um dos momentos mais marcantes das comemorações do centenário. “Será uma noite para ficar na história de Criciúma. O show do Raça Negra é um presente para toda a população, marcando de forma especial os 100 anos da nossa cidade. Queremos que as famílias venham comemorar conosco, em um evento seguro, organizado e feito com muito carinho para os criciumenses”, ressalta.
Segundo a presidente da FCC, Cristiane Uliana Zappelini, a expectativa é de uma grande celebração, unindo cultura e emoção. “Preparamos cada detalhe para que o público possa curtir esse grande momento da melhor forma possível. Teremos estrutura completa, segurança, acessibilidade e uma programação pensada para todos os gostos. É uma grande celebração da nossa história, da nossa cultura e do orgulho de ser criciumense”, destaca.
Sobre o grupo Raça Negra
Com mais de quatro décadas de trajetória, o grupo Raça Negra é um dos nomes mais consagrados do samba e pagode no Brasil. Fundado em 1980, em São Paulo, o grupo conquistou o público com um estilo romântico e letras marcantes que atravessam gerações. Com sucessos como ‘Cheia de Manias’, ‘É Tarde Demais’, ‘Vida Cigana’ e ‘Deus Me Livre’, o Raça Negra foi pioneiro em levar o pagode para as rádios de todo o país, alcançando recordes de vendagem e tornando-se referência no gênero.
Ao longo dos anos, a banda acumulou inúmeros prêmios, apresentações internacionais e uma legião fiel de fãs, mantendo sua relevância e carisma por onde passa. O rosto mais conhecido da banda é o do vocalista, Luiz Carlos, líder do grupo até hoje.

-



Geral5 anos atrásEdital Cultura Criciúma: assinatura de contratos ocorre nesta quinta-feira
-



Política4 anos atrásEdilson assume vaga na Câmara
-



Economia6 anos atrásEdital de Inovação Unesc dará fomento financeiro para projetos da região
-



Política5 anos atrásConfira os eleitos para o legislativo de Içara
-



Polícia5 anos atrásImagens da madrugada de crimes e pânico em Criciúma
-



Geral5 anos atrásConfirmados os nove vereadores da nova Câmara do Rincão
-



Polícia5 anos atrásNoite de terror em Criciúma
-



Imagens8 anos atrásCidades






















