Geral
Casa Guido soma R$ 1 milhão para a sonhada casa própria
O momento mais esperado por famílias, crianças, colaboradores e toda a comunidade que se engajou nos últimos 20 meses em prol da Casa Guido chegou. Um sonho que parecia distante e até impossível se tornou realidade. A arrecadação da Casa alcançou, nesta quarta-feira (18), o valor de R$ 1 milhão, necessário para a compra do imóvel em que a instituição está instalada e até então era utilizado por meio de aluguel.
Com a compra do espaço, a instituição passa a ter mais segurança com relação aos atendimentos, além de se enquadrar em projetos assistenciais que têm como requisito o imóvel registrado. Uma conquista e tanto a ser comemorada como mais uma batalha vencida por crianças e famílias que diariamente se superam e inspiraram a garra para encarar os desafios com esperança.
Para o presidente da instituição, Otílio Paulo Miranda Pereira, esse é um patrimônio que traz ainda mais fôlego e garantia de que a assistência prestada às famílias será mantida e ampliada, sempre em busca do melhor para os pequenos. “É indescritível o nosso sentimento com essa conquista. Só podemos agradecer e assumir mais uma vez o compromisso de fazer o possível e o impossível pelo tratamento e pela qualidade de vida das nossas crianças. Muito mais que um grande valor em dinheiro ou imóvel, temos aqui a esperança e o conforto para famílias inteiras e isso não tem preço”, afirma.
Comemoração especial
Para celebrar o momento único para a instituição, a equipe da Casa Guido convida famílias atendidas, voluntários, embaixadores, imprensa e a comunidade em geral para um ato simbólico na manhã desta quinta-feira (19), a partir das 10h, em frente à sede, localizada na Rua Santo Antônio, 790, no Centro de Criciúma.
Muitas mãos
Liderado pela instituição, o projeto da compra da sede foi abraçado por centenas de pessoas em toda a região. Diretoria, embaixadores, colaboradores, voluntários, famílias e comunidade. Cada um colocou alguns “tijolinhos” nessa construção. Conforme a responsável pela arrecadação de recursos e pelo setor de marketing da instituição, Maíra Sartor, ao longo do percurso centenas de mãos puderam colaborar e deixar sua participação nessa conquista.
“Hoje só tenho que agradecer por todo o período da campanha da compra casa. Quando tive essa ideia ousada foi porque tinha a certeza de que teria o respaldo da sociedade por todo esse carinho que demonstra com o Guido. Nunca encarei o desafio como um trabalho, mas, sim, como a minha missão aqui. Eu me sinto grata pela conquista e encerro a campanha com a certeza do tamanho do potencial e do carinho da sociedade conosco. Agora a Casa do Amor, como chamamos o Guido, é nossa”, afirma.
Geral
Instituições são reconhecidas com Selo Amigo do Meio Ambiente da Prefeitura de Criciúma
Ato de entrega ocorreu na manhã deste sábado, na Praça Nereu Ramos, com outras ações em alusão ao Dia da Árvore
Para reconhecer e valorizar empresas e instituições que desenvolvem ações voltadas à preservação ambiental e sustentabilidade na região, a Prefeitura de Criciúma, por meio da Diretoria de Meio Ambiente (DMACRI), realizou a entrega do Selo Amigo do Meio Ambiente. O evento ocorreu na manhã deste sábado (26), na Praça Nereu Ramos, no Centro, e integra as ações alusivas ao Dia da Árvore, celebrado no último dia 21. A iniciativa contou com a apresentação dos projetos contemplados, bem como a distribuição de mudas e sementes, entre outras atividades ao público promovidas por instituições parceiras.
O Selo Amigo do Meio Ambiente é concedido a empresas e instituições que inscrevem projetos e ações efetivas relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), abrangendo temas como gestão e educação ambiental, gestão de resíduos sólidos, recuperação de áreas degradadas, qualidade da água, do ar e do solo, entre outras abordagens sustentáveis. As iniciativas são avaliadas pela uma comissão julgadora da DMACRI e, se atenderem aos critérios técnicos estabelecidos, são reconhecidas para receber o selo. Nesta edição, cinco empresas e instituições foram homenageadas: Anjo Química do Brasil, Aventa Ambiental, Bairro da Juventude, Racli – Serviços e Sustentabilidade e Ufo Way.
Segundo o prefeito de Criciúma, Vagner Espindola, o ato simbólico é uma forma que o Município encontrou de reconhecer as instituições que transformam o compromisso da sustentabilidade em ações concretas.
“O Selo Amigo do Meio Ambiente busca reconhecer quem está fazendo a sua parte em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e, ao mesmo tempo, incentiva que essas boas ações se multipliquem na sociedade. Nossa proposta é mostrar que a sustentabilidade pode ser trabalhada de diversas formas e envolver toda a comunidade, desde as crianças, moradores até empresas privadas e instituições”, comentou.
A diretora da DMACRI, Morgana Kjelin Mariot, afirmou que iniciativas como o Selo Amigo do Meio Ambiente aproximam o poder público de quem já coloca a sustentabilidade em prática. “Cuidar do meio ambiente é também pensar na cidade que queremos deixar para as próximas gerações. Criciúma tem empresas, instituições e entidades que desenvolvem projetos com impacto positivo e que contribuem diretamente para uma cidade mais consciente e preparada para os desafios ambientais. Nosso papel é fortalecer essas iniciativas, dar visibilidade a esses projetos e criar cada vez mais oportunidades para que a sustentabilidade faça parte das decisões e do cotidiano do município”, pontuou. Podem participar empresas de pequeno, médio e grande porte. Os interessados devem se inscrever por meio do formulário disponibilizado pelo Município por meio de edital e apresentar um projeto com práticas sustentáveis desenvolvidas além das obrigações ambientais previstas em Lei.
Geral
Coopercocal realiza plantio de pau-brasil em escolas e praça
Ação marcou a passagem do Dia da Árvore e levou educação ambiental para comunidades da região
Cuidar do futuro começa com as atitudes de hoje. Em celebração ao Dia da Árvore, lembrado na última segunda-feira (21), a Coopercocal realizou, nesta quinta-feira (24), o plantio de mudas de pau-brasil em escolas e na Praça João Carlos Ghislandi, em Cocal do Sul.
A ação contemplou cinco escolas da área de atuação da cooperativa. Em Urussanga, participaram a EEF Lucas Bez Batti, na localidade de Santana, e a EEF Antonieta Quintanilha de Andrade, em Rio América. Em Cocal do Sul, o plantio ocorreu na EEB Prof. Padre Schuler, EEB Prof. Francisca M. de O. Burigo e no Colégio Maximiliano Gaidzinski, além da conhecida Pracinha do Bistek.
A escolha do pau-brasil tem um significado especial. Segundo o analista de projetos ambientais da Coopercocal, Nilton Gonçalves, a iniciativa une história e conscientização. “Na minha opinião, representa um resgate histórico da árvore símbolo do nosso país, ao mesmo tempo que ajuda a cuidar de uma espécie nativa ameaçada de extinção, e apresenta a importância de proteger a biodiversidade como forma de educação ambiental e sustentabilidade”, afirma.
O presidente da Coopercocal, Altair Lorival De Mélo, o Belha, destaca que a ação busca deixar uma mensagem para as novas gerações. “Plantar o pau-brasil é valorizar a nossa história e, ao mesmo tempo, cuidar da natureza. Queremos que os estudantes acompanhem o crescimento dessas árvores e entendam que preservar hoje é garantir um ambiente melhor para as próximas gerações.” Além do valor histórico, o pau-brasil contribui para os ecossistemas ao oferecer abrigo e alimento para a fauna e fazer parte da vegetação nativa.
Geral
Mais de 300 pessoas são atendidas no primeiro dia do Bazar Aliança no Rio Maina
A 5ª edição do Bazar Beneficente Aliança atendeu mais de 300 pessoas neste sábado (26). O evento, realizado no Comunitário do bairro Vila Isabel, na região do Rio Maina, continua neste domingo (27), das 9h às 12h.
As amigas Rosangela Resende e Cleusa Barcki foram as primeiras a serem atendidas. Donas de brechós no Balneário Rincão e no bairro Tereza Cristina, em Içara, respectivamente, elas chegaram às 15h de sexta-feira para garantir um lugar na fila. Passaram a noite no local para ter prioridade na escolha das mercadorias que pretendem revender. Quando o atendimento começou, às 8h de sábado, 124 senhas já haviam sido distribuídas.
“É o melhor brechó, disparado”, afirma Rosângela, enquanto leva as primeiras compras para o carro e se prepara para voltar à fila. Cleusa conta que veio em busca de utensílios e que este é o terceiro ano em que participa do evento.
Bazar anual
Realizado anualmente pelo Centro Espírita Beneficente União do Vegetal, o bazar envolve quase 100 voluntários. Neste ano, foram disponibilizados mais de 7 mil itens, entre eletrodomésticos, objetos de decoração, móveis, brinquedos, roupas e calçados, em bom estado e a preços acessíveis.
Segundo o coordenador do bazar, Moisés Costa, o valor arrecadado será destinado a ações filantrópicas e a atendimentos nas áreas social, educacional e médico-hospitalar, em colaboração com a Associação Beneficente Casa da União Estrela da Manhã. “O evento é uma oportunidade de contribuir para um futuro melhor e, ao mesmo tempo, aproveitar os produtos disponíveis por um bom preço. É o caso das louças esmaltadas, que são novas e estarão disponíveis em grande variedade”, comentou.
-



Geral6 anos atrásEdital Cultura Criciúma: assinatura de contratos ocorre nesta quinta-feira
-



Política5 anos atrásEdilson assume vaga na Câmara
-



Economia7 anos atrásEdital de Inovação Unesc dará fomento financeiro para projetos da região
-



Política6 anos atrásConfira os eleitos para o legislativo de Içara
-



Polícia6 anos atrásImagens da madrugada de crimes e pânico em Criciúma
-



Geral6 anos atrásConfirmados os nove vereadores da nova Câmara do Rincão
-



Polícia6 anos atrásNoite de terror em Criciúma
-



Imagens9 anos atrásCidades


















