Conecte-se conosco

Blog Anderson de Jesus

GAECO deflagra operação “Mercadores da Morte” para combater cartel na prestação de serviço funerário

Publicado

em

O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), em apoio à 29ª Promotoria de Justiça da Capital e à 6ª Promotoria de Justiça de Criciúma, deflagrou na manhã desta terça-feira a operação “Mercadores da Morte”. Estão sendo cumpridos 20 mandados de busca e apreensão a fim de apurar suposto crime contra a ordem econômica, conhecido como cartel, crime na relação de consumo e crime contra a paz pública. 

O procedimento investigatório criminal foi instaurado em 2022 e desde então a 29ª Promotoria de Justiça da Capital vem apurando supostas irregularidades envolvendo a prestação de serviços funerários. Segundo a apuração, o esquema teria começado em Florianópolis e estaria se expandindo para Criciúma, utilizando o mesmo modus operandi. Empresas do ramo funerário estariam estabelecendo regras e valores superfaturados dos serviços e juntas estariam controlando os preços para que não haja concorrência.  

Participam da operação 118 Policiais que integram o GAECO e os mandados estão sendo cumpridos em Florianópolis, São José e Criciúma.  Até o momento já foram apreendidos documentos relacionados a edital de concorrência pública, documentos relacionados a renovação, celulares, dinheiro, entre outros. 

 GAECO  

O GAECO é uma força-tarefa composta, em Santa Catarina, pelo Ministério Público de Santa Catarina, pelas Polícias Militar, Civil, Penal, Polícia Científica e Rodoviária Federal, pela Receita Estadual e pelo Corpo de Bombeiros Militar e tem como finalidade a identificação, prevenção e repressão às organizações criminosas.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

O Governo de Criciúma esclarece que a apreensão de documentos ocorrida na manhã desta terça-feira (28), no Paço Municipal Marcos Rovaris, corresponde, de acordo com informações do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), à investigação iniciada em Florianópolis, em anos anteriores, relacionada à prestação de serviços funerários.

A Administração Municipal informa que toda a documentação solicitada foi disponibilizada ao Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) e que servidores públicos se colocaram à disposição para quaisquer esclarecimentos.

A Prefeitura de Criciúma comunica, ainda, que todos os atos de contratação das empresas funerárias que prestam serviços na cidade de Criciúma ocorreram de forma legítima, observando os princípios da legalidade, da moralidade, impessoalidade e publicidade exigidos constitucionalmente.

O governo municipal reitera que se mantém à disposição da Justiça para quaisquer esclarecimentos.

Blog Anderson de Jesus

Prefeito de Cocal do Sul é Preso na Operação Fundraising

Publicado

em

O prefeito de Cocal do Sul, Fernando De Fáveri (MDB), e um servidor da prefeitura foram presos durante a segunda fase da Operação Fundraising, deflagrada na manhã desta quarta-feira, 19. A ação foi realizada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) e pelo Grupo Especial Anticorrupção (Geac), em apoio à investigação da Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos do Ministério Público de Santa Catarina.

A operação visa desarticular uma possível organização criminosa, liderada por um grupo empresarial, suspeita de desviar recursos públicos e fraudar licitações. Essa organização, segundo a investigação, buscava recrutar agentes públicos e particulares para obter ganhos ilícitos em detrimento do patrimônio público.

O grupo é acusado de direcionar processos licitatórios em diversos municípios do Estado, sob o pretexto de prestar serviços de consultoria e assessoramento para captação de recursos públicos. Esses contratos públicos, sem comprovação de atividade real, serviriam para que servidores públicos, agentes políticos e particulares recebessem vantagens indevidas.

No total, foram cumpridos 11 mandados de prisão preventiva, cinco de suspensão do exercício das funções públicas e 63 de busca e apreensão. As ações ocorreram em 23 municípios catarinenses, além de um município no Rio Grande do Sul e em Brasília/DF.

Continue Lendo

Blog Anderson de Jesus

Verceli Coral garante apoio do deputado Jessé Lopes

Publicado

em

Ex-vereador e ex-vice prefeito de Criciúma Verceli Coral ganhou apoio de peso para disputa de uma vaga no legislativo de Criciúma. Filiado ao PL ele teve o nome endossado pelo deputado Jessé Lopes e pelo seu pai, o ex-presidente da Fundação Cultural de Criciúma Júlio Lopes.

“O Verceli tem o meu apoio. Ele é Udenista, Lacerdista e Bolsonarista”, destacou Júlio. Verceli tem percorrido os bairros de Criciúma e apresentado suas propostas aos eleitores. “Tenho aproveitado bem o período pré-eleitoral. Eu conheço cada ponto da cidade e tenho energia suficiente para contribuir ainda mais”

Continue Lendo

Blog Anderson de Jesus

Vaguinho discute ônibus elétrico para modernizar e baratear o transporte coletivo de Criciúma

Publicado

em

O pré-candidato a prefeito de Criciúma pelo PSD, Vaguinho Espíndola, levantou uma discussão inovadora para o transporte público de Criciúma. Neste final de semana, Vaguinho divulgou um vídeo confirmando que já está estudando a utilização de ônibus elétricos como alternativa para baratear o valor das passagens e intensificar o programa de sustentabilidade da administração municipal.

“Cidades como Curitiba e São Paulo já utilizam esse modelo e nós iniciamos os estudos para apresentar essa proposta no nosso plano de governo. A boa notícia é que já existem linhas de crédito para aquisição da frota elétrica e essa novidade pode resolver problemas atuais, como melhorar o valor das passagens, garantir mais conforto aos passageiros e intensificar o nosso programa de sustentabilidade”, afirma Vaguinho Espíndola.

Na gestão do prefeito Clésio Salvaro, Vaguinho foi responsável pela captação de recursos para as grandes obras executadas. Com o programa de gestão eficiente e de sustentabilidade que ele ajudou a construir, Criciúma passou a ser a primeira cidade do Brasil a contar com a frota oficial de carros elétricos.

Nas próximas semanas o pré-candidato irá intensificar o planejamento sobre adaptação do modelo para Criciúma e apresentará a proposta em detalhes durante o período eleitoral, em seu plano de governo.

Continue Lendo

Blog AJ

Blog AJ

Mais vistos

© Copyright 2007-2024 sulnoticias.com