Conecte-se conosco

Blog Anderson de Jesus

GAECO deflagra operação “Mercadores da Morte” para combater cartel na prestação de serviço funerário

Publicado

em

O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), em apoio à 29ª Promotoria de Justiça da Capital e à 6ª Promotoria de Justiça de Criciúma, deflagrou na manhã desta terça-feira a operação “Mercadores da Morte”. Estão sendo cumpridos 20 mandados de busca e apreensão a fim de apurar suposto crime contra a ordem econômica, conhecido como cartel, crime na relação de consumo e crime contra a paz pública. 

O procedimento investigatório criminal foi instaurado em 2022 e desde então a 29ª Promotoria de Justiça da Capital vem apurando supostas irregularidades envolvendo a prestação de serviços funerários. Segundo a apuração, o esquema teria começado em Florianópolis e estaria se expandindo para Criciúma, utilizando o mesmo modus operandi. Empresas do ramo funerário estariam estabelecendo regras e valores superfaturados dos serviços e juntas estariam controlando os preços para que não haja concorrência.  

Participam da operação 118 Policiais que integram o GAECO e os mandados estão sendo cumpridos em Florianópolis, São José e Criciúma.  Até o momento já foram apreendidos documentos relacionados a edital de concorrência pública, documentos relacionados a renovação, celulares, dinheiro, entre outros. 

 GAECO  

O GAECO é uma força-tarefa composta, em Santa Catarina, pelo Ministério Público de Santa Catarina, pelas Polícias Militar, Civil, Penal, Polícia Científica e Rodoviária Federal, pela Receita Estadual e pelo Corpo de Bombeiros Militar e tem como finalidade a identificação, prevenção e repressão às organizações criminosas.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

O Governo de Criciúma esclarece que a apreensão de documentos ocorrida na manhã desta terça-feira (28), no Paço Municipal Marcos Rovaris, corresponde, de acordo com informações do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), à investigação iniciada em Florianópolis, em anos anteriores, relacionada à prestação de serviços funerários.

A Administração Municipal informa que toda a documentação solicitada foi disponibilizada ao Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) e que servidores públicos se colocaram à disposição para quaisquer esclarecimentos.

A Prefeitura de Criciúma comunica, ainda, que todos os atos de contratação das empresas funerárias que prestam serviços na cidade de Criciúma ocorreram de forma legítima, observando os princípios da legalidade, da moralidade, impessoalidade e publicidade exigidos constitucionalmente.

O governo municipal reitera que se mantém à disposição da Justiça para quaisquer esclarecimentos.

Blog Anderson de Jesus

Duas chapas na disputa pelo conselho fiscal da Cooperaliança

Publicado

em

Associados da Cooperaliança de Içara se reúnem neste fim de semana para a Assembleia Geral da Cooperativa. O encontro começa na sexta-feira com debate sobre os recursos do Fates, criação de uma clínica de saúde para os associados e a aprovação das contas do último exercício. No sábado, das 8 da manhã às cinco da tarde, os associados vão se reunir para escolher o novo conselho fiscal. Duas chapas disputam o pleito. Conversei com representantes das duas na Massa FM. Ficou claro que o clima para a disputa está quente. A chapa 1 cita a ação direta do governo no processo.

“Inclusive com professoras de clube de mães fazendo reunião e pedindo voto. Os agentes públicos entraram totalmente no processo”, ressaltou Jaqueline dos Santos, integrante da Chapa 1 e que busca a reeleição. Ela destacou ainda que a Chapa 1 fiscaliza sim a cooperativa. Fez questão de destacar o bom trabalho e a saúde financeira. “A cooperativa tem superávit, tem todas as informações disponíveis para o associado e também é uma referência para o estado”, pontuou.

Já a Chapa 2 reclama do que considera falta de transparência. “É o que queremos combater. Nossa proposta é que a cooperativa crie um portal detalhado como tem a prefeitura e que a população possa ter acesso aos serviços detalhados”, ressalta Leonardo Piazza. Ele fez questão de ressaltar que os serviços prestados pela cooperativa são de qualidade. “Isso ninguém discute, mas queremos transparência. Aparece ali um financiamento de 6 milhões junto ao BRDE que ninguém sabe o que é”. Só para pontuar o financiamento em questão, é da Subestação do Balneário Rincão.

Ele também não escondeu que tem o apoio do Paço. “E é motivo de orgulho pelo trabalho que vem sendo feito pela prefeita Dalvania na cidade”. Na entrevista restou a dúvida sobre a posição da chapa 2 com relação à criação da Clínica de saúde. A proposta vai para a assembleia e precisará da aprovação dos associados. “Com todo respeito à Cermoful, mas a Cooperaliança não tem que copiar exemplos, tem que ser exemplo”.

Continue Lendo

Blog Anderson de Jesus

Inauguração e gestor confirmados para o Centro de Inovação de Criciúma

Publicado

em

O centro de Inovação de Criciúma já tem data para ser inaugurado. A estrutura deve ser entregue oficialmente no dia 19 de abril. A informação é do Presidente da Acic Valcir Zanette. Em entrevista a Massa FM ele também antecipou que a gestão da estrutura será feita pela Unesc.

Durante entrevista, o presidente da Associação empresarial também destacou a expectativa positiva para a transformação da antiga estrutura da Cecrisa em um novo parque industrial para Criciúma. “Nada mais justo que a universidade, com sua expertise, faça a gestão do Centro. É preciso reconhecer também que foi a universidade que ofertou ao estado a estrutura física que assegurou que a obra saísse do papel”.

Continue Lendo

Blog Anderson de Jesus

Depois de vazamento, Câmara declara emergência, interdita plenário e vai para o virtual

Publicado

em

O presidente da Câmara Municipal de Criciúma, Jair Alexandre (PL), acaba de decretar situação de emergência para fins de realização de sessões plenárias virtuais. A medida foi tomada devido aos problemas estruturais e elétricos ocasionados no Plenário Antônio Guglielmi Sobrinho, nos últimos dias. 

O presidente explica que a câmara aluga salas para os gabinetes dos vereadores e que uma delas, no oitavo andar, já apresentava problemas. “Inclusive, há registro de pedido de reparo ao proprietário, datado em 2021”, relata o presidente, lembrando que tal manutenção nunca foi feita. 

Até que, de acordo com Jair, na noite de segunda para terça-feira a tubulação da referida sala estourou e a água acabou chegando até o quarto andar. “Infelizmente, o plenário da câmara foi o mais prejudicado e precisaremos fazer esses ajustes”, lamenta o presidente, destacando que todas as medidas jurídicas já estão sendo devidamente encaminhadas e os reparos já estão sendo iniciados.

O decreto prevê também que a situação de emergência terá tempo indeterminado e chegará ao fim por ato da presidência, quando o ambiente físico estiver novamente apto a acolher a realização de sessões plenárias presenciais. 

O documento ainda contempla a realização de sessões ordinárias de comissões, nos termos do artigo 140 do Regimento Interno, e suspende a realização de Tribuna Livre, durante a vigência da situação de emergência. Quanto ao acesso do público ao Plenário Antônio Guglielmi Sobrinho, fica restrito durante a vigência da situação de emergência.

Continue Lendo

Blog AJ

Blog AJ

Mais vistos

© Copyright 2007-2024 sulnoticias.com