Variedades
Indígenas expõem artesanatos na Feira Solidária da Unesc
A Feira de Economia Solidária da Unesc acolheu visitantes ilustres nesta quarta-feira (16). A convite do Núcleo de Estudos Étnico-raciais, Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) da Universidade, as mulheres indígenas artesãs da aldeia Takua Hovy, de Viamão, no Rio Grande do Sul, estiveram comercializando suas peças criadas à base de fibra de bambu, pintadas com corantes naturais.
Pulseiras, chocalhos, cestas, colares, arco e flecha e uma infinidade de objetos que demonstram a cultura guarani estiveram entre os itens oferecidos. Para a indígena Ara, cujo nome civil é Jocelaine da Silva, poder mostrar um pouco da arte da sua aldeia é muito gratificante. “A gente está aqui para vender o nosso artesanato e para mostrar a nossa cultura e como sobrevivemos em uma terra indígena. Isto aqui é um pouco da nossa aldeia que vive da venda de artesanatos fabricados por nós”, explicou
Para o professor e membro do Neabi para assuntos indígenas, João Batanolli, a presença das indígenas faz parte da história dos últimos anos no campus da Universidade. “Sempre tivemos essa aproximação com essa cultura tão importante aqui da nossa região. São habitantes originários das nossas terras e que estão novamente se fazendo presentes, trazendo um pouco da sua cultura e da sua história através do artesanato”, pontuou. “Além de ser o único meio mais original de sobrevivência que eles têm”, emendou.
Batanolli lembrou, ainda, do empenho da Unesc para valorizar a cultura indígena. “Uma importante ação que temos que agradecer ao apoio do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA), do coordenador da Feira Solidária, professor Dimas Estevam de Oliveira e do Neabi”, finalizou.
A Feira de Economia Solidária acontece às quartas-feiras no hall da reitoria, no campus da Unesc.

Variedades
Miss Criciúma 2026: Ana Caroline Nazário Ribeiro é eleita em noite de glamour no Nações Shopping
A noite desta quinta-feira, dia 16, foi marcada por elegância, torcida e valorização da cultura local em Nações Shopping, em Criciúma. O espaço recebeu a grande final do Miss Criciúma 2026, que coroou Ana Caroline Nazário Ribeiro como a nova representante do município.
Na segunda colocação ficou Jhuli Cabral Moreto, enquanto o terceiro lugar terminou empatado entre Amanda Del Canale Goulart e Amanda Machado Goulart.
O concurso reuniu mais de 100 inscritas, das quais 10 foram selecionadas para a final. A escolha integrou a programação especial de comemoração dos 10 anos do shopping, reforçando a proposta de valorizar talentos locais e promover a cultura da cidade.
Durante o evento, as candidatas foram avaliadas por critérios que vão além da estética, incluindo conhecimento cultural e ambiental, domínio sobre a história de Criciúma, além de postura, simpatia, elegância e capacidade de comunicação.
De acordo com o coordenador estadual do Miss Santa Catarina, Yuri Pizzetti, o nível das participantes foi elevado.
“Tivemos um número expressivo de inscrições e candidatas muito preparadas. O concurso busca identificar quem realmente tem capacidade de representar Criciúma com conhecimento, presença e boa comunicação”, destacou.
Para o superintendente do Nações Shopping, Mário Soratto Gaidzinski, a realização do evento pelo segundo ano consecutivo consolida o concurso no calendário local.
“É uma iniciativa que valoriza talentos da cidade e fortalece nossa relação com a comunidade, especialmente neste momento em que celebramos os 10 anos do shopping”, afirmou.

Variedades
Nova Veneza apresenta candidatas à corte da Festa da Gastronomia 2026
As seis candidatas inscritas para a corte da 20ª edição da Festa da Gastronomia Típica Italiana foram apresentadas na noite desta quarta-feira (1°) em Nova Veneza. O ato de apresentação foi realizado em uma celebração no Palazzo Delle Acque, localizado na área central da cidade. Em 2026, o evento está marcado para ocorrer entre os dias 18 e 21 de junho.
“Em todos os anos, a escolha da corte da Festa da Gastronomia é um momento simbólico e festivo. Representa a continuidade da tradição, da identidade comunitária e também da promoção gastronômica, unindo gerações e atraindo olhares de visitantes de todo o Brasil para esta celebração única da gastronomia típica italiana”, frisou a prefeita de Nova Veneza, Ângela Ghislandi.
Conforme a secretária de Cultura, Esporte e Turismo de Nova Veneza, Izabelle Amboni Destro, a corte é formada por uma rainha e duas princesas e possui um papel fundamental durante a festa, representando oficialmente o município, sua cultura e identidade gastronômica aos visitantes que participam da programação. A escolha é um momento aguardado com entusiasmo pela população e organizadores.
“A rainha e suas princesas assumem ao longo do ano uma agenda de compromissos, atuando como embaixadoras da gastronomia local, da cultura italiana e das tradições da festa, além de contribuírem para ampliar o alcance da festividade em meios de comunicação, redes sociais e ações promocionais. É um momento de celebração, união e projeção cultural”, afirmou.
Próximos passos
Na noite de hoje, as candidatas se apresentaram individualmente. Posteriormente, no dia 11 de abril, às inscritas estarão no Festival de Massas e Risos na Praça Humberto Bortoluzzi, no Centro de Nova Veneza. Em seguida, no dia 17 de abril, será a primeira etapa avaliativa, também no Palazzo Delle Acque, onde ocorrerá uma conversa entre juradas e candidatas.
“Por fim, o grande momento será no dia 30 de abril, na Rua Coberta, onde a corte deste ano será escolhida durante o evento de lançamento da 20ª edição da Festa da Gastronomia Típica Italiana. Na ação, rainhas e princesas das festas anteriores também estarão presentes, unindo gerações, celebrando raízes culturais e projetando o município para além das suas fronteiras”, ressaltou a secretária.
Izabelle também ressaltou a importância da Festa da Gastronomia, que celebra a culinária, as tradições e também a hospitalidade de Nova Veneza. “Estamos com grandes expectativas quanto ao público presente, à diversidade de sabores típicos italianos, aos desfiles, apresentações culturais e à movimentação econômica na região durante os dias de programação”, pontuou.
Confira abaixo todas as participantes:
- 1 – Caroline Cavaler Ghislandi;
- 2 – Naiara Alana Leal Peçanha;
- 3 – Ana Flávia Locatelli Duminelli;
- 4 – Kyara Ferreira Neves Machado;
- 5 – Maria Luiza Topanotti Mazzorana;
- 6 – Dominique dos Santos;

Variedades
Governo de Siderópolis abre edital para seleção de projetos da Lei Aldir Blanc
O Governo Municipal de Siderópolis abriu, nesta quarta-feira, dia 1º, o edital de chamamento público nº 01/2026 para seleção de projetos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB). O edital, no valor aproximado de R$ 114 mil, é direcionado a categorias de fomento à cultura municipal.
Os interessados devem protocolar os projetos na recepção da Prefeitura e, em seguida, apresentar a documentação no Departamento de Cultura e Turismo. O prazo final será no dia 30 de abril, e a homologação dos resultados, no dia 22 de maio. O edital está disponível no site da Prefeitura e foi publicado no Diário Oficial.
“Valorizamos ações que colaboram com a preservação da memória do município, mas também projetos e eventos que reforcem o compromisso da nossa gente, assim como a união e apreciação da arte sideropolitana”, pontuou o assessor de Cultura e Turismo de Siderópolis, Arisson Fabrício Nunes.
Para os projetos sobre o patrimônio histórico, literatura, eventos e artes cênicas, serão selecionados dois projetos de cada categoria. Já as propostas ligadas à cultura popular e ao espaço cultural terão um projeto selecionado cada. E os projetos de música, três.

-



Geral6 anos atrásEdital Cultura Criciúma: assinatura de contratos ocorre nesta quinta-feira
-



Política5 anos atrásEdilson assume vaga na Câmara
-



Economia6 anos atrásEdital de Inovação Unesc dará fomento financeiro para projetos da região
-



Política5 anos atrásConfira os eleitos para o legislativo de Içara
-



Polícia5 anos atrásImagens da madrugada de crimes e pânico em Criciúma
-



Geral5 anos atrásConfirmados os nove vereadores da nova Câmara do Rincão
-



Polícia5 anos atrásNoite de terror em Criciúma
-



Imagens9 anos atrásCidades


















