Blog Anderson de Jesus
Lula e Flávio Bolsonaro chegam à última semana antes do 2º turno em empate técnico, aponta pesquisa
Levantamento BTG/Nexus mostra diferença inferior a um ponto percentual; entre os votos válidos, candidato do PL tem 50,3%, contra 49,7% do petista
A disputa pela Presidência da República segue equilibrada na reta final da campanha. Pesquisa BTG/Nexus divulgada nesta segunda-feira (19) aponta Flávio Bolsonaro (PL) com 46,5% das intenções de voto e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 45,9% em uma simulação de segundo turno.
A distância entre os candidatos é de apenas 0,6 ponto percentual. Como a margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais, os resultados configuram empate técnico.
Brancos, nulos e eleitores que afirmaram não votar em nenhum dos dois candidatos somam 4,7%. Outros 2,9% não souberam responder ou preferiram não informar sua escolha.
Diferença diminuiu nos votos válidos
Quando são considerados somente os votos válidos, com a exclusão de brancos, nulos e indecisos, Flávio Bolsonaro aparece com 50,3%, enquanto Lula registra 49,7%.
Na pesquisa anterior do instituto, divulgada em 13 de outubro, Flávio tinha 51,6% dos votos válidos, ante 48,4% do atual presidente. A nova rodada mostra, portanto, uma redução da distância numérica entre os dois concorrentes.
Os dados foram coletados antes do debate entre os candidatos exibido pela Band no domingo (18).
Maioria afirma já ter definido o voto
O levantamento também investigou o grau de definição das escolhas eleitorais. Segundo os dados divulgados pela Nexus, 90,9% dos entrevistados afirmaram que já decidiram em quem votar e não pretendem mudar de posição até o segundo turno.
Outros 8,4% disseram que ainda podem trocar de candidato, enquanto 0,7% não souberam responder.
Entre os eleitores de Flávio Bolsonaro, 94,5% declararam ter a decisão consolidada. No grupo que pretende votar em Lula, o índice é de 94%.
Como foi feita a pesquisa
A 18ª rodada do levantamento BTG/Nexus ouviu 2.002 pessoas com 16 anos ou mais, por telefone, entre os dias 16 e 18 de outubro. A pesquisa abrangeu as 27 unidades da Federação e tem margem de erro de dois pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.
O estudo foi contratado pelo banco BTG Pactual e registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-04499/2026.
Blog Anderson de Jesus
Jorginho, Moro e Zucco fazem ato pró Bolsonaro e reúnem 50 mil em Florianópolis
No palanque da motociata em Florianópolis, o governador Jorginho Mello usou a condição de anfitrião para agradecer a reeleição e cobrar empenho dos apoiadores na reta final. Citou Santa Catarina como modelo ao dizer: “Ah, se o Brasil fosse Santa Catarina”. Defendeu ainda que os três estados do Sul atuem juntos para ampliar a votação de Flávio Bolsonaro.
Sergio Moro, eleito governador do Paraná, falou em articulação entre os governadores eleitos e os senadores da região e avisou que a mobilização precisa continuar: “Não podemos nos acomodar”. Aproveitou para criticar o governo de Luiz Inácio Lula da Silva e defender a eleição do candidato do PL. Os dois discursos seguiram a mesma linha: a vitória nas urnas estaduais serve de ativo para a campanha presidencial, e o Sul é tratado como reserva de votos a ser mobilizada. Os governadores não detalharam como pretendem transformar a união regional em votos.
O texto que você colou termina cortado no nome do candidato. Se houver mais trechos, como a fala de Zucco ou de Hang, mande que eu incorporo. Posso também juntar esta nota à anterior sobre o ato.
Blog Anderson de Jesus
Jandir Soratto decide se afastar da política
Ex-prefeito enviou nota a imprensa afirmando que decisão é pessoal
O ex-prefeito de Içara, Jandir Soratto, está, pelo menos por ora, fora do processo político. A decisão foi oficializada através de nota encaminhada à imprensa. Segundo Jandir a decisão é de cunho pessoal e leva em consideração a necessidade de dar atenção a sua atividade profissional e também a compromissos familiares.
Vice de Dalvânia no primeiro mandato, Jandir vinha sendo cotado para disputar a presidência da Cooperaliança no pleito de 2027. O nome dete também era visto como opção para a disputa do governo da cidade em 2028. Agora, com Jandir fora do cenário cresce a possibilidade da disputa pelo comando da cooperativa ocorrer com uma chapa de consenso entorno do nome de Dóia Guglielmi
Blog Anderson de Jesus
Datafolha aponta empate técnico entre Lula e Flávio Bolsonaro no segundo turno
Pesquisa divulgada nesta quinta-feira (15) mostra o candidato do PL com 47% das intenções de voto, contra 45% do presidente; diferença está dentro da margem de erro.
A disputa pela Presidência da República segue acirrada, segundo a nova pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (15). Flávio Bolsonaro (PL) aparece com 47% das intenções de voto, enquanto Luiz Inácio Lula da Silva (PT) registra 45%. Como a margem de erro é de dois pontos percentuais, os dois estão em empate técnico.
No cálculo dos votos válidos, que desconsidera os eleitores que pretendem votar em branco ou nulo e os indecisos, Flávio soma 51%, ante 49% de Lula.
Flávio oscila para baixo, e Lula mantém percentual
Na comparação com o levantamento anterior do instituto, Flávio Bolsonaro passou de 49% para 47% das intenções de voto. Lula permaneceu com 45%.
O percentual de entrevistados que pretendem votar em branco, anular o voto ou não escolher nenhum dos dois candidatos subiu de 5% para 6%. Já a parcela de indecisos passou de 1% para 2%.
As variações indicam mudanças nas respostas dos entrevistados, mas devem ser analisadas considerando a margem de erro da pesquisa.
Dados da pesquisa Datafolha
O levantamento foi encomendado pelo jornal Folha de S.Paulo e ouviu 2.520 pessoas com 16 anos ou mais entre os dias 13 e 15 de outubro.
A pesquisa tem margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e nível de confiança de 95%. O registro na Justiça Eleitoral é BR-00466/2026.
-
Geral6 anos atrásEdital Cultura Criciúma: assinatura de contratos ocorre nesta quinta-feira
-
Política5 anos atrásEdilson assume vaga na Câmara
-
Economia7 anos atrásEdital de Inovação Unesc dará fomento financeiro para projetos da região
-
Política6 anos atrásConfira os eleitos para o legislativo de Içara
-
Polícia6 anos atrásImagens da madrugada de crimes e pânico em Criciúma
-
Geral6 anos atrásConfirmados os nove vereadores da nova Câmara do Rincão
-
Polícia6 anos atrásNoite de terror em Criciúma
-
Imagens9 anos atrásCidades
