Blog Anderson de Jesus
Noi Coral assume a presidência da AMREC
O prefeito de Morro da Fumaça, Agenor Coral, o Noi, assumiu nesta sexta-feira a presidência da presidente da Associação de Municípios da Região Carbonífera (AMREC). Ele assume o cargo no ano que seria destinado ao partido progressista (PP), sucedendo o prefeito de Forquilhinha, José Cláudio Gonçalves, o Neguinho (PSD).
No discurso de despedida Neguinho agradeceu a todos para colaboração no seu mandato, e conclamou os prefeitos a continuar trabalhando. “Nós temos que trabalhar para nossa região. Vamos avançando”, declarou. Ele ainda listou algumas demandas que foram bandeiras do seu mandato e frisou o pedido ao representante do Governo do Estado e subchefe da Casa Civil, Natan Monteiro, e ao novo presidente da AMREC a defesa pela reposição do efetivo policial civil e militar, e o Aeroporto Diomicio Freitas, como aeroporto de cargas para o desenvolvimento da região sul.
O recém-empossado presidente da AMREC, Agenor Coral, o Noi, disse que assumir a Associação é um momento especial. “Assumo esse desafio, pois gosto de encarrar desafios, principalmente quando são bem difíceis. Vou dar o meu melhor para estar realizando um bom mandato e honrar a confiança dos prefeitos”, comentou Noi. Segundo ele, a prioridade das demandas são saúde e segurança pública, assim como a busca de recursos para ampliar a nova sede da AMREC.
Morro da Fumaça na AMREC
Noi será o 40º presidente da AMREC e o terceiro prefeito de Morro da Fumaça, que assume a presidência da Associação. Antes, Augusto Cesar Cancelier em 1988, e depois Claudio Vasconcelos em 2004, ocuparam o cargo.
Rodízio
Pelo estatuto da AMREC, a eleição funciona num rodízio entre os partidos. No primeiro ano de mandato o partido com maior número de prefeitos. No caso o MDB, de Jorge Koch, com cinco (Orleans, Balneário Rincão, Treviso, Lauro Muller e Cocal do Sul). No segundo ano seria o PSDB, que tem três prefeitos (Criciúma, Siderópolis e Nova Veneza), mas num acordo com o PSD, os partidos inverteram os anos de posse. Assumindo o prefeito de Forquilhinha, José Claudio Gonçalves, em 2022.
Passe 2023 é a vez do PP (Içara, Morro da Fumaça e Urussanga). Já no próximo ano, que seria do PSD pela ordem, será a vez do PSDB.
Histórico da Associação
A AMREC foi fundada em 25 de abril de 1983 com sete municípios: Criciúma, Içara, Lauro Müller, Morro da Fumaça, Nova Veneza, Siderópolis e Urussanga. Depois, os municípios de Forquilhinha, Cocal do Sul e Treviso passaram a fazer parte da AMREC. Em 18 de maio de 2004, a entidade oficializou a sua 11ª cidade integrante, com a entrada de Orleans e, no dia 9 de abril de 2013, o município de Balneário Rincão passou a integrar oficialmente a AMREC. Hoje, a Associação conta com 12 municípios e tem uma população superior a 468 mil habitantes.
CONSELHO EXECUTIVO – 2022
Presidente: Prefeito de Morro da Fumaça, Agenor Coral (Pp);
1º Vice-Presidente: Prefeito de Nova Veneza, Rogério Frigo (Psdb);
2º Vice-Presidente: Prefeito de Balneário Rincão, Jairo Celoy Custódio (Pmdb);
1º Secretário: Prefeito de Lauro Muller, Saionara Bora (Mdb);
2º Secretário: Prefeito de Forquilhinha, José Cláudio Gonçalves (Psd);
1º Tesoureiro: Prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro (Psdb);
Titulares Do Conselho Fiscal
• Prefeito de Treviso, Valério Moretti (Mdb);
• Prefeito de Içara, Dalvania Cardoso (Pp);
• Prefeito de Urussanga, Luiz Gustavo Cancelier (Pp);
Suplentes do Conselho Fiscal
– Prefeito de Siderópolis, Ângelo Franqui Salvaro (Psdb);
– Prefeito de Orleans, Jorge Luiz Koch (Mdb).
Blog Anderson de Jesus
Sem Jorginho debate da Acaert perde em emoção
O encontro promovido pela Associação Catarinense das Emissoras de Rádio e Televisão prometia ser intenso. A expectativa era de que o Governador Jorginho Mello estivesse presente e que ele pudesse fazer o contraponto aos ataques de João Rodrigues e Gelson Merísio. Ficou apenas na expectativa. Jorginho reassumiu o Governo e afirmou que fazia isso para dar uma resposta aos catarinenses impactados pelas cheias. Ao chegar em Criciúma por volta do meio dia, uma hora depois do debate acabar, afirmou que “isso é mais importante que ficar em um debate improdutivo que não leva a nada”. A ausência, claro foi motivo de ataques. Rodrigues e Merísio afirmaram que Jorginho não apareceu porque teve medo. “ E ai para justificar sua ausência ainda tirou a vice governadora porque não deve confiar nela, porque acha que ela é mulher e não tem competência. Essa é a cabeça dele, fez mais um deserviço”, argumentou Rodrigues, que teve o discurso repetido por Merísio.
Seguiu no alvo
Mesmo ausente Jorginho seguiu no alvo. Foi criticado por Merísio que o acusou de estar em um mundo de faz de conta. “Mentiu tanto fazendo propaganda que acabou acreditando nela”. Rodrigues manteve o foco na saúde. “Tem mais de 100 mil na fila, sem atendimento e outros 300 mil esperando para entrar. Houve avanços, eu reconheço que sim, mas tem muito que melhorar”.
O debate teve como principais temas a Saúde, a Infraestrutura, a violência contra as mulheres, o enfrentamento das cheias e a educação. Em meio a tudo isso, Rodrigues e Merísio ressaltaram a importância de um segundo turno. “Porque ai vamos debater de fato as questões importantes para o estado. Imagina um debate com dois candidatos da Direita”, pontuou João Rodrigues. “Eu defendo sim a importância de um segundo turno, mas discordo. Entendo que o melhor é com um da direita e outro da esquerda”, rebateu Merísio.
E o “Ralfão”
O terceiro nome do debate foi Ralf Zimmer. Ele mais uma vez rivalizou com Rodrigues em vários momentos. “Está dormindo, não está prestando atenção ao debate? Vou deixar para você eleitor um recado pegue o 2 do Jorginho, o 5 do João e vote no Ralfão”, disparou. Ao final ele admitiu que não é o favorito. “Mas vou trabalhar para que um dia eu possa ser. Não posso reclamar do time pequeno, da estrutura menor porque eu sabia disso”.
E os próximos
Depois da ausência de hoje de Jorginho no encontro da Acaert a dúvida fica sobre a participação do governador em outros encontros que estão programados para a ND e também na NSC
Blog Anderson de Jesus
A Criciúma que se revela na hora da dor…
Antes de qualquer coisa, é preciso deixar claro que isso não é uma crítica ao prefeito Vaguinho, ou aos gestores anteriores. Essa é apenas uma constatação de alguém que, em meio à chuva, percorreu uma Criciúma que pouco aparece. A Criciúma que se revela em meio à dor não é a Criciúma dos parques, não é a Criciúma que desponta como terra de oportunidades, a Criciúma que inova e se desenvolve.
A Criciúma que emerge quando o rio sobe é a Criciúma das desigualdades, de uma gente que, por falta de oportunidades, precisou morar perto do rio, que por falta de dinheiro foi morar onde deu e que, infelizmente, quando a natureza se rebela, vê a água levar tudo daquele quase nada que tinha para o seu dia a dia.
Acompanho as cheias de Criciúma desde o final dos anos 1990, e as vítimas são as mesmas, os bairros são os mesmos, as dores se repetem. Não se trata de apontar o dedo para aqui ou para acolá, e sim de entender que esses bairros, essa periferia onde gente de bem tenta dar certo, também precisam de atenção.
Esse não é um problema exclusivo de Criciúma, nem da nossa região — e isso é fato. Mas é evidente que está na hora de enxergar Criciúma por inteiro e dar a essa periferia o mesmo vigor que a gente vê abundar naquela Criciúma que todo dia ganha as nossas manchetes.
Blog Anderson de Jesus
Criciúma mobiliza equipes após forte chuva; escola e UBS do Paraíso fecham temporariamente
A Prefeitura de Criciúma mantém equipes mobilizadas nesta segunda-feira (21) para monitorar e atender os impactos provocados pelo alto volume de chuva registrado em poucas horas no município.
A Defesa Civil monitora rios e áreas de risco, além de atender ocorrências registradas pela comunidade. As demais equipes municipais seguem de prontidão para os atendimentos necessários.
Escola e UBS do Paraíso fecham como medida preventiva
Entre as medidas adotadas, a Prefeitura suspendeu as aulas na Escola Linus João Rech, no bairro Paraíso, durante o período da manhã. Os alunos foram encaminhados pelo transporte escolar até a sede do Programa de Jornada Ampliada Escolar (PROJAE), no bairro Pinheirinho.
A Unidade Básica de Saúde (UBS) do Paraíso também precisou fechar temporariamente. As equipes que atuavam no local foram remanejadas para a UBS do Pinheirinho.
Recomendações para a população
A orientação geral é evitar áreas alagadas ou com acúmulo de água. Quem mora ou circula próximo a rios, córregos e outros pontos sujeitos a alagamento deve ficar atento à elevação do nível da água.
Cuidados no trânsito
Motoristas devem reduzir a velocidade, aumentar a distância entre veículos e redobrar a atenção a lâminas d’água e pontos de alagamento. A travessia de trechos cobertos por água — a pé ou de veículo — deve ser evitada.
-
Geral6 anos atrásEdital Cultura Criciúma: assinatura de contratos ocorre nesta quinta-feira
-
Política5 anos atrásEdilson assume vaga na Câmara
-
Economia7 anos atrásEdital de Inovação Unesc dará fomento financeiro para projetos da região
-
Política6 anos atrásConfira os eleitos para o legislativo de Içara
-
Polícia6 anos atrásImagens da madrugada de crimes e pânico em Criciúma
-
Geral6 anos atrásConfirmados os nove vereadores da nova Câmara do Rincão
-
Polícia6 anos atrásNoite de terror em Criciúma
-
Imagens9 anos atrásCidades
