Blog Anderson de Jesus
PL elege 16 dos 40 deputados estaduais de Santa Catarina, e Ana Campagnolo é a mais votada, com 387.478 votos
O PL fez a maior bancada da Assembleia Legislativa de Santa Catarina nas eleições deste domingo (4). O partido elegeu 16 dos 40 deputados estaduais, o equivalente a 40% das cadeiras. A candidata mais votada do estado foi Ana Campagnolo (PL), com 387.478 votos.
A bancada do PL tem mais que o triplo da segunda maior, a federação formada por PT, PCdoB e PV, que elegeu cinco. Somados, os eleitos da federação, da União Progressista (4) e do MDB (4) chegam a 13, número ainda inferior ao do PL sozinho.
Ana Campagnolo já havia sido a mais votada em 2022, quando recebeu 196.571 votos e superou o recorde de Gelson Merisio, que somou 119.280 votos em 2014. Em 2026, ela quase dobrou a própria marca e chegou a mais de três vezes a votação que era o recorde estadual até 2022.
Ana Caroline Campagnolo é natural de Itajaí e formada em História pela Unochapecó, em 2011. Antes da política, foi professora e trabalhou em outras atividades em Chapecó. Foi eleita deputada estadual pela primeira vez em 2018, pelo então PSL, com 34.825 votos. Em 2022, já no PL, foi reeleita. Na Assembleia, integrou as comissões de Constituição e Justiça, de Educação e Cultura e de Ética e Decoro Parlamentar.
Confira os 40 deputados estaduais eleitos:
PL (16 vagas)
- Ana Caroline Campagnolo
- Guilherme Colombo
- Edilson Massocco
- Camilo Martins
- Jessé Lopes
- Carlos Humberto Silva
- Oscar Gutz
- Ulisses Gabriel
- Marcos da Rosa
- Maurício Peixer
- Juliana Maciel
- Willian Tonezi
- Bruno Souza
- Chica do Eskudlark
- Jair Miotto
- Marcius Machado
Federação PT, PCdoB e PV (5 vagas)
- Luciane Carminatti
- Jean Volpato
- Fabiano da Luz
- Neodi Saretta
- Padre Pedro Baldissera
Federação União Progressista (4 vagas)
- Sérgio Guimarães
- Vicente Caropreso
- Pepê Collaço
- Altair Silva
MDB (4 vagas)
- Fernando Krelling
- Mauro De Nadal
- Jerry Comper
- Tiago Zilli
PSD (3 vagas)
- Clésio Salvaro
- Mário Motta
- Napoleão Bernardes
Republicanos (3 vagas)
- Lucas Neves
- Sérgio Motta
- Anna Carolina
Podemos (2 vagas)
- Osmar Teixeira
- Fábio Botelho
PDT (1 vaga)
- Rodrigo Minotto
Novo (1 vaga)
- Odair Tramontin
Federação PSOL Rede (1 vaga)
- Marcos Abreu (Marquito)
Blog Anderson de Jesus
Sul mostra sua força e elege 14 parlamentares
Quando as urnas foram abertas neste domingo a expectativa era que o Sul pudesse pelo menos repetir o mesmo desempenho registrado em 2022. Esse foi o esforço declarado pela Acic e pelas demais entidades que desenvolveram a campanha do “Voto pelo Sul”. Mas o que se viu ao final da apuração foi uma região ainda mais bem representada. Serão 14 portas a serem batidas em busca de recursos para as obras que podem alavancar o nosso desenvolvimento.
Na capital Federal a região será representada por Zé Milton Schefer, Júlia Zanatta, Júlio Garcia, Geovânia de Sá, Giovana Mondardo, Daniel Freitas e Ricardo Guidi. As outras sete portas desta conta estão na Assembleia Legislativa. Foram reconduzidos ao cargo os deputados Tiago Zilli, Jesse Lopes, Rodrigo Minotto e Pepe Colaço. Vão debutar por lá os deputados Guilherme Colombo, Ulisses Gabriel e tem ainda o retorno de Clésio Salvaro.
Blog Anderson de Jesus
Júlia sai GIGANTE das urnas e avisa: “Futuro de Santa Catarina tem nome, sobrenome e usa tiara”
A deputada Júlia Zanatta fez história neste domingo. Candidata pelo PL essa se tornou a mais votada da história da política catarinense ao garantir uma vaga para a Câmara Federal com impressionantes 560.223 votos. Combativa e polêmica a deputada chegou a ser cotada para compor como vice a chapa de Flávio Bolsonaro. Um movimento que a fez se consolidar ainda mais em Santa Catarina. Júlia saiu das urnas gigante e fez questão de deixar claro que entende muito bem o que significa. Ao celebrar a vitória, em entrevista à Cidade em Dia ela disparou. “O Futuro de Santa Catarina tem nome, sobrenome e usa uma tiara da cabeça”. Uma frase que deixar claro o desejo da parlamentar de disputar o governo do Estado.
Nos bastidores a informação é de que Júlia, em eventual vitória de Flávio Bolsonaro, acabe ocupando o Ministério de ciência e Tecnologia. Júlia Pedroso Zanatta nasceu em Criciúma e é formada em Direito e Jornalismo. A trajetória eleitoral começou em 2020, quando disputou a Prefeitura de Criciúma e terminou em terceiro lugar, com 6.953 votos. Em 2022, foi eleita deputada federal pelo PL com 111.588 votos, a sexta maior votação do estado, e conquistou o primeiro mandato na Câmara.
Ao longo do mandato, atuou em comissões da Casa e exerceu funções de liderança partidária. Entre as pautas que defende estão a liberdade de expressão, o direito à propriedade, a legítima defesa, o armamento civil, a redução de impostos e temas ligados à família e aos valores cristãos.
Em 2026, a candidatura foi registrada pelo PL de forma isolada, sem coligação. O novo mandato, de quatro anos, começa em fevereiro de 2027.
Deputados federais eleitos em Santa Catarina
PL (7)
- Júlia Zanatta
- Jair Renan Bolsonaro
- Sargento Lima
- Daniela Reinehr
- Zé Trovão
- Ricardo Guidi
- Daniel Freitas
PT (2)
- Ana Paula Lima
- Pedro Uczai
MDB (1)
- Rafael Pezenti
Novo (1)
- Gilson Marques
PSD (1)
- Júlio Garcia
PCdoB (1)
- Giovana Mondardo
Republicanos (1)
- Geovânia de Sá
União Progressista (1)
- Zé Milton Scheffer
Podemos (1)
Ana Paula da Silva (Paulinha)
Blog Anderson de Jesus
Região tem inicio de votação tranquilo no domingo de eleições no Sul de Santa Catarina
Domingo de eleições segue tranquilo em praticamente todos os municípios da região. Em Criciúma, maior colégio eleitoral do Sul de Santa Catarina, a movimentação começou cedo. Desde as 6he20min da manhã já havia movimento de eleitores em frente aos pontos de votação. A expectativa é de que a maior parte do eleitorado aproveite para registrar seu voto pela manhã para aproveitar o restante do domingo com a família.
“Essa é sempre a minha rotina. Já registrei meu voto, acho fundamental que todo cidadão exerça esse seu direito, vote e ajude a encaminhar o Brasil naquele caminho que considere o melhor. Agora vou aproveitar para passear com a esposa”, explica o empresário e ex-presidente da CDL Zalmir Casagrande.
Diferente de outros anos os pontos de votação tiveram pouco ou nenhum derrame de santinhos. Em Criciúma, onde houve essa prática, o município tratou logo de efetuar a limpeza. Entre as ocorrências uma das que chamou a atenção foi registrada no colégio do bairro São Cristóvão. Uma mulher errou o número do candidato e quando percebeu passou a esbravejar “ladrões”, mas não houve necessidade de ação policial.
Também houve registro de diversas urnas com problemas. As falhas técnicas foram sanadas rapidamente, mas ajudaram a ampliar o tempo de espera em fila. Outro problema bastante frequente é a presença de eleitor sem documento com foto o que impede que ele possa acessar a local de votação.
A Justiça eleitoral também registrou a ausência de mesários convocados para atuarem na votação. Nestes casos o delegado de prédio define se é possível seguir o trabalho com uma pessoa a menos na equipe. Se não for possível um eleitor é convocado da fila para auxiliar nos trabalhos.
-
Geral6 anos atrásEdital Cultura Criciúma: assinatura de contratos ocorre nesta quinta-feira
-
Política5 anos atrásEdilson assume vaga na Câmara
-
Economia7 anos atrásEdital de Inovação Unesc dará fomento financeiro para projetos da região
-
Política6 anos atrásConfira os eleitos para o legislativo de Içara
-
Polícia6 anos atrásImagens da madrugada de crimes e pânico em Criciúma
-
Geral6 anos atrásConfirmados os nove vereadores da nova Câmara do Rincão
-
Polícia6 anos atrásNoite de terror em Criciúma
-
Imagens9 anos atrásCidades
