Conecte-se conosco

Blog Anderson de Jesus

Recurso garantido para ampliar o Melchiades no Balneário Rincão

Publicado

em

O presidente da Câmara de Vereadores do Balneário Rincão retornou da capital nesta terça-feira com a garantia de mais de 7 milhões de investimentos no Colégio Melchiades Bonifácio Espíndola. A unidade é da rede estadual e atende os estudantes de todo o município.

“ A escola, localizada no coração da cidade, precisava há muito tempo de uma reforma e ampliação, que atende mais de mil alunos e que carrega uma grande história. Ficamos muito felizes com o pleito atendido e sabemos que a Educação de nosso município está em constante desenvolvimento, e um espaço físico apropriado é de total importância para o ensino e aprendizado, tanto para os alunos como também para toda a comunidade escolar”, ressalta o presidente do Legislativo, Fernando Casagrande.

Ainda durante a audiência, Fernando aproveitou para trazer à pauta a reforma e ampliação da Escola de Educação Básica Gervásio Teixeira Fernandes, no Bairro Pedreiras, assunto que também já está bem encaminhado, e deverá ser feita licitação do projeto de execução em seguida. O encontro contou com a presença do deputado estadual Tiago Zilli, que foi quem fez a intermediação, além da secretária adjunta Patrícia Lueders e demais integrantes da equipe da Secretaria de Estado da Educação e gabinete do deputado.

Em entrevista à Cidade em Dia Fernando ressaltou que os vereadores podem ampliar seu papel de atuação buscando também recursos para suas cidades. A julgar pelo salário de parlamentar no Rincão a emenda assegurada para a educação no município já pagou o mandato de vereador pelos quatro anos”.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog Anderson de Jesus

Jorginho oficializa convite para reitora Ceretta na Secretaria de Educação

Publicado

em

A reitora da Unesc, Luciane Ceretta, foi oficialmente convidada pelo governador Jorginho Mello para assumir o comando da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina. A resposta ao convite deve ser anunciada na próxima semana, após o retorno do governador de uma missão oficial aos Estados Unidos.

O convite já era esperado desde que Aristides Cimadon anunciou, pelas redes sociais, sua saída da pasta. Nos bastidores, cresce a expectativa de que a resposta de Luciane Ceretta será positiva.

Caso aceite o cargo, a reitora deverá se licenciar temporariamente da função na Unesc. Durante esse período, a professora Gisele Coelho Lopes assumirá como reitora em exercício. Em diversos momentos — tanto na posse quanto em eventos recentes — Ceretta fez questão de destacar a competência de Gisele e expressar publicamente sua confiança na colega.

Continue Lendo

Blog Anderson de Jesus

Inflação desacelera em abril, mas alimentos e remédios continuam pesando

Publicado

em

A inflação oficial do país fechou abril em 0,43%, segundo o IBGE. O resultado representa uma desaceleração frente a março (0,56%) e fevereiro (1,31%), mas ainda é o maior índice para abril desde 2023. No acumulado de 12 meses, o IPCA chega a 5,53%, acima do teto da meta do governo.

Alimentos e produtos farmacêuticos foram os principais responsáveis pela alta. O grupo alimentação subiu 0,82%, com destaque para batata (18,29%), tomate (14,32%) e café moído (4,48%) — este último acumula alta de 80,2% em 12 meses. Por outro lado, o arroz teve queda de 4,19% e ovos, de 1,29%.

Os remédios subiram 2,32% após o reajuste de até 5,09% autorizado pelo governo.

O único grupo em queda foi o de transportes (-0,38%), puxado por passagens aéreas (-14,15%) e queda nos combustíveis.

Apesar da desaceleração nos serviços, os preços monitorados (como medicamentos e energia) aceleraram.

O INPC, que mede a inflação para famílias com renda de até cinco salários mínimos, fechou abril com alta de 0,48%.

Continue Lendo

Blog Anderson de Jesus

Unesc empossa reitoria para novo mandato e celebra liderança feminina histórica

Publicado

em

A noite desta quarta-feira (7) marcou um capítulo especial na trajetória da Unesc. Em sessão solene realizada no Auditório Ruy Hülse, tomaram posse para o mandato 2025-2029 a reitora Luciane Bisognin Ceretta e a vice-reitora Gisele Silveira Coelho Lopes, também diretoras da Fundação Educacional de Criciúma (Fucri). A cerimônia reuniu lideranças acadêmicas, comunitárias e políticas, reforçando o protagonismo da Universidade como instituição comunitária.

Pela primeira vez, a Unesc será comandada por uma chapa 100% feminina, eleita com participação expressiva: foram 11.228 votos, um crescimento de 30% em relação ao último pleito. Luciane inicia seu terceiro mandato reafirmando o compromisso com uma Universidade mais democrática, inclusiva e voltada ao desenvolvimento regional.

“Cada voto recebido representa confiança e respeito. Temos um compromisso diário com cada integrante da nossa comunidade acadêmica. O diálogo e a ética guiam todas as nossas decisões”, afirmou a reitora.

Expansão e consolidação

Desde que Luciane assumiu a reitoria em 2017, a Unesc saltou de 12 mil para quase 18 mil estudantes em 2025, reunindo uma comunidade acadêmica com cerca de 20 mil pessoas. O plano para os próximos anos inclui manter o crescimento com foco na excelência acadêmica, ampliação da infraestrutura e fortalecimento da permanência estudantil.

A expansão territorial também está no radar. A Unesc já conta com campus em Araranguá e projeta presença em Tubarão.

“Como Universidade Comunitária, nosso compromisso é estar presente em todo o Sul catarinense”, destacou.

Reconhecimento e conquistas

A Unesc vive uma fase de grandes transformações. Mais de R$ 65 milhões foram investidos em infraestrutura nos últimos anos, com novos laboratórios, clínicas e a nova sede do Centro Especializado em Reabilitação (CER). O campus de Araranguá foi consolidado, e a graduação passou a adotar metodologias ativas, por meio do modelo Graduação Multi.

Entre os reconhecimentos, a Unesc conquistou nota máxima no MEC (presencial e EAD), integra o ranking das 150 melhores universidades da América Latina (THE) e está entre as 20 melhores instituições não estatais do Brasil, segundo o RUF (Folha de S.Paulo).

Na pesquisa, foram R$ 26 milhões investidos com recursos próprios, tornando a Unesc a número 1 entre as comunitárias catarinenses. A extensão universitária também cresceu, com aumento de 83% nos atendimentos em saúde e a criação de projetos como a Escola de Lideranças Comunitárias.

“A missão agora é consolidar essas conquistas e avançar em áreas estratégicas, como a internacionalização, que já cresceu mais de 30% com 64 acordos firmados”, pontuou a vice-reitora Gisele Lopes.

Ato conduzido pelo prefeito de Criciúma

A cerimônia de posse foi conduzida pelo prefeito Vagner Espindola, o Vaguinho, em reconhecimento à ligação histórica entre a Unesc e o município, já que a Universidade nasceu de uma iniciativa do Governo Municipal em 1968.

“A Unesc é parte da alma de Criciúma. É uma honra participar deste momento e fortalecer a parceria com uma instituição que contribui tanto para o desenvolvimento da nossa cidade”, afirmou o prefeito.

Lideranças reconhecidas

A reitora Luciane Ceretta é doutora em Ciências da Saúde, professora há 30 anos, presidente da Acafe e conselheira estadual e nacional de Educação. Já a vice-reitora Gisele Lopes é doutora em Administração e atua como pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão, além de integrar entidades como a Acic e o Foprop.

“Estamos comprometidas com uma gestão sólida, inovadora e humana, à altura da grandeza da Unesc”, finalizou Gisele.

Continue Lendo

Blog AJ

Blog AJ

Mais vistos