Conecte-se conosco

Blog Anderson de Jesus

Rio Maina e São Defende reúnem mais de 500 pessoas no “Fala Comunidade”

Publicado

em

Os encontros macrorregionais do “Fala Comunidade”, realizados pelo pré-candidato a prefeito de Criciúma, Vaguinho Espíndola (PSD), em conjunto com o prefeito Clésio Salvaro, estão movimentando os bairros de Criciúma e provocando discussões sobre o futuro da cidade. Nesta quarta e quinta-feira, 24 e 25 de julho, o Distrito de Rio Maina e o Bairro São Defende foram os palcos das conversas, reunindo mais de 500 pessoas. Já na próxima semana, as agendas seguem para a Santa Luzia, Quarta Linha e Próspera.

Para Vaguinho, a proximidade com as pessoas é a melhor forma de ouvir ideias e entender as necessidades que deverão ser contempladas no futuro plano de governo. “Trocando ideias com as pessoas conseguimos tomar decisões mais alinhadas com as suas necessidades e expectativas. E os nossos encontros têm sido assim, repletos de boas ideias e informações valiosas para o futuro de Criciúma”, avalia.

De acordo com o prefeito Clésio Salvaro, o Fala Comunidade é trazer a sociedade para discutir a cidade.“Essa iniciativa demonstra nosso jeito de fazer política: é perto das pessoas e é com muito trabalho. Tudo isso não é sobre política, é sobre trabalho e sobre o futuro de Criciúma”, completa.

Agenda
Os próximos encontros do “Fala Comunidade” serão:
• Santa Luzia: 29/07, a partir das 19h30min no Ginásio Adnir Rabelo, Loteamento Camélia;
• Quarta Linha: 31/07, a partir das 19h30min, em local a definir;
• Próspera: 01/08, a partir das 19h30min, na sede da Imbralit;
• Naspolini: 06/08, a partir das 19h30min, em local a definir;
• Nossa Senhora da Salete: 07/08, a partir das 19h30min, em local a definir.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog Anderson de Jesus

SC pode reconhecer guardas municipais como força policial em medida inédita

Publicado

em

Santa Catarina pode ser o primeiro estado do Brasil a reconhecer formalmente a Guarda Municipal como força policial. A medida está prevista em uma Proposta de Emenda à Constituição Estadual (PEC) protocolada na Assembleia Legislativa de SC (Alesc) pelo deputado Napoleão Bernardes (PSD).

O que prevê a PEC das guardas municipais?

A proposta se baseia em uma decisão recente do Supremo Tribunal Federal (STF), que validou leis permitindo que agentes municipais atuem na segurança urbana. O entendimento do STF autoriza as guardas municipais a realizarem policiamento ostensivo, prevenirem crimes e efetuarem prisões em flagrante.

“A segurança pública de SC já é referência nacional, mas precisamos de reforço no efetivo. Essa PEC fortalece a segurança, garantindo suporte legal para cidades que já possuem guarda armada, como Florianópolis, Balneário Camboriú, São José e Chapecó“, afirma Napoleão Bernardes.

Qual o impacto da medida para a segurança pública de SC?

A PEC também permite que o Governo do Estado firme acordos de cooperação com prefeituras, viabilizando capacitação técnica dos guardas municipais e fornecimento de equipamentos, armas e munições.

O texto ainda precisa da assinatura de 14 deputados para iniciar a tramitação na Alesc. Caso avance, será analisado em comissões temáticas antes de seguir para votação no plenário da Assembleia Legislativa de SC.

Próximos passos na Alesc

  • Coleta de assinaturas dos parlamentares para viabilizar a PEC.
  • Análise em comissões responsáveis por segurança pública.
  • Discussão e votação em plenário.

A proposta gera debate sobre o fortalecimento da segurança pública em SC e pode influenciar outros estados brasileiros a adotarem medidas semelhantes.

Continue Lendo

Blog Anderson de Jesus

Assembleia Legislativa define prioridades da Bancada do Sul em reunião com deputados

Publicado

em

Dando continuidade ao ciclo de reuniões com as bancadas regionais, o presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), Julio Garcia (PSD), se reuniu nesta quarta-feira (12) com os deputados que integram a Bancada do Sul. O encontro teve como objetivo definir as demandas prioritárias da região, que serão levadas ao debate no Legislativo estadual.

“As bancadas regionais são um instrumento extraordinário de trabalho e aproximam a Assembleia da sociedade. Estamos definindo as prioridades e, a partir delas, iremos trabalhar”, destacou Julio Garcia.

Infraestrutura é foco da Bancada do Sul

As obras de infraestrutura foram um dos principais pontos debatidos na reunião. Segundo o coordenador da bancada, deputado Pepê Collaço (PP), há diversas demandas estratégicas para o desenvolvimento da região, que serão levadas ao governo do Estado.

Entre as obras defendidas pelos parlamentares, destacam-se:
Redragagem do Rio Tubarão
Celeridade nas obras da SC-108, que será o novo anel viário de Criciúma
Continuidade da ligação entre Içara e Criciúma

“São muitas obras estratégicas para o desenvolvimento da nossa região e que estamos pleiteando junto ao governo do Estado”, ressaltou Pepê Collaço.

Quem integra a Bancada do Sul?

A Bancada do Sul é composta pelos seguintes deputados estaduais:

  • Julio Garcia (PSD)
  • Pepê Collaço (PP)
  • Jessé Lopes (PL)
  • José Milton Scheffer (PP)
  • Rodrigo Minotto (PDT)
  • Soratto (PL)
  • Tiago Zilli (MDB)
  • Volnei Weber (MDB)

O papel das bancadas regionais na Alesc

As bancadas regionais foram institucionalizadas na Assembleia Legislativa em 2023. Desde então, os 40 deputados estaduais são organizados conforme a região que representam, divididos em cinco colegiados suprapartidários:

Bancada do Sul
Bancada do Norte
Bancada do Oeste
Bancada da Serra
Bancada da Grande Florianópolis

O objetivo das bancadas é tratar das principais demandas das regiões, buscando viabilizar projetos e soluções junto ao governo estadual e federal.

Continue Lendo

Blog Anderson de Jesus

Eleição histórica na Unesc: Luciane Ceretta é reeleita reitora com Gisele Lopes de vice

Publicado

em

A eleição para a reitoria da Unesc mobilizou um grande número de eleitores nesta terça-feira (11), resultando na reeleição de Luciane Bisognin Ceretta para um terceiro mandato. Pela primeira vez na história da Universidade, a gestão será formada por uma chapa 100% feminina, com Gisele Silveira Coelho Lopes assumindo como vice-reitora. A posse da nova gestão, que comandará a instituição de 2025 a 2029, está marcada para 30 de junho.

Votação expressiva reforça aprovação da reitora

Luciane e Gisele receberam 11.228 votos, um crescimento de 30% em relação à última eleição, mantendo o índice de 97% de aprovação. Para a reitora, o resultado demonstra o reconhecimento da comunidade acadêmica ao trabalho desenvolvido.

“Receber essa expressiva votação e a confiança da nossa comunidade acadêmica é uma grande honra e responsabilidade. O resultado reflete nosso compromisso com a excelência no ensino, inclusão e desenvolvimento regional. Junto com a professora Gisele, seguiremos firmes no propósito de transformar vidas por meio do conhecimento”, destacou Luciane.

Compromissos da nova gestão

Durante a campanha, Luciane e Gisele reafirmaram compromissos voltados à valorização da comunidade acadêmica e ao fortalecimento da Unesc. Entre as principais propostas estão:

  • Valorização e cuidado com as pessoas
  • Sustentabilidade institucional
  • Acesso e permanência estudantil
  • Excelência em Pesquisa e Extensão
  • Compromisso com o desenvolvimento regional
  • Expansão da Universidade e novos cursos

A vice-reitora eleita também destacou a importância da continuidade dos projetos. “Ser eleita vice-reitora da Unesc ao lado da professora Luciane é uma honra e um grande compromisso. O resultado reforça que estamos no caminho certo para impulsionar a Universidade como uma instituição inclusiva, inovadora e conectada com a sociedade”, afirmou Gisele Lopes.

Unesc e a eleição democrática

A Unesc é uma das poucas universidades brasileiras onde estudantes, professores e colaboradores possuem o mesmo peso na escolha da reitoria, fortalecendo a democracia interna da Instituição. A eleição ocorreu de forma híbrida, com uma chapa única, e contou com a participação de estudantes matriculados, professores e técnicos administrativos.


Conheça as líderes da Unesc

Prof.ª Dra. Luciane Bisognin Ceretta

  • Reitora da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
  • Presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe)
  • Conselheira Estadual e Nacional de Educação
  • Doutora em Ciências da Saúde
  • Professora universitária há 30 anos

Prof.ª Dra. Gisele Silveira Coelho Lopes

  • Doutora em Administração
  • Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão da Unesc
  • Diretora Executiva da Associação Empresarial de Criciúma (Acic)
  • Professora universitária há 21 anos

Continue Lendo

Blog AJ

Blog AJ

Mais vistos