Blog Anderson de Jesus
Rio Maina e São Defende reúnem mais de 500 pessoas no “Fala Comunidade”

Os encontros macrorregionais do “Fala Comunidade”, realizados pelo pré-candidato a prefeito de Criciúma, Vaguinho Espíndola (PSD), em conjunto com o prefeito Clésio Salvaro, estão movimentando os bairros de Criciúma e provocando discussões sobre o futuro da cidade. Nesta quarta e quinta-feira, 24 e 25 de julho, o Distrito de Rio Maina e o Bairro São Defende foram os palcos das conversas, reunindo mais de 500 pessoas. Já na próxima semana, as agendas seguem para a Santa Luzia, Quarta Linha e Próspera.
Para Vaguinho, a proximidade com as pessoas é a melhor forma de ouvir ideias e entender as necessidades que deverão ser contempladas no futuro plano de governo. “Trocando ideias com as pessoas conseguimos tomar decisões mais alinhadas com as suas necessidades e expectativas. E os nossos encontros têm sido assim, repletos de boas ideias e informações valiosas para o futuro de Criciúma”, avalia.
De acordo com o prefeito Clésio Salvaro, o Fala Comunidade é trazer a sociedade para discutir a cidade.“Essa iniciativa demonstra nosso jeito de fazer política: é perto das pessoas e é com muito trabalho. Tudo isso não é sobre política, é sobre trabalho e sobre o futuro de Criciúma”, completa.
Agenda
Os próximos encontros do “Fala Comunidade” serão:
• Santa Luzia: 29/07, a partir das 19h30min no Ginásio Adnir Rabelo, Loteamento Camélia;
• Quarta Linha: 31/07, a partir das 19h30min, em local a definir;
• Próspera: 01/08, a partir das 19h30min, na sede da Imbralit;
• Naspolini: 06/08, a partir das 19h30min, em local a definir;
• Nossa Senhora da Salete: 07/08, a partir das 19h30min, em local a definir.

Blog Anderson de Jesus
SC pode reconhecer guardas municipais como força policial em medida inédita

Santa Catarina pode ser o primeiro estado do Brasil a reconhecer formalmente a Guarda Municipal como força policial. A medida está prevista em uma Proposta de Emenda à Constituição Estadual (PEC) protocolada na Assembleia Legislativa de SC (Alesc) pelo deputado Napoleão Bernardes (PSD).
O que prevê a PEC das guardas municipais?
A proposta se baseia em uma decisão recente do Supremo Tribunal Federal (STF), que validou leis permitindo que agentes municipais atuem na segurança urbana. O entendimento do STF autoriza as guardas municipais a realizarem policiamento ostensivo, prevenirem crimes e efetuarem prisões em flagrante.
“A segurança pública de SC já é referência nacional, mas precisamos de reforço no efetivo. Essa PEC fortalece a segurança, garantindo suporte legal para cidades que já possuem guarda armada, como Florianópolis, Balneário Camboriú, São José e Chapecó“, afirma Napoleão Bernardes.
Qual o impacto da medida para a segurança pública de SC?
A PEC também permite que o Governo do Estado firme acordos de cooperação com prefeituras, viabilizando capacitação técnica dos guardas municipais e fornecimento de equipamentos, armas e munições.
O texto ainda precisa da assinatura de 14 deputados para iniciar a tramitação na Alesc. Caso avance, será analisado em comissões temáticas antes de seguir para votação no plenário da Assembleia Legislativa de SC.
Próximos passos na Alesc
- Coleta de assinaturas dos parlamentares para viabilizar a PEC.
- Análise em comissões responsáveis por segurança pública.
- Discussão e votação em plenário.
A proposta gera debate sobre o fortalecimento da segurança pública em SC e pode influenciar outros estados brasileiros a adotarem medidas semelhantes.

Blog Anderson de Jesus
Assembleia Legislativa define prioridades da Bancada do Sul em reunião com deputados

Dando continuidade ao ciclo de reuniões com as bancadas regionais, o presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), Julio Garcia (PSD), se reuniu nesta quarta-feira (12) com os deputados que integram a Bancada do Sul. O encontro teve como objetivo definir as demandas prioritárias da região, que serão levadas ao debate no Legislativo estadual.
“As bancadas regionais são um instrumento extraordinário de trabalho e aproximam a Assembleia da sociedade. Estamos definindo as prioridades e, a partir delas, iremos trabalhar”, destacou Julio Garcia.
Infraestrutura é foco da Bancada do Sul
As obras de infraestrutura foram um dos principais pontos debatidos na reunião. Segundo o coordenador da bancada, deputado Pepê Collaço (PP), há diversas demandas estratégicas para o desenvolvimento da região, que serão levadas ao governo do Estado.
Entre as obras defendidas pelos parlamentares, destacam-se:
Redragagem do Rio Tubarão
Celeridade nas obras da SC-108, que será o novo anel viário de Criciúma
Continuidade da ligação entre Içara e Criciúma
“São muitas obras estratégicas para o desenvolvimento da nossa região e que estamos pleiteando junto ao governo do Estado”, ressaltou Pepê Collaço.
Quem integra a Bancada do Sul?
A Bancada do Sul é composta pelos seguintes deputados estaduais:
- Julio Garcia (PSD)
- Pepê Collaço (PP)
- Jessé Lopes (PL)
- José Milton Scheffer (PP)
- Rodrigo Minotto (PDT)
- Soratto (PL)
- Tiago Zilli (MDB)
- Volnei Weber (MDB)
O papel das bancadas regionais na Alesc
As bancadas regionais foram institucionalizadas na Assembleia Legislativa em 2023. Desde então, os 40 deputados estaduais são organizados conforme a região que representam, divididos em cinco colegiados suprapartidários:
Bancada do Sul
Bancada do Norte
Bancada do Oeste
Bancada da Serra
Bancada da Grande Florianópolis
O objetivo das bancadas é tratar das principais demandas das regiões, buscando viabilizar projetos e soluções junto ao governo estadual e federal.

Blog Anderson de Jesus
Eleição histórica na Unesc: Luciane Ceretta é reeleita reitora com Gisele Lopes de vice

A eleição para a reitoria da Unesc mobilizou um grande número de eleitores nesta terça-feira (11), resultando na reeleição de Luciane Bisognin Ceretta para um terceiro mandato. Pela primeira vez na história da Universidade, a gestão será formada por uma chapa 100% feminina, com Gisele Silveira Coelho Lopes assumindo como vice-reitora. A posse da nova gestão, que comandará a instituição de 2025 a 2029, está marcada para 30 de junho.
Votação expressiva reforça aprovação da reitora
Luciane e Gisele receberam 11.228 votos, um crescimento de 30% em relação à última eleição, mantendo o índice de 97% de aprovação. Para a reitora, o resultado demonstra o reconhecimento da comunidade acadêmica ao trabalho desenvolvido.
“Receber essa expressiva votação e a confiança da nossa comunidade acadêmica é uma grande honra e responsabilidade. O resultado reflete nosso compromisso com a excelência no ensino, inclusão e desenvolvimento regional. Junto com a professora Gisele, seguiremos firmes no propósito de transformar vidas por meio do conhecimento”, destacou Luciane.
Compromissos da nova gestão
Durante a campanha, Luciane e Gisele reafirmaram compromissos voltados à valorização da comunidade acadêmica e ao fortalecimento da Unesc. Entre as principais propostas estão:
- Valorização e cuidado com as pessoas
- Sustentabilidade institucional
- Acesso e permanência estudantil
- Excelência em Pesquisa e Extensão
- Compromisso com o desenvolvimento regional
- Expansão da Universidade e novos cursos
A vice-reitora eleita também destacou a importância da continuidade dos projetos. “Ser eleita vice-reitora da Unesc ao lado da professora Luciane é uma honra e um grande compromisso. O resultado reforça que estamos no caminho certo para impulsionar a Universidade como uma instituição inclusiva, inovadora e conectada com a sociedade”, afirmou Gisele Lopes.
Unesc e a eleição democrática
A Unesc é uma das poucas universidades brasileiras onde estudantes, professores e colaboradores possuem o mesmo peso na escolha da reitoria, fortalecendo a democracia interna da Instituição. A eleição ocorreu de forma híbrida, com uma chapa única, e contou com a participação de estudantes matriculados, professores e técnicos administrativos.
Conheça as líderes da Unesc
Prof.ª Dra. Luciane Bisognin Ceretta
- Reitora da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
- Presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe)
- Conselheira Estadual e Nacional de Educação
- Doutora em Ciências da Saúde
- Professora universitária há 30 anos
Prof.ª Dra. Gisele Silveira Coelho Lopes
- Doutora em Administração
- Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão da Unesc
- Diretora Executiva da Associação Empresarial de Criciúma (Acic)
- Professora universitária há 21 anos

-
Geral5 anos atrás
Edital Cultura Criciúma: assinatura de contratos ocorre nesta quinta-feira
-
Política4 anos atrás
Edilson assume vaga na Câmara
-
Economia5 anos atrás
Edital de Inovação Unesc dará fomento financeiro para projetos da região
-
Política4 anos atrás
Confira os eleitos para o legislativo de Içara
-
Polícia4 anos atrás
Imagens da madrugada de crimes e pânico em Criciúma
-
Geral4 anos atrás
Confirmados os nove vereadores da nova Câmara do Rincão
-
Polícia4 anos atrás
Noite de terror em Criciúma
-
Imagens8 anos atrás
Cidades