Blog Anderson de Jesus
Unesc consolida presença entre as 20 universidades não estatais mais bem avaliadas do Brasil

No ano em que celebra os 55 anos e há poucos dias de ter sido reconhecida entre as dez universidades mais empreendedoras do Brasil, a Unesc reafirma a excelência no Ensino, Pesquisa, Extensão e Internacionalização. De acordo com o Ranking Universitário Folha (RUF), um dos mais renomados instrumentos de avaliação acadêmica do país, divulgado recentemente, a Instituição de Ensino Superior (IES) Comunitária do Sul se consolida como a melhor Universidade não estatal de Santa Catarina, posicionada entre as 20 melhores não estatais do Brasil. A notícia foi apresentada e comemorada junto à comunidade acadêmica nesta quarta-feira (29/11).
A coleta das informações que resulta no ranking é realizada a partir da utilização de dados nacionais, internacionais e duas pesquisas de opinião realizadas pelo Instituto Datafolha. A edição 2023 da pesquisa avaliou todas as 203 universidades brasileiras. Para qualificação, consideram-se os critérios de Ensino, Pesquisa, Mercado, Inovação e Internacionalização e um detalhado processo que mantém relação com alguns dos mais tradicionais rankings do mundo como o World University Rankings, o Times Higher Education World University Rankings e o Academic Ranking Of World Universities.
A dedicada produção científica e as conexões globais da Unesc corroboram a notável colocação. Na área da Pesquisa e da Internacionalização, a Instituição lidera o ranking entre as universidades não estatais do estado. Além disso, ocupa a terceira posição entre as IES não estatais de Santa Catarina, em Inovação, e destaca-se, em sexto lugar, no mercado educacional e no Ensino.
Segundo a reitora Luciane Bisognin Ceretta, o reconhecimento demonstra a excelência acadêmica e a constante busca por Inovação e qualidade no Ensino, características marcantes da Unesc que reafirma o compromisso com o desenvolvimento regional e a formação de profissionais de excelência em diversas áreas do conhecimento.
“Em um ano histórico para Criciúma, tanto no campo esportivo quanto no acadêmico, a cidade se destaca não apenas como um berço de talentos no futebol, mas também como um polo educacional de destaque nacional, alçando-se à elite do ensino superior brasileiro”, observa Luciane.
Conforme ela, a Unesc é uma Universidade Comunitária que demonstra esse caráter, diariamente, ao contribuir com a sociedade e com o desenvolvimento social, econômico, ambiental, cultural e esportivo da região. “Estar neste ranking tão rigoroso e seleto confirma a posição de destaque que nossa Instituição assumiu ao longo de 55 anos de história. Estamos orgulhosos deste resultado e do crescimento contínuo da nossa Unesc”, acrescenta.
Destaque na Pesquisa
Os dados levantados pelo ranking posicionam a Unesc como a melhor Universidade não estatal, em Pesquisa, em Santa Catarina. No país, a Instituição figura no seleto grupo das 15 melhores não estatais na produção científica.
Esse é um reflexo do intenso trabalho de valorização da Pesquisa pela Unesc, que possui oito Programas de Pós-graduação em nível de Mestrado e cinco em nível de Doutorado. Juntos, somam 94 grupos de Pesquisa e mais de 418 projetos em andamento.
O Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) figura entre os melhores do país, com destaque internacional, sendo o único do Brasil em Universidade não estatal com nota máxima da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
Internacionalização
A Universidade tem colhido os frutos dos investimentos em parcerias de cooperação técnico-científica e intercâmbio de estudantes com instituições estrangeiras, refletidos na sua posição no quesito de Internacionalização.
Com mais de 55 acordos internacionais, a Universidade conquistou a 12ª colocação no quesito Internacionalização. Em Santa Catarina, a Universidade lidera entre as Instituições de Ensino Superior não públicas.
Ensino e Inovação
Quando o assunto é Ensino, a Unesc ocupa o 6º lugar entre as IES não estatais de Santa Catarina e o 45º lugar no Brasil. Em Inovação, figura o 3º lugar entre as IES não estatais do estado e o 36º lugar no país.
Cursos em destaque
O reconhecimento da Unesc vai além. A instituição obteve cursos em diversas áreas do conhecimento posicionados entre os 10 melhores no RUF, considerando as Instituições Comunitárias do estado. Entre os destaques nos cursos estão 23 colocações entre os 200 melhores de todo o país. Esse resultado foi obtido com base em múltiplos indicadores, incluindo a avaliação de mercado e a qualidade de ensino.

Blog Anderson de Jesus
Eleição histórica na Unesc: Luciane Ceretta é reeleita reitora com Gisele Lopes de vice

A eleição para a reitoria da Unesc mobilizou um grande número de eleitores nesta terça-feira (11), resultando na reeleição de Luciane Bisognin Ceretta para um terceiro mandato. Pela primeira vez na história da Universidade, a gestão será formada por uma chapa 100% feminina, com Gisele Silveira Coelho Lopes assumindo como vice-reitora. A posse da nova gestão, que comandará a instituição de 2025 a 2029, está marcada para 30 de junho.
Votação expressiva reforça aprovação da reitora
Luciane e Gisele receberam 11.228 votos, um crescimento de 30% em relação à última eleição, mantendo o índice de 97% de aprovação. Para a reitora, o resultado demonstra o reconhecimento da comunidade acadêmica ao trabalho desenvolvido.
“Receber essa expressiva votação e a confiança da nossa comunidade acadêmica é uma grande honra e responsabilidade. O resultado reflete nosso compromisso com a excelência no ensino, inclusão e desenvolvimento regional. Junto com a professora Gisele, seguiremos firmes no propósito de transformar vidas por meio do conhecimento”, destacou Luciane.
Compromissos da nova gestão
Durante a campanha, Luciane e Gisele reafirmaram compromissos voltados à valorização da comunidade acadêmica e ao fortalecimento da Unesc. Entre as principais propostas estão:
- Valorização e cuidado com as pessoas
- Sustentabilidade institucional
- Acesso e permanência estudantil
- Excelência em Pesquisa e Extensão
- Compromisso com o desenvolvimento regional
- Expansão da Universidade e novos cursos
A vice-reitora eleita também destacou a importância da continuidade dos projetos. “Ser eleita vice-reitora da Unesc ao lado da professora Luciane é uma honra e um grande compromisso. O resultado reforça que estamos no caminho certo para impulsionar a Universidade como uma instituição inclusiva, inovadora e conectada com a sociedade”, afirmou Gisele Lopes.
Unesc e a eleição democrática
A Unesc é uma das poucas universidades brasileiras onde estudantes, professores e colaboradores possuem o mesmo peso na escolha da reitoria, fortalecendo a democracia interna da Instituição. A eleição ocorreu de forma híbrida, com uma chapa única, e contou com a participação de estudantes matriculados, professores e técnicos administrativos.
Conheça as líderes da Unesc
Prof.ª Dra. Luciane Bisognin Ceretta
- Reitora da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
- Presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe)
- Conselheira Estadual e Nacional de Educação
- Doutora em Ciências da Saúde
- Professora universitária há 30 anos
Prof.ª Dra. Gisele Silveira Coelho Lopes
- Doutora em Administração
- Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão da Unesc
- Diretora Executiva da Associação Empresarial de Criciúma (Acic)
- Professora universitária há 21 anos

Blog Anderson de Jesus
Depois de décadas, é dada largada para sede própria do Legislativo de Criciúma

A segunda-feira foi histórica. depois de uma longa espera a tão sonhada obra da Câmara começou a sair do papel. O novo espaço ocupará cerca de 6.700 metros quadrados, ficando localizado próximo ao ginásio e ao centro de eventos. A área construída será de 4.000 metros quadrados, abrigando plenário, plenarinho, auditório, setor administrativo, 21 gabinetes, salas para comissões, uma praça interna e estacionamento coberto. O investimento total, após a licitação, foi de R$14 milhões.
“Momento histórico para a política da cidade. No ano que completamos um século de independência vamos dar um passo para a ter a sede própria. Vamos parar de pagar aluguel e ofertar para a comunidade um atendimento muito melhor”, ressalta Márcio Daros. O pontapé de ontem também foi comemorado por ex presidentes. “Lutamos muito por isso e estava mais do que na hora de sair do papel”, ressaltou Clóvis Marcelino, que nos anos 2000 já falava do assunto. “Fiz o projeto, na época não deu certo, mas agora está finalmente começando e me sinto também parte disso”, destaca Serginho Pacheco, presidente em 2005

Blog Anderson de Jesus
Rotativo: Política pública em prol da mobilidade e da economia

Prefeito Vagner Espíndola reafirmou nesta sexta-feira que o Estacionamento Rotativo será ampliado em Criciúma e a cobrança passa a valer no dia 17. O assunto tem gerado polêmica nos bairros Comerciário, São Luiz e Pio Corrêa, que serão os beneficiados. A questão é que a expansão está em contrato e nesse ponto não há o que discutir. É preciso ressaltar também que o estacionamento, ainda que sob o esperneio de alguns, é fundamental para a mobilidade da cidade. ele ajuda o comércio, ajuda quem se desloca para Criciúma. O rotativo é um ganho para a cidade e lutar contra ele é injustificável.
Essa iniciativa configura-se como uma política pública afirmativa voltada para a mobilidade urbana, promovendo impactos positivos na organização do trânsito e na sustentabilidade. Além de contribuir para a melhoria da fluidez viária, a medida fortalece a ocupação democrática dos espaços públicos e gera benefícios econômicos, impulsionando o comércio e os prestadores de serviços.

-
Geral5 anos atrás
Edital Cultura Criciúma: assinatura de contratos ocorre nesta quinta-feira
-
Política4 anos atrás
Edilson assume vaga na Câmara
-
Economia5 anos atrás
Edital de Inovação Unesc dará fomento financeiro para projetos da região
-
Política4 anos atrás
Confira os eleitos para o legislativo de Içara
-
Polícia4 anos atrás
Imagens da madrugada de crimes e pânico em Criciúma
-
Geral4 anos atrás
Confirmados os nove vereadores da nova Câmara do Rincão
-
Polícia4 anos atrás
Noite de terror em Criciúma
-
Imagens8 anos atrás
Cidades