Conecte-se conosco

Blog Anderson de Jesus

Unesc consolida presença entre as 20 universidades não estatais mais bem avaliadas do Brasil 

Publicado

em

No ano em que celebra os 55 anos e há poucos dias de ter sido reconhecida entre as dez universidades mais empreendedoras do Brasil, a Unesc reafirma a excelência no Ensino, Pesquisa, Extensão e Internacionalização. De acordo com o Ranking Universitário Folha (RUF), um dos mais renomados instrumentos de avaliação acadêmica do país, divulgado recentemente, a Instituição de Ensino Superior (IES) Comunitária do Sul se consolida como a melhor Universidade não estatal de Santa Catarina, posicionada entre as 20 melhores não estatais do Brasil. A notícia foi apresentada e comemorada junto à comunidade acadêmica nesta quarta-feira (29/11).

A coleta das informações que resulta no ranking é realizada a partir da utilização de dados nacionais, internacionais e duas pesquisas de opinião realizadas pelo Instituto Datafolha. A edição 2023 da pesquisa avaliou todas as 203 universidades brasileiras. Para qualificação, consideram-se os critérios de Ensino, Pesquisa, Mercado, Inovação e Internacionalização e um detalhado processo que mantém relação com alguns dos mais tradicionais rankings do mundo como o World University Rankings, o Times Higher Education World University Rankings e o Academic Ranking Of World Universities.

A dedicada produção científica e as conexões globais da Unesc corroboram a notável colocação. Na área da Pesquisa e da Internacionalização, a Instituição lidera o ranking entre as universidades não estatais do estado. Além disso, ocupa a terceira posição entre as IES não estatais de Santa Catarina, em Inovação, e destaca-se, em sexto lugar, no mercado educacional e no Ensino.

Segundo a reitora Luciane Bisognin Ceretta, o reconhecimento demonstra a excelência acadêmica e a constante busca por Inovação e qualidade no Ensino, características marcantes da Unesc que reafirma o compromisso com o desenvolvimento regional e a formação de profissionais de excelência em diversas áreas do conhecimento.

“Em um ano histórico para Criciúma, tanto no campo esportivo quanto no acadêmico, a cidade se destaca não apenas como um berço de talentos no futebol, mas também como um polo educacional de destaque nacional, alçando-se à elite do ensino superior brasileiro”, observa Luciane.

Conforme ela, a Unesc é uma Universidade Comunitária que demonstra esse caráter, diariamente, ao contribuir com a sociedade e com o desenvolvimento social, econômico, ambiental, cultural e esportivo da região. “Estar neste ranking tão rigoroso e seleto confirma a posição de destaque que nossa Instituição assumiu ao longo de 55 anos de história. Estamos orgulhosos deste resultado e do crescimento contínuo da nossa Unesc”, acrescenta.

Destaque na Pesquisa

Os dados levantados pelo ranking posicionam a Unesc como a melhor Universidade não estatal, em Pesquisa, em Santa Catarina. No país, a Instituição figura no seleto grupo das 15 melhores não estatais na produção científica.

Esse é um reflexo do intenso trabalho de valorização da Pesquisa pela Unesc, que possui oito Programas de Pós-graduação em nível de Mestrado e cinco em nível de Doutorado. Juntos, somam 94 grupos de Pesquisa e mais de 418 projetos em andamento.

O Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) figura entre os melhores do país, com destaque internacional, sendo o único do Brasil em Universidade não estatal com nota máxima da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).

Internacionalização

A Universidade tem colhido os frutos dos investimentos em parcerias de cooperação técnico-científica e intercâmbio de estudantes com instituições estrangeiras, refletidos na sua posição no quesito de Internacionalização.

Com mais de 55 acordos internacionais, a Universidade conquistou a 12ª colocação no quesito Internacionalização. Em Santa Catarina, a Universidade lidera entre as Instituições de Ensino Superior não públicas.

Ensino e Inovação

Quando o assunto é Ensino, a Unesc ocupa o 6º lugar entre as IES não estatais de Santa Catarina e o 45º lugar no Brasil. Em Inovação, figura o 3º lugar entre as IES não estatais do estado e o 36º lugar no país.

Cursos em destaque

O reconhecimento da Unesc vai além. A instituição obteve cursos em diversas áreas do conhecimento posicionados entre os 10 melhores no RUF, considerando as Instituições Comunitárias do estado. Entre os destaques nos cursos estão 23 colocações entre os 200 melhores de todo o país. Esse resultado foi obtido com base em múltiplos indicadores, incluindo a avaliação de mercado e a qualidade de ensino.

Blog Anderson de Jesus

STU Nacional sinaliza a intenção de voltar a Criciúma em 2025

Publicado

em

A DC10 Economia Criativa, responsável pela organização do evento, expressou interesse em manter a parceria com a prefeitura para mais uma edição. A empresa agradeceu à cidade por sediar a etapa nacional pelo quarto ano consecutivo em 2024, afirmando estar disposta a continuar trabalhando em conjunto para proporcionar uma experiência ainda mais potente nas futuras edições do evento.

O prefeito, em um vídeo nas redes sociais, afirmou que o governo municipal está receptivo à ideia de sediar novamente o evento, declarando que “a organização tem interesse em estar novamente na cidade, nós vamos responder que sim, eles desejam estar no próximo ano, o governo municipal diz que sim que nós queremos novamente o evento na cidade”.

Continue Lendo

Blog Anderson de Jesus

Cooperaliança estuda implantar medidores automáticos em unidades residenciais

Publicado

em

A cooperaliança pode implantar em breve medidores inteligentes também nas unidades residenciais. O presidente Reginaldo de Jesus vai à Manaus conhecer modelo que está em funcionamento lá e que pode ser adotado pela empresa. A leitura inteligente aumenta a eficiência do serviço ofertado pela cooperativa e também ajuda a reduzir os custos operacionais da empresa.

“Nós já temos medidores inteligentes nas indústrias, mas no caso das residências não podemos usar o mesmo porque o custo é elevado. Então vamos conhecer um produto alternativo, que pode servir para modernizarmos ainda mais nossa operação”, explica o presidente.

Clínica Médica

Considerada uma das principais ações da Cooperaliança para 2024 a Clínica Médica deve iniciar os atendimentos na segunda quinzena do próximo mês. “Neste momento a empresa responsável pela clínica está fazendo o trabalho de reforma. Expectativa é que ainda em maio ela esteja atendendo nas oito especialidades médicas que foram definidas. Já trabalhamos inclusive com a possibilidade de ampliar esse serviço até o final do ano porque já percebemos que a demanda vai crescer”.

Continue Lendo

Blog Anderson de Jesus

Acelera Criciúma: programa tem 50% das obras em andamento ou entregues em cinco meses

Publicado

em

Lançado em outubro de 2023, o Programa Acelera Criciúma tem transformado a cidade por meio de grandes investimentos nas áreas de infraestrutura, educação, saúde, turismo, entre outras. O programa destina aproximadamente R$ 400 milhões para 248 obras licitadas e programadas para o município até final do ano. O objetivo é entregar, em ritmo acelerado, uma obra a cada dois dias. Desses investimentos, mais de 120 obras estão em execução ou já foram inauguradas, totalizando aproximadamente 50% do programa.

“Nos últimos meses, trabalhamos incansavelmente, em ritmo acelerado, para impulsionarmos a economia da cidade e proporcionar mais qualidade de vida e bem-estar para os mais de 240 mil criciumenses. A cidade se transformou em um grande canteiro de obras. A meta é entregar novas escolas, unidades de saúde e pavimentar todas as vias urbanas da cidade até o final do ano”, ressaltou o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.

De acordo com o secretário-geral da prefeitura e coordenador do Programa Acelera Criciúma, Arleu da Silveira, das 248 obras do cronograma, cerca de 60 estão em execução. Além disso, aproximadamente 40% estão em fase de projeto, somando mais de 90 novos investimentos para a cidade. “Seguimos o ritmo acelerado de obras em Criciúma. Já entregamos um quarto dos investimentos que o programa abrange. Uma boa quantidade está em andamento e em fase de projeto. Cerca de 5% estão em processo de licitação. Sem contar as que ainda serão encaminhadas”, afirmou.

O pacote de obras do Programa Acelera Criciúma abrangem investimentos como a revitalização da Avenida Luiz Lazzarin e a implantação da Avenida Antônio Scotti, as obras do Canal Auxiliar, além de melhorias em áreas de lazer, como a Praça Abelle Colle, no bairro Comerciário, o Parque Ecológico Municipal, no Morro Cechinel, e o Parque Municipal da Santa Luzia, além da revitalização da Praça do Congresso, inaugurada em novembro de 2023 pela Administração Municipal.

Por meio de convênio com a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), diversas ruas receberão, ainda, rede pluvial, terraplanagem, pavimentação e sinalização horizontal e vertical. Ao todo, ruas de 24 bairros de Criciúma foram, estão sendo, ou ainda serão pavimentadas. “Estamos comprometidos em entregar empreendimentos duradouros para a comunidade. No interior dos bairros, serão entregues 32 centros comunitários. Desses, 12 já estão em execução e 17 em fase de projeto. O objetivo é tornar Criciúma um lugar cada vez melhor para se viver”, completou o coordenador do Programa Acelera Criciúma.

Confira as obras entregues pelo Governo de Criciúma:

Mirante Realdo Santos Guglielmi

Com 30 metros de altura, o Mirante Realdo Santos Guglielmi, no Morro Cechinel, inaugurando no dia 4 de novembro de 2023, durante as comemorações alusivas aos 98 anos de emancipação político-administrativa de Criciúma, é o mais novo equipamento turístico da cidade. A estrutura fica localizada ao lado do Parque Astronômico Municipal Albert Einstein E=mc², em uma área de 657,42 m², e possibilita uma visão 360° da cidade, da Serra e do mar.

A estrutura possui três níveis e duas plataformas de vidro, uma na segunda rampa de observação e outra no ponto mais alto do mirante, a 30 metros de altura. Os visitantes podem chegar ao topo usando as escadas, com corrimão e grades de segurança, ou por meio do elevador panorâmico, com capacidade máxima para 12 pessoas. O investimento para a execução da obra foi de R$ 4,2 milhões, sendo R$ 2,2 milhões provenientes de recursos do Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo (MTur).

Revitalização da Praça do Congresso

Também inaugurada no dia 4 de novembro de 2023, a Praça do Congresso recebeu obras de revitalização. Os serviços contemplaram a substituição do petit-pavé por paver das calçadas externas e meios-fios, cercamento completo da praça, pavimentação de todos os caminhos com paver, reconstrução de todas as escadarias de acesso (com guarda-corpo, corrimão e rampas de acessibilidade), revitalização da ilha do lago, implantação de espaço pet, de um coreto para a realização de apresentações artísticas, pintura do lago, revitalização do parque infantil e da academia, drenagem e iluminação.

Para a execução dos trabalhos, a Prefeitura de Criciúma viabilizou investimento de R$ 2,4 milhões, sendo R$ 1,5 milhão proveniente do Fundo de Desenvolvimento Municipal (Fundem).

Unidade Básica de Saúde (UBS) Santa Bárbara

Denominada UBS Pe. Ângelo Galato, a unidade de saúde do bairro Santa Bárbara foi inaugurada em dezembro de 2023. A estrutura é equipada com dois consultórios odontológicos, sete para atendimentos clínico geral, dois para consultas ginecológicas e pré-natal, sala de imunização, de curativos e para pequenas cirurgias, além de espaços para reuniões, atividades coletivas, copa e setor administrativo. O investimento total para a execução da obra, compra de móveis e equipamentos foi de R$ 2,5 milhões, provenientes de recursos próprios do município.

A unidade atende aproximadamente 8 mil pacientes e faz parte do programa Saúde na Hora, que realiza atendimentos em horários estendidos, das 7h às 19h, sem fechar ao meio-dia, facilitando o acesso dos moradores aos serviços de saúde.

Confira as grandes obras a serem inauguradas pelo Governo de Criciúma:

EMEB Caetano Ronchi

O maior complexo escolar da rede municipal de ensino de Criciúma está tomando forma no bairro São Defende. A nova sede terá 4.883,80 m² de área construída, com espaços dedicados para a Educação Infantil, escola, pátio para recreação, campo de futebol, área de playground, sala de informática e biblioteca. O projeto contempla, ainda, a construção de um ginásio de esportes, pista de caminhada e academia.

Atualmente, a escola atende aproximadamente 300 alunos até o 5° ano do Ensino Fundamental, na estrutura localizada na rua José Wilboys, no bairro São Defende. Com a ampliação, a instituição terá capacidade para atender 800 estudantes, da Educação Infantil ao 9° ano do Ensino Fundamental.

Revitalização da Avenida Luiz Lazzarin

A principal via de acesso ao distrito do Rio Maina está sendo revitalizada pela prefeitura. Com mais de três quilômetros de extensão, a Avenida Luiz Lazzarin será alargada em pontos estratégicos, nos trechos com maior fluxo de veículos, e receberá canteiros centrais, faixas de pedestres elevadas e ciclofaixas em toda a sua extensão.

A obra compreende os serviços de drenagem nas margens da pista, drenagem transversal, terraplanagem nos pontos de alargamento, recuperação do pavimento atual, aplicação da nova capa asfáltica, sinalização e realocação dos postes de energia. Além disso, serão instalados dispositivos de segurança para a redução de velocidade. O investimento total para a execução dos trabalhos é de R$ 12.724.374,58, com recursos do Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata).

Parque Municipal da Santa Luzia

O Parque Municipal da Santa Luzia está em fase de construção e será mais um espaço voltado ao lazer, saúde, bem-estar e segurança da população. Com 32.638,00 m², o local terá dois ambientes: um social, voltado para a convivência e interação, e um esportivo, em área mais alta, para a realização de atividades físicas. O investimento é de R$ 12,7 milhões, oriundos de recursos do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa).

Continue Lendo

Blog AJ

Blog AJ

Mais vistos

© Copyright 2007-2024 sulnoticias.com