Conecte-se conosco

Geral

Unesc realiza recepção especial aos calouros

Publicado

em

Criciúma

Os novos estudantes da Unesc carimbaram nesta terça-feira (30/7) o seu passaporte para a fantástica viagem ao mundo do conhecimento que farão na Universidade. Os calouros receberam as boas-vindas em um clima de acolhimento, música, dança, tour pelo campus e quitutes. E eles não vieram só. Trouxeram para este primeiro encontro oficial com a Unesc seus familiares. E com esta proposta, a Unesc realizará até esta quarta-feira (31/7) a Recepção aos Calouros do segundo semestre de 2019. No primeiro dia ocorreram as atividades com a Reitoria nos três períodos e o tour pelo campus. Já no segundo dia, quarta-feira (31/7), ocorrerão as Aulas Inaugurais dos cursos.

A cenografia montada para o evento remete à área de embarque de um aeroporto e os alunos foram recebidos por “comissários de bordo”, passaram por detector de metais e puderam subir no voo que leva ao início da viagem ao mundo do conhecimento. Durante o evento, ao alunos e familiares puderam conferir apresentações da Cia de Dança e do Musical Unesc durante as atividades no Auditório Ruy Hülse e para encerrar, após o tour pelo campus, eles foram recepcionados no hall do Bloco Administrativo pelo grupo instrumental da Universidade e receberam pipoca e picolé.

A reitora, Luciane Bisognin Ceretta, ministrou o encontro e iniciou as boas-vindas da Instituição. Ela falou das oportunidades que a Unesc oferece tanto no ensino, quanto na pesquisa e nas atividades de extensão e extracurriculares para formar profissionais de excelência e que possam fazer a diferença nos ambientes em que atuarem e na sociedade. “É um orgulho para nós poder acompanhar vocês nesta caminhada. Com certeza vocês estão em uma Universidade de destaque e que busca a excelência em tudo o que faz. Vocês viverão um período de muitas descobertas, crescimento e alegrias e estarão em uma Universidade Comunitária que abriga a todos. Universidade é lugar de diversidade e de respeito ao direito do outro de fazer as suas escolhas. Temos a certeza de que vocês terão aqui na Unesc um belo caminhar e sairão daqui profissionais e cidadãos diferenciados”, afirma.

O vice-reitor Daniel Preve, também deu as boas-vindas aos calouros, e lembrou da importância dos estudantes em estarem comprometidos com a sua formação. “A Universidade recebe a todos de braços abertos e oferece uma estrutura e profissionais altamente qualificados para proporcionarem ensino, pesquisa e extensão de qualidade. Mas vocês também fizeram a escolha de estar aqui. Então aproveitem todas as oportunidades e estejam comprometidos com a sua formação”.

Do outro continente para a Unesc

A acadêmica de Direito, Jennifer Cilene Andrade chegou na última semana no Brasil. Aos 23 anos, ela deixou a casa da família em Cabo Verde, África, para fazer o curso superior na Unesc, incentivada pelo relato da irmã mais velha, formada em Nutrição pela Universidade e pós-graduanda pela Instituição também. “A Unesc acolhe muito bem os estrangeiros e como minha irmã já estudou aqui, tive a segurança da minha escolha. Além disso, Criciúma é uma cidade tranquila para se viver”, comenta.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Cocal do Sul tem a menor taxa de analfabetismo da região carbonífera

Dados foram divulgados na última sexta-feira (17) pelo Censo Demográfico de 2022

Publicado

em

Santa Catarina tem a menor taxa de analfabetismo no país, de acordo com dados divulgados na última sexta-feira (17) pelo Censo Demográfico de 2022, por meio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). Em relação às as taxas dos municípios da região Sul, Cocal do Sul ficou em primeiro lugar com a menor taxa de analfabetismo na Amrec e a segunda menor no Sul do Estado. Apenas 1,87% da população de 15 anos ou mais não sabem ler e escrever.

As listas de cidades com menores taxas de analfabetismo são divididas de acordo com o tamanho da população dos municípios. E considerando todos os municípios da região carbonífera e extremo Sul do Estado, Cocal do Sul ocupa a segunda posição.

“Nós acreditamos no poder da Educação e na qualidade de ensino de nosso município, todos os profissionais estão capacitados e contamos com uma excelente metodologia de ensino. Além disso, são muitas as ações desempenhadas pelo governo municipal com o objetivo de garantir Educação para todos”, avalia o prefeito Fernando de Fáveri.  

Oportunidade de ensino para todos

Com o objetivo de assegurar o direito à educação para aqueles que não tiveram acesso à educação básica na idade apropriada, o Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) de Cocal do Sul vem trazendo oportunidades de estudos desde 2022, de forma gratuita. O programa é uma realização do governo municipal, cujas aulas acontecem na Escola Demétrio Bettiol, de segunda a sexta-feira. Atualmente, cerca de 250 pessoas fazem parte do CEJA.

Alfabetização para estrangeiros

O governo de Cocal do Sul vem oportunizando, desde 2021, o curso de Língua portuguesa aos imigrantes, em sua maioria haitianos. A ação, que ocorre com uma parceria com a Unesc, é uma forma de integração e de oportunidades.

“Muitos têm escolhido Cocal do Sul para residir, buscando melhores condições de vida e oportunidades. Contamos com professores especialistas e pesquisadores da área, atendendo a uma solicitação da Associação de Haitianos de Cocal do Sul. Esta é também uma forma de os acolher”, enfatiza o prefeito Fernando.

Continue Lendo

Geral

Vaticano reconhece Santuário como “Basílica Menor”

Publicado

em

O Bispo Dom Jacinto Inácio Flach anunciou, durante coletiva nesta tarde, a elevação do Santuário do Sagrado Coração Misericordioso de Jesus, em Içara, como Basílica Menor.

Basílica menor é um título honorífico concedido pelo Papa a igrejas em diversos países do Mundo consideradas importantes por diversos motivos tais como: Veneração que lhe devotam os cristãos, Transcendência histórica e Beleza artística de sua arquitetura e decoração. “E isso também significa que essa igreja está agora diretamente ligada ao papa e ao Vaticano”, explica o Bispo.

Padre Antônio Vander destacou a importância e a satisfação com a essa nova denominação. “Não é fácil. Começa com um questionário em Latim. O espaço tem que atender a todas as normas litúrgicas. Questionam horários de missas, quais os itens que são usados, qual a dimensão, quantos metros o altar, tamanho de construção. Então é uma grande conquista para a nossa cidade e para o Estado de Santa Catarina”, ressaltou

Continue Lendo

Geral

Presidente da FIESC visita Criciúma esta semana

Publicado

em

Como parte da Semana da Indústria, a região Sul do Estado receberá a visita do presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Mario Cezar de Aguiar, no dia 23 de maio.

Entre os destaques da programação está a entrega de novas estruturas de saúde e educação do SESI em Criciúma. A solenidade ocorre às 10h desta quinta-feira. Além da nova biblioteca e cantina, a unidade escolar ganhou Espaço STEAM e revitalizou o parque infantil. A unidade de saúde do SESI também foi modernizada e passa a contar com clínica de vacinação.

Continue Lendo

Mais vistos

© Copyright 2007-2024 sulnoticias.com