Conecte-se conosco

Geral

Comunidades de Içara são orientadas sobre o Aedes

Publicado

em

Içara

Na semana de atividades a prevenção contra o mosquito Aedes Aegypti, causador de doenças como a dengue, chikungunya, zika e também febre amarela, as equipes ligadas à Secretaria de Saúde realizaram conversas em escolas e clubes de mães para reforçar o cuidado com o mosquito, frequente nesta época do ano, com o acúmulo de água em locais parados.

De acordo com a enfermeira da Vigilância Epidemiologia, Laura Matte, o intuito das conversas foi passar informações para prevenir contra o mosquito. “Trouxemos um panorama sobre o mosquito e conversamos com as pessoas sobre como elas podem prevenir, todo o passo a posso para evitar que as lavras do mosquito se proliferem”, comentou. 

A programação de conversas começou na segunda-feira e segue até nesta sexta-feira, onde terão diálogos com alunos da EMEF Paulo Rizzieri, EMEF São Rafael e Escola Ângelo Zanellato. No sábado, dia 1º, será realizada uma ação da Estratégia de Saúde da Família no bairro Jaqueline junto ao Cras, no evento “Rua de Lazer e Cidadania”, que acontecerá durante a tarde na comunidade. 

O município de Içara já registrou 15 focos do mosquito neste ano. O Programa de Controle de Endemias de Içara realiza visitas semanais a 195 armadilhas instaladas no perímetro urbano da cidade e visitas quinzenais a 52 pontos estratégicos cadastrados, como ferros-velhos, borracharias, cemitérios e floriculturas.

Orientações:– Guarde pneus velhos e outros objetos que possam acumular água, em locais secos e abrigados da chuva. Mantenha os ralos vedados e desentupidos.- Conserve a caixa d’água com a tampa completamente vedada. Retire a água acumulada da laje.- Evite usar pratos nos vasos de plantas. Se usar, coloque areia até a borda.- Coloque latas, tampas de garrafas, cascas de ovos e outras embalagens vazias e sacos plásticos bem fechados antes de descartá-los. Mantenha-os fora do alcance de animais até o recolhimento.- Elimine qualquer objeto que possa acumular água, como as partes de garrafas de vidro utilizadas em cima dos muros.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Governo autoriza 3,5 milhões em obras de infraestrutura em Criciúma

Publicado

em

Com o objetivo de garantir a mobilidade de pessoas com dificuldade de locomoção, a Prefeitura de Criciúma, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana, implantará acessibilidade em ruas de três bairros da cidade. As comunidades contempladas serão: São Defende, Metropol e Quarta Linha. A assinatura da ordem de serviço que autoriza o início das melhorias aconteceu na tarde desta segunda-feira (22), na Sala de Atos, no Paço Municipal Marcos Rovaris.

“A Administração Municipal tem o compromisso de garantir acessibilidade e qualidade de vida para todos os cidadãos, independente da idade, estrutura física, limitações de mobilidade ou percepções. Esse não é um simples investimento em ruas da cidade, mas em oportunidade para que todos possam se deslocar com segurança e dignidade, sem impedimentos”, ressaltou o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.

As obras serão executadas nos seguintes pontos: ruas Lucas Peruchi, Manoel João Machado e Rodovia Luiz Rosso. Em toda a extensão das vias, serão implantadas calçadas acessíveis com piso tátil, responsável por orientar e guiar, principalmente, pessoas com deficiência visual ou baixa visão, rampas de acesso, essenciais para pessoas com dificuldade de locomoção e que dependem de cadeira de rodas, além de ciclofaixas. O investimento para a execução dos serviços é de mais de R$ 3,5 milhões, proveniente de emenda parlamentar destinada pela deputada federal Geovania de Sá.

“Criciúma terá um projeto de acessibilidade referência para os municípios. Me sinto feliz em poder contribuir para o desenvolvimento das comunidades criciumenses”, comentou a deputada federal. O prazo de execução das obras é de 180 dias.

De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana, Jóri Ramos Pereira, a empresa contratada terá seis meses para executar os serviços, que contemplam a execução de terraplanagem, base e sub-base, aterro, pavimentação asfáltica, drenagem, meio-fio e calçadas com paver e lajotas. “Com a implantação dessas melhorias, estamos construindo uma cidade mais inclusiva e acessível para todos os moradores. Contamos com a compreensão de todos durante o período de execução dos serviços”, reforçou Pereira.

Continue Lendo

Geral

Professores da Rede Estadual iniciam greve nesta terça-feira

Publicado

em

Nesta quinta-feira (4), o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina (SINTE) realizará uma assembleia estadual para discutir as demandas prioritárias da categoria. Entre os pontos em destaque estão a valorização da carreira, com a aplicação do reajuste do piso salarial em todos os níveis e a descompactação da tabela salarial; a revogação integral do confisco de 14% das aposentadorias; e a garantia de hora atividade para todos os professores dos anos iniciais e segundos professores, com a luta pela sua extensão a todos os profissionais da educação.

A expectativa do Conselho Deliberativo do SINTE-SC é que aproximadamente 5 mil trabalhadores da educação estejam presentes para fortalecer o apelo coletivo. O evento será aberto ao público e terá início às 14 horas na Praça Tancredo Neves, em Florianópolis. O objetivo é decidir se a categoria seguirá em negociações ou iniciará uma greve.

Segundo o coordenador do SINTE, Evandro Accadrolli, para intensificar essa iniciativa, os membros do sindicato visitaram mais de 400 escolas em todas as regiões do estado, convidando os trabalhadores/as da educação a participarem da assembleia.

“Estamos extremamente motivados e percebemos um alto nível de união entre os membros, o que nos leva a afirmar, sem hesitação, que estamos mais coesos e fortes do que nunca”, avalia. “Consideramos o ano de 2024 como o ano da carreira e a nossa agenda prioritária reflete as necessidades essenciais da nossa categoria”, conclui.

Continue Lendo

Geral

Criciúma oferece cursos profissionalizantes para alunos da Educação de Jovens e Adultos

Aulas são gratuitas e buscam oportunizar maior integração entre os estudantes e o mercado de trabalho

Publicado

em

A Prefeitura de Criciúma, por meio da Secretaria Municipal de Ensino, iniciou as aulas de cursos profissionalizantes destinados aos estudantes da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). As aulas são destinadas às pessoas maiores de 15 anos que pretendem se qualificar profissionalmente enquanto concluem a alfabetização e/ou Ensino Fundamental através da EJA.

A qualificação é gratuita e ocorre nos períodos vespertino e noturno, de maneira paralela às aulas da EJA. “Ao integrar esses cursos à EJA, possibilitamos às pessoas que, por algum motivo não puderam concluir seus estudos formais, tenham acesso a uma formação profissional que os permita ingressar no mercado de trabalho. É uma grande oportunidade que oferecemos”, relata a secretária municipal de Educação, Alexsandra Stols Pelegrim. No total, os cursos já contam com 215 inscritos.

A iniciativa tem como objetivo oportunizar uma melhor integração ao mercado de trabalho a partir da qualificação profissional dos estudantes, por meio de uma parceria com instituições do município: Abadeus, Satc, Senai e Bairro da Juventude. “Os cursos profissionalizantes oferecem aos jovens e adultos a oportunidade de adquirir habilidades específicas para o mercado de trabalho, os tornando mais preparados para as demandas das empresas”, afirma a coordenadora da EJA de Criciúma, Joice Poerschke.

Confira abaixo os cursos disponibilizados:

Eletricista instalador Industrial, Assistente Administrativo, Padeiro e Confeiteiro, Mecânico de Automóveis, Estética Básica, Costura Básica, Soldador Mecânico, Vendas com informática, Instalação e Manutenção de Ar-Condicionado.

Educação de Jovens e Adultos

A modalidade EJA é destinada às pessoas que tenham interesse em iniciar ou concluir a alfabetização e Ensino Fundamental. A inscrição é gratuita e pode ser feita a partir dos 15 anos de idade, entrando em contato com uma unidade de ensino (confira a lista de escolas abaixo).

Continue Lendo

Mais vistos

© Copyright 2007-2024 sulnoticias.com