Conecte-se conosco

Geral

Cachaça movimento o fim de semana em Siderópolis

Publicado

em

O município de Siderópolis recebeu a Mostra Estadual de cachaça e realizou o Concurso Municipal de Cachaça, que reuniu centenas de pessoas durante a Feira da Agricultura Familiar, na praça da matriz em Siderópolis. Ao todo o município possui 15 produtores da aguardente, sendo que 13 participaram do concurso. O primeiro lugar ficou com João de Bona, da Comunidade de São Martinho Baixo, o segundo lugar com Silesio de Menech, de Rio Jordão Alto, e o terceiro lugar com Realino Bortoluzzi, de Rio Jordão Alto.

“Foi um evento diferente e muito divertido. Mais uma vez nossos agricultores e produtores mostraram seu potencial, pois muitas vezes as pessoas não tem conhecimento dos produtos que o município tem a oferecer”, ressaltou o prefeito de Siderópolis, Hélio Cesa, o Alemão, acompanhado do vice Xande Feltrin.

O Engenheiro agrônomo da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Siderópolis, Ronaldo Remor, acompanhou o evento e parabenizou todos os participantes. “Ficamos contentes em receber todos os produtores do município, apenas dois não participaram por não estarem produzindo a cachaça. Todos estão de parabéns, foi um belíssimo evento”, comentou.

A cachaça utilizada no concurso foi da categoria branca, da safra de 2018. Além do certificado, todos os participantes receberam laudos de análise química de suas cachaças. “Agora com base nesses resultados é que podemos inferir e assim orientar os produtores no processo produtivo da cachaça e consequentemente melhorar a qualidade de seus produtos”, mencionou a extensionista rural da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI) de Siderópolis, Heloisa Ricken Angelo, acrescentando que, “a partir de agora os produtores irão receber orientações técnicas e os que tiverem interesse de formalizar suas produções, o município irá dar todo o apoio”.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Projeto Proteção orienta famílias de Criciúma sobre prevenção à violência infantil

Publicado

em

Como reconhecer sinais de violência? O que fazer diante de uma situação de risco? Onde buscar ajuda? Essas são algumas das questões abordadas pelo Projeto Proteção, realizado pela Prefeitura de Criciúma em parceria com o Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST SENAT). A iniciativa é voltada às famílias que utilizam os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e oferece uma série de atividades educativas para as famílias.

Desenvolvido nacionalmente pelo SEST SENAT em parceria com a Childhood Brasil, o Projeto Proteção utiliza uma metodologia baseada em rodas de conversa, dinâmicas, oficinas e atividades lúdicas, conduzidas por profissionais capacitados. A proposta é fortalecer a cultura da proteção, estimular o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e orientar os participantes sobre a identificação de situações de risco, os direitos da infância e adolescência e os canais de denúncia.

As atividades já ocorreram nos Cras Tereza Cristina e Central, ambas em julho. Os encontros terão continuidade no Cras Cristo Redentor, nesta sexta-feira (31). Na sequência, os encontros serão realizados nos Cras Vila Miguel (12 de agosto), Próspera (20 de agosto), Santa Luzia (9 de setembro) e Renascer (16 de setembro). Para participar, o usuário pode realizar a inscrição no seu Cras de referência.

Segundo a secretária municipal de Assistência Social, Dudi Sônego, a parceria fortalece o trabalho desenvolvido pelos Cras junto às famílias e amplia as ações de prevenção no município.

“Ao aproximarmos as famílias desse tema por meio de atividades educativas, fortalecemos os vínculos, promovemos a conscientização e ampliamos a rede de proteção às nossas crianças e adolescentes. Essa parceria com o SEST SENAT é fundamental para que essas informações cheguem de forma acessível e preventiva à comunidade”, destacou a secretária.

A técnica de Promoção Social do SEST SENAT Criciúma, Dainara dos Passos, explicou que o Projeto Proteção nasceu com o propósito de fortalecer a prevenção da exploração sexual de crianças e adolescentes no contexto das rodovias brasileiras. 

“Em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, essa missão se amplia e chega aos bairros, fortalecendo a rede de proteção, aproximando as famílias e promovendo informação, prevenção e cuidado. Juntos, reafirmamos o compromisso com a proteção da infância e da adolescência”, disse.

Durante os encontros, os participantes também recebem materiais educativos, como camisetas, folders e brindes com mensagens de conscientização, reforçando a importância da prevenção da violência e da garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes.

Continue Lendo

Geral

Dia do Agricultor é celebrado com noite de confraternização e palestras em Morro da Fumaça

Publicado

em

Mais de 120 pessoas participaram, na noite de segunda-feira (27), da celebração do Dia do Agricultor, realizada no Salão da Igreja da Linha Torrens, em Morro da Fumaça. Promovido pelo Departamento de Agricultura, em parceria com a Epagri e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Morro da Fumaça, o encontro teve como objetivo valorizar os agricultores do município, incentivar a troca de conhecimentos e fortalecer a agricultura familiar.

A programação contou com palestras técnicas voltadas ao aprimoramento das atividades no campo. O engenheiro agrônomo Rogério Vedelago apresentou a palestra sobre trigo silageiro, abordando manejo, produtividade e alternativas para as propriedades rurais. Na sequência, o médico veterinário Diego Lima falou sobre manejo reprodutivo de gado de corte, destacando práticas que contribuem para melhores resultados.

“A agricultura familiar tem um papel essencial na economia e na identidade de Morro da Fumaça. Nossa Administração continuará buscando alternativas, parcerias e investimentos que possam apoiar, incentivar e oferecer mais oportunidades aos agricultores. Este evento demonstra como o conhecimento e a união entre poder público, entidades e produtores podem gerar resultados positivos para o campo”, afirma o prefeito Eduardo Sartor Guollo, que marcou presença no evento, juntamente com o vice-prefeito, Davi Pellegrin. 

Além do conteúdo técnico, o evento foi marcado por um momento de integração e confraternização entre agricultores, familiares, representantes de cooperativas, instituições financeiras e demais parceiros do setor agropecuário.

“Queremos agradecer a presença de todos os agricultores, das famílias, dos palestrantes e das entidades parceiras que apoiaram esta ação. Eventos como este fortalecem o vínculo com o setor agrícola e mostram a importância do trabalho conjunto para continuarmos incentivando e valorizando a agricultura do nosso município”, destaca a coordenadora geral do Departamento de Agricultura, Patrícia Coral. A celebração do Dia do Agricultor também contou com o apoio do Sicoob, Sicredi, Banco do Brasil, Cresol e Agropecuária Auriverde, parceiros que contribuíram para a realização da noite de homenagem e valorização aos agricultores fumacenses.

Continue Lendo

Geral

Nova Veneza está com inscrições abertas para mutirão de castração no bairro Jardim Florença

Publicado

em

Nova Veneza está com inscrições abertas para mais um mutirão de castração de cães e gatos. A ação será realizada no dia 8 de agosto, das 8 horas ao meio-dia, no estacionamento do Salão de Festas do bairro Jardim Florença. A iniciativa integra o programa Pet Levado a Sério. 

As inscrições podem ser feitas pelo telefone (48) 99174-1552 ou por meio do aplicativo Rever, disponível para Android e iOS. O prazo para inscrição segue até o dia 7 de agosto. 

Conforme a presidente da Fundação Municipal de Meio Ambiente de Nova Veneza (Fundave), Caroline Pacheco, o programa de castração inclui a microchipagem e a medicação pós-operatória. No entanto, a roupa cirúrgica e o colar elizabetano não estão inclusos. 

“A castração é uma das principais ferramentas para promover o bem-estar animal e o controle populacional de cães e gatos de forma ética e responsável. Por isso, convidamos a população a participar desta ação e realizar a inscrição dentro do prazo”, destacou. 

Continue Lendo

Mais vistos